Autor Tópico: Reflexão sobre o relativismo legal  (Lida 1886 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Reflexão sobre o relativismo legal
« Resposta #25 Online: 21 de Março de 2008, 08:37:53 »
... depende, eu acho.

Ser indiferente ou aprovar a uma atrocidade por ela ter ocorrido dentro de um certo contexto cultural é uma atitude que não me agrada. Então eu não acho certo, nem é algo que faria.

Acho que o melhor que quem está de fora pode fazer é condenar verbalmente e dar ajuda quando alguém pedir. A atrocidade, por sua própria natureza, chegará a um ponto em que a cultura a rejeitará e então as coisas vão mudar.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #26 Online: 21 de Março de 2008, 12:28:25 »

Ser certo ou não achar algo errado em outra cultura é algo que simplesmente não importa... É apenas um julgamento de valores que lhe são externos.

A atrocidade só é considerada como tal quando nos é prejudicial. Ninguém (praticamente) pensa que é uma atrocidade matar um animal e comer, agora se você matar um homem... Isto demonstra que todo preconceito que há contra certas culturas, inclusive contra as supostas "atrocidades", nada mais é do que um forte sentimento de autopreservação.

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #27 Online: 21 de Março de 2008, 14:30:17 »
Tem gente que pensa que matar um animal é atrocidade, sim... mas isso não é exatamente o caso aqui.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #28 Online: 21 de Março de 2008, 14:35:46 »
Autopreservação é um valor intríseco a vida, faz parte de toda a natureza. Além disso a sociedade humana integrou este valor nos direitos humanos, sendo contrário a hétero e autodestruição (homicídios e suicídios).

É a base da base da base. E com relação a presevarção da sociedade humana em relação a outros seres vivos eu nem falo nada.  ::)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 21 de Março de 2008, 21:16:20 »
Creio que a questão dos usos e costumes é mais presente e dinâmica do que seu reflexo nas leis, não importando o tipo de regime político presente na sociedade. O beijo heterossexual em público foi aceito como algo corriqueiro. Eventualmente aceitações como essas geram novas leis. Primeiro o "de fato", depois eventualmente o "de direito"

Algumas vezes questões que pareciam assuntos morais nem são lembrados mais como sendo questões dento deste escopo. Cabelo comprido e brincos em homem, mulheres de microsaia, e ai por diante. Eram questões morais em uma época, hoje são "quase" nada.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!