Autor Tópico: Desabafo de um ateu  (Lida 1835 vezes)

Offline Anderson Marcelino

• Nível 00
  • *
    • Universo Crônico
Desabafo de um ateu
« Online: 15 de Fevereiro de 2008, 23:58:24 »
Pois bem, senhoras e senhores. Sou novo membro aqui fórum, apesar de frequenta-lo há algum tempo. Resolvi criar este post, para compartilhar com vc's meu sentimento de tristeza e frustração. Além de desabafar, é claro. Para resumir a história que é um tanto longa, explico que estou perdendo uma pessoa que amo demais, para uma religião...pasmem!
Sou ateu desde sempre, apesar de ter sido criado numa famíla meio católica, meio espírita. Nunca acreditei de fato num ser supremo, regente do universo, etc... E até hoje, nunca tive grandes problemas em relação ao meu ateísmo. Nem mesmo com minhas irmãs que hoje são evangélicas.

É triste enxergar as coisas como de fato são, e se sentir impotente. Não poder mostrar o quê se vê, pra mim, gera um dos sentimentos mais devastadores: frustração.

A pessoa à quem me refiro , é minha namorada, que de algumas semanas pra cá, vinha se comportanto de forma muito diferente, comigo. ate que hoje, largou a bomba nas minhas mãos. Temos idéias muito diferentes, segundo ela. Ainda não terminamos, mas sinto que estamos muito mais próximos disso, do que de qualquer acerto de idéias.

Bom, gostaria de saber de vc's, se há alguma história semelhante a minha. Se deixaram de se relacionar com alguém por quem tinham amor, no sentido mais pleno.  Se alguma vez as suas idéias foram colocadas à frente do caráter, dos sentimentos e das intenções de vc's, por alguém muito próximo. E se vc's pensam que uma situação como esta, poderia ter um final não tão patético e triste.

Fico com o pensamento que, cada vez mais, o homem é escravo das suas crenças.

Abraço
"Vejo claramente, nuvens negras disfarçadas de adornos, privando pessoas de enxergar que a vida não perdoa os que se aprisionam nos anseios de outrem. O domínio do próximo, sob o pretexto de guiar, é a mais antiga e cruel forma de escravizar o corpo, a mente, e de se aniquilar uma alma. Por motivos como este, meu lado racional, criterioso e cético, não me abandona. Quem perde a razão, não consegue lidar sequer com a própria sensibilidade. E acaba perdendo, quase que por completo, o sentido de real."

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Re: Desabafo de um ateu
« Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 00:10:43 »
 :) Ei, que bom que resolveu participar garoto.  :ok:

:( Pena que é para comunicar algo tão triste.

:sleepy: Um amigo também está com esse problema, ele e a namorada terminaram, entre outros motivos, pelo fato dele ser ateu e ela espírita.

:( Poxa, se separar por algo tão pequeno.

:? Embora no futuro poderia ser pior se não entrassem em um acordo.

:| Well, sou péssima nisso mas em minha muito humilde opinião, se ela não consegue aceitar suas idéias não vai saber aceitar você.

Uma pessoa que permite que algo tão pequeno, como diferenças religiosas, influênciem dessa forma um relacionamento não é digna do seu pesar.   :)

:? E sim, sei que estou sendo simplista, mas melhor aceitar a idéia logo do que ficar com esperanças. Se a religião sempre for um tabu as pessoas nunca conseguirão realmente se compreender.

• Nível 00
  • *
    • Universo Crônico
« Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 00:35:10 »
Obrigado, Lela.
E não acho que tua visão seja simplista, neste caso. Concordo contigo. Terminar uma relação baseada em sentimento, por conta de uma diferença de idéias, de fato é o fim da picada.

