Autor Tópico: O nome "clube cético" e esse "movimento" todo  (Lida 2453 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
O nome "clube cético" e esse "movimento" todo
« Online: 15 de Março de 2008, 17:09:04 »
De vez em quando me vem esses pensamentos sobre o "movimento" cético.

Já tinha falado várias vezes e acho que tem bastante concordância contra o nome da "sociedade da terra redonda", mas dessa vez vou atacar o "clube cético".

Eu tenho a impressão que alguns dos nomes pecam ou em serem meio obscuros (como "projeto ockham") ou meio agressivos ("religião é veneno") ou no mínimo soando como um tipo de igrejinha para um tipo bem específico de gente, um tipo de "tribo" do tipo emo, punk, etc ("clube cético").

Se a nossa idéia é promover o pensameto crítico, acho que são coisas a serem consideradas. Fico imaginando se algo como "pensamento crítico" não soa um consideravelmente menos obscuro, menos agressivo e menos "clubinho"/"tribo". E também mais abrangente, mesmo para os que já tem uma idéia do que é o "nosso" ceticismo ou ceticismos parecidos.

Nesses fóruns, geralmente há uma considerável parte das discussões que não é sobre discos voadores, chupacabras e fantasmas, mas sobre coisas mais importantes e de interesse para quem não dá bola para esses assuntos mais "fetichistas" do ceticismo. Estou falando de política, educação e coisas de ciências um pouco mais relevantes do que vida ET e abduções.

Imagino que talvez houvessem muitas pessoas que possivelmente seriam interessantes adições ao fórum mas que nunca vêm parar por aqui porque o fórum talvez pesse essa imagem de seguidores do Randi atrás de paranormais charlatões, ou papagaios de Dawkins e Sam Harris, em vez de discussão bem embasada de modo um pouco mais abrangente do que isso, como me parece que deve ser em cerca de 50% do tempo.

Será que o fórum com essa imagem não acaba sendo um tipo de artifício psicológico mais para "sair do armário" como cético do que uma ferramenta de promoção de pensamento crítico?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: O nome "clube cético" e esse "movimento" todo
« Resposta #1 Online: 15 de Março de 2008, 17:42:23 »
Diria que isso depende do que motivou a criação do CC. Somos um grupo de promoção do pensamento crítico, ou uma casa onde se pode debater assuntos de interesse do ceticismo (e, ocasionalmente, jogar conversa fora)?

Ainda me considero "novato" nisso tudo, já que apenas recentemente assumi meu agnosticismo, mas o CC sempre me pareceu muito mais o segundo do que o primeiro...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Março de 2008, 17:55:00 »
Bom, eu vejo nosso fórum como esse clubinho de amigos mesmo. Então não vejo problemas com o nome.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #3 Online: 15 de Março de 2008, 18:12:42 »
Também sempre vi o fórum como um tipo de clubinho, até porque no início havia uma idéia muito forte do desenvolvimento da AB.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Março de 2008, 18:17:14 »
Sim, isto é um clube. Não me lembro de ter havido, desde que isto surgiu como um refúgio para os órfãos do fSTR em que eu me recusava a entrar, nenhum plano de transformar o Clube Cético numa entidade com qualquer outro fim que não espaço para discussão/reunião. Projetos paralelos surgiram vários, como o AB. O Clube cético é um fórum e o que mais vem junto com ele (encontros esporádicos em barznhos). Não vejo problema em chamar isso de clube.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Março de 2008, 18:28:32 »
Também entendo que o Fórum não tem como objetivo a difusão e promoçao do "pensamento crítico", e sim um espaço de troca de idéias, bate-papo, interação.

Acho que a idéia de um espaço de "promoção" propriamente dita exigiria um formalismo maior, uma Homepage dedicada ou até mesmo um Blog.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 15 de Março de 2008, 20:30:28 »
Também acho; o Clube Cético é uma iniciativa bastante informal e não tem verdadeira intenção de deixar de ser.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #7 Online: 15 de Março de 2008, 20:41:11 »
Acho o termo clube adequado , pelas razões mesmas razões do Snow. E acho que em termos de "promoção" do ceticismo  o própio teor das discussões e as divergências nos debates fazem muito mais para desenvolver o espiríto crítico dos que frequentam o fórum do que se fosse mais um site de divulgação ( ou propaganda).

