Autor Tópico: Porque estao defendendo o jogo das multinacionais que nos exploram tanto ?  (Lida 2449 vezes)

Offline pedrox

• Nível 01
  • *
Porque estao defendendo o jogo das multinacionais que nos exploram tanto ?
« Online: 24 de Fevereiro de 2008, 11:42:59 »
Porque estao defendendo as multinacionais que nos exploram tanto ?

Reparei que as regras do Clube Celtico tambem proibem a "Veiculação e divulgação de sítios, endereços ou compartilhamento de arquivos digitais que violem direitos autorais". E acho que sobre esta matèria existem muito preconceito e falta de informaçao. Pois, a tendencia è meter tudo no mesmo saco, quando nem tudo è igual. È um facto que esse tipo de "sitios" sò existem porque esses arquivos, devido ao seu alto preço, se tornam inacessiveis para muitas pessoas. È outro facto que devido a esses "sitios" hoje em dia muitas mais pessoas podem ter acesso a esses productos. Jà para nao falar que alguns "productos" nao chegariam às nossas maos de outra forma. Sò para dar um exemplo: quantos filmes de tematica gay e lèsbica passsam nos cinemas ou estao à venda em lojas ? Muito poucos. Todos sabemos que esse tipo de filmes ainda sofrem um grande preconceito e se nao fosse esse tipo de "dowloads", provavelmente nem saberiamos que existem. Portanto, parece-me que meter tudo no mesmo saco è erradissimo e è fazer o jogo das multinacionais que cobram fortunas absurdas por esses mesmos productos

È muito fàcil combater a pirataria. Basta baixarem o preço dos productos e vende-los a um preço mais justo. Façam como no Japao. Là para combaterem a pirataria estao vendendo os filmes a um dòlar... Ora se no Japao conseguem ter lucro mesmo vendendo a um dolar...

O que voces pensam disto ?
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2008, 12:08:06 por pedrox »

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
Re: Porque estao fazendo o jogo das multinacionais que nos exploram tanto ?
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 11:53:02 »
Eu realmente não acho que o CC esteja "fazendo o jogo das multinacionais que nos exploram tanto".

Acho que a discussão sobre pirataria é muito interessante, se quiser discutir isso, estamos ai.

Mas o CC não pode mesmo conter esse tipo de link, na minha opinião, no mínimo para evitar problemas com a lei.

Não sei realmente se este tipo de link poderia causar problemas para o CC, ainda que a possibilidade de que problemas assim venha a acontecer seja pequena, deve ser evitada. Estou supondo que existe essa possibilidade, mas posso estar enganado.

No mais : Bem Vindo ao fórum.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 11:56:35 »
Seja bem-vindo, pedrox. Se apresente no tópico de apresentações!

Respondendo as suas indagações, Pedro: ninguém aqui quer sofrer nenhum processo.

Offline pedrox

• Nível 01
  • *
Re: Porque estao defendendo o jogo das multinacionais que nos exploram tanto ?
« Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 12:04:32 »
Eu nao sei como sao as leis brasileiras, mas aqui em Portugal existe o mesmo tipo de atitude, apesar de nao ser crime divulgar sitios e links de productos ilegais. Desta forma està-se criando um novo grupo de marginalizados, que sao as pessoas que dirigem sitios que divulgam links de productos nao autorizados. Sitios esses onde quase todo o mundo vai fazer dowloads... e isso è muita hipocrisia. Eu junto com outras pessoas dirijimos uma comunidade de compartilhamento de links de filmes de tematica gay e lesbica e estamos sentindo cada vez mais preconceito, Inclusive, fomos banidos por algumas das principais organizaçoes glbt, como se fossemos criminosos...

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 12:15:43 »
Se acha que a lei está errada lute para mudá-la, não para violá-la.

Se as próprias comunidades que você diz tentar ajudar são contra o que você faz, respeite a opinião delas.

Offline pedrox

• Nível 01
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 12:33:53 »
Seja bem-vindo, pedrox. Se apresente no tópico de apresentações!

Respondendo as suas indagações, Pedro: ninguém aqui quer sofrer nenhum processo.

E porque sofreriam um processo ? Pense. Antes que voces sofressem um processo os servidores que alojam esses "sitios" sofreriam um processo antes. E se eles permitem alojar esse tipo de sitios è porque ainda nao sao ilegas. Por desconhecimento ou medo voces estao fazendo o jogo das multinacionais com essa atitude.

Se acha que a lei está errada lute para mudá-la, não para violá-la.

Se as próprias comunidades que você diz tentar ajudar são contra o que você faz, respeite a opinião delas.

