Autor Tópico: Ateu responde a perguntas  (Lida 5326 vezes)

Offline Al

• Nível 07
  • *
Ateu responde a perguntas
« Online: 14 de Junho de 2005, 10:46:56 »
O que vem a ser o ateísmo afinal?
Richard Carrier

"Aquele que decide um caso sem ouvir a outra parte, mesmo que decida com justiça, não pode ser considerado justo." -- Sêneca

O que é um ateísta?

Um ateísta é uma pessoa que não acredita na existência de quaisquer deuses.

Por que você não acredita em Deus?

Simplesmente, não existe mais evidência a favor da existência de Jeová do que de Zeus. Os cristãos não encontram motivo algum para acreditar que Zeus exista, e portanto não acreditam nele. Pela mesma razão, não acredito em Jeová. Deus em pessoa é mais que bem-vindo para ter uma boa conversa comigo. Até que ele apareça, não tenho nenhum motivo para acreditar que alguém seja um porta-voz confiável de qualquer deus.

Você não quer ir para o céu?

Não acredito que haja um céu. Mas mesmo que um céu real existisse, e por alguma razão um deus escolhesse quem entraria e quem não, se esse deus fosse um ser bom e nobre ele me julgaria pelo meu valor como ser humano, e não por minha crença nele.

Como você pode virar as costas à verdadeira felicidade?

Não posso imaginar ser mais feliz do que tenho sido. Vivo uma vida muito espiritual e enriquecedora, e sempre tive um sentimento de plenitude por existir e pensar. Acho que o amor, a razão e uma abordagem prática e humilde com relação à vida é mais que o bastante para mim.

Como você pode confiar em humanos pecadores, ignorando todo o bem feito por Deus?

Fico ofendido que se dê crédito a um deus invisível por toda coisa boa que acontece no mundo, enquanto todo o mal é atribuído à humanidade. Há muita coisa ruim no mundo que não é culpa dos seres humanos, como a ignorância, a doença e as secas, e a maioria das coisas boas são totalmente devidas ao amor, ao esforço e ao gênio humano, como a amizade e as vacinas, e até os canos de irrigação.

Nem todos os seres humanos são maus. Todos nós possuímos grande potencial para o bem. Ainda assim um deus poderia fazer muita coisa boa no mundo que não está sendo feita, como avisar crianças inocentes quando ficar longe do perigo, ou evitar que nasça gente demais, ou transformar todas as armas do mundo em flores. Certamente um deus amoroso faria essas coisas, e mais, da mesma forma como qualquer ser humano sábio e compassivo faria se tivesse os meios necessários.

Então, quando um médico salva a vida de alguém, devemos agradecer realmente ao médico, e à sociedade que tornou sua educação possível. É um insulto a ambos quando se agradece a um deus por algo que ele poderia ter feito mas não fez. Se um deus amoroso realmente existisse, não precisaríamos de médicos, para começo de conversa.

Se não existe nenhum deus, então de onde você acha que veio o universo?

Eu nem sei se o universo teve um começo, quanto mais o que possa tê-lo começado. Ninguém sabe. Inventar um deus para fazer a criação apenas deixa aberta a questão sobre de onde veio esse deus.

Então por que se comportar moralmente?

Eu detesto pessoas que me ferem ou que mentem para mim, que não são sinceras e não têm consideração. Então, se eu tivesse que ser como essas pessoas, eu não poderia evitar detestar a mim mesmo. Eu jamais faria alguma coisa que me tornasse o tipo de pessoa que eu odeio, porque eu nunca seria realmente feliz se eu odiasse a mim mesmo, e portanto, para ser realmente feliz, tenho que ser o tipo de pessoa que eu realmente gosto, e eu gosto de pessoas que são honestas, têm princípios e se preocupam com os outros. Então eu me esforço para ser como as pessoas que eu acho boas. Eu descobri também que a virtude consegue amizades melhores e mais fortes, e assegura a confiança dos meus vizinhos, e essas duas coisas são essenciais para se viver uma vida boa e enriquecedora.

O que você pensa que acontece quando se morre?

Sei que o cérebro é o que me dá existência, e dependo de sua saúde para minha capacidade de pensar e sobreviver. Quando o cérebro morre, eu morro, e quando o cérebro cessa de existir, eu também. Não acho que isso seja triste. Todos nós gostamos de tudo que vivenciamos, mesmo quando não dura muito. Amo a vida profundamente, e como a morte terminaria minha experiência de viver e de amar, eu não quero morrer. Mas eu não temo a morte, porque não há motivo para temer o fim do próprio medo.

E todas as pessoas que experimentam Deus?

