Enquete

Você se casaria com alguém portador do vírus HIV?

Sim
Não
Não sei
Não penso nisso

Autor Tópico: Você se casaria com alguém portador do vírus HIV?  (Lida 3742 vezes)

Danieli

• Visitante
Você se casaria com alguém portador do vírus HIV?
« Online: 02 de Março de 2008, 02:09:06 »
A AIDS ainda é um sério problema de saúde nos dias de hoje, independente de todos os avanços da medicina para combatê-la. Além do que, devido as suas formas de contágio, os portadores do vírus ainda são rotulados como promíscuos, drogados, etc.

Como aqui somos pessoas esclarecidas, minha pergunta é direta, se você descobrisse que o seu parceiro, cujo você ama, estivesse contaminado com o vírus HIV, ainda sim você se casaria com ele(a)?

Moldei essa enquete nestes padrões para que justamente seja melhor aplicável aqui no fórum, onde existe uma aparente maioria de pessoas solteiras. Senão eu partiria da premissa que todos são casados e o que fariam se descobrissem que o seu parceiro está infectado, e aí teríamos uma discussão maior ainda sobre a infidelidade, cujo não é o meu foco neste caso.

Gostaria de deixar claro, que não estou afirmando meu preconceito nem estipulando o quanto cada pessoa aqui é preconceituosa. Mas por se tratar de um assunto tão delicado, não encontrei uma abordagem diferente, é uma opção individual e gostaria de compartilhar com vocês porque eu mesma ainda não tenho uma visão definida a esse respeito. Algumas pessoas falaram que isso era porque ainda não encontrei a pessoa que realmente amarei. Porém, sou levada a crer que, para a maioria das pessoas, o amor não é o suficiente para levar adiante uma relação tão delicada e que, apesar de todas as precauções, muitas ainda tem medo do contágio.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Você se casaria com alguém portador do vírus HIV?
« Resposta #1 Online: 02 de Março de 2008, 02:22:11 »
Não.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Março de 2008, 06:30:44 »
Me considero suficientemente esclarecido em muitas coisas, mas agora me lembrei de uma enquete que respondi sobre racismo (a enquete era para analisar o grau de racismo de cada um). Depois de responder as perguntas fui ver o resultado e, para minha supresa, descobri que:
democracia racial para você é muito bonita na teoria, mas na prática você é racista.
Tudo bem, enquetes feitas pela internet são extremamente questionáveis, mas responder meia dúzia de perguntas e ser tachado de membro honorário da Ku Klux Khan não foi muito divertido. Revi minhas respostas e, apesar de ainda achar que houve um certo exagero na minha classificação, duas delas foram realmente motivadas por um preconceito muito forte, que eu não sabia que possuia. Descobrir de onde tinha vindo esse preconceito foi relativamente fácil, aprendi a tê-los na infância.
Lembrei disso porque o tópico sobre HIV me recordou de que a primeira vez em que ouvi falar sobre AIDS foi por vota de 1982, quando ela era denominada, por alguns, de "peste gay". Quase trinta anos depois, a AIDS já não pode mais ser considerada como uma doença exclusiva dos homossexuais, mas ainda assim carrega um estigma muito forte, como se a pessoa contaminada fosse obrigatoriamente promíscua ou viciada em drogas (a relação sexual e o uso de drogas injetáveis ainda são a maior causa da contaminação com o vírus HIV).
Analisando isso, me senti a vontade para dar uma resposta que, acredito eu, esteja livre de preconceitos: Não penso nisso. Foi uma saída honrosa; posso alegar que, como sou casado, fiel e confio na integridade de minha esposa, o HIV esta tão distante para mim quanto umas férias no Castelo de Caras.
Porém, não pude deixar de pensar no que faria se fosse solteiro e, depois de analisar os prós e contras, cheguei a conclusão de que teria respondido Não. O medo da contaminação é o principal motivo para isso; levando em conta que o medo, em algumas situações, também pode ser uma forma de preconceito, passei a buscar uma justificativa para tal sentimento.
Encontrei várias: me contaminar, não conseguir tratamento, ver a pessoa amada morrer, ter um filho soropositivo, a cura não ser possível dentro dos próximos cem anos, etc...
São justificativas para responder uma pergunta simples: "Você se casaria com um portador do vírus da AIDS?."
Ou seja, um simples questionamento me fez pensar em muitas coisas perturbadoras e a dificuldade que tive para encontrar respostas para elas, me fez enxergar o quanto me considero imune ao mundo que me rodeia.

