Retomando o tópico por causa de um súbito pensamento, especificamente apenas sobre isso:
Uma outra idéia que acho que o Dantas acabou dando acidentalmente seria talvez um blog que espelhasse os tópicos, ou ao menos alguns tópicos selecionados a dedo (talvez dando alguma função mais clara aos editores, que acho que ninguém sabe exatamente o que fazem
). O primeiro post seria como o post do autor do blog, e os demais seriam os comentários. Acho que deve ter como fazer isso automaticamente, porque me parece que é o caso no bloggingheads.tv.
Isso, claro, se o formato "blog" é realmente vantajoso nesse sentido, e se isso tudo de aumentar o número de usuários é algo mesmo desejável.
Não sei porque essa blogofebre de achar que simplesmente porque o mesmo conteúdo é apresentado em forma de blog ele vai ser mais difundido.
A princípio eu até penso que não faz muito sentido, por outro lado... imagino algo como comparar duas realidades altarnativas hipotéticas.... um fórum de biologia e ceticismo/ateísmo adminstrado pelo P. Z. Myers, e o seu blog real, o Pharyngula. Acho que deve se ter exemplos parecidos no mundo da física, como aquele "Cocktail Party Physics"...
Talvez os donos/adrministradores fossem só um dentre tantos outros cientistas que postam em fóruns de ciência "genéricos" se tivessem criado fóruns, em vez dos blogs, que penso, que por algum motivo qualquer (talvez só uma moda besta, ou talvez haja algum componente mais importante no formato blog), lhes trouxeram mais notoriedade.
Mas sei lá, é só especulação, nem sei se os blogs que acabaram sendo hospedados pela Seed tem maior audiência do que fóruns sobre o mesmo assunto....
... por outro lado... posts de blogs comumente viram tópicos em fóruns...... mas o contrário me parece mais raro (ainda que os comentários sejam um tipo de "fórum")
....
De qualquer forma, um blog justificaria melhor o título "editores", ficaria atribuido à uma função mais claramente relacionada a isso