Autor Tópico: Teste de Associação Implícita  (Lida 4658 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Você é RACISTA? Faça um teste científico e saiba a verdade
« Resposta #25 Online: 19 de Maio de 2009, 01:37:15 »
Li em algum lugar que pessoas que, teriam um resultado "racista", mas que primeiro virem coisas como fotos de negros fazendo um pic-nic e etc, podem não ter.

Uma outra coisa que acho que não mencionei originalmente é que uma boa parte dos negros, nos EUA, parece ser "racista" contra negros, por esse teste.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #26 Online: 19 de Maio de 2009, 02:54:43 »
https://implicit.harvard.edu/implicit/brazil/selectatest.jsp

O teste ao qual você se refere é o de raça ou o de cor da pele?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 19 de Maio de 2009, 03:36:15 »
Ao que me refiro quando? Acho que deve ser o racial mesmo.
No título do tópico. O problema é que a descrição dos dois é parecida. Veja o de raça:
Raça (TAI Negro-Branco). Este TAI requer a capacidade de distinguir rostos com origens européias e africanas. O teste indica que a maior parte das pessoas têm uma preferência automática pelos brancos em relação aos negros.
E o de cor da pele:
Cor da pele (TAI Pele Clara-Pele Escura). Este TAI requer a capacidade de reconhecer rostos de pele clara e rostos de pele escura. O teste geralmente revela uma preferência automática pela pele clara em relação à pele escura.

Na dúvida, fiz o de raça e o resultado foi de preferência automática forte por brancos. Acho o resultado questionável, porque o que ele faz é induzir uma associação (branco=bom e negro=mau) e depois tentar lhe induzir outra associação inversa (negro=bom e branco=mau). Só que receber a primeira associação, não me importa qual seja, me parece muito mais fácil que romper uma associação na sua mente para formar uma inversa. Por isso, acho que se a primeira associação fosse "negro=bom e branco=mau", o meu resultado seria de preferência automática por negros.

It's an award I've won"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 31 de Maio de 2010, 21:00:28 »
Treinamento para as pessoas reconhecerem rostos negros parecidos reduz o "racismo" detectado nesses testes.

Perceptual Other-Race Training Reduces Implicit Racial Bias

Sophie Lebrecht1, Lara J. Pierce2, Michael J. Tarr1*, James W. Tanaka2

1 Department of Cognitive and Linguistic Sciences, Brown University, Providence, Rhode Island, United States of America, 2 Department of Psychology, University of Victoria, Victoria, British Columbia

Abstract
Background

Implicit racial bias denotes socio-cognitive attitudes towards other-race groups that are exempt from conscious awareness. In parallel, other-race faces are more difficult to differentiate relative to own-race faces – the “Other-Race Effect.” To examine the relationship between these two biases, we trained Caucasian subjects to better individuate other-race faces and measured implicit racial bias for those faces both before and after training.

Methodology/Principal Findings

Two groups of Caucasian subjects were exposed equally to the same African American faces in a training protocol run over 5 sessions. In the individuation condition, subjects learned to discriminate between African American faces. In the categorization condition, subjects learned to categorize faces as African American or not. For both conditions, both pre- and post-training we measured the Other-Race Effect using old-new recognition and implicit racial biases using a novel implicit social measure – the “Affective Lexical Priming Score” (ALPS). Subjects in the individuation condition, but not in the categorization condition, showed improved discrimination of African American faces with training. Concomitantly, subjects in the individuation condition, but not the categorization condition, showed a reduction in their ALPS. Critically, for the individuation condition only, the degree to which an individual subject's ALPS decreased was significantly correlated with the degree of improvement that subject showed in their ability to differentiate African American faces.

Conclusions/Significance

Our results establish a causal link between the Other-Race Effect and implicit racial bias. We demonstrate that training that ameliorates the perceptual Other-Race Effect also reduces socio-cognitive implicit racial bias. These findings suggest that implicit racial biases are multifaceted, and include malleable perceptual skills that can be modified with relatively little training.

http://www.plosone.org/article/info:doi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0004215

O artigo completo é de acesso livre.

