Pois então, eu recomendaria a você estudar um pouco mais sobre o assunto, e ver que as coisas não são bem como parecem. Eu também era muito ignorante a respeito do assunto, de desconhecer mesmo, e eu também tinha opniões, mas de que valem as nossas opniões sobre coisas que nós ignoramos, não é mesmo?
Expansão das consciência está em parte ligada aos psicoativos, principalmente aqui no ocidente, mas eu acredito que essa seja uma expansão falsa, pois como vc falou, ainda está funcionando por meio de substâncias quimicas, apesar de esses estados nos fornecerem insights que podem ser uteis.
Mas estou falando do estado meditativo elevado, sem drogas. Pessoas que atingiram a iluminação, ou o nirvana, ensinam diversas coisas que podemos observar como FATOS incontestáveis. Uma das coisas é exatamente isso que vc colocou como obstáculo, a dualidade, O ABSOLUTO, que é o que é REAL não é dual, portanto a dualidade tem que ser ultrapassada, e isso é IMPOSSIVEL no nosso estado de consciência atual, não importa o quanto vc estude, o quanto vc conheça mundo a fora ou qualquer coisa exterior que vc faça não importa.
A meditação é o conhecimento interior, não tem nada a ver com drogas ou com sobrenatural. E se vc for atrás e se informar vai ver que não são poucas as pessoas que atingiram um grau elevado de consciência. Mas pelo fato de ser uma coisa interna, é dificil para a ciencia estuda-la, quanto mais observar seus efeitos sobre a mente e a consciência individual de fora.
Então finalizando, não importa oq a ciencia diga, oq eu diga, ou oq vc diga. As coisas são como são e negar a Verdade é querer permanecer na ignorância e se limitar só ao que é conhecido. Portanto recomendo realmente, que as pessoas que busquem esse tipo de conhecimento, procurem ele dentro de si mesmas, pois é lá que ele pode ser encontrado.