Enquete

Você se casaria com alguém portador do vírus HIV?

Sim
Não
Não sei
Não penso nisso

Autor Tópico: Você se casaria com alguém portador do vírus HIV?  (Lida 3743 vezes)

Offline Johan

• Nível 04
  • *
Re: Você se casaria com alguém portador do vírus HIV?
« Resposta #25 Online: 02 de Março de 2008, 23:22:01 »
Não.

Não acredito em amor.

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #26 Online: 02 de Março de 2008, 23:27:09 »
Sim, com certeza. Não vejo problemas nisso.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #27 Online: 03 de Março de 2008, 04:14:31 »
Camisinha é feita para isso mesmo, para a AIDS ela é ultra-eficaz
Mas sempre existe o risco. A menos que você tenha plano de só fazer sexo uma vez por mês...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 03 de Março de 2008, 04:21:00 »
Quando li o título do tópico pensei racionalmente em alguns segundos: não.

O problema é que em questões emocionais dessa magnitude a razão não tem vez de falar.

Então, não sei. É do tipo de coisa que só vivenciando mesmo para saber. :?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 03 de Março de 2008, 04:24:00 »
Se bem que eu não me imagino largando uma pessoa que amasse muito por causa de uma questão dessas.

:|

Danieli

• Visitante
« Resposta #30 Online: 03 de Março de 2008, 07:09:48 »
Não.

Não acredito em amor.
Isso me parece ingenuidade, com o perdão da palavra. Você pode não chamar de amor, mas o ser humano é completamente envolvente a laços de cunho afetivo e pessoal, e a condição não é apenas acreditar ou não no amor, afinal de contas casamentos e demais relacionamentos afetivos não se baseiam unicamente no amor como foco da relação, mas creio que isso é uma opinião pessoal demais, e é relativa mais a quem você se envolve do que a mim propriamente.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #31 Online: 03 de Março de 2008, 12:04:27 »
se eu amasse suficientemente, até contrairia o vírus.
Eu não pensei nisso. Mas creio que possivelmente sim também, mas acho que não haveria demonstração maior de amor.

A pessoa contaminada, se amasse a outra NUNCA permitiria que ela contraísse o vírus.
2

Se o contaminado fosse eu seria até mais provável que eu tomasse a iniciativa de romper a relação pra não contaminar a parceira. Se a contaminada fosse ela, talvez eu resolvesse arriscar.

E pra reprodução poderia tentar in vitro com barriga de aluguel de alguém da família.

Offline Marcela

• Nível 00
  • *
« Resposta #32 Online: 03 de Março de 2008, 17:40:38 »
Não.
Se eu fosse a contaminada evitaria algo mais sério para não contaminar que amo, era capaz de terminar.
E morro de medo dessas coisas, não mesmo!
"A ignorância suplica confiança mais freqüentemente do que o conhecimento: são aqueles que sabem pouco, e não os que sabem muito, que afirmam tão positivamente que esse ou aquele problema nunca serão resolvidos pela ciência."
Charles Darwin, Introdução, The Ascent of Man, 1871

Danieli

• Visitante
« Resposta #33 Online: 03 de Março de 2008, 17:41:38 »
Não.
Se eu fosse a contaminada evitaria algo mais sério para não contaminar que amo, era capaz de terminar.
E morro de medo dessas coisas, não mesmo!
E se a pessoa que você ama fosse a contaminada?

Offline Marcela

• Nível 00
  • *
« Resposta #34 Online: 03 de Março de 2008, 17:49:53 »
É o que falei, tenho medo dessas coisas.
Bem, considerando que não sou solteira, terminaria pois seria sinal de traição.
E sendo solteira, se arrumase alguem e descobrisse terminaria.
Tenho medo dessas coisas  :?
Pena numa pessoa desconfiada: eu!
"A ignorância suplica confiança mais freqüentemente do que o conhecimento: são aqueles que sabem pouco, e não os que sabem muito, que afirmam tão positivamente que esse ou aquele problema nunca serão resolvidos pela ciência."
Charles Darwin, Introdução, The Ascent of Man, 1871

Offline Johan

• Nível 04
  • *
« Resposta #35 Online: 03 de Março de 2008, 17:52:48 »
Não.

Não acredito em amor.
Isso me parece ingenuidade, com o perdão da palavra. Você pode não chamar de amor, mas o ser humano é completamente envolvente a laços de cunho afetivo e pessoal, e a condição não é apenas acreditar ou não no amor, afinal de contas casamentos e demais relacionamentos afetivos não se baseiam unicamente no amor como foco da relação, mas creio que isso é uma opinião pessoal demais, e é relativa mais a quem você se envolve do que a mim propriamente.

Concordo que o ser humano seja envolvente a laços. Mas os laços também podem se romper. E essa facilidade com que se rompem (ou alguns que parecem só existir para um dos lados) que me faz não chamar de amor.

Danieli

• Visitante
« Resposta #36 Online: 03 de Março de 2008, 18:11:21 »
É o que falei, tenho medo dessas coisas.
Bem, considerando que não sou solteira, terminaria pois seria sinal de traição.
E sendo solteira, se arrumasse alguém e descobrisse terminaria.
Tenho medo dessas coisas  :?
Pensa numa pessoa desconfiada: eu!