« Última modificação: 02 de Março de 2008, 06:34:56 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Março de 2008, 07:28:02 »
se eu amasse suficientemente, até contrairia o vírus.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Março de 2008, 08:16:31 »

É isso.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #5 Online: 02 de Março de 2008, 08:43:01 »
A resposta mais honesta que posso dar, frente à maneira como a pergunta foi elaborada é: "não sei". Depende de tanta coisa que não dá para dizer sem ter uma situação específica.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 02 de Março de 2008, 09:35:06 »
Não sei...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 02 de Março de 2008, 10:53:27 »
Também não sei.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Março de 2008, 10:56:55 »
Não sei, provavelmente não casaria mas não posso afirmar com 100% de certeza.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Danieli

• Visitante
« Resposta #9 Online: 02 de Março de 2008, 13:52:36 »
Eu não pensei nisso. Mas creio que possivelmente sim também, mas acho que não haveria demonstração maior de amor.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #10 Online: 02 de Março de 2008, 14:22:23 »
Eu não pensei nisso. Mas creio que possivelmente sim também, mas acho que não haveria demonstração maior de amor.

A pessoa contaminada, se amasse a outra NUNCA permitiria que ela contraísse o vírus.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #11 Online: 02 de Março de 2008, 14:34:12 »
Não
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Luz

• Visitante
« Resposta #12 Online: 02 de Março de 2008, 14:44:18 »

Estou entre o "não" e o "não sei", por isso votei "não sei", mas acho que "não". Sinceramente, não sei.  :(

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Março de 2008, 15:50:26 »
Que exagero! Não é necessário algo assim para demonstrar amor.

Danieli

• Visitante
« Resposta #14 Online: 02 de Março de 2008, 15:59:48 »
Mas de qualquer maneira, se você aceita se envolver e casar com alguém portador do HIV, é possivelmente o maior risco que você tem dentro dessa relação o de vir a contrair o HIV. Se sujeitar a esse risco é plausível de chamar de amor, na minha opinião.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #15 Online: 02 de Março de 2008, 16:10:40 »
Eu chamaria "se sujeitar ao risco de infecção por HIV" de burrice.

Mas... cada um sabe de sua vida.

Votei não. Assim que soubesse que a parceira tem AIDS, eu terminaria a relação.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Março de 2008, 16:12:28 »
Se ela nasceu assim e eu a amasse muito, sim.
Se ela contraiu o vírus sexualmente e eu a amasse muito, talvez.
Se não amar, não.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Março de 2008, 16:22:58 »
Acho que um modo melhor de colocar a pergunta talvez fosse, "você continuaria querendo se casar com uma pessoa se descobrissem que ela tem HIV?"

rizk

• Visitante
« Resposta #18 Online: 02 de Março de 2008, 16:56:42 »
Não.

Se eu casasse, seria pra ter filhos. E eu que não correria o risco de ficar doente e ter filhos doentes. Amor não conta nem pra escolher com quem ter filhos!, quanto mais pra isso.

E, com todo o respeito, preconceito que vá para as cucuias. Ficar policiando preconceito nas RELAÇÕES AMOROSAS é quase pretender abolir a liberdade do cidadão de ficar com quem ele quer.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #19 Online: 02 de Março de 2008, 18:05:02 »
Eu chamaria "se sujeitar ao risco de infecção por HIV" de burrice.

Mas... cada um sabe de sua vida.

Votei não. Assim que soubesse que a parceira tem AIDS, eu terminaria a relação.
Não. Sexo é importante na relação, senão o foco principal. O resto é romantismo barato ou perda de tempo (ter filhos seguindo seus instintos de procriação).

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Março de 2008, 18:38:58 »
Sim.

Camisinha é feita para isso mesmo, para a AIDS ela é ultra-eficaz, bem mais que para filho. E já é possível um aidético ter filhos por inseminação artificial e tomando AZT para não passar para o feto, se for a mulher, além do que sempre se pode adotar.

Poxa, me surpreendi com a baixa quantidade de "sim" aqui, me pareceu uma resposta tão obvia... :/
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #21 Online: 02 de Março de 2008, 19:07:52 »
Poxa, me surpreendi com a baixa quantidade de "sim" aqui, me pareceu uma resposta tão obvia... :/

Talvez não seja tão óbvia assim...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 02 de Março de 2008, 19:16:49 »

Talvez não seja tão óbvia assim...

Na verdade, só dá para responder se a situação se colocar de fato.

Aí sim, fatores emocionais e afetivos têm tudo para ditar a decisão.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Março de 2008, 19:42:33 »
Sim, se por um acaso um dia eu cogitar uma sandice dessas (casar) é porque estaria louco de paixão. Logo eu não me emportaria com isso.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #24 Online: 02 de Março de 2008, 20:25:02 »
Sim.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!