Autor Tópico: Estudo japonês diz que beber não ajuda a esquecer  (Lida 2128 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Estudo japonês diz que beber não ajuda a esquecer
« Online: 29 de Fevereiro de 2008, 12:48:19 »

Alguns acreditam que beber ajuda a esquecer, mas a ingestão de álcool só faz com que as más memórias demorem mais para ser apagadas, aponta um estudo japonês. Pesquisadores da Universidade de Tóquio concluíram que o etanol não causa um decréscimo na memória. Ao invés disso, ele ajuda a "congelar" o pensamentos.

Liderados pelo farmacologista Norio Matsuki, os cientistas deram pequenos choques em ratos para condicioná-los ao medo. Como resultado, os animais "congelariam" de terror e ficariam encolhidos no momento em que fossem colocados em suas gaiolas. Então os pesquisadores imediatamente injetavam etanol nos ratos.

Como resultado, eles descobriram que os ratos com álcool nas veias permaneciam com medo durante um período de tempo maior se comparados aos que "não beberam". "Se aplicássemos este estudo em humanos, as memórias que eles tentassem 'apagar' ficariam intactas, mesmo se eles bebessem para tentar esquecer", afirma o estudo.

Segundo Matsuki, o estudo ensina as pessoas a viveram com as más recordações. "Para esquecer algo de que você não gosta o melhor é substituir a memória negativa por uma positiva e deixar de beber bebidas alcoólicas", disse o cientista. O Estudo foi publicado na revista científica Neuropsychopharmacology.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2647492-EI1827,00.html

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Re: Estudo japonês diz que beber não ajuda a esquecer
« Resposta #1 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 14:19:57 »
Ótima sugestão aos estudantes.

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 15:52:30 »
Seila viu. Quem bebe sabe que os efeitos de determinadas bebidas são diferentes.

Isso varia de pessoa a pessoa, é claro. Mas o comentário geral que rola entre jovens que bebem em festas é que cerveja, por exemplo, não costuma causar amnésia.

Vodka em certa quantidade causa um efeito interessante:
você mantém a consciência do que está fazendo, mas não lembra de quase nenhum detalhe da noitada.

Nunca vi, ouvi ou li nada antes sobre melhor preservação da memória com bebidas alcoólicas. Interessante o estudo.

Offline Karenskas

• Nível 01
  • *
    • Mundo do Patos
« Resposta #3 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 18:25:27 »
Só esqueço quando bebo bastante, e ainda assim só os detalhes insignificantes da noite em que bebi. Mas não sou um alcoólatra profissional para poder comprovar ou discordar da pesquisa.

Luz

• Visitante
« Resposta #4 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 19:47:21 »
Dependendo do QUÊ e do QUANTO a gente esquece até o nome, como assim?  :stunned: 

Esse povo não conhece aguardente mineira...  ::)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 20:53:38 »
Seila viu. Quem bebe sabe que os efeitos de determinadas bebidas são diferentes.

Isso varia de pessoa a pessoa, é claro. Mas o comentário geral que rola entre jovens que bebem em festas é que cerveja, por exemplo, não costuma causar amnésia.

Vodka em certa quantidade causa um efeito interessante:
você mantém a consciência do que está fazendo, mas não lembra de quase nenhum detalhe da noitada.

Nunca vi, ouvi ou li nada antes sobre melhor preservação da memória com bebidas alcoólicas. Interessante o estudo.

não é isso, esquecer o que acontece quando se está alcoolizado. mas sim se esquecer das más memórias, é "beber pra esquecer" que não funciona.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

rizk

• Visitante
« Resposta #6 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 22:03:25 »
não é isso, esquecer o que acontece quando se está alcoolizado. mas sim se esquecer das más memórias, é "beber pra esquecer" que não funciona.
Mas ALGUÉM DISSE que beber pra esquecer é beber pra esquecer pra SEMPRE?!?

Se passasse de alívio momentâneo, não ia ter tanto goiano no mundo.

Duh.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #7 Online: 06 de Março de 2008, 16:09:47 »

Duh.

Qual a relação dicriminatória aí aos goianos?  |(

Comentário infeliz.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 06 de Março de 2008, 16:31:15 »

Duh.

Qual a relação dicriminatória aí aos goianos?  |(

Comentário infeliz.