Existem pessoas no mundo que experimentam a essência de Buda, que se lembram de vidas passadas, que realmente sentem o poder da mágica ritual em suas vidas ou que caminham como os espíritos de seus ancestrais. Existem tantas experiências diferentes que eu não acho que seja sábio assumir arbitrariamente que qualquer uma delas é mais verdadeira do que a outra.

Já examinei o mundo todo, e vejo que os budistas estão em sua maior parte na Ásia, o hindus na Índia, os muçulmanos no Oriente Médio, e os cristãos no ocidente. A idéia de deus, e todas as suposições de nossas respectivas religiões, nos são ensinadas quando crianças. O fato dos americanos serem em sua maioria cristãos é mais provavelmente o resultado do cristianismo ser ensinado lá, e não o resultado dessa religião ser realmente verdadeira ou superior a qualquer outra.

Os valores cristãos não fizeram tão bem ao mundo?

Foram as pessoas que fizeram tão bem ao mundo, independentemente de serem cristãos como Martin Luther King Jr., ou Hindus como Gandhi, ou ateístas como Elizabeth Cady Stanton. Honestidade e compaixão são valores bons em qualquer lugar. Não são únicos ao Cristianismo.

Então em que você acredita?

Acredito em muitas coisas. Acredito no potencial da humanidade, no poder da razão, no conforto do amor e no valor da verdade. Também acredito na beleza e na alegria da experiência humana, e no poder quase ilimitado da vontade humana em suportar quase todo sofrimento ou resolver quase todo problema.

Acredito que a fé pode levar as pessoas à falsidade, e que precisamos de razão e de dúvida como verificações necessárias contra nossa capacidade de errar. Acredito que precisamos permitir aos nossos semelhantes fazer escolhas por si próprios e viver a vida que quiserem, em paz e boa vontade mútuas.

Acredito que negociação e compromisso -- alimentados pelo respeito por opiniões, crenças e modos de vida diferentes -- seja o único modo do mundo encontrar paz e boa vontade universais, e que usar o método científico é o único modo do mundo poder chegar a um acordo sobre a verdade de qualquer coisa.

Acredito que é melhor pregar o evangelho do "seja bom para o próximo e amem um ao outro como a própria vida", do que pregar o evangelho do "acredite na sua religião ou seja condenado". Por que é melhor sermos bons uns para com os outros e construir sobre aquilo que todos concordamos ser verdade, do que insistir que todos pensemos da mesma forma.

Copyright 1996. Copiar é livremente permitido, desde que seja dado crédito ao autor. Este material não pode ser vendido objetivando lucro.

HUMANITATE MAGIS QUAM RELIGIONE NOBIS OPUS EST.
Precisamos de humanidade mais que de religião.

Rev. 2001-08-31

http://www.nitnet.com.br/~kruse/art/afinal.htm
« Última modificação: 21 de Abril de 2010, 11:49:52 por Angelo Melo »

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Re.: Ateu responde a perguntas
« Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2005, 12:46:33 »
Bem independente do que seja, ficaria legal se colocásse uns negritos nas perguntas, em nome da estética e da leitura dinâmica

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re.: Ateu responde a perguntas
« Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2005, 13:55:03 »
Eu não consigo ler textos sem formatação... Coloquei à disposição até mesmo os <blockquotes> que é pra ajudar...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
Re: Ateu responde a perguntas
« Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2010, 16:15:09 »
Texto de Excepcional Qualidade. :clapping:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 18 de Abril de 2010, 20:13:49 »
Excepcional é a paciência do entrevistado.

Eu teria ido embora aqui.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Abril de 2010, 20:49:31 »

Realmente  :lol:

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2010, 21:52:50 »
Esse cara merece algum "prêmio nobel de paciência" por responder tão polidamente a perguntas tão imbecis.
8-)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Abril de 2010, 06:54:11 »

Eu nem sei se o universo teve um começo, quanto mais o que possa tê-lo começado. Ninguém sabe. Inventar um deus para fazer a criação apenas deixa aberta a questão sobre de onde veio esse deus.

Essa resposta foi a melhor. Para mim, que sou cristão, foi muito muito boa.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Abril de 2010, 13:48:39 »
Como é que um cristão acha boa uma resposta que aponta para a incerteza de deus ter criado o universo? Então és um cristão que não sabe se deus criou ou não o universo? Interessante.
« Última modificação: 19 de Abril de 2010, 13:58:44 por Feynman »
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #9 Online: 19 de Abril de 2010, 14:13:37 »
Acho que vou imprimir este artigo e levar no bolso, toda vez que um religioso chato me abordar eu entrego isso e saio calmamente

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #10 Online: 19 de Abril de 2010, 14:51:31 »

Tenho a impressão de que não houve uma entrevista de verdade. O texto me pareceu muito com aqueles tipos de panfletos usados pelos crentes para evangelizar, só que às aversas.  :biglol:
Por isso as perguntas básicas.

