Waldon, aí vai um resumo do artigo do cara em 8 itens acompanhados dos meus comentários.
1. Começa dizendo que o livro de Dawkins é cheio de ofensas gratuitas.Li e não me lembro de nada assim. As críticas sempre me pareceram bem coerentes. Ele cita o comentário de Dawkins sobre o Deus do Antigo Testamento, dizendo que é ofensa gratuita. Só esqueceu de explicar porque tal ofensa é gratuita. Obviamente porque não é! Javé era de fato um ser repugnante.
De qualquer forma, não há argumento aqui.
2. Dawkins é pretensioso, age de sopetão, vaidoso e enrolado. Ignorante de filosofia, tonto, ignorante (denovo), mentiroso, acha que Deus é não sei o quê e prefere Big Bang à "teorias" alternativas.Peraí, cadê o argumento?!
3. Tenta mostrar que o argumento da improbabilidade de Deus de Dawkins é fraco. Depois diz que quer na verdade refutar o argumento, mas teve dificuldade de entendê-lo porque o texto está espalhado e então cita frases selecionadas. As frases selecionadas mostram o argumento de Dawkins: quanto mais complexo mais improvável é o ser vivo. Conclui que essa associação é discutível.Isso é refutação? Nem sequer 1 argumento até aqui.
4. A "discussão" que procede é: Dawkins usa seleção natural para mostrar que complexidade é proporcional à improbabilidade, mas isso também é fraco.Denovo não explica porque é fraco. Qual é a po*** do argumento? (Já to ficando irritado!
5. Sugere que Dawkins está errado em argumentar que um deus, para projetar algo complexo, teria de ser mais complexo que o que está projetando.Diz que o argumento de Dawkins está errado, mas não apresenta nada contra. O argumento de Dawkins me parece bem plausível e o que deriva dele é uma pergunta: O que é mais provável, uma coisa simples que deu origem a tudo e iniciou o processo de evolução ou uma coisa extremamente complexa que projetou tudo como está? Contra-argumento não é dado pelo autor do artigo. O autor só faz comentários do tipo "nossa, eu não acredito que ele está associando Deus com a idéia de evolução!"
6. Dawkins delira, apresenta idéias imbecis, o livro é um compêndio de erros. Dawkins é louco porque apresenta a teoria de multiversos.Err... então?
7. Teoria dos memes é extravagante. Dawkins tem problemas cognitivos.E aí, qual é o argumento contra a idéia?
8. Dawkins faz alusões, suposições, ironias, mentiras para denegir religiões. Dawkins insulta o leitor. O argumento da improbabilidade é absurdo e idiota.Quais são essas suposições e mentiras e qual é o argumento contra cada uma delas? Nada é apresentado. E denovo critica o argumento da improbabilidade e não diz por quê.
Argh! Perdi 20 minutos da minha vida. Diabos!