Autor Tópico: Ateu responde a perguntas  (Lida 5327 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Ateu responde a perguntas
« Resposta #25 Online: 29 de Abril de 2010, 23:01:19 »
Queiram me desculpar a pouca intimidade com o procedimento de citações dos participantes, mas por imperícia acabei misturando a postagem citada do Famado com a minha.  Tentei corrigir mas não consegui.

Devagar pego o jeito...  :ok:

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #26 Online: 29 de Abril de 2010, 23:34:01 »
O curtíssimo "não sei" que você sugere aos ateus mereceria pelo menos uma vírgula na sequencia para indicar a idéia das probabilidades ("não sei, mas...").
2

muito boa observação
« Última modificação: 29 de Abril de 2010, 23:37:59 por Acolon »
8-)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #27 Online: 15 de Maio de 2010, 12:35:24 »
Feynman

Como é que um cristão acha boa uma resposta que aponta para a incerteza de deus ter criado o universo? Então és um cristão que não sabe se deus criou ou não o universo? Interessante.

A sua pergunta é mesmo muito razoável... No que me corresponde, eu coloco a questão assim: Ser cristão, é fundamentalmente, aceitar um código de conduta ético e moral, compatível com os valores sociais, com o objectivo de se conseguir viver numa harmonia universal.

Portanto, do que eu sei de religião comparada, para se ser um bom cristão, basta ser "ateu".

Um "cristão" - não é inevitavelmente um criacionista, à velha maneira bíblica. Dado que aparentemente, existem mais de 100 maneiras diferentes der ser "cristão".

Finalmente, um "cristão" mais ou menos culto que se preze, tem vantagens em estudar um mínimo de Filosofia e "pensamento científico comparado". O que implica, em concluir, que o autêntico significado da palavra "deus", está sujeito a inflação conceptual.

Na minha actual opinião, "deus", pode perfeitamente existir, sem ter criado o universo. Mais: "deus" só existe, porque existe a consciência humana, ou algo de similar, que lhe dá relevância existencial.

Como diriam filósofos como Descartes: Penso, logo existo! Se eu não fosse básicamente, uma consciência auto-perceptiva, não garanto a ninguém e muito menos a mim próprio, que alguma coisa exterior a mim mesmo, possa realmente existir. muito menos "deus".

Ora Descartes aparentemente era "cristão". Se ele escreveu algo deste estilo, o que me impressionou vivamente, então eu sou obrigado a concluir, que medianamente, a palavra "deus" apesar da sua paradoxalidade conceptual, fundamentalmente significa CONSCIÊNCIA DE SI MESMO e observador imparcial, indispensável à existencia natural. :arrow: :idea:  
« Última modificação: 15 de Maio de 2010, 12:52:43 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 16 de Maio de 2010, 09:43:59 »
A sua pergunta é mesmo muito razoável... No que me corresponde, eu coloco a questão assim: Ser cristão, é fundamentalmente, aceitar um código de conduta ético e moral, compatível com os valores sociais, com o objectivo de se conseguir viver numa harmonia universal.
Cristão, por definição, é quem segue os mandamentos de Cristo.
Você viajou na maionese.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #29 Online: 17 de Maio de 2010, 09:25:28 »
Fernando Silva

lusitano - em  15 Mai 2010, 12:35:24 - A sua pergunta é mesmo muito razoável... No que me corresponde, eu coloco a questão assim: Ser cristão, é fundamentalmente, aceitar um código de conduta ético e moral, compatível com os valores sociais, com o objectivo de se conseguir viver numa harmonia universal.

........................................................... ...........................

Você viajou na maionese.

Sim...? E quais são os mandamentos de "Cristo"? :arrow: Não são - "amai-vos uns aos outros - tal como eu vos amei? :) :arrow: :idea:

Amar o "próximo" como a si mesmo, é incompatível com o "ateísmo"? :)

Offline jeugenio

• Nível 07
  • *
« Resposta #30 Online: 17 de Maio de 2010, 11:07:39 »
Fernando Silva

lusitano - em  15 Mai 2010, 12:35:24 - A sua pergunta é mesmo muito razoável... No que me corresponde, eu coloco a questão assim: Ser cristão, é fundamentalmente, aceitar um código de conduta ético e moral, compatível com os valores sociais, com o objectivo de se conseguir viver numa harmonia universal.

........................................................... ...........................

Você viajou na maionese.