90% das duplas breganejas são de lá...
As 10% restantes alcançam a fama e mudam pra lá...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 06 de Março de 2008, 17:38:42 »
Precisamente. Overreaction pouca é bobagem, colega... tpm de novo?!?! :o

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #10 Online: 06 de Março de 2008, 20:37:39 »
Bom, sei lá. Eu tava triste e ouvindo música deprê hoje, então lembrei desse tópico e tentei pensar em porque que algumas pessoas fazem isso. Cheguei à conclusão que pelo menos no caso da música, o que as pessoas querem não é esquecer, mas sim ter uma válvula de escape. Seria como um tipo de desabafo sem ouvinte.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Março de 2008, 20:50:00 »
Hahahahah... boa heim...
Vamos se embora, prum bar...
Beber, cair e levantar...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Suyndara

• Visitante
« Resposta #12 Online: 07 de Março de 2008, 09:49:32 »
Precisamente. Overreaction pouca é bobagem, colega... tpm de novo?!?! :o

Pois então se refiram às músicas breganejas e não aos demais goianos que nem sequer suportam esse estilo de corno, até pq as músicas são todas feitas para paulistas, já que só fazem sucesso por lá ::)

Goiânia é uma metrópole bem bacana, se não conhece não fale besteira :ok:

E já é o segundo comentário depreciativo que vejo a colega fazendo em relação aos goianos, preconceito pouco é bobagem e que eu saiba, isso não é aceito no fórum.

[]s

rizk

• Visitante
« Resposta #13 Online: 07 de Março de 2008, 10:45:19 »
Desculpem-me, por favor, srs. goianos abstêmios, realizados no amor e que não gostam de música sertaneja. :)

Abraços da Rizk, que espera que os responsáveis pelo fórum ajam com o costumeiro acerto e não passem a censurar as piadas de gaúcho, paulista, bahiano e carioca, conforme propôs a colega goiana mau-humorada. :o

Suyndara

• Visitante
« Resposta #14 Online: 07 de Março de 2008, 10:49:59 »
Seu cinismo não muda o fato de ter sido preconceito :ok:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #15 Online: 07 de Março de 2008, 10:55:18 »
Crianças, sem brigas, por favor...

Suy, em outro tópico você se juntou ao coro dos argentinos "pregos" sem nenhuma dor na consciência... ::)

E não acho que os comentários estejam sendo de qualquer forma mais preconceituosos do que os que foram feitos no tópico da menina argentina... mas como estou participando da discussão, uma denúncia à moderação caso se sinta, resolve...

Abraços... minha bateria do notebook acaba em 8min...

o/
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

rizk

• Visitante
« Resposta #16 Online: 07 de Março de 2008, 11:02:31 »
Abordagem I: se você não se enquadra em "srs. goianos abstêmios, realizados no amor e que não gostam de música sertaneja", olha só a minha cara de que o problema é meu ::)

OU

Abordagem II: eu escrevi aquilo quando estava de TPM pela vigésima seguda vez este ano, e o problema é que agora a tpm passou e tudo que incomodava se tornou inacreditavelmente insignificante. Por favor, não me responsabilizem pela TREMENDA INJÚRIA que eu cometi contra os goianos porque a culpa dos meus surtos é dos meus hormônios e não minha.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #17 Online: 07 de Março de 2008, 11:10:00 »
Se acha que vou baixar ao seu nível infantilóide outra vez, desista :ok:

Já não me importo mais com seus ataques  :wink:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 07 de Março de 2008, 11:14:10 »
e eu achava que vocês estavam de bem, planejando tomar uma ypioca.  :?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Suyndara

• Visitante
« Resposta #19 Online: 07 de Março de 2008, 11:21:10 »
Crianças, sem brigas, por favor...

Suy, em outro tópico você se juntou ao coro dos argentinos "pregos" sem nenhuma dor na consciência... ::)

E não acho que os comentários estejam sendo de qualquer forma mais preconceituosos do que os que foram feitos no tópico da menina argentina... mas como estou participando da discussão, uma denúncia à moderação caso se sinta, resolve...

Abraços... minha bateria do notebook acaba em 8min...

o/

No tópicos dos argentinos eram declaradamente uma brincadeira, e ainda assim que eu disse que os argentinos que eu conheci eram arrogantes, não foi um julgamento a classe toda.

