O que vem a ser o ateísmo afinal?Richard Carrier
"Aquele que decide um caso sem ouvir a outra parte, mesmo que decida com justiça, não pode ser considerado justo." -- Sêneca
O que é um ateísta?Um ateísta é uma pessoa que não acredita na existência de quaisquer deuses.
Por que você não acredita em Deus?Simplesmente, não existe mais evidência a favor da existência de Jeová do que de Zeus. Os cristãos não encontram motivo algum para acreditar que Zeus exista, e portanto não acreditam nele. Pela mesma razão, não acredito em Jeová. Deus em pessoa é mais que bem-vindo para ter uma boa conversa comigo. Até que ele apareça, não tenho nenhum motivo para acreditar que alguém seja um porta-voz confiável de qualquer deus.
Você não quer ir para o céu? Não acredito que haja um céu. Mas mesmo que um céu real existisse, e por alguma razão um deus escolhesse quem entraria e quem não, se esse deus fosse um ser bom e nobre ele me julgaria pelo meu valor como ser humano, e não por minha crença nele.
Como você pode virar as costas à verdadeira felicidade? Não posso imaginar ser mais feliz do que tenho sido. Vivo uma vida muito espiritual e enriquecedora, e sempre tive um sentimento de plenitude por existir e pensar. Acho que o amor, a razão e uma abordagem prática e humilde com relação à vida é mais que o bastante para mim.
Como você pode confiar em humanos pecadores, ignorando todo o bem feito por Deus? Fico ofendido que se dê crédito a um deus invisível por toda coisa boa que acontece no mundo, enquanto todo o mal é atribuído à humanidade. Há muita coisa ruim no mundo que não é culpa dos seres humanos, como a ignorância, a doença e as secas, e a maioria das coisas boas são totalmente devidas ao amor, ao esforço e ao gênio humano, como a amizade e as vacinas, e até os canos de irrigação.
Nem todos os seres humanos são maus. Todos nós possuímos grande potencial para o bem. Ainda assim um deus poderia fazer muita coisa boa no mundo que não está sendo feita, como avisar crianças inocentes quando ficar longe do perigo, ou evitar que nasça gente demais, ou transformar todas as armas do mundo em flores. Certamente um deus amoroso faria essas coisas, e mais, da mesma forma como qualquer ser humano sábio e compassivo faria se tivesse os meios necessários.
Então, quando um médico salva a vida de alguém, devemos agradecer realmente ao médico, e à sociedade que tornou sua educação possível. É um insulto a ambos quando se agradece a um deus por algo que ele poderia ter feito mas não fez. Se um deus amoroso realmente existisse, não precisaríamos de médicos, para começo de conversa.
Se não existe nenhum deus, então de onde você acha que veio o universo? Eu nem sei se o universo teve um começo, quanto mais o que possa tê-lo começado. Ninguém sabe. Inventar um deus para fazer a criação apenas deixa aberta a questão sobre de onde veio esse deus.
Então por que se comportar moralmente? Eu detesto pessoas que me ferem ou que mentem para mim, que não são sinceras e não têm consideração. Então, se eu tivesse que ser como essas pessoas, eu não poderia evitar detestar a mim mesmo. Eu jamais faria alguma coisa que me tornasse o tipo de pessoa que eu odeio, porque eu nunca seria realmente feliz se eu odiasse a mim mesmo, e portanto, para ser realmente feliz, tenho que ser o tipo de pessoa que eu realmente gosto, e eu gosto de pessoas que são honestas, têm princípios e se preocupam com os outros. Então eu me esforço para ser como as pessoas que eu acho boas. Eu descobri também que a virtude consegue amizades melhores e mais fortes, e assegura a confiança dos meus vizinhos, e essas duas coisas são essenciais para se viver uma vida boa e enriquecedora.
O que você pensa que acontece quando se morre? Sei que o cérebro é o que me dá existência, e dependo de sua saúde para minha capacidade de pensar e sobreviver. Quando o cérebro morre, eu morro, e quando o cérebro cessa de existir, eu também. Não acho que isso seja triste. Todos nós gostamos de tudo que vivenciamos, mesmo quando não dura muito. Amo a vida profundamente, e como a morte terminaria minha experiência de viver e de amar, eu não quero morrer. Mas eu não temo a morte, porque não há motivo para temer o fim do próprio medo.
E todas as pessoas que experimentam Deus? Existem pessoas no mundo que experimentam a essência de Buda, que se lembram de vidas passadas, que realmente sentem o poder da mágica ritual em suas vidas ou que caminham como os espíritos de seus ancestrais. Existem tantas experiências diferentes que eu não acho que seja sábio assumir arbitrariamente que qualquer uma delas é mais verdadeira do que a outra.
Já examinei o mundo todo, e vejo que os budistas estão em sua maior parte na Ásia, o hindus na Índia, os muçulmanos no Oriente Médio, e os cristãos no ocidente. A idéia de deus, e todas as suposições de nossas respectivas religiões, nos são ensinadas quando crianças. O fato dos americanos serem em sua maioria cristãos é mais provavelmente o resultado do cristianismo ser ensinado lá, e não o resultado dessa religião ser realmente verdadeira ou superior a qualquer outra.
Os valores cristãos não fizeram tão bem ao mundo? Foram as pessoas que fizeram tão bem ao mundo, independentemente de serem cristãos como Martin Luther King Jr., ou Hindus como Gandhi, ou ateístas como Elizabeth Cady Stanton. Honestidade e compaixão são valores bons em qualquer lugar. Não são únicos ao Cristianismo.
Então em que você acredita? Acredito em muitas coisas. Acredito no potencial da humanidade, no poder da razão, no conforto do amor e no valor da verdade. Também acredito na beleza e na alegria da experiência humana, e no poder quase ilimitado da vontade humana em suportar quase todo sofrimento ou resolver quase todo problema.
Acredito que a fé pode levar as pessoas à falsidade, e que precisamos de razão e de dúvida como verificações necessárias contra nossa capacidade de errar. Acredito que precisamos permitir aos nossos semelhantes fazer escolhas por si próprios e viver a vida que quiserem, em paz e boa vontade mútuas.
Acredito que negociação e compromisso -- alimentados pelo respeito por opiniões, crenças e modos de vida diferentes -- seja o único modo do mundo encontrar paz e boa vontade universais, e que usar o método científico é o único modo do mundo poder chegar a um acordo sobre a verdade de qualquer coisa.
Acredito que é melhor pregar o evangelho do "seja bom para o próximo e amem um ao outro como a própria vida", do que pregar o evangelho do "acredite na sua religião ou seja condenado". Por que é melhor sermos bons uns para com os outros e construir sobre aquilo que todos concordamos ser verdade, do que insistir que todos pensemos da mesma forma.
Copyright 1996. Copiar é livremente permitido, desde que seja dado crédito ao autor. Este material não pode ser vendido objetivando lucro.
HUMANITATE MAGIS QUAM RELIGIONE NOBIS OPUS EST.
Precisamos de humanidade mais que de religião.
Rev. 2001-08-31 http://www.nitnet.com.br/~kruse/art/afinal.htm