Abraço

"Vejo claramente, nuvens negras disfarçadas de adornos, privando pessoas de enxergar que a vida não perdoa os que se aprisionam nos anseios de outrem. O domínio do próximo, sob o pretexto de guiar, é a mais antiga e cruel forma de escravizar o corpo, a mente, e de se aniquilar uma alma. Por motivos como este, meu lado racional, criterioso e cético, não me abandona. Quem perde a razão, não consegue lidar sequer com a própria sensibilidade. E acaba perdendo, quase que por completo, o sentido de real."

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 01:26:34 »
Obrigado, Lela.
E não acho que tua visão seja simplista, neste caso. Concordo contigo. Terminar uma relação baseada em sentimento, por conta de uma diferença de idéias, de fato é o fim da picada.

Abraço

Se ela te largou só por causa disso, devia era estar arrumando desculpa pra te largar. Bola pra frente!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

• Nível 00
  • *
    • Universo Crônico
« Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 02:51:14 »
Te confesso que isso me passou pela cabeça, sim. Mas acredite, as crenças podem mesmo destruir sentimentos legítimos.

Valeu pela força...

Abraço

Danieli

• Visitante
« Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 03:41:25 »
Acho que eles aí estão certos.
Bola pra frente rapaz, a vida é assim mesmo, algumas coisas vão outras vêm, é sempre assim. Se for para ser que seja agora, já que nunca houve um consenso com a religião, é triste mas se não há diálogo é o melhor a ser feito :(

• Nível 00
  • *
    • Universo Crônico
« Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 04:03:32 »
Obrigado pela força, Danieli!
E o problema de fato nunca foi o diálogo, e sim, a necessidade dela , de crer em alguma coisa. Caiu na mão de charlatões, e o pesar é todo nosso.

Abraço.

Danieli

• Visitante
« Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 04:15:43 »
Você está perfeitamente certo, porque é isso mesmo que a doutrina espírita é, charlatanismo. E de todo modo se ela não consegue conviver com a diferença, é um problema daí.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 05:47:13 »
Para o bem ou para o mal, sintonia de sentimentos é uma conquista com que não se deve contar.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 09:18:39 »
(...)
É triste enxergar as coisas como de fato são, e se sentir impotente. Não poder mostrar o quê se vê, pra mim, gera um dos sentimentos mais devastadores: frustração.

A pessoa à quem me refiro , é minha namorada, que de algumas semanas pra cá, vinha se comportanto de forma muito diferente, comigo. ate que hoje, largou a bomba nas minhas mãos. Temos idéias muito diferentes, segundo ela. Ainda não terminamos, mas sinto que estamos muito mais próximos disso, do que de qualquer acerto de idéias.

(...)

Como eu sou muito 'ao pão, pão e ao vinho, vinho' iria acabar estragando tudo talvez mas a colocaria 'entre a cruz e a espada' forçando-a a admitir se é por causa da religião que quer acabar o relacionamento. Pelo menos terá a certeza de estar no rumo certo, com o risco de acabar o relacionamento, claro.

Mas esticar aritificialmente um relacionamento fadado ao fracasso não seria pior ? Quando amamos muito desesperadamente, achamos que não. Com a cabeça fria, de fora, é fácil dizer que sim.

Então, cabe a vc, Anderson, decidir se colocá-la para 'discutir a relação definitivamente' ou tentar um acordo do tipo 'no domingo você vai ao culto e eu espero jogando videogame', e para sempre esperar ser mal visto por ela, como uma praga doentia em casa que precisa ser convertida (tá bom, carreguei as tintas).

Se servir de consolo (ou até jurisprudência), há um caso recente no fórum de uma menina dizer namorar com um ateu, cético , ela ser evangélica e não haver problema nenhum com isso. Está no tópico de preconceito .

(A menos que esteja cometendo a gafe de que estejamos falando do mesmo casal, oooops...)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

• Nível 00
  • *
    • Universo Crônico
« Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 12:14:03 »
Não esquenta, JCatino. Não se trata do mesmo casal. E a idéia de 'entre a cruz e a espada' é muito parecido com a minha forma de abordem nestes assuntos. Pra mim, tbm funciona assim.
Ela e eu , teremos uma conversa definitiva amanhã. Depois disso, comentarei aqui qual será minha 'pena'. por ser ateu.