Sim...? E quais são os mandamentos de "Cristo"? :arrow: Não são - "amai-vos uns aos outros - tal como eu vos amei? :) :arrow: :idea:

Bom, se é para seguir os ensinamentos de Cristo, tem que se fazer direito. Não se esqueçam de Lucas 14,26: "Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo."

É pra seguir esse ensinamento, ou não? Ou é melhor deixar para lá, como se faz muito por aí. Engraçado que sempre falam que Cristo é paz, etc, e tal, mas se esquecem disso: Mateus 10,34: "Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada." E esses ensinamentos, Lusitano, você segue? Você odeia sua família? Lembre-se, foi Cristo quem disse que, se você não odiá-los, não pode ser seu discípulo.

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #31 Online: 17 de Maio de 2010, 11:17:17 »
Fernando Silva

Você viajou na maionese.

Bom, se é para seguir os ensinamentos de Cristo, tem que se fazer direito. Não se esqueçam de Lucas 14,26: "Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo."

É pra seguir esse ensinamento, ou não? Ou é melhor deixar para lá, como se faz muito por aí. Engraçado que sempre falam que Cristo é paz, etc, e tal, mas se esquecem disso: Mateus 10,34: "Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada." E esses ensinamentos, Lusitano, você segue? Você odeia sua família? Lembre-se, foi Cristo quem disse que, se você não odiá-los, não pode ser seu discípulo.

jeugenio, tem um capítulo inteiro de "O Anticristo" de Nietzche só com esses trechos de "paz e amor" de Jesus, com alguns comentários dele. Vou procurar o número e se possível o trecho e coloco aqui.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 17 de Maio de 2010, 12:43:07 »
Citação de: Fernando Silva

Citação de: lusitano
- em  15 Mai 2010, 12:35:24 - A sua pergunta é mesmo muito razoável... No que me corresponde, eu coloco a questão assim: Ser cristão, é fundamentalmente, aceitar um código de conduta ético e moral, compatível com os valores sociais, com o objectivo de se conseguir viver numa harmonia universal.

Você viajou na maionese.

Não é incompatível, mas não transforma ninguém em cristão.
Só é cristão quem acredita em Cristo, independente do que mais ele acreditar.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #33 Online: 17 de Maio de 2010, 14:01:47 »
Citação de: Fernando Silva
Só é cristão quem acredita em Cristo, independente do que mais ele acreditar.

É o que penso. Hermeneutas "estudiosos" das religiões costumam complexificar arbitrariamente alguns conceitos elementares.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #34 Online: 17 de Maio de 2010, 15:46:42 »
Feynman

Fernando Silva, escreveu: Só é cristão quem acredita em Cristo, independente do que mais ele acreditar.

.....................................................

É o que penso. Hermeneutas "estudiosos" das religiões costumam complexificar arbitrariamente alguns conceitos elementares.

Acreditar em "Cristo" de que forma - que existiu um personagem histórico - que se dedicou a pregar, certas modalidades de ética, estética e moral, ou de um "Cristo", que vive actualmente e que talvez continue a pregar o mesmo?

Já vi um vídeo, que no Brasil, "Cristo" apresentou-se de boa vontade para ser entrevistado pelo célebre comediante "Jo Soares".

Que opinião você tem de "Cristo"? Deve ter conhecimento, que existem as mais variadas heresias cristãs e que cada uma pinta "Cristo" de forma diferente das outras.

Conheço uma, que afirma que "Cristo" era "ateu"...

Offline jeugenio

• Nível 07
  • *
« Resposta #35 Online: 17 de Maio de 2010, 16:33:38 »
Feynman

Fernando Silva, escreveu: Só é cristão quem acredita em Cristo, independente do que mais ele acreditar.

.....................................................

Acreditar em "Cristo" de que forma - que existiu um personagem histórico - que se dedicou a pregar, certas modalidades de ética, estética e moral, ou de um "Cristo", que vive actualmente e que talvez continue a pregar o mesmo?

Já vi um vídeo, que no Brasil, "Cristo" apresentou-se de boa vontade para ser entrevistado pelo célebre comediante "Jo Soares".

Que opinião você tem de "Cristo"? Deve ter conhecimento, que existem as mais variadas heresias cristãs e que cada uma pinta "Cristo" de forma diferente das outras.

Conheço uma, que afirma que "Cristo" era "ateu"...

Então, segundo seu ponto de vista, aquilo que Cristo falou de odiar a família não vale? A bíblia não serve de parâmetro para você?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #36 Online: 17 de Maio de 2010, 16:59:10 »
Jeugénio

Então, segundo seu ponto de vista,
aquilo que Cristo falou de odiar a família não vale?
A bíblia não serve de parâmetro para você?

