Eu creio que Orbe tem razão no ponto em que as pessoas em geral, principalmente as de menos senço critico, tendem a passar a mão na cabecinha dos judeus. E isso é uma coisa que me irrita muito, já cheguei a comprar briga por que decidiram me tratar com diferença.
Só que o Orbe se excedeu um pouco a encinuar um segundo holocausto. A verdade é que muitos judeus morreram na segunda guerra mundial, mas outras etnias tambem padeceram pela loucura de alguns, e até hoje, muito raramente se fala desses masacres. Enquanto os "judeus ganharam um pais" por terem morrido em campos de concentração, ninguem leva a serio a ideia de um estado para os curdos, ou niguem se lembra do massacre aos albaneses na Turquia (se estou bem lembrada) que ja vai completar sem anos. A minha suspeita é que essa diferença de tratamento tem algo a ver com o dinehiro, mas careço de fontes e não tenho como justificar. Mas que os judeus são vistos como os "pobrezinhos", ah, isso são, e acho que isso tem qua acabar!
E o Luis Dantas teve a atitude sabia de dizer para não generalizar, pois atualmente o judaismo é uma coisa muito fragmentada, fundamentalismo, reformismo, ortododxos, entre outros constituem a religião/cultura/etnia. E enquanto a uns se ensina que "apesar de errado" devemos respeitar, a outros se esina que é errado e devem ser preconceiruosos.

Será que eu soube me expressar?