Não é isso Al?
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #11 Online: 19 de Abril de 2010, 20:51:40 »
Como é que um cristão acha boa uma resposta que aponta para a incerteza de deus ter criado o universo? Então és um cristão que não sabe se deus criou ou não o universo? Interessante.

Não, é que tem gente que está afirmando que foi desta ou daquela maneira ao invés de dizer que não sabe. Para mim, de fato foi Deus, mas para um ateu, acho que a resposta tem que ser algo do tipo "não sei".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Abril de 2010, 22:29:29 »

Não, é que tem gente que está afirmando que foi desta ou daquela maneira ao invés de dizer que não sabe. Para mim, de fato foi Deus, mas para um ateu, acho que a resposta tem que ser algo do tipo "não sei".

Famado.

A resposta mais adequada de um ateu é quase aquela que você sugeriu. Quase.

Ao meu ver, a mais apropriada seria: ainda não sei, embora existam boas especulações com base no atual conhecimento científico.
Foto USGS

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Abril de 2010, 23:36:15 »
Perfeito, Geotecton. Uma das idéias mais incompreensíveis ao crente é como a ciência pode lidar com tantas incertezas... e ainda gerar tantos resultados (esta parte eles parecem deliberadamente ignorar!). Asimov gostava de trazer o assunto à tona, para mostrar como as incertezas científicas são de natureza bastante distinta do que se conhece, de forma vilipendiada, como "incerteza". Enquanto o crente "sabe" que foi deste ou daquele modo, nós "apenas" temos mais ou menos evidências de um ou de outro modo. Enquanto o crente diz que FOI assim, nós dizemos "temos fortes razões para sustentar isto". O pior é quando dizemos que estamos errados, e que nosso caminho de pesquisa deve ser alterado! É muito difícil para o raciocínio crente entender como reformular-se pode ser melhor que manter sempre a mesma idéia empedernida. Por vezes me pergunto como é que eles acham que a escalada de nosso conhecimento aconteceu, de Tales, Demócrito e Cia., até o Transístor e o Diodo de Efeito Túnel.

"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 19 de Abril de 2010, 23:53:30 »
Perfeito, Geotecton. Uma das idéias mais incompreensíveis ao crente é como a ciência pode lidar com tantas incertezas... e ainda gerar tantos resultados (esta parte eles parecem deliberadamente ignorar!). Asimov gostava de trazer o assunto à tona, para mostrar como as incertezas científicas são de natureza bastante distinta do que se conhece, de forma vilipendiada, como "incerteza". Enquanto o crente "sabe" que foi deste ou daquele modo, nós "apenas" temos mais ou menos evidências de um ou de outro modo. Enquanto o crente diz que FOI assim, nós dizemos "temos fortes razões para sustentar isto". O pior é quando dizemos que estamos errados, e que nosso caminho de pesquisa deve ser alterado! É muito difícil para o raciocínio crente entender como reformular-se pode ser melhor que manter sempre a mesma idéia empedernida. Por vezes me pergunto como é que eles acham que a escalada de nosso conhecimento aconteceu, de Tales, Demócrito e Cia., até o Transístor e o Diodo de Efeito Túnel.

Feynman, você apontou um elemento vital na sua análise.

O receio (pavor em alguns casos) visceral que um crente tem em aceitar a possibilidade de que ele possa estar errado em sua crença.

Por isto que a estruturação do pensamento de um religioso baseia-se em autoridade, fé, doutrinação e ideologização, pois tem a finalidade de blindá-lo contra o pensar racional cético e crítico, pois que este se baseia essencialmente em critérios científicos.

A metafísica e a religião não podem permitir isto, sob pena de deixarem de ser um conhecimento competitivo e complementar (no entender deles) da Ciência, para se tornarem um mero acessório da História, da Mitologia e da Antropologia.
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 20 de Abril de 2010, 07:26:20 »
É preciso um esforço racional muito forte para lidar com a incerteza. Ter a ilusão de que se "sabe" algo como a origem do universo, mesmo uma explicação tão simplista quanto "foi deus" dá aos crentes uma sensação de segurança.

E ainda com as vantagens de que esse deus é tão útil que, além de criar o universo, serve como muleta para qualquer dificuldade...