Será que "ele" de facto, disse isso?

Para mim a bíblia é um aterrorizante livro de mitologia. Não me serve de guia moral. Mas isso não implica, que algumas sentenças não sejam concordantes, como valores éticos válidos, respeitados socialmente. Como por exemplo, essa do "amai-vos uns aos outros", que segundo certos tipo de "cristãos" é a mais perfeita e nobre máxima, sugerida por "Cristo".

Por essa razão, é que eu sou de opinião, que para ser "cristão", basta ser "ateu". :idea: Para realçar o meu ponto de vista - evoco a igreja da Humanidade - fundada pelo notável filósofo ateu, "Auguste Comte".

Offline jeugenio

• Nível 07
  • *
« Resposta #37 Online: 17 de Maio de 2010, 17:17:21 »
Jeugénio

Então, segundo seu ponto de vista,
aquilo que Cristo falou de odiar a família não vale?
A bíblia não serve de parâmetro para você?

Será que "ele" de facto, disse isso?

Para mim a bíblia é um aterrorizante livro de mitologia. Não me serve de guia moral. Mas isso não implica, que algumas sentenças não sejam concordantes, como valores éticos válidos, respeitados socialmente. Como por exemplo, essa do "amai-vos uns aos outros", que segundo certos tipo de "cristãos" é a mais perfeita e nobre máxima, sugerida por "Cristo".

Por essa razão, é que eu sou de opinião, que para ser "cristão", basta ser "ateu". :idea: Para realçar o meu ponto de vista - evoco a igreja da Humanidade - fundada pelo notável filósofo ateu, "Auguste Comte".

Se a única "fonte" sobre cristo não serve, de que cristo estamos falando? Um que você inventou? que alguém inventou? Pois se for o da bíblia, cristo não vale nada e é um tremendo safado que fica mudando de idéia toda hora e falando coisas contraditórias para confundir todo mundo. Me parece que as pessoas fantasiam muito sobre como cristo deveria ser, e acabam acreditando nisso.

A única fonte sobre Cristo não é confiável, pois trata-se de mera mitologia, então de onde você tirou a idéia que cristo é assim ou assado? O certo a se fazer não seria acreditar na única fonte disponível? Não me parece certo ficar inventando a personalidade dele, baseando-se na sua moral ou no que você considera uma moral válida.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 18 de Maio de 2010, 07:27:33 »
A única fonte sobre Cristo não é confiável, pois trata-se de mera mitologia, então de onde você tirou a idéia que cristo é assim ou assado? O certo a se fazer não seria acreditar na única fonte disponível? Não me parece certo ficar inventando a personalidade dele, baseando-se na sua moral ou no que você considera uma moral válida.
E depois se dizer cristão porque concorda com o que esse Cristo inventado sob medida disse.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #39 Online: 18 de Maio de 2010, 09:52:49 »
jeugenio

Por essa razão, é que eu sou de opinião, que para ser "cristão", basta ser "ateu".  Para realçar o meu ponto de vista - evoco a igreja da Humanidade - fundada pelo notável filósofo ateu, "Auguste Comte".

........................................................... ............

Se a única "fonte" sobre cristo não serve, de que cristo estamos falando? Um que você inventou? que alguém inventou? Pois se for o da bíblia, cristo não vale nada e é um tremendo safado que fica mudando de idéia toda hora e falando coisas contraditórias para confundir todo mundo. Me parece que as pessoas fantasiam muito sobre como cristo deveria ser, e acabam acreditando nisso.

««então de onde você tirou a idéia que cristo é assim ou assado?»» :| :arrow: Das mais variadas heresias, derivadas dos mais diversos leitores e intérpretes bíblicos.

Segundo certos hereges, nem tudo, o que se atribui a "Cristo" corresponde ao que efectivamente está escrito no "Novo testamento". Há muitos escritos dispersos, o que torna muito difícil, discenir, como sendo as autênticas declarações de "Cristo". :idea:

Afinal o "catolicismo" - para divulgar o "seu cristo" - usa um catecismo, não uma bíblia.

