Autor Tópico: Moleque de 8 anos passa no vestibular da UNIP  (Lida 7087 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Moleque de 8 anos passa no vestibular da UNIP
« Resposta #50 Online: 06 de Março de 2008, 22:26:02 »
Na maior parte das faculdades particulares é bem fácil de se ingressar, mas isso já é brincadeira.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 06 de Março de 2008, 22:35:56 »
Fracos? Podem ser... Mas o que estou querendo destacar é que ele se submeteu ao vestibular, e a recompensa do aprovado é o direito a fazer matricula. Agora, só por que ele é menor de idade, não acabou o ensino medio, não quer dizer que ele não deveria tar lá. Não entendo como a leis no Brasil empacam tanto o caminho de pessoas adiatadas ou que passaram sem concluir o ensino medio ou quando a idade não coincide com a serie onde estão.
Mas geralmente em vestibulares o manual do candidato declara explicitamente que o candidato que passar deve ter o diploma de ensino médio. Querer ser matriculado só porque passou, sendo que ele sabia da restrição quando se inscreveu, é querer mudar as regras no meio do jogo quando lhe são favoráveis. O que eu particularmente não acharia desejável como traço de caráter em um advogado ou juiz federal...

Ademais, ele pode até ser um geniozinho e ter passado no vestibular, mas inteligência não é tudo. Quem disse que ele também tem maturidade emocional para o que propõe?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 06 de Março de 2008, 23:08:41 »
Eu gostaria de poder "home school" os meus filhos. Dá pra fazer isso e depois botar num supletivo qualquer pra tirar diploma?
Acho que dá. Mas corre o risco de ser processada por abandono intelectual.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #53 Online: 06 de Março de 2008, 23:30:45 »
Eu gostaria de poder "home school" os meus filhos. Dá pra fazer isso e depois botar num supletivo qualquer pra tirar diploma?
Considerando a situacao das escolas publicas municipais e estaduais, nao faria muito sentido isso.
"The patient refused an autopsy."

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #54 Online: 06 de Março de 2008, 23:38:40 »
O que seria uma sacanagem. Pois se o jovem que estudou por meio do home schooling passar no supletivo, vestibular, etc, é prova de que não houve abandono intelectual algum.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 06 de Março de 2008, 23:41:26 »
O que seria uma sacanagem. Pois se o jovem que estudou por meio do home schooling passar no supletivo, vestibular, etc, é prova de que não houve abandono intelectual algum.

Bom, como no caso desse menino, o processo poderia vir antes...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 06 de Março de 2008, 23:56:07 »
Considerando a situacao das escolas publicas municipais e estaduais, nao faria muito sentido isso.

Considerando que os advogados são formados em faculdades como a que mencionamos, não precisa fazer sentido.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Suyndara

• Visitante
« Resposta #57 Online: 07 de Março de 2008, 10:04:54 »
Na maior parte das faculdades particulares é bem fácil de se ingressar, mas isso já é brincadeira.

Não teve um  caso de um homem analfabeto que passou no vestibular? Lembro de ter visto na TV.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #58 Online: 07 de Março de 2008, 10:07:43 »
Faculdades particulares nem deveriam fazer vestibular... Abre vagas e a pessoa se inscreve...quando acaba as vagas, só no próximo semestre, simples assim. Ou então pegar por base o currículo do ensino médio...

Acho que o vestibular seria indicado apenas para cursos com grande concorrência.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Suyndara

• Visitante
« Resposta #59 Online: 07 de Março de 2008, 10:31:55 »
Em off: Uma associação aí de empresários fez um pedido oficial ao ministro da educação para abolir toda e qq forma de avaliação de cursos de graduação...

Isso foi motivo de piada durante algum tempo aqui na Capes, pq a gente sempre dizia que acabaríamos trancando as Unips da vida :lol:

Mas como diz o ditado, "deus não dá asa pra cobra" e essa tarefa nunca nos será legada :'(, até pq os cursos de graduação servem apenas para inchar o país de "falsos diplomados" e apoiar o discurso do presidente analfabeto de que o brasil se equipara ao primeiro mundo em educação...

:bravo:

Quando cheguei em brasília tinha universidade convocando os alunos pra matrícula (sem vestibular), depois de reclamarem eles agoram disfarçam e fazem a prova pela internet (sai resultado na hora e o aluno pode pedir ajuda ao sto google :lol)

Mais uma da série: "absurdos que vc só vê no brasil" :P

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 07 de Março de 2008, 10:57:06 »
Pois é, eu acho um absurdo esse negócio brasileiro de que ter diploma é o que importa. Meu primo é absolutamente competente no que ele faz (engenharia de e-commerce) mas não ganha tanto pq não tem um diploma. Ele até começou a fazer um desses cursos bestas de 2 anos só pra ter um diploma superior, mas o simples fato de o mercado mudar a cada 6 meses e de nada do que ele via lá ser novidade, ele desanimou total.