É uma ilusão, mas uma ilusão muito útil, daí o sucesso das crenças em geral.
"Deus prefere os ateus"

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Abril de 2010, 10:12:03 »

Essa resposta foi a melhor. Para mim, que sou cristão, foi muito muito boa.

Obviamente que transferir a responsabilidade da vida para o sobrenatural é algo efetivamente mais fácil. A ciência, de fato, não tem uma Teoria Final ou uma Teoria do Tudo, até porque, esta linha de pensamento não é unânime no meio científico.

Mas o pavor da humanidade (principalmente para os religiosos) em entender que está só, pelo menos nos limites observáveis do cosmos, trás consigo uma consequencia muito pior: Deixem o mundo explodir, seja por desastres naturais ou por interferencia humana, pois eu sei que há um lugar sobrenatual para onde eu vou.

Se deixássemos de lado a visão sobrenatural das coisas para entendermos o que de fato acontece na natureza, certamente entenderíamos muitos dos mecanismos da vida e esse conceito antigo de um "Deus" criador seria bem menos prejudicial para o homem, que a partir de então, iria valorizar mais sua "rara" existência neste Universo.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Abril de 2010, 13:34:51 »

Tenho a impressão de que não houve uma entrevista de verdade. O texto me pareceu muito com aqueles tipos de panfletos usados pelos crentes para evangelizar, só que às aversas.  :biglol:

Não é isso Al?
Também tenho essa impressão.As respostas são muito bem planejadas.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Abril de 2010, 13:45:08 »
Já tem algum lugar aqui ou no FR onde isto está escrito.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 21 de Abril de 2010, 11:50:12 »

Não é isso Al?
Mas em nenhum lugar fala que é uma entrevista. É somente um FAQ do ateísmo.

E editei o post para ficar mais agradável de ler.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 21 de Abril de 2010, 12:45:13 »
O texto me pareceu muito com aqueles tipos de panfletos usados pelos crentes para evangelizar, só que às aversas.  :biglol:

Não é isso Al?
Depois de um certo tempo ouvindo as mesmas abobrinhas dos crentes, a gente já tem todas as respostas prontas.
Essa entrevista deve ser uma montagem das perguntas mais frequentes e respostas adequadas.

Outros exemplos:
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/perguntas-e-respostas/
http://ceticismo.wordpress.com/religiao/tipicas-justificativas-religiosas/
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/contradicoes/alegacoes-cristas-padrao-e-respostas-adequadas/
http://fernandosilva.multiply.com/journal/item/20/Refutando_argumentos_religiosos
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/criticas/34-argumentos-pouco-convincentes-a-favor-de-deus/

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Abril de 2010, 22:01:26 »
Depois de um certo tempo ouvindo as mesmas abobrinhas dos crentes, a gente já tem todas as respostas prontas.
A diferença é que como não temos mais paciência, a polidez vai para o espaço.
8-)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #22 Online: 25 de Abril de 2010, 17:46:47 »
Realmente, um bom guia de bolso. É receber TJ's, ou encontrar com evangélicos da familia, ou amigos de amigos - parentes de pastor - e quando começarem com a groselhada já batida, esfregar esse papelzinho na fuça deles hehehe... Eu gostei.

p.s. Eu mudaria algumas partes dúbias, como a parte espiritual... enfim...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Søren reeditado

• Nível 03
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Abril de 2010, 21:42:37 »
[/quote]

Para você, Famado, foi "Deus", o transcendente judaico-cristão, aquele com formato humano e que se assenta num trono?

Para um ateu a melhor resposta seria um "não sei"?!  Não sei não... :)   Acho que depois de tantos anos de história do método científico, algum critério de análise e observação razoável da natureza ficou, não?  O curtíssimo "não sei" que você sugere aos ateus mereceria pelo menos uma vírgula na sequencia para indicar a idéia das probabilidades ("não sei, mas...").
Não é possível que depois de tanto pensar, de tanta observação da natureza, de termos chegado na teoria das probabilidades, iremos abandoná-las agora na construção dessa idéia sobre a origem.  Então, "não sei", mas a probabilidade que possa ter acontecido de forma diferente do "Deus" cristão transcendente e antropomórfico é bastante razoável...  Se é que estamos de acordo sobre qual seria a explicação do formato do "Deus" cristão, do formato que você adota.
« Última modificação: 29 de Abril de 2010, 22:04:35 por Søren reeditado »

Offline Søren reeditado

• Nível 03
  • *
« Resposta #24 Online: 29 de Abril de 2010, 22:11:45 »
Queiram me desculpar a pouca intimidade com o procedimento de citações dos participantes, mas por imperícia acabei misturando a postagem citada do Famado com a minha.  Tentei corrigir mas não consegui.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!