Nem sei porque estão tão preocupados com o nome do site e com uma possível organização cética.
Primeiro porque o site foi montado por um grupo de pessoas que se conheceram no Fórum STR e afins, que são populares até certo ponto e que ajudam a manter o site pagando anuidade. Ou seja, foi montado por um "clube" de céticos. Clube Cético não se refere a todos os usuários, até porque aceitamos não-ceticos aqui, mas sim a esse grupo em específico de quase 20 pessoas que patrocina e mantém o site. O "site" do Clube Cético não é uma organização, mas uma comunidade virtual.
Segundo, não me parece ser do interesse de muita gente aqui manter uma organização cética, com a finalidade de espalhar o ceticismo ou evitar a deturpação da ciência na mídia e na educação. Sempre que se fala em criar algo do tipo, há uma euforia inicial mas quase ninguém participa efetivamente da idéia. Seja por ser um bocó que achou que ia ser fácil e viu que ia precisar "trabalhar" e zarpa fora, ou seja pela falta de tempo que um monte de gente sofre devido à coisas "irrelevantes" como vida pessoal, emprego, sustento, etc.
Querem criar uma entidade cética? Podemos até fornecer um espaço para manterem as discussões iniciais e criarem efetivamente a organização, mas o site em sí não foi criado com esse propósito. Isso aqui foi criado por causa do falecimento do Fórum STR, que se fosse bem gerenciado estaria vivo e este site não chegaria a existir. Perceba que é somente por causa do "fórum" e não da "ONG". Muita gente costuma confundir, achando que a idéia nossa é continuar a ONG do Leo Vines — não é.
Outra coisa, muita gente reclama do site mas não percebem duas coisas: a moderação é feita por pessoas comuns como qualquer outra aqui, o que pode acarretar erros — mas que podem ser corrigidos, por que não? — e o site hoje é bem melhor do que o Fórum STR já foi em toda a sua existência, contando com uma administração mais ativa — por ter mais membros — e por ter o foco mais voltado aos seus usuários. Isso acontece porque estamos sempre melhorando na medida do possível o site. Claro que as melhorias não ocorrem a todo momento: todo mundo aqui tem sua vida pessoal e é difícil conseguir tempo pra fazer qualquer coisa ultimamente.
Por fim, aos que querem criar uma ONG nos moldes da CSICOP, tenham em mente que os americanos trabalham por menos tempo e possuem mais poder financeiro para manterem suas ONGs e nós não. Montar uma ONG é difícil, ainda mais uma da qual não se espera receber muitas doações. Já houve várias tentativas —
FCB,
STR,
SBCR,
ANCOP, Ateus do Brasil, etc — e nenhuma delas deu certo. E saibam que o pior inimigo de uma ONG nesses moldes não é nem os opositores, mas sim seus próprios membros: afinal não contamos com uma unidade de pensamento como grupos religiosos. As divergências dos membros afundam a ONG muito mais rápido que qualquer outra coisa.
Mas se querem tentar, podem se manifestar neste site. O site não é uma organização, mas nada impede que uma comece por aqui. Não sou eu quem vai tentar estragar uma tentativa de se criar uma ONG ou algo que o valha. Ao contrário, têm o meu apoio mesmo que eu não participe dela.