Autor Tópico: Contradições do Candomblé  (Lida 6604 vezes)

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
Contradições do Candomblé
« Online: 16 de Fevereiro de 2008, 11:58:03 »
Porque é tão difícil achar algo a respeito de contradições e erros do candomblé e da umbanda? Informações sobre "o que é o candomblé" dá pra achar fácil, mas sobre contradições e erros tá difícil de achar. Aqui mesmo no fórum fiz uma busca e não deu em nada.

Tem muita gente que segue essas religiões aqui no Brasil, e é complicado tentar contra-argumentar quando a gente não conhece bem o assunto. Alguém sabe onde dá pra achar bons contra-argumentos específicos para essas religiões?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Contradições do Candomblé
« Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 12:37:10 »
Acho que não há uma Bíblia das religiões afrobrasileiras, o que faz com que variem muito de um lugar para outro, principalmente quanto ao sincretismo.
Vai ser difícil esfregar contradições na cara de gente que não se preocupa com dogmas e que acha natural haver tantas variações devido à maior ou menor mistura com o catolicismo e as religiões indígenas.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 19:20:45 »
Talvez por que ninguém têm muito interesse naqueles nosense... Ou por que eles não enchem tanto o saco como evangélicos.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 10:01:02 »
Porque é tão difícil achar algo a respeito de contradições e erros do candomblé e da umbanda? Informações sobre "o que é o candomblé" dá pra achar fácil, mas sobre contradições e erros tá difícil de achar. Aqui mesmo no fórum fiz uma busca e não deu em nada.

Tem muita gente que segue essas religiões aqui no Brasil, e é complicado tentar contra-argumentar quando a gente não conhece bem o assunto. Alguém sabe onde dá pra achar bons contra-argumentos específicos para essas religiões?

As refutações na rede se ligam diretamente a quanto esta ou aquela religião importunam e da relevância social da religão em cada sociedade. Você não vai encontrar em sites brasileiros refutações céticas de Wicca, induísmo, xamanismo etc...
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 10:42:51 »
Na minha família de "católicos" é comum acreditar em macumba, umbandismo, preto-velho, kardecismo.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 14:56:28 »
É mesmo, aqui também... Ets, conspirações, fantasmas...

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 17:14:07 »
Kasimier o fato da Umbanda e do Candomblé ( assim como o Espiritismo) não serem , ao contrário do Cristianismo , religiões proselitistas certamente é um fator importante não só para as poucas refutações para os seus fundamentos  mas também o fato de ( ao contrário do Espiritismo) não darem uma importância fundamental a racionalização da sua prática. Tanto o Candomblé e a Umbanda se baseiam primordialmente na transmissão oral de uma tradição , sendo isto muito mais evidente no Candomblé que na Umbanda , já que esta absorve muitos preceitos doutrinários do Espiritismo. Por isso a presença de umbandistas e candomblecistas é pequena em foruns de discussão.

Acho que isto tende a mudar por conta da pressão e da perseguição das religiões cristâs , principalmente evangélicas , sobre as religiões afro. Não sei em outros lugares mas aqui no Rio de Janeiro tenho observado cada vez mais membros de religiões afro - brasileiras " saindo do armário" e divulgando publicamente sua fé:

_ Carros com plásticos: " Filho de Xangô a bordo" , " Foi Oxalá que me deu " , etc.

_ Jornais específicos de Umbanda e Candomblé vendidos em bancas.

- A Procissão de Iemanjá no dia 31 de dezembro , saindo em carreata desde o Mercadão de Madureira ( onde há lojas tradicionais de produtos afro) até Copacabana.

