Autor Tópico: Deputado israelense culpa homossexuais por terremotos  (Lida 4771 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Deputado israelense culpa homossexuais por terremotos
« Resposta #25 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 03:36:17 »
Não, não li essa notícia.  Se puder poste o link.

A propósito, reforço meu comentário anterior; essas suas generalizações são no mínimo temerárias.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #26 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 03:49:53 »
Não, não li essa notícia.  Se puder poste o link.

A propósito, reforço meu comentário anterior; essas suas generalizações são no mínimo temerárias.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/02/080220_israelsoldadosgf.shtml

Talvez você ache "temerário" por eu ser usuário recente nesse fórum ou por eu ter usado judeus na generalização. Falar de certos grupos vitimizados tende a despertar certa comoção. Mas em recentes generalizações de outros usuários, bem mais ofensivas, em outros tópicos, você não parece ter achado "temerário".
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 04:47:44 »
Generalizar críticas para populações inteiras, principalmente na base do "precisam de um (segundo) holocausto" é temerário, Orbe; não tem NADA a ver com a referência ao povo judaico em si.

Se acha que estou sendo muito generoso com algum outro usuário, seja específico, indique do que se trata de alguma forma, nem que seja por MP; uma técnica básica de credibilidade é deixar claro do que se está falando.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 13:06:21 »
Generalização um tanto apressada essa; todo parlamento tem seus loucos de hospício, não vejo por que o israelense seria exceção.

Também acho um tanto infeliz essa sua brincadeira (ESPERO que seja brincadeira) sobre "precisar de um segundo holocausto".
Há em Israel um grupo de judeus fundamentalistas que sequer reconhece o estado de Israel. Acham eles que é o messias que ainda há de vir que deve fundá-lo.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #29 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 13:46:07 »
Me desculpem gente, mas se a culpa de terremotos é dos gays, e se depender de mim SEGUNREM-SE que o brasil vai tremer.  :D

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #30 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 14:57:58 »
Generalizar críticas para populações inteiras, principalmente na base do "precisam de um (segundo) holocausto" é temerário, Orbe; não tem NADA a ver com a referência ao povo judaico em si.

Vejo críticas generalizadas, nesse fórum, aos seguintes grupos:

1 - Católicos
2 - Evangélicos
3 - Espíritas
4 - Muçulmanos
5 - Esotéricos/Videntes e afins

Todos eles bastante numerosos. O primeiro grupo, aliás, é mais numeroso que os judeus, tornando a generalização ainda mais grave. Mas não vejo reclamações suas ou de qualquer outro usuário quanto a isso. Por isso ainda não entendi o incômodo em relação às críticas aos judeus.

Parece que há um certo medo ao se referir aos judeus. Podemos encontrar críticas abundantes a vários outros povos/grupos, na internet. Mas quando se trata de judeus, todos ficam com medo de criticar, pois quem o faz é logo rotulado como nazista ou algo semelhante. Espero que não seja essa a preocupação por aqui.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 15:06:36 »
Me aponte alguma postagem defendendo um holocausto (ou algo comparável) para algum dos cinco grupos que você enumerou.  Depois disso conversamos.

Offline Linux

• Nível 01
  • *
« Resposta #32 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 15:09:43 »
O mais impressionante é que os judeus foram vítimas de uma das maiores manifestações do preconceito no século XX, talvez a maior, e mesmo assim não aprenderam nada.

Talvez precisem de um segundo holocausto...

Leiam a mensagem completa, isto muda o sentido e acalma a tempestade desnecessária.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #33 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 15:18:04 »
Me aponte alguma postagem defendendo um holocausto (ou algo comparável) para algum dos cinco grupos que você enumerou.  Depois disso conversamos.

Acho que você não leu tudo que escrevi, por isso citar a mim mesmo:

Sobre a "infeliz brincadeira", o que eu quis dizer é que eles precisam de algo para lembrar-lhes o passado. Não apenas lembrar do sofrimento, mas do motivo do sofrimento também.

A crítica aos judeus foi que eles passaram pela pior forma de preconceito existente, o genocídio, e nada aprenderam com isso. Continuam sendo preconceituosos. Esse é o ponto central do meu post. Mas se esse detalhe, que já foi explicado, o está incomodando tanto, posso editar e colocar da maneira como falo no trecho citado acima. Se quiser, é só falar que eu faço. Não será problema nenhum para mim.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 15:22:51 »
Se você acha "detalhe" receitar genocídio, o que posso fazer?

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #35 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 15:31:20 »
Se você acha "detalhe" receitar genocídio, o que posso fazer?

Acho que você não leu tudo que escrevi, por isso citar a mim mesmo:

Sobre a "infeliz brincadeira", o que eu quis dizer é que eles precisam de algo para lembrar-lhes o passado. Não apenas lembrar do sofrimento, mas do motivo do sofrimento também.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 15:33:30 »
Eu entendi, só não acho que seja para levar a sério.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #37 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 15:41:21 »
Quando uma pessoa lembra do preconceito pelo qual passou, ela pensa duas vezes antes de discriminar alguem.