Por essa razão - eu moldo o "cristo" - ao meu estilo pessoal. Sou simplesmente, mais um herege, entre os hereges. :)

Offline jeugenio

• Nível 07
  • *
« Resposta #40 Online: 18 de Maio de 2010, 10:04:06 »

Por essa razão - eu moldo o "cristo" - ao meu estilo pessoal. Sou simplesmente, mais um herege, entre os hereges. :)

Isso não é Cristo. É uma imagem que algumas pessoas tem sobre como cristo deveria ser para se encaixar no estereótipo do homem super sábio e bondoso. Cristo é o que está na bíblia. O resto é invenção...

se bem que toda a bíblia também é invenção, mas é melhor deixar essa parte quieta por enquanto.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #41 Online: 18 de Maio de 2010, 19:29:18 »
jeugenio

Por essa razão - eu moldo o "cristo" - ao meu estilo pessoal. Sou simplesmente, mais um herege, entre os hereges.

...............................................

Isso não é Cristo. É uma imagem que algumas pessoas tem sobre como cristo deveria ser para se encaixar no estereótipo do homem super sábio e bondoso. Cristo é o que está na bíblia. O resto é invenção...

Quem conta um conto e acha piada à história, aumenta um ponto, ou mais do que um. Ou diminui... :)

se bem que toda a bíblia também é invenção, mas é melhor deixar essa parte quieta por enquanto

Agora é que parece, que você acertou no ponto final. :ok:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #42 Online: 19 de Maio de 2010, 08:38:27 »
jeugenio

Por essa razão - eu moldo o "cristo" - ao meu estilo pessoal. Sou simplesmente, mais um herege, entre os hereges.

...............................................

Quem conta um conto e acha piada à história, aumenta um ponto, ou mais do que um. Ou diminui... :)

se bem que toda a bíblia também é invenção, mas é melhor deixar essa parte quieta por enquanto

O difícil é saber porque você faz parte de um fórum cético, se primeiro não o é, e segundo não me parece estar aqui pra pregar nada, nem mesmo refutar as argumentações contra religiões e seus deuses, apenas da sua crença, meio que particular e única.
Pode ser um caso de afirmação da própria fé, através da negação de argumentos tão bem fundamentados quanto esse último, sobre Cristo ou alguma outra coisa, você é que pode dizer.

De qualquer forma, você é uma pessoa educada e também não é tão arrogante como outros crentes, que invarialvelmente acham que podem "mostrar o caminho" para um cético/ateu, apenas com a força da fé (os poderes mágicos de um ser mitológico).

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #43 Online: 19 de Maio de 2010, 16:19:58 »
_Juca_

........................................................... ................... 

O difícil é saber porque você faz parte de um fórum cético, se primeiro não o é, e segundo não me parece estar aqui pra pregar nada, nem mesmo refutar as argumentações contra religiões e seus deuses, apenas da sua crença, meio que particular e única.

Pode ser um caso de afirmação da própria fé, através da negação de argumentos tão bem fundamentados quanto esse último, sobre Cristo ou alguma outra coisa, você é que pode dizer.

De qualquer forma, você é uma pessoa educada e também não é tão arrogante como outros crentes, que invarialvelmente acham que podem "mostrar o caminho" para um cético/ateu, apenas com a força da fé (os poderes mágicos de um ser mitológico).

Faço parte deste fórum, porque me parece  bastante divertido. :idea: é um prazer espectacular e um extraordinário estímulo intelectual, assistir aos debates contra-argumentativos, entre os mais diversos tipos de foristas: crentes ou não; e claro, também é uma oportunidade para eu especular a "torto e direito". :) 

Depois de entrar neste clube, já me despi de certas certezas que tinha antes de cá entrar pela primeira vez.

Digo-lhe que o clube "céptico" para mim, é muitíssimo melhor, do que uma partida futebolística e que certos filmes televisivos. Mais ou menos parafraseando Auguste Comte, é a minha "igreja".

Também lhe digo que ainda me resta algum cepticismo, dado que tenho aprendido, que o "pensamento científico", não fornece certezas absolutas para "ninguém". 

8-)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 20 de Maio de 2010, 07:20:50 »
Também lhe digo que ainda me resta algum cepticismo, dado que tenho aprendido, que o "pensamento científico", não fornece certezas absolutas para "ninguém". 

8-)
O ponto de partida do pensamento científico é o ceticismo.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #45 Online: 20 de Maio de 2010, 14:13:32 »
Fernando Silva

lusitano - Ontem às 16:19:58 -Também lhe digo que ainda me resta algum cepticismo, dado que tenho aprendido, que o "pensamento científico", não fornece certezas absolutas para "ninguém". 8-) 

O ponto de partida do pensamento científico é o ceticismo.

Sim, é isso que eu também suponho. :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!