De qualquer maneira a base para a refutação da Umbanda e  , em parte , do Candomblé são as mesmas para refutar o Espiritismo. Digo em parte quanto ao Candomblé pois o mesmo rejeita os fenômenos mediúnicos já que considera que  os Orixás NÃO SÃO espíritos humanos.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 21:01:24 »
Eu não vejo a coisa assim. O candomblé é uma manifestação cultural da maior importância no Brasil, independentemente da sua base filosófica e religiosa ser totalmente furada. O problema é que os kardecistas, bons burgueses de classe média, repudiam o candomblé e outros ritos afro-brasileiros considerando-os "inferiores" ao passo que eles (kardecistas) seriam os "bonzões" porque tem até "cientista da NASA" e "artigo científico com fórmulas matemáticas" para impressionar os outros e passar a imagem de grande religião. Não ajuda também a caça às bruxas promovido pelas igreja$ penteco$tai$ picaretas e padres desocupados. O candomblé e parte da nossa cultura, gostem ou não, e vai persistir até como uma forma de resistência política e social.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Rhyan

• Visitante
« Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 21:26:48 »
Luiz Souto, você é espírita?

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 23:38:54 »

Fui , atualmente sou spinozista de esquerda e ,portanto ,ateu convicto.  :)

Na verdade frequentei um centro espírita apenas como assistente durante algum tempo , após ter abandonado qualquer relação com o catolicismo. Porém foi por pouco tempo , sempre fui mais afeito à Umbanda a qual me liguei e participei ativamente por uns 15 anos ( cheguei a ser formado cambono , que é o que auxilia nas sessões sem incorporar) .
O centro do qual fazia parte era da assim chamada Umbanda esotérica ,havia uma estrutura iniciática parecida com a Maçonaria mas calcada grandemente na Sociedade Teosófica. Daí meu estudo de Teosofia e Doutrina Espírita , além de uns rudimentos de Cabala , que faziam parte do curriculo. Acabei me afastando por que no final das contas aquele papo esotérico cada vez mais se revelava confuso e contraditório , minha visão da Umbanda era muito mais "raiz" e próxima do Candomblé ( pelo qual tenho muita simpatia).
 O aprofundamento das minhas reflexões filosóficas me levaram ao ateísmo  mas como disse , a simpatia permanece ( especialmente se um atabaque estiver tocando)  :lol:
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Rhyan

• Visitante
« Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 18:03:47 »
Haha, obrigado!

Offline Jack

• Nível 05
  • *
« Resposta #11 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 18:15:32 »

Fui , atualmente sou spinozista de esquerda e ,portanto ,ateu convicto.  :)

Na verdade frequentei um centro espírita apenas como assistente durante algum tempo , após ter abandonado qualquer relação com o catolicismo. Porém foi por pouco tempo , sempre fui mais afeito à Umbanda a qual me liguei e participei ativamente por uns 15 anos ( cheguei a ser formado cambono , que é o que auxilia nas sessões sem incorporar) .
O centro do qual fazia parte era da assim chamada Umbanda esotérica ,havia uma estrutura iniciática parecida com a Maçonaria mas calcada grandemente na Sociedade Teosófica. Daí meu estudo de Teosofia e Doutrina Espírita , além de uns rudimentos de Cabala , que faziam parte do curriculo. Acabei me afastando por que no final das contas aquele papo esotérico cada vez mais se revelava confuso e contraditório , minha visão da Umbanda era muito mais "raiz" e próxima do Candomblé ( pelo qual tenho muita simpatia).
 O aprofundamento das minhas reflexões filosóficas me levaram ao ateísmo  mas como disse , a simpatia permanece ( especialmente se um atabaque estiver tocando)  :lol:

Fui católico por educação dos pais, me criei na religião católica, mas com o tempo fui percebendo as contradições.  Em uma determinada época da minha vida, procurei por uma religião a qual eu tivesse simpatia (mais por imposição da família - aquele negócio de ter que acreditar em algo). Lí sobre várias delas, pra ser sincero não me aprofundei em nenhuma, não sou estudioso, apenas curioso. Durante muito tempo frequentei um centro de candomblé, sempre como assistente, pois minha esposa e meus dois filhos são adeptos e "feitos de santo". Hoje eles tem seu próprio centro, ao lado de minha casa, só que apesar da proximidade familiar com esta religião, ela não faz sentido para mim, mas não deixo de ter simpatia, talvez até por essa proximidade.

Offline Jack

• Nível 05
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 18:29:52 »

Não sou estudioso dessa religião, e de nenhuma outra, mas frequentei por longo tempo o candomblé, não como praticante, mas por ter em minha família praticantes, assistindo a inúmeras sessões e rituais, na prática posso te dar algumas informações daquilo que assisti, e percebi.