Lembrar os judeus sobre o holocausto, de alguma forma impactante, faria com que se colocassem no lugar dos grupos que eles discriminam e pensar sobre isso. Não precisa ser um novo genocídio, antes que você diga que estou receitando isso. Há formas mais inteligentes e mais humanas de fazer alguem lembrar do sofrimento e pensar sobre ele.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 16:47:41 »
Esta idéia de que homossexualismo causa terremotos é um absurdo! Afinal, se considerarmos as fontes altamente confiáveis das piadas, Pelotas e Campinas já estariam arrasadas... e talvez todo o estado do Rio Grande do Sul :hihi:...
"Deus prefere os ateus"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 16:51:22 »
Eu não estou dizendo, Orbe, você RECEITOU isso.  Assuma, sim?

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #40 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 16:57:20 »
Eu não estou dizendo, Orbe, você RECEITOU isso.  Assuma, sim?

Ai, ai... Lá vamos nós denovo:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #41 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 16:58:56 »
O mais impressionante é que os judeus foram vítimas de uma das maiores manifestações do preconceito no século XX, talvez a maior, e mesmo assim não aprenderam nada.

Talvez precisem de um segundo holocausto...

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #42 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 17:01:37 »
o que eu quis dizer é que eles precisam de algo para lembrar-lhes o passado. Não apenas lembrar do sofrimento, mas do motivo do sofrimento também.

::)
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2008, 19:01:36 por Orbe »

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #43 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 11:48:11 »

Além disso, ainda não tive o prazer de conhecer um judeu que não fosse preconceituoso. E olha que conheço muitos.

Eu sirvo? Sou judia (ateia), e não me considero preconceituosa.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #44 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 11:53:28 »
Antes de ver os israelenses como judeus, procure vê-los como humanos. A realidade é que, infelizmente, mesmo as pessoas mais
pacíficas e gentis podem ser transformadas em carrascos e assassinos. É só uma questão de usar de pressão de grupo, distribuição
de responsabilidade e figuras de autoridade.

EDIT:
http://en.wikipedia.org/wiki/Stanford_prison_experiment
http://en.wikipedia.org/wiki/Milgram_experiment
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #45 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 12:01:50 »
Eu creio que Orbe tem razão no ponto em que as pessoas em geral, principalmente as de menos senço critico, tendem a passar a mão na cabecinha dos judeus. E isso é uma coisa que me irrita muito, já cheguei a comprar briga por que decidiram me tratar com diferença.

Só que o Orbe se excedeu um pouco a encinuar um segundo holocausto. A verdade é que muitos judeus morreram na segunda guerra mundial, mas outras etnias tambem padeceram pela loucura de alguns, e até hoje, muito raramente se fala desses masacres. Enquanto os "judeus ganharam um pais" por terem morrido em campos de concentração, ninguem leva a serio a ideia de um estado para os curdos, ou niguem se lembra do massacre aos albaneses na Turquia (se estou bem lembrada) que ja vai completar sem anos. A minha suspeita é que essa diferença de tratamento tem algo a ver com o dinehiro, mas careço de fontes e não tenho como justificar. Mas que os judeus são vistos como os "pobrezinhos", ah, isso são, e acho que isso tem qua acabar!

E o Luis Dantas teve a atitude sabia de dizer para não generalizar, pois atualmente o judaismo é uma coisa muito fragmentada, fundamentalismo, reformismo, ortododxos, entre outros constituem a religião/cultura/etnia. E enquanto a uns se ensina que "apesar de errado" devemos respeitar, a outros se esina que é errado e devem ser preconceiruosos.

:umm: Será que eu soube me expressar?

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #46 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 12:02:45 »
Me desculpem gente, mas se a culpa de terremotos é dos gays, e se depender de mim SEGUNREM-SE que o brasil vai tremer.  :D

Você não deixa escapar uma chance, não é Copelli?  :lol:

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #47 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 12:07:14 »
Antes de ver os israelenses como judeus, procure vê-los como humanos. A realidade é que, infelizmente, mesmo as pessoas mais
pacíficas e gentis podem ser transformadas em carrascos e assassinos. É só uma questão de usar de pressão de grupo, distribuição

Isso sim é tragico, eu fico pensando quantas pessoas foram influenciadas e tiveram que pegar em fuzis guerreando por ideologias que não apoiabam para não serem tachadas de traidoras. Pessoas que, se não tivessem sido expostas a tais influencias e pressões, não teriam participado.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #48 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 12:14:45 »

EDIT:
http://en.wikipedia.org/wiki/Stanford_prison_experiment
http://en.wikipedia.org/wiki/Milgram_experiment

Eu só posso recomendar ainda mais fortemente que se leia a respeito desses experimentos, cujos resultados eu já conhecia. A diferença entre uma "pessoa de bem" e um bárbaro assassino é ínfima. Terrivelmente ínfima.

Isso não justifica atitudes tomadas no Holocausto, mas é aterrador pensar que somos tão suscetíveis à crueldade assim.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 12:18:00 »
Só que o Orbe se excedeu um pouco a encinuar um segundo holocausto. A verdade é que muitos judeus morreram na segunda guerra mundial, mas outras etnias tambem padeceram pela loucura de alguns, e até hoje, muito raramente se fala desses masacres. Enquanto os "judeus ganharam um pais" por terem morrido em campos de concentração, ninguem leva a serio a ideia de um estado para os curdos, ou niguem se lembra do massacre aos albaneses na Turquia (se estou bem lembrada) que ja vai completar sem anos.
Há uma diferença: o anti-semitismo começou há 2 mil anos, com Paulo, e os judeus vêm sendo regularmente mortos durante todo esse tempo. Os outros foram vítimas de conflitos isolados e não de uma convicção cultural/religiosa milenar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!