Valeu pela força

Abraço

Luz

• Visitante
« Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 15:30:14 »

Anderson, para mim, pessoalmente, amor nunca foi suficiente para manter uma relação. Sempre precisei de mais que isso: respeito, amizade, afinidades. Terminei vários relacionamentos ainda apaixonada, por incompatibilidade.

Religião, particularmente, nunca foi um problema, mas não deixa de ter alguma semelhança com muitos outros aspéctos que já enfrentei. Aquilo que não mata, fortalece.

O amor é um coisa complicada, porque é forte e faz, muitas vezes travar uma guerra íntima inevitável entre vontade e razão. Eu sempre optei por essa e hoje sou grata a todas as pessoas erradas que passaram pela minha vida pois foram elas que me enisinaram a reconhecer a pessoa certa.

Existe alguém por aí precisando conhecer alguém como você. Era como eu pensava quando precisava tomar uma decisão contra minha vontade.

Boa sorte!

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 17:01:32 »
Bom, gostaria de saber de vc's, se há alguma história semelhante a minha.

Tem, a minha. Perdi uma namorada porque era crente, daquelas que só pode "ter olhos pra Gezuis", a avó dela é daquelas velhas que não depilam as pernas nem as axilas e com dois meses de namoro acabou com nossa felicidade...

Uma pessoa que permite que algo tão pequeno, como diferenças religiosas, influênciem dessa forma um relacionamento não é digna do seu pesar.   :)

2
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 09:59:41 »
Anderson, para mim, pessoalmente, amor nunca foi suficiente para manter uma relação. Sempre precisei de mais que isso: respeito, amizade, afinidades. Terminei vários relacionamentos ainda apaixonada, por incompatibilidade.
Amor é um barato químico que dá e passa. Dura o bastante para que o casal se reproduza e é esta sua finalidade.
Quando ele passa, as incompatibilidades e os defeitos, até então escondidos, aparecem.
Uma relação duradoura é aquela em que o amor dura o bastante para que outra coisa, como amizade ou outra forma de dependência mútua, surja.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #14 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 22:33:09 »
Vocês não estão confundido amor com paixão ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #15 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 01:26:04 »
Pois bem, senhoras e senhores. Sou novo membro aqui fórum, apesar de frequenta-lo há algum tempo.

Eu também sou novo por aqui, apesar de já ler o conteúdo a algum tempo. Criei a conta ontem só por causa de um outro post e resolvi ficar um tempo, para ver no que dá.

Primeiro erro: prepotência/arrogância. Você não exerga. Você ACREDITA enxergar como as coisas de fato são. A menos que você seja onisciente, o que eu duvido, tudo que você pensa sobre religiões e divindades é apenas suposição.

Ela já queria terminar a algum tempo. Talvez por causa da diferença de idéias mesmo, como ela alegou. Ou se interessou por outro. Não importa.

Bom, gostaria de saber de vc's, se há alguma história semelhante a minha. Se deixaram de se relacionar com alguém por quem tinham amor, no sentido mais pleno.  Se alguma vez as suas idéias foram colocadas à frente do caráter, dos sentimentos e das intenções de vc's, por alguém muito próximo. E se vc's pensam que uma situação como esta, poderia ter um final não tão patético e triste.

Não. Pois não mantenho relacionamentos amorosos com crentes.

Sim. Várias vezes minhas idéias foram postas à frente do meu caráter. Principalmente em fóruns online sobre ateísmo.

E, por fim, não. Não penso que essa história poderia ter um final menos patético que esse. O que aconteceu tinha que acontecer e nada iria evitar. Conforme-se e continue sua vida.

Fico com o pensamento que, cada vez mais, o homem é escravo das suas crenças.

Nem sempre. Certas vezes ele usa as crenças para ganhar escravos.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!