Os sistemas de educação superior europeus (pelo menos na Alemanha e na França) são bem interessantes: tem O UM vestibular nacional fodônico. Seu resultado neste vestibular vai dizer se e  pra qual faculdade você vai.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 07 de Março de 2008, 11:00:43 »
na frança é um pouco esquisito, viu. não sei se da dificuldade da 'prova final' deles, que serve mais como um certificado de conclusão de curso, mas depois dela o sujeito pode escolher o curso dele em qualquer universidade. se todos os franceses quiserem fazer medicina, eles vão lá e fazem medicina. daí que eles ficam migrando de curso em curso até verem o que querem.
já na alemanha, pelo que fiquei sabendo, na adolescência praticamente já se sabe se você vai acabar numa universidade ou num curso técnico. depende do seu desempenho escolar...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #62 Online: 07 de Março de 2008, 12:19:20 »
Não teve um  caso de um homem analfabeto que passou no vestibular? Lembro de ter visto na TV.
Sim, na Estácio de Sá, que até onde sei tem fama pior que a Unip.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 07 de Março de 2008, 13:02:56 »
na frança é um pouco esquisito, viu. não sei se da dificuldade da 'prova final' deles, que serve mais como um certificado de conclusão de curso, mas depois dela o sujeito pode escolher o curso dele em qualquer universidade. se todos os franceses quiserem fazer medicina, eles vão lá e fazem medicina. daí que eles ficam migrando de curso em curso até verem o que querem.
já na alemanha, pelo que fiquei sabendo, na adolescência praticamente já se sabe se você vai acabar numa universidade ou num curso técnico. depende do seu desempenho escolar...

Mas essa prova decide se vc vai fazer uma Grand École ou uma uni normal. Não falei sobre o curso que vc vai fazer.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #64 Online: 09 de Março de 2008, 20:56:31 »

A questão é que nem todas faculdades tem alta procura por vagas, tem vestibulares que não dão nem 1 candidato por vaga, com isso literalmente qualquer um entra. Mas mesmo assim, no ato da inscrição é preciso que a instituição estabeleça critérios básicos, como o de ter completado o ensino médio.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 09 de Março de 2008, 21:44:13 »
Concordo com o que vi de um entrevistado: "Isso prova que muitas faculdades estão tratando educação como produto".

Danieli

• Visitante
« Resposta #66 Online: 09 de Março de 2008, 23:00:51 »
Não deixa de ser uma relação de consumo Mussolim, o estudante paga para a instituição, e em troca ela oferece seus serviços. E educação é sim um serviço prestado, e por vezes pago, no caso das instituições particulares. Sendo assim podemos classificar educação como um tipo de produto sim.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #67 Online: 10 de Março de 2008, 02:13:01 »
Não deixa de ser uma relação de consumo Mussolim, o estudante paga para a instituição, e em troca ela oferece seus serviços. E educação é sim um serviço prestado, e por vezes pago, no caso das instituições particulares. Sendo assim podemos classificar educação como um tipo de produto sim.

O problema é que para adquirir um serviço ou produto basta pagar. Educação não pode ser assim. Você não pode sair formado de universidade apenas porque pagou.

Além disso, quando se compra um produto e percebemos um defeito, vamo sna loja trocar. Mas o que fazer com educação com defeito? Já se perdeu anos de estudo que não podem mais ser recuperados. Mesmo que processe a instituição, não tem volta. No caso de crianças, dependendo do estrago, não tem mesmo como recuperar.

Educação não pode ser vista como um serviço, como lavagem de roupas a seco. E nem como um protduto, como equipamento eletrônico. Precisa ser vista como a saúde ou a segurança, por exemplo. Ela está acima das relações de consumo.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Danieli

• Visitante
« Resposta #68 Online: 10 de Março de 2008, 02:36:16 »
Infelizemente Orbe, legalmente, a educação é uma relação de consumo, uma prestação de serviço.
Evidente que podem cometer erros, o mesmo se pode dizer de uma relação de consumo, como um médico por exemplo, se ele cometer um erro ou então acidentalmente ele matar alguém, o que é totalmente possível de acontecer, o máximo que vai acontecer é o camarada ser processado e a família ganhar alguma indenização.
E educação é semelhante, errar, infelizmente faz parte do processo. Não tem como dizer que é algo supremo porque não é. É um serviço e como qualquer outro pode ser mal executado.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 10 de Março de 2008, 09:14:07 »
Mas muitas faculdades não estão interessada na qualidade do "produto"...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 10 de Março de 2008, 10:33:54 »
Outro problema acontece quando o o aluno (e nesses casos são alunos, não estudantes) é quem vê a educação como um produto e adota o pensamento de que pode sair formado da faculdade apenas porque pagou. Aí vai a faculdade (só chamo de universidade coisas sérias) e deixa o cara se formar só pq pagou pra não perder o aluno. E temos aí um sistema cíclico de feedback positivo.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #71 Online: 10 de Março de 2008, 12:48:40 »
Outro problema acontece quando o o aluno (e nesses casos são alunos, não estudantes) é quem vê a educação como um produto e adota o pensamento de que pode sair formado da faculdade apenas porque pagou. Aí vai a faculdade (só chamo de universidade coisas sérias) e deixa o cara se formar só pq pagou pra não perder o aluno. E temos aí um sistema cíclico de feedback positivo.

Ainda bem que existe a prova da OAB. Na minha opinião todo curso deveria ter um exame desse tipo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!