Offline Perdulario

• Nível 10
  • *
  • Nada a declarar. Tudo a dizer.
    • Mundo Obscuro
« Resposta #13 Online: 08 de Março de 2008, 22:10:34 »
O candomblé pode até ser considerado uma manifestação cultural (se bem que eu vejo com desconfiança quando erguem bandeiras em defesa de uma religião que faz "festinha" no caleidoscópio cultural brasileiro, ams tudo bem).
Porém, o candomblé carrega a mesma estrutura hierárquica de qualquer micro-feudo em que só entra na brincadeira quem é amigo do rei.

Já o kardecismo repudia o candomblé e a umbanda exatamente por ser "coisa de preto". E tá lá o Denizard Rivail corroborando pra brincadeira.
Só que a medida que as seitas evangélicas avançam na sua sede de poder, elas vão usando o candomblé e a umbanda (ou a "umbandoblé") como um dos alvos de sua intolerância calhorda... Como se toda bruxaria fosse culpa dos macumbeiros.

Mas é uma questão de momento: hoje eles pegam os macumbeiros mais fraquinhos, amanhã explode uma demência qualquer lá entre eles e alguém chuta a Virgem Maria ou queima os livros do Chico Xavier.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #14 Online: 10 de Março de 2008, 12:05:36 »
Sr.José Roberto Pereira:ENTRE SEM BATER!
Bem vindo e acho que vou gostar dos seus comentários!

Beijão!

Laura Demarchi
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Perdulario

• Nível 10
  • *
  • Nada a declarar. Tudo a dizer.
    • Mundo Obscuro
« Resposta #15 Online: 10 de Março de 2008, 12:33:51 »
Sr.José Roberto Pereira:ENTRE SEM BATER!
É nóis no Blue-Disk on the rocks!
Bem vindo e acho que vou gostar dos seus comentários!
Pois saiba que eu já gosto da senhorita pois seu nome é o mesmo da minha filha de 3 anos!
Tão tamu tudo nas alegria!
Bjkona!

Offline Fabricio (◣_◢)

• Nível 03
  • *
  • Oi, sou o Fabricio !
    • Por que Deus não cura Amputados?
« Resposta #16 Online: 06 de Abril de 2008, 13:14:55 »
A diferença emntre Umbanda e Candomblé são várias!
1-A Umbanda encorpora espiritos, no Candomblé apenas os orixás podem se manifestar! Não existe esse negócio de cigano, pomba gira, nem nada Candomblé é orixá pessoal! Umbanda que tem esse negócio de entidade , isso vem do karecismo, a parte dos caboclos é indigina, ciganos...esse todo mundo já sabe! :P ::) pois bem essa foi a 1 :ok: :stunned:
2-O Candomblé tem rituais com matanças de animais, cortes, e ficar 1 semana a 1 mes de reclusão no centr( barracão ou terreiro) a umbanda não, o desenvolvimento é bem diferente não precissa se cortar , se sujar de sangue e ficar lá dentro trancado. :vergonha: :oba: :susto: essa é a 2 :biglol:
3-Agora deixo ai uma seleção de videos mostrando a Umbandomblé :D :arrow: :!: :idea: :histeria:
http://br.youtube.com/watch?v=xcFAbqQ3bKw
http://br.youtube.com/watch?v=TKylP1Be4Uc
São videos mostrando as marmotas :histeria: vale a pena assistir! E lebrando quem quiser saber mais é só falar comigo 8-)
Fabricio RB-RJ.
QUEM ESTUDA SABE, QUEM NÃO ESTUDA ACREDITA!
http://religiaoeveneno.blogspot.com/

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #17 Online: 06 de Abril de 2008, 21:33:10 »
Domingo passado o caderno Mais da Folha de S.Paulo teve uma reportagem bem extensa sobre os 100 anos da umbanda, achei bem interessante, com informações que eu não tinha.
Por exemplo, desmistifica a visão da umbanda como coisa de negro, é uma religião de classe média branca, desde a origem numa dissidência do espiritismo.
Vale a pena a leitura.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Abril de 2008, 21:34:41 »
Domingo passado o caderno Mais da Folha de S.Paulo teve uma reportagem bem extensa sobre os 100 anos da umbanda, achei bem interessante, com informações que eu não tinha.
Por exemplo, desmistifica a visão da umbanda como coisa de negro, é uma religião de classe média branca, desde a origem numa dissidência do espiritismo.
Vale a pena a leitura.