Que lei voce esta falando ? Onde voce viu uma lei proibindo a divulgacao de links de esses sitios ?
Mas mesmo que fosse o caso, me permita, acho que voce esta errado. Derespeitar leis injustas è a melhor forma de lutar contra estas

O problema aqui è que voces ja nos estao marginalizando, baseando-se apenas apenas no vosso desconhecimento e medo
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2008, 12:36:31 por pedrox »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 12:43:52 »
E porque sofreriam um processo ? Pense. Antes que voces sofressem um processo os servidores que alojam esses "sitios" sofreriam um processo antes. E se eles permitem alojar esse tipo de sitios è porque ainda nao sao ilegas. Por desconhecimento ou medo voces estao fazendo o jogo das multinacionais com essa atitude.
Não acho que exista isso de antes ou depois de acordo com o peso da culpa. Se eles forem processar, processam todo mundo junto. Aliás, processariam só a gente, já que o Clube Cético está hospedado em um host brasileiro.

Não é desconhecimento: é questão que não queremos ter problemas com a lei. Mas eu vou esperar um de nossos advogados vir aqui para explicar isso melhor que eu...

O problema aqui è que voces ja nos estao marginalizando, baseando-se apenas apenas no vosso desconhecimento e medo
Calma ai. Ninguém está te marginalizando. Você mesmo disse que é de Portugal, então, seria interessante antes de discordar tão veementemente, procurar se informar sobre as leis brasileiras, sim?

E nós não fazemos só por medo da lei: também consideramos errado. Podemos até apontar alguns benefícios que a pirataria trouxe, mas, a violação de propriedade intelectual (ou a conivência com ela) é, na maior parte das vezes, errada.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2008, 12:48:49 por Oceanos »

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 12:59:16 »
Da hora, conte mais! :D

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 13:14:23 »
Reparei que as regras do Clube Celtico
Celtico?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline pedrox

• Nível 01
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:17:21 »
Opss, è cètico e nao celtico :-)

As pessoas cèticas sao aquelas que desconfiam de tudo ?

Ou sao ceticas porque pensam com a propria cabeça - num mundo onde a tendencia è para se pensar e agir igual ?

Bem, voltando à questao. Eu acho essa lei meio confusa porque na verdade pode levar a interpretaçoes erradas e abusivas. O que a lei diz è que è proibido pratricar ou divulgar a pirataria. Mas acontece que pirataria è fazer copias ilegais para obter benefcio, ou seja para venda. Dai muitos sitios de compartilhamento deixem bem claro que condenam a pirataria. Eu pessoalmente nao condeno coisa nenhuma sem antes tentar perceber se realmente devo condenar... E na questao da pirataria de filmes (e estou falando em copias para venda) tambem tenho muitas duvidas porque eu acho que essas pessoas que estao vendendo copias pirata na rua estao tentando sobreviver. E isso è errado ?  Errado è haverem tantas desigualdades sociais. Productoras, ou actores de cinema ganhando milhoes por estrelar um filme e outros passando fome. Se nao existissem essas desigualdades sociais, provavelmente, haveria menos pirataria. Entao è bom avaliar estas coisas antes de sair por ai condenando ou compactuando com leis injustas que sò servem para favorecer as multinacionais que nos exploram...
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2008, 14:24:05 por pedrox »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:22:16 »
Tudo bem, Pedrox.

O argumento de não se obter benefícios com os downloads, eu até concordo.
Aliás, eu mesmo faço isso, mas só uso quando preciso, e nem deixo instalado nada no PC.

Já essa história de desigualdades sociais para justificar a pirataria, eu já acho que não é nada adequado num Estado de Direito.
Se formos pensar assim, vamos voltar à barbárie.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:29:28 »
Ai ai......... lá vamos nós.............

Como digo sempre e repito, pirataria no c* dos outros é refresco.....

Pirataria é obter benefício com copias ilegais, só de assistir ao filme ja ocorre um benefício.Então é crime.
Quanto aos vendeores tentando obter sobrevivencia, o mesmo poderia ser dito de ladrões, assaltantes, traficantes de droghas, contrabandeadores, etc....

Que a desigualdade social é um problema , isso ninguém nega, mas não é burlando a lei que se resolve.A democracia te da os meios de lutar ppor uma melhora na legislação.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline pedrox

• Nível 01
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:39:18 »
Tudo bem, Pedrox.

Já essa história de desigualdades sociais para justificar a pirataria, eu já acho que não é nada adequado num Estado de Direito.
Se formos pensar assim, vamos voltar à barbárie.

"Um estado de direito" injusto qiue empurra muitas pessoas para a marginalidade, nao tem moral para as condenar. Legalmente todos temos os mesmos direitos mas na pratica isso è bem diferente. A verdade è que o homem que vende filmes pirata na rua è aquele que, provavelmente, nasceu e vai morrer podre e vender filmes pirata foi a unica forma que encontrou para nao passar fome. AS desigualdades sociais existem precisamente porque algumas pessoas se acham no direito de ter muito mais do que os outros e querem enriquecer à nossa custa...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:42:30 »
E convenhamos... dvd pirata tem público.... tem gente que compra... porque se ninguém comprasse esse "homem que vende filmes pirata na rua" venderia outra coisa... que poderia nem ser ilegal...

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #14 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:43:43 »
Hmmm...

Talvez fosse melhor mover este tópico para outra área?

