Também achei exagerado a sugestão do Orbe, mas um post dele sou obrigado a endossar, e vou citar aqui.
Generalizar críticas para populações inteiras, principalmente na base do "precisam de um (segundo) holocausto" é temerário, Orbe; não tem NADA a ver com a referência ao povo judaico em si.
Vejo críticas generalizadas, nesse fórum, aos seguintes grupos:
1 - Católicos
2 - Evangélicos
3 - Espíritas
4 - Muçulmanos
5 - Esotéricos/Videntes e afins
Todos eles bastante numerosos. O primeiro grupo, aliás, é mais numeroso que os judeus, tornando a generalização ainda mais grave. Mas não vejo reclamações suas ou de qualquer outro usuário quanto a isso. Por isso ainda não entendi o incômodo em relação às críticas aos judeus.
Parece que há um certo medo ao se referir aos judeus. Podemos encontrar críticas abundantes a vários outros povos/grupos, na internet. Mas quando se trata de judeus, todos ficam com medo de criticar, pois quem o faz é logo rotulado como nazista ou algo semelhante. Espero que não seja essa a preocupação por aqui.
Quando se trata de judeus a coisa ainda muda muito de figura...
Bom...
Considero perigosa essa exposição do judaísmo no mundo, considero muito perigosa.
Ao mesmo tempo que Israel está associada ao holocausto, onde por isso os judeus ainda são vistos como eternas "vítimas", Israel por outro lado também está sendo vista como um estado vil apadrinhado pelos norte americanos. Claro que isso não é de hoje, mas é só agora que a mídia está focando o outro lado da moeda para o mundo.
Os próprios judeus precisam começar a não apenas defender o seu povo mas condenar tais atos infelizes de preconceito e terrorismo. Sim, eu chamo de terrorismo o que Israel está fazendo no Oriente Médio.
Será que o povo judeu não é capaz de fazer outra coisa além de relembrar o Holocausto e condenar o terrorismo islâmico? Será que o povo judeu, instruído como é, não é capaz de enxergar o erro histórico que foi a criação de Israel? Será que o povo judeu, instruído como é, não é capaz de enxergar a injustiça contra outros povos que não tiveram seu estado próprio?
Pra mim Israel foi um erro histórico, embora eu não tenha sequer pensado em uma "solução" para os judeus após o holocausto. Acho que se os judeus quizessem evitar o pior eles levariam em conta de que a criação de Israel foi um injustiça para os palestinos e passariam a ceder um pouco mais nas negociações de paz. Mas não é isso que ocorre... Mesmo já tendo sido uma injustiça a criação de Israel em território islâmico, Israel insistiu em não reconhecer o Estado Palestino e ainda por cima se apossou mais terras dos mesmos.
Por que considero Israel um erro histórico? Do começo da era cristã até século passado o território mal tinha judeus... Se tinha era alguns poucos nômades... Ou seja, por quase 2000 anos a antiga terra dos hebreus não pertenciam mais aos judeus. Porque abriram essa "excessão" aos judeus e não abriram para outras dezenas de povos sem nação que foram expulsos e mortos em suas antigas terras?
É claro que repudio o terrorismo islâmico e as intenções de alguns países de "varrer" Israel do Mapa... Isso é muito grave! Mas acho que um pouco mais de "humildade" por parte de Israel ajudaria bastante.
Israel precisa definitivamente reconhecer que a criação de seu estado foi um erro! Isso não significa abandonar Israel, mas sim levar isso em consideração ao se negociar os acordos de Paz (se é que eles querem a PAZ mesmo).