Um ambiente arejado e dinâmico de debate ainda é a melhor forma de divulgar o pensamento crítico.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Danieli

• Visitante
« Resposta #8 Online: 15 de Março de 2008, 21:04:28 »
Será que ser cético algum dia vai ser moda underground? :?

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #9 Online: 15 de Março de 2008, 21:18:37 »
Talvez, para os não céticos.
Os céticos não valorizam a moda.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Danieli

• Visitante
« Resposta #10 Online: 15 de Março de 2008, 21:26:43 »
Sei lá, duvido muito, todo mundo gosta de estar num grupinho amistoso.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #11 Online: 15 de Março de 2008, 21:39:00 »
Eu até concordo. Se tivesse uma eleição, eu votaria em um nome tipo "pensamento crítico".

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 15 de Março de 2008, 21:40:39 »
Eu vejo na informalidade do fórum a sua formalidade, que é a reunião de pessoas críticas, que gostam de argumentar lógicamente.

Como gosto da arte da retórica me encontro num ambiente confortável para expor meus pensamentos e ouvir críticas contundentes, mesmo que as vezes até demais.  :hihi:

Mas faz parte do jogo, o pensamento crítico é o que conta mais. E viva Popper e sua filosofia, o racionalismo crítico!  :lol:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Narkus

• Nível 10
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Março de 2008, 21:42:16 »
Acho o tal "movimento cético" uma babaquisse, comparável a outros movimentos motivados por impulsos instintivos de querer fazer parte do "melhor grupo".

Acho babaquisse também essa pregação cética estúpida e intolerante em cima dos pobres coitados desinformados e alienados crentes. É coisa de criança que ganhou (ou descobriu) a preciosidade do conhecimento de qualidade e está a zombar dos outros que ainda não descobriram.

Isso aqui é um clube e está muito, mas muito longe de poder ser considerado como uma entidade ou qualquer outra coisa mais "formal" de caráter cético e científico. A parcialidade dos foristas (sendo alguns até de renome na comunidade cética) além da, desculpem a crítica, inexperiência e imaturidade de alguns membros da moderação, tornam o clube cético como apenas mais um dentre vários fórums de "ceticismo" da língua portuguesa existentes, embora, na minha opinião, ainda seja o "melhor" (ou como gosto de dizer, o "menos pior").

É o ceticismo amador, embora alguns sejam entitulados como "céticos profissionais". Estou falando da comunidade em geral e da administração do CC que impossibilitam qualquer outro termo mais formal para qualificar este fórum.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #14 Online: 15 de Março de 2008, 23:33:40 »
Como punks ou emos? Talvez, mas é difícil. Modas são superficiais, enquanto o movimento cético é basicamente intelectual, não existe uma "fachada" que defina um cético.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #15 Online: 16 de Março de 2008, 01:04:54 »
Nem sei porque estão tão preocupados com o nome do site e com uma possível organização cética.

Primeiro porque o site foi montado por um grupo de pessoas que se conheceram no Fórum STR e afins, que são populares até certo ponto e que ajudam a manter o site pagando anuidade. Ou seja, foi montado por um "clube" de céticos. Clube Cético não se refere a todos os usuários, até porque aceitamos não-ceticos aqui, mas sim a esse grupo em específico de quase 20 pessoas que patrocina e mantém o site. O "site" do Clube Cético não é uma organização, mas uma comunidade virtual.

Segundo, não me parece ser do interesse de muita gente aqui manter uma organização cética, com a finalidade de espalhar o ceticismo ou evitar a deturpação da ciência na mídia e na educação. Sempre que se fala em criar algo do tipo, há uma euforia inicial mas quase ninguém participa efetivamente da idéia. Seja por ser um bocó que achou que ia ser fácil e viu que ia precisar "trabalhar" e zarpa fora, ou seja pela falta de tempo que um monte de gente sofre devido à coisas "irrelevantes" como vida pessoal, emprego, sustento, etc.