Offline pedrox

• Nível 01
  • *
« Resposta #15 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:44:35 »

Pirataria é obter benefício com copias ilegais, só de assistir ao filme ja ocorre um benefício.Então é crime.
Quanto aos vendeores tentando obter sobrevivencia, o mesmo poderia ser dito de ladrões, assaltantes, traficantes de droghas, contrabandeadores, etc....

Que a desigualdade social é um problema , isso ninguém nega, mas não é burlando a lei que se resolve.A democracia te da os meios de lutar ppor uma melhora na legislação.

Estàs metendo tudo no mesmo saco. Assaltar e traficar drogas è bem diferente de vender filmes pirarata na rua ou tirar para ver no pc...

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #16 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:51:34 »
Estàs metendo tudo no mesmo saco. Assaltar e traficar drogas è bem diferente de vender filmes pirarata na rua ou tirar para ver no pc...
Nem tanto pedrox... o dinheiro que você dá pro camelô vendendo DVD pirata na rua vai pra mão do crime organizado. Pelo menos aqui no Brasil.

Por isso que, como já falei em outro tópico aqui, até baixo músicas, mas me recuso a comprar CD ou DVD de camelô.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:52:24 »

Em ambos os casos alguém é lesado financeiramente, qual a diferença entre eu gastar 1 milhão de dólares do meu capital para produzir um filme e não ter nenhum retorno e alguém roubar 1 milhão da minha conta ?

Tanto um traficante de drogas, um vendedor de produtos roubados e um vendedor de filme pirata comercializam produtos ilegais, onde alguém foi lesado.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline pedrox

• Nível 01
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:54:57 »
E convenhamos... dvd pirata tem público.... tem gente que compra... porque se ninguém comprasse esse "homem que vende filmes pirata na rua" venderia outra coisa... que poderia nem ser ilegal...

Nao è tao facil assim vender coisas na rua, porque existem demasiadas restrincoes (inclusive, licenças e impostos a pagar)... O problema è precisamente a falta de opçoes legais. Poucas pessoas se arriscariam a vender pirataria na rua se pudesse vender productos legais... 

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #19 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:55:12 »
Sim, nós somos aliados de multinacionais opressoras e exploradoras de cidadãos como você...

Nós coadunamos com suas ideologias capitalistas maléficas...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 15:05:21 »
Não entendo por que esperam que este fórum pose de mártir da "luta contra o sistema".

Por um lado, não quero levar processo nas costas de graça.

Por outro, não acho que pirataria seja instrumento de "ajuste social".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline pedrox

• Nível 01
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 15:12:22 »

Em ambos os casos alguém é lesado financeiramente, qual a diferença entre eu gastar 1 milhão de dólares do meu capital para produzir um filme e não ter nenhum retorno e alguém roubar 1 milhão da minha conta ?

Tanto um traficante de drogas, um vendedor de produtos roubados e um vendedor de filme pirata comercializam produtos ilegais, onde alguém foi lesado.

Bem, a realidade brasileira è bem diferente daqui e nao se pode generalizar. No entanto, eu venho acompanhando a realidade brasileira e a minha opiniao e a dos analistas da imprensa aqui è a seguinte: enquanto existirem tantas desigualdades sociais no Brasil, crianças nascendo e crescendo em favelas, onde sò conhecem a violencia o trafico e o roubo,  que outra coisa se pode esperar ?

Acho que nos estamos a desviar um pouco do assunto, nao ? Preferia nao ter de discutir as coisas tao a fundo porque receio ferir sensibilidades...

Esta questao è tao complexa...

"Tanto um traficante de drogas, um vendedor de produtos roubados e um vendedor de filme pirata comercializam produtos ilegais, onde alguém foi lesado."

E esse "alguem"  nao nos lesa tambem praticando preços abusivos ? Quando compras um cd nao te sentes roubado ? Esse cd custou um dòlar e està sendo vendido por 20 ou mais...

O que eu estou tentando argumentar è que quando as coisas partem de uma base injusta nao podem terminar bem... e è essa base que è preciso combater

E a pirataria pode ser uma resposta a isso, embora tb possa ser usada por outros motivos
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2008, 15:17:25 por pedrox »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 15:15:35 »
E eu ja disse milhares de vezes, o preço de um dvd pirata é quase o mesmo de um aluguém de locadora, falta de grana não é desculpa.E quem tem dinheiro pra ter computador e internet banda larga pra ficar fazendo downloads não é pobre.

O que falta é vergonha na cara mesmo.

Cd não é bem essencial de consumo, DVD não é bem essencial de consumo.Não tem dinheiro?Escute rádio.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 15:17:14 »
Uma coisa é o que se pode esperar, outra é o que se deve defender.

E em uma questão como essa, de qualquer forma, não vejo mérito em simplesmente ignorar a lei.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #24 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 15:17:55 »
E esse "alguem"  nao nos lesa tambem praticando preços abusivos ? Quando compras um cd nao te sentes roubado ? Esse cd custou um dòlar e està sendo vendido por 20 ou mais...
Compra porque quer... ninguém tá obrigando...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!