Entendi. :)
Já pensei na possibilidade de ser altruísta a esse ponto, mas tenho algumas ressalvas ainda.

Concordo que o ser humano seja envolvente a laços. Mas os laços também podem se romper. E essa facilidade com que se rompem (ou alguns que parecem só existir para um dos lados) que me faz não chamar de amor.
A questão não é o amor em si, porque a não ser que você deseja ter uma vida completamente independente dos outros emocionalmente aí sim pode-se afirmar com convicção que os laços se rompem facilmente.

Luz

• Visitante
« Resposta #37 Online: 03 de Março de 2008, 18:16:44 »

Enfim, cheguei a uma conclusão. Minha resposta é "não". Eu não me casaria.

Porque se a contaminada fosse eu, terminaria a relação para não correr o risco de contaminar a outra pessoa e, portanto, esperaria reciprocidade. Sendo assim, se ela não terminasse, eu terminaria - mais cedo ou mais tarde acabaria me decepcionando.

Offline Johan

• Nível 04
  • *
« Resposta #38 Online: 03 de Março de 2008, 18:31:42 »
A questão não é o amor em si, porque a não ser que você deseja ter uma vida completamente independente dos outros emocionalmente aí sim pode-se afirmar com convicção que os laços se rompem facilmente.

Talvez justamente por querer ter relações com outros, seja um motivo de rompimento. será que cabe a este tópico esse tipo de discussao?

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #39 Online: 03 de Março de 2008, 18:31:49 »
Logo que eu li a pergunta, eu pensei "Não"... Eu tenho verdadeiro medo de ser contamidada, justamente eu... seria até injusto...

Depois, surgiram as indagaçãos.

Se a pessoa contaminada fosse eu? Terminaria o relacionamento?
Provavelmente não, se eu terminasse um relacionamento por causa do virus. Estaria me privando do que? De fazer sexo? De voltar a amar? Provavelmente confessaria a doença, e caso a pessoa não terminasse comigo, continuaria o relacionamento.

E se não fosse eu a contaminada, e sim um/a parceiro/a?
Na certa iria terminar, sempre achei que poderia me envolver en outros relacionamentos. E um que, tal vez, não correse tanto risco de ser infectada...

Mas e se essa pessoa contaminada, eu realmente a amasse, a ponto de ter corgitado casamento?
Neste caso, realmente a resposta é não sei... Tambem depende de como foi adquirido o virus.

A pessoa nasceu com ele, ou pegou de uma maneira não-sexual?
Sem duvida meditaia muito, mas se a amasse... realmente a amasse... sim, me casaria.

E se a pessoa adquiriu de uma maneira sexual?
Não sei... Sexual pode ter sido a irresponsabilidade, a falta de informação ou o estrupo. Essa realmente é dificil... mas amando, se faz todas as locuras, não?

A pergunta é de rresposta obvia, mas reflexionando... já não é tão obvia assim. Hoje, neste exato momento, eu posso dizer que se descobrisse que meu parceiro/a é um/a portador/a do virus, certamente, HOJE, eu terminaria.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #40 Online: 03 de Março de 2008, 20:31:53 »
Eu acho que me casaria sim. Não é o tipo da coisa que eu afirmo sem saber a situação específica, mas se fosse para me casar com quem me casei, valeria a pena. Embora duvido muito que eu teria essa chance, porque ele não se permitiria poder contaminar a mim.

O maior problema seria com a questão dos filhos. Eu não teria filhos sabendo que poderiam ser doentes e não seria completa como mulher se não fosse mãe. Muito complicado...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #41 Online: 05 de Março de 2008, 16:45:53 »
Por mais que eu amasse a pessoa, eu não contrairia voluntariamente o vírus. Concordo com o que a Lela disse. Se a pessoa contaminada realmente me amasse, ela não permitiria que eu me contaminasse também. Se ela me dissesse: "prove que você me ame, deixa eu te infectar", eu terminaria a relação sem pensar duas vezes. Mas eu não terminaria o relacionamento mesmo se ela tivesse sido infectada numa relação anterior (namoro ou casamento). Eu continuaria casado e procuraria fazer de tudo para garantir o tratamento anti-Aids dela e para que eu não me infectasse.
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #42 Online: 05 de Março de 2008, 17:15:45 »

Não.

Em grande parte pelo medo de me contaminar, mas também porque não acredito que se ame realmente uma pessoa a tal ponto.

O amor na minha opinião é apenas um acordo entre duas partes, uma rotina encantada que mascara os nossos instintos e NENHUMA pessoa é insubstituível no sentido de suprir esta necessidade.

Acabaria também porque não conseguiria fazer sexo nem mesmo com camisinha. Suponha que o risco de contaminação seja de 0,1%: apenas 1000 transas já seriam suficiente, isto sem contar outras formas de contato. Não tem nada a ver com preconceito, é simplesmente autoproteção.
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!