Querem criar uma entidade cética? Podemos até fornecer um espaço para manterem as discussões iniciais e criarem efetivamente a organização, mas o site em sí não foi criado com esse propósito. Isso aqui foi criado por causa do falecimento do Fórum STR, que se fosse bem gerenciado estaria vivo e este site não chegaria a existir. Perceba que é somente por causa do "fórum" e não da "ONG". Muita gente costuma confundir, achando que a idéia nossa é continuar a ONG do Leo Vines — não é.

Outra coisa, muita gente reclama do site mas não percebem duas coisas: a moderação é feita por pessoas comuns como qualquer outra aqui, o que pode acarretar erros — mas que podem ser corrigidos, por que não? — e o site hoje é bem melhor do que o Fórum STR já foi em toda a sua existência, contando com uma administração mais ativa — por ter mais membros — e por ter o foco mais voltado aos seus usuários. Isso acontece porque estamos sempre melhorando na medida do possível o site. Claro que as melhorias não ocorrem a todo momento: todo mundo aqui tem sua vida pessoal e é difícil conseguir tempo pra fazer qualquer coisa ultimamente.

Por fim, aos que querem criar uma ONG nos moldes da CSICOP, tenham em mente que os americanos trabalham por menos tempo e possuem mais poder financeiro para manterem suas ONGs e nós não. Montar uma ONG é difícil, ainda mais uma da qual não se espera receber muitas doações. Já houve várias tentativas — FCB, STR, SBCR, ANCOP, Ateus do Brasil, etc — e nenhuma delas deu certo. E saibam que o pior inimigo de uma ONG nesses moldes não é nem os opositores, mas sim seus próprios membros: afinal não contamos com uma unidade de pensamento como grupos religiosos. As divergências dos membros afundam a ONG muito mais rápido que qualquer outra coisa.

Mas se querem tentar, podem se manifestar neste site. O site não é uma organização, mas nada impede que uma comece por aqui. Não sou eu quem vai tentar estragar uma tentativa de se criar uma ONG ou algo que o valha. Ao contrário, têm o meu apoio mesmo que eu não participe dela.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #16 Online: 16 de Março de 2008, 01:07:52 »
Sabe que não é uma má idéia? Se de alguma forma conseguirmos colocar na cabeça das pessoas que ser cético tá na moda, quem sabe podemos ter um alcance maior de nossas idéias?

Assim, ao invés dos desgraçados dos emos, teríamos uma molecada com a mente mais voltada para encher o saco dos charlatões. Seria interessante.

Dica: O mais perto que chegamos disso foi com a existência do Programa "O Mundo de Beackman". Se analisarmos como esse programa cativava as pessoas, o sucesso é garantido!

Danieli

• Visitante
« Resposta #17 Online: 16 de Março de 2008, 01:15:28 »
O problema é que, normalmente quem segue moda, não se interessa muito pela razão dela, segue porque é moda e pronto tá dito.

Agora que certamente eles se debateriam horrores em discussões por causa da falta de esclarecimento e conhecimento, ah, e como se debateriam.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #18 Online: 16 de Março de 2008, 01:35:41 »
O problema é que, normalmente quem segue moda, não se interessa muito pela razão dela, segue porque é moda e pronto tá dito.

Agora que certamente eles se debateriam horrores em discussões por causa da falta de esclarecimento e conhecimento, ah, e como se debateriam.

Hmm, mas tipo, se fosse legal ser como o Beackman, quem sabe a moda ajudaria a botar um pouco de juízo na cabeça desses tontos?

Ainda temos chance. Nerds estão cada vez mais populares.

Danieli

• Visitante
« Resposta #19 Online: 16 de Março de 2008, 01:42:47 »
Olhando por esse ângulo... Você deveria ser marketeiro Alê! :D

Faria sucesso sim, é só olhar para aqueles Caçadores de Mitos também. Seria legal.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #20 Online: 16 de Março de 2008, 01:48:54 »

Faria sucesso sim, é só olhar para aqueles Caçadores de Mitos também. Seria legal.

Exatamente. Se mostrássemos que ser inteligente é ser mais legal, isso poderia virar moda. Assim como há góticos e emos, poderia haver os "inteligentes" e os que "tentam se parecer inteligentes". Se colocarmos o ateísmo como característica de gente intelectual, o efeito é combo!