Fala sério.

Rhyan

• Visitante
Re:Contradições do Candomblé
« Resposta #19 Online: 03 de Setembro de 2013, 03:09:56 »
Atualmente minha família é do candomblé. No começo meus pais e meu irmão eram tão chatos quanto crentes. Sempre me convidando, dando presentinho do fulano de tal, guia, flores, pedra, etc.. Hoje eles já são mais na deles.

Mas é difícil mesmo ver uma crítica cética contra essas religiões afros, o pessoal tá mais interessado em reclamar do preconceito que eles sofrem do que criticar suas bobagens. O mesmo se vê com o Judaísmo, onde qualquer crítica é vista como anti-semitismo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Setembro de 2013, 14:56:54 »
Eu vivi um tempo no Rio de Janeiro em que a umbanda era muito popular. Hoje já não é mais. O crescimento das igrejas neopentecostais foi diretamente proporcional ao encolhimento da umbanda.

A umbanda é o sincretismo do catolicismo com o animismo africano dos escravos aqui do Rio de Janeiro, enquanto que o candomblé é um sincretismo semelhante só que ocorrido na Bahia. Não sei se um é banto e o outro é Yorubá. Acho que é por aí. Acho que o candomblé continua popular, já a umbanda tá morrendo. Qualquer dia vão lançar uma campanha para não extinção da Umbanda, posto que tem a ver com a origem do samba e está ligado à cultura carioca em geral.

Não existe um cabedal doutrinário da umbanda. É basicamente a invocação e consulta de espíritos e a prática de feitiçaria que usa plantas como ingrediente. Já o Candomblé costuma sacrificar animais.

Os espíritos são cridos como pessoas desencarnadas, geralmente índios e escravos mortos. Os orixás são os deuses do olimpo africano.

E tá resumido. Não tem muito mais que isso não.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #21 Online: 03 de Setembro de 2013, 19:14:21 »
Citação de: Famado
Não sei se um é banto e o outro é Yorubá.
Bahia: Iorubá. Não é bantu, mas aparentado.
Outros: Bantu mesmo, mais precisamente Mbundu (note como o nome é similar a umbanda).
Latebra optima insania est.

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Setembro de 2013, 22:02:53 »
Eu vivi um tempo no Rio de Janeiro em que a umbanda era muito popular. Hoje já não é mais. O crescimento das igrejas neopentecostais foi diretamente proporcional ao encolhimento da umbanda.

A umbanda é o sincretismo do catolicismo com o animismo africano dos escravos aqui do Rio de Janeiro, enquanto que o candomblé é um sincretismo semelhante só que ocorrido na Bahia. Não sei se um é banto e o outro é Yorubá. Acho que é por aí. Acho que o candomblé continua popular, já a umbanda tá morrendo. Qualquer dia vão lançar uma campanha para não extinção da Umbanda, posto que tem a ver com a origem do samba e está ligado à cultura carioca em geral.

Não existe um cabedal doutrinário da umbanda. É basicamente a invocação e consulta de espíritos e a prática de feitiçaria que usa plantas como ingrediente. Já o Candomblé costuma sacrificar animais.

Os espíritos são cridos como pessoas desencarnadas, geralmente índios e escravos mortos. Os orixás são os deuses do olimpo africano.

E tá resumido. Não tem muito mais que isso não.
Também acho que não...
Mas se fuçar acha mais coisas...
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #23 Online: 05 de Setembro de 2013, 15:25:01 »
Dentro da cosmovisão afro-brasileira, o candomblé não apresenta erros ou contradição. A religião é um traço cultural intrisicamente ligado às instituições sociais daquele grupo, logo, não ser admitido como algo fora de sua totalidade integrada.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Setembro de 2013, 15:28:19 »
Faz sentido.

Seguindo esse raciocínio, nenhuma religião está errada. É tudo contextual.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!