Matéria na wired:

http://www.wired.com/wiredscience/2009/01/racetraining/

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
Teste de Associação Implícita
« Resposta #30 Online: 07 de Outubro de 2010, 16:46:51 »
Dias atrás assisti um episódio do seriado "Lie to Me", onde é usado esse teste de associação implícita para determinar quem era o "mais racista" de um grupo suspeito.
E hoje, por acaso, lendo uma SciAM antiga (2006), encontrei uma matéria com Mahzarin Banaji, uma psicóloga que trabalhou com Anthony Greenwald, criador desse teste (IAT, em inglês).

"...Basicamente consiste em medir a rapidez com que as pessoas apertavam teclas no computador em resposta a coisas que apareciam na tela..."

Na matéria, tinha o link para a página do grupo de pesquisa, com vários testes:

https://implicit.harvard.edu/implicit/brazil/

Sabemos que as pessoas nem sempre 'dizem o que pensam' e, suspeita-se, nem sempre 'sabem o que passa nas suas cabeças'. Compreender estas divergências é uma das meta da psicologia científica.

Este website utiliza um método que demonstra a divergência consciente-inconsciente de forma muito mais convincente do que tem sido possível com outros métodos. Este novo método é chamado Teste de Associação Implícita ou TAI.

Este website também possui muitas outras informações relacionadas. O valor destas informações pode ser melhor apreciado se você experimentar um teste...

Fiz apenas um por enquanto, relacionando Gênero x Ciência:

Citação de: Resultados
Seus dados sugerem:
Moderada associação Masculina com as Ciências Exatas e Naturais e Feminina com as Ciências Humanas.

"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
Re: Teste de Associação Implícita
« Resposta #31 Online: 07 de Outubro de 2010, 18:12:34 »
Interessante.
Tenho preferência por pessoas magras: "Seus dados sugerem: Preferência automática forte por Pessoas Magras comparada a Pessoas Obesas."
« Última modificação: 07 de Outubro de 2010, 18:15:07 por HeadLikeAHole »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #32 Online: 07 de Outubro de 2010, 22:52:47 »
Fiz esse teste hoje e há alguns anos. Deu "ligeira preferência a pessoas brancas comparada a pessoas negras".

Fiquei bolado com isso :-|

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 07 de Outubro de 2010, 23:13:10 »
Fiz esse teste hoje e há alguns anos. Deu "ligeira preferência a pessoas brancas comparada a pessoas negras".

Fiquei bolado com isso :-|

O meu deu preferência moderada por pessoas de pele clara comparadas a pessoas de pele escura. Mas não sei não se a ordem em que as associações são apresentadas não interfere no resultado. Primeiro eles nos fazem associar características boas com pessoas de pele clara e ruins com pessoas de pele escura, aí eles invertem e temos que nos recondicionar. Se começasse ao contrário, será que o resultado não seria diferente?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #34 Online: 07 de Outubro de 2010, 23:15:56 »
Pensei a mesma coisa. Vai me fazer dormir melhor hoje :)

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #35 Online: 07 de Outubro de 2010, 23:28:33 »
Também pensei nisso quando fiz homem + exatas e mulher + humanas.
Depois dessa primeira associação, é difícil fazer uma nova.
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 07 de Outubro de 2010, 23:38:39 »
Cara, não sai da minha cabeça que esse tipo de teste é bullshit. Se a ordem em que as associações fossem feitas não fosse importante, as minorias que eles querem mostrar que são excluídas não apareceriam sistematicamente primeiro associadas coisas ruins e depois associadas a coisas boas. Por que eles não randomizam a ordem?