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Março de 2008, 01:57:22 »
Fazer a ONG é facil, brecha na lei pra conseguir financiamento publico tem tambem. Leva um ano, mas a grana vem. Quem estiver interessado com ose faz,  posso fazer o estudo da viabilidade do projeto.
Só cobro dez por cento  :hihi:
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #22 Online: 16 de Março de 2008, 02:43:08 »

Exatamente. Se mostrássemos que ser inteligente é ser mais legal, isso poderia virar moda. Assim como há góticos e emos, poderia haver os "inteligentes" e os que "tentam se parecer inteligentes". Se colocarmos o ateísmo como característica de gente intelectual, o efeito é combo!
Além da inteligência, um ponto que vejo nos grandes ateus do passado e do presente é a ética e a moral, a demonstração de que é possível uma vida digna sem a crença em deus.

Esse é o maior exemplo que fica pra mim. Hoje em dia é proclamado o direito de discutir religião sem a aura de sagrado, sem a censura social para o debate acerca da diversas religiões existentes.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Março de 2008, 17:15:45 »
Me expressei mal. Não sugeri que o CC devesse ser algo mais "ativista", uma ONG e etc, com um monte de atividades e ações sociais em prol do pensamento crítico, ceticismo e laicismo, etc; é mais uma questão praticamente apenas de "marketing", ainda sem objetivos tão "elevados".

Acho que, mesmo sem intencionar um ativismo propriamente dito, esse fórum como está já é de certa forma um tipo de ferramenta de promoção de pensamento crítico, ciência e etc.

E que talvez pudesse ser um pouco mais através de alterações sutis nas estratégias de "marketing", através uma imagem que evitasse esses "rótulos" de subcultura* cética/ateísta e sugerisse temas de discussão menos restritos, como acaba mesmo sendo o nosso caso. Sem aumentar em nada o formalismo (que já não é tão baixo assim, convenhamos, com todos esses "títulos" e sub fóruns)

Uma outra idéia que acho que o Dantas acabou dando acidentalmente seria talvez um blog que espelhasse os tópicos, ou ao menos alguns tópicos selecionados a dedo (talvez dando alguma função mais clara aos editores, que acho que ninguém sabe exatamente o que fazem :D ). O primeiro post seria como o post do autor do blog, e os demais seriam os comentários. Acho que deve ter como fazer isso automaticamente, porque me parece que é o caso no bloggingheads.tv.

Isso, claro, se o formato "blog" é realmente vantajoso nesse sentido, e se isso tudo de aumentar o número de usuários é algo mesmo desejável.

*

Acho que talvez já seja, de certa forma. Posso imaginar argumentos sobre não ser, mais imagino também que góticos, hippies, ravers, clubbers e etc tenham seus argumentos sobre porque não são simplesmente seguidores de um modismo... talvez numa argumentação não-relativista talvez o ceticismo "ganhasse" como não moda, mas acho que isso deve ser um assunto mais complicado e talvez pouco importante.

Mas mais importante, acho que um pouco dessa "imagem" nos grupos "temáticos" como o nosso, e acho que isso talvez afaste pessoas com cabeças legais que tem uma impressão de que somos algo muito mais focado nesse tema do que realmente somos; gente que talvez gostasse de participar de 60% das nossas discussões, mas não tem tanto interesse em ler sobre "100 argumentos contra a existência de Deus", "todas as besteiras sobre a lenda do ET de Varginha", "estatísticas versus astrologia", e etc.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Março de 2008, 17:25:20 »

Talvez porque as outras modas não tem nada a ver com razão, pensamento racional.

Acho que, enquanto usar um estilo de roupas, ou falar alguma frase-chavão, ou praticamente qualquer outro tipo de moda, são coisas que não fazem grande diferença, podem ser substituídas sem perda substancial pelo próximo estilo de roupas, frase-chavão ou modismo qualquer, razão e pensamento crítico não são coisas que simplesmente se "trocaria" por uma aceitação menos criteriosa de qualquer coisa, porque a pessoa aprendeu que isso simplesmente não é a coisa racional a se fazer, que não tem sentido; não me parece algo fácil de "cancelar" só para se adequar à moda.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!