O problema é que já vi outros comentários dela se referindo a goianos como "bobos", como o caso da depreciação da Unip de goiânia (Unip é uma merda em qq lugar, pq depreciar uma capital que ela sequer conhece?)

Mas responder em tom de cinismo e chacota, levando já a discussão para o lado pessoal só complica as coisas :wink:

Não tenho nada contra a Risk, mas provocações bobas eu passo.

rizk

• Visitante
« Resposta #20 Online: 07 de Março de 2008, 12:01:49 »
Pois é, ela até me chamou no privado do chat e disse que a gente podia ser amigas... fiquei tão animada...

Agora, obviamente, o tópico não é pra isso.

[Momento Betinho] Vamos dar umas cachaças pra Suy e aí vai que de uma vez por todas ela me ERRA. Cachaça, whisky, que é mais eficiente? Ou o melhor é "substituir a memória negativa por uma positiva", assim, se ela me imaginasse sofrendo moribunda será que ajudaria? [/momento Betinho]

O grande barato de álcool é quando punham metanol nas bombas dos postos de gasolina. De acordo com o que me disseram, melhora o desempenho do carro e tal. O problema é que, depois disso, as pessoas começaram a MORRER. :lol:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #21 Online: 07 de Março de 2008, 12:18:05 »
::)

Ypioca amarela :ok:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #22 Online: 07 de Março de 2008, 13:49:46 »
Abordagem I: se você não se enquadra em "srs. goianos abstêmios, realizados no amor e que não gostam de música sertaneja", olha só a minha cara de que o problema é meu ::)

OU

Abordagem II: eu escrevi aquilo quando estava de TPM pela vigésima seguda vez este ano, e o problema é que agora a tpm passou e tudo que incomodava se tornou inacreditavelmente insignificante. Por favor, não me responsabilizem pela TREMENDA INJÚRIA que eu cometi contra os goianos porque a culpa dos meus surtos é dos meus hormônios e não minha.
Pois é, ela até me chamou no privado do chat e disse que a gente podia ser amigas... fiquei tão animada...

Agora, obviamente, o tópico não é pra isso.

[Momento Betinho] Vamos dar umas cachaças pra Suy e aí vai que de uma vez por todas ela me ERRA. Cachaça, whisky, que é mais eficiente? Ou o melhor é "substituir a memória negativa por uma positiva", assim, se ela me imaginasse sofrendo moribunda será que ajudaria? [/momento Betinho]

O grande barato de álcool é quando punham metanol nas bombas dos postos de gasolina. De acordo com o que me disseram, melhora o desempenho do carro e tal. O problema é que, depois disso, as pessoas começaram a MORRER. :lol:

Risk, caso continue a provocar, como acima visto, darei um cartão a você... Tô quase fazendo isso...

Piadinha a parte tudo bem, mas a parte da piadinha já foi excedida faz tempo...

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

rizk

• Visitante
« Resposta #23 Online: 07 de Março de 2008, 15:49:17 »
Se a "provocação" me beneficiasse em alguma coisa, ainda vá lá. Infelizmente, é só preventivo ANTI-RUGAS, mesmo. Reclamar pro bispo não faz meu gênero.

Não deixe de me esclarecer se está se referindo à piadinha que deu origem ao presente bafafá, porém. Se sim, aceito cartão com gosto quando vier outro goiano reclamar do meu "preconceito". 

editado: FABULOUS NÃO OUSE!!!!  :lol:
« Última modificação: 07 de Março de 2008, 15:58:44 por rizk »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #24 Online: 07 de Março de 2008, 16:06:01 »
Se a "provocação" me beneficiasse em alguma coisa, ainda vá lá. Infelizmente, é só preventivo ANTI-RUGAS, mesmo. Reclamar pro bispo não faz meu gênero.

Não deixe de me esclarecer se está se referindo à piadinha que deu origem ao presente bafafá, porém. Se sim, aceito cartão com gosto quando vier outro goiano reclamar do meu "preconceito". 

editado: FABULOUS NÃO OUSE!!!!  :lol:

Você foi advertida pelas duas mensagens suas acima que eu citei. 
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!