Feynman Como é que um cristão acha boa uma resposta que aponta para a incerteza de deus ter criado o universo? Então és um cristão que não sabe se deus criou ou não o universo? Interessante.
A sua pergunta é mesmo muito razoável... No que me corresponde, eu coloco a questão assim: Ser cristão, é fundamentalmente, aceitar um código de conduta ético e moral, compatível com os valores sociais, com o objectivo de se conseguir viver numa harmonia universal.
Portanto, do que eu sei de religião comparada, para se ser um bom cristão, basta ser "ateu".
Um "cristão" - não é inevitavelmente um criacionista, à velha maneira bíblica. Dado que aparentemente, existem mais de 100 maneiras diferentes der ser "cristão".
Finalmente, um "cristão" mais ou menos culto que se preze, tem vantagens em estudar um mínimo de Filosofia e "pensamento científico comparado". O que implica, em concluir, que o autêntico significado da palavra "deus", está sujeito a inflação conceptual.
Na minha actual opinião, "deus", pode perfeitamente existir, sem ter criado o universo. Mais: "deus" só existe, porque existe a consciência humana, ou algo de similar, que lhe dá relevância existencial.
Como diriam filósofos como Descartes: Penso, logo existo! Se eu não fosse básicamente, uma consciência auto-perceptiva, não garanto a ninguém e muito menos a mim próprio, que alguma coisa exterior a mim mesmo, possa realmente existir. muito menos "deus".
Ora Descartes aparentemente era "cristão". Se ele escreveu algo deste estilo, o que me impressionou vivamente, então eu sou obrigado a concluir, que medianamente, a palavra "deus" apesar da sua paradoxalidade conceptual, fundamentalmente significa
CONSCIÊNCIA DE SI MESMO e observador imparcial, indispensável à existencia natural.