E depois do teste, se a pessoa critica fica parecendo que é porque ela faz parte da grande maioria que caiu do "lado preconceituoso." Muito esperto.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #37 Online: 08 de Outubro de 2010, 08:15:44 »
A cada rodada, dá pra treinar antes de realmente contar pra valer. Mas, se é suficiente... outra história.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #38 Online: 08 de Outubro de 2010, 13:13:25 »
Também achei que a ordem influenciou o meu resultado, na etapa em que inverteu os sentidos me confundi varias vezes.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 08 de Outubro de 2010, 13:29:57 »
Também achei que a ordem influenciou o meu resultado, na etapa em que inverteu os sentidos me confundi varias vezes.

E deixa eu adivinhar: quando inverteu os sentidos, quem devia ser associada a coisas boas era a minoria social excluída pela qual o TAI queria provar que você tem preconceito, correto?

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #40 Online: 08 de Outubro de 2010, 13:53:36 »
Parece que isso é bem conhecido, é a primeira FAQ:

https://implicit.harvard.edu/implicit/brazil/background/faqs.html#faq01

Citação de: FAQ
#1 É possível o resultado do teste depender da ordem em que eu fiz as duas partes? Primeiro, eu tive de agrupar palavras agradáveis com uma categoria. Eu achei então difícil quando mais tarde eu tive de agrupar outra categoria com palavras agradáveis.

Resposta: A ordem em que os testes foram administrados causa uma diferença no resultado global de alguns testes. Contudo, a diferença é pequena e mudanças introduzidas recentemente reduziram sobremaneira a influência da ordem de apresentação nos testes. Devido a este efeito de ordem, a ordem de apresentação utilizada para os TAIs deste website foram distribuídas aleatoriamente. Para quaisquer dados que apresentamos, tomamos a precaução de assegurar que metade dos sujeitos testados recebeu as ordens na sequência A depois B e a outra metade B depois A. Com este cuidado no desenho das tarefas, a ordem de apresentação tem uma influência mínima na realização da tarefa. Se você quiser verificar se a ordem de apresentação fez alguma diferença no seu caso, você pode realizar o teste de novo e completá-lo na ordem inversa. Se você realizar o teste duas vezes em ordens diferentes e obtiver resultados diferentes, a melhor expressão dos seus resultados é a média entre os dois. Para mais informação acerca do efeito da ordem de apresentação do teste, ver this paper (Nosek, Greenwald, & Banaji, in press).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 08 de Outubro de 2010, 14:19:24 »
Humm, isso é interessante :ok:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 09 de Outubro de 2010, 04:05:57 »
Achei o teste sincero. Realmente me deram alguns bloqueios mentais que até foram engraçados. No final, o teste foi bem fiel ao que eu já sei a respeito de mim mesmo.

Também tive ligeira preferência a brancos do que negros, mas não fiquei assim tão espantado, acho que poderia até ser "moderada" ou "forte" considerando a sociedade em que vivemos. Só citando um exemplo estético, apesar da maioria das mulheres brasileiras são pardas ou negras, o padrão de beleza é uma loira caucasiana de cabelo liso.

E, bem, eu pessoalmente não tenho amigos negros ou ninguém da família relacionada, então é mais fácil não dar preferência ao grupo.

Temma

• Visitante
« Resposta #43 Online: 13 de Outubro de 2010, 14:35:53 »
caras , nao gosto desses testes.  :?

Seus dados sugerem:
Preferência automática forte por Heterossexuais comparados a Gays.

:?

Ah, mas eu tou no trabalho, e um cara me chamou bem na hora da associação gay & bom. Daí até que faz sentido. vou refazer

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #44 Online: 13 de Outubro de 2010, 15:33:05 »
Se voce refizer o teste e der preferencia por gays, posta aqui. Eu ja tenho umas 3 piadas preparadas....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 13 de Outubro de 2010, 15:53:04 »
Tópicos unidos.

It's an award I've won"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 13 de Outubro de 2010, 21:16:08 »
O meu deu a seguinte mensagem: "Resultados inconclusivos por insuficiência de QI!" :lol:
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!