Autor Tópico: O nome "clube cético" e esse "movimento" todo  (Lida 2454 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: O nome "clube cético" e esse "movimento" todo
« Resposta #25 Online: 16 de Março de 2008, 17:58:42 »
Uma outra idéia que acho que o Dantas acabou dando acidentalmente seria talvez um blog que espelhasse os tópicos, ou ao menos alguns tópicos selecionados a dedo (talvez dando alguma função mais clara aos editores, que acho que ninguém sabe exatamente o que fazem :D ). O primeiro post seria como o post do autor do blog, e os demais seriam os comentários. Acho que deve ter como fazer isso automaticamente, porque me parece que é o caso no bloggingheads.tv.

Isso, claro, se o formato "blog" é realmente vantajoso nesse sentido, e se isso tudo de aumentar o número de usuários é algo mesmo desejável.

Não sei porque essa blogofebre de achar que simplesmente porque o mesmo conteúdo é apresentado em forma de blog ele vai ser mais difundido.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #26 Online: 16 de Março de 2008, 18:17:14 »
Me expressei mal. Não sugeri que o CC devesse ser algo mais "ativista", uma ONG e etc, com um monte de atividades e ações sociais em prol do pensamento crítico, ceticismo e laicismo, etc; é mais uma questão praticamente apenas de "marketing", ainda sem objetivos tão "elevados".

Acho que, mesmo sem intencionar um ativismo propriamente dito, esse fórum como está já é de certa forma um tipo de ferramenta de promoção de pensamento crítico, ciência e etc.

E eu não respondi à sua postagem. Respondi de uma maneira geral.

Aliás, não há como manter uma comunidade cética na Internet e isso não ajudar a promover o pensamento cético. Isso é efeito natural de sites de discussão.

E que talvez pudesse ser um pouco mais através de alterações sutis nas estratégias de "marketing", através uma imagem que evitasse esses "rótulos" de subcultura* cética/ateísta e sugerisse temas de discussão menos restritos, como acaba mesmo sendo o nosso caso. Sem aumentar em nada o formalismo (que já não é tão baixo assim, convenhamos, com todos esses "títulos" e sub fóruns)

Não é má idéia, mas essas coisas exigem planejamento. O site foi feito meio que correndo.

Uma outra idéia que acho que o Dantas acabou dando acidentalmente seria talvez um blog que espelhasse os tópicos, ou ao menos alguns tópicos selecionados a dedo (talvez dando alguma função mais clara aos editores, que acho que ninguém sabe exatamente o que fazem :D ). O primeiro post seria como o post do autor do blog, e os demais seriam os comentários. Acho que deve ter como fazer isso automaticamente, porque me parece que é o caso no bloggingheads.tv.

Isso, claro, se o formato "blog" é realmente vantajoso nesse sentido, e se isso tudo de aumentar o número de usuários é algo mesmo desejável.

Se tiver gente a fim de escrever em blog, posso providenciar isso.

*
Será que ser cético algum dia vai ser moda underground? :?

Acho que talvez já seja, de certa forma. Posso imaginar argumentos sobre não ser, mais imagino também que góticos, hippies, ravers, clubbers e etc tenham seus argumentos sobre porque não são simplesmente seguidores de um modismo... talvez numa argumentação não-relativista talvez o ceticismo "ganhasse" como não moda, mas acho que isso deve ser um assunto mais complicado e talvez pouco importante.

Mas mais importante, acho que um pouco dessa "imagem" nos grupos "temáticos" como o nosso, e acho que isso talvez afaste pessoas com cabeças legais que tem uma impressão de que somos algo muito mais focado nesse tema do que realmente somos; gente que talvez gostasse de participar de 60% das nossas discussões, mas não tem tanto interesse em ler sobre "100 argumentos contra a existência de Deus", "todas as besteiras sobre a lenda do ET de Varginha", "estatísticas versus astrologia", e etc.

Mas aí há um problema. Como vamos nos identificar sem mostrar qual o nosso tema?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Danieli

• Visitante
« Resposta #27 Online: 16 de Março de 2008, 18:34:01 »
Querendo ou não, se dizer abertamente que o pensamento cético de alguma maneira difunde o ateísmo causa uma fuga em massa do pessoal.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #28 Online: 16 de Março de 2008, 20:09:09 »
Querendo ou não, se dizer abertamente que o pensamento cético de alguma maneira difunde o ateísmo causa uma fuga em massa do pessoal.

Será? Livros como o "Deus, um Delírio" de Richard Dawkins se tornaram best-sellers rapidamente ultimamente. Talvez o problema só esteja mesmo na mídia.

Offline Narkus

• Nível 10
  • *
« Resposta #29 Online: 16 de Março de 2008, 21:20:45 »
Olha, não sei se o que eu vou dizer já foi dito por alguém antes, mas é digno de futuras citações.

Não é apenas o ceticismo que leva uma pessoa a buscar o conhecimento, mas também o bom conhecimento facilita a descoberta e compreensão do ceticismo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 17 de Março de 2008, 06:09:14 »
Sem aumentar em nada o formalismo (que já não é tão baixo assim, convenhamos, com todos esses "títulos" e sub fóruns)

Você acha mesmo?  Não me parece ser esse o caso.

Sério, eu apresentei essa idéia?  Juro que não me lembro.  Não vejo muito atrativo nela, para ser sincero; já é tão fácil e intuitivo pesquisar tópicos e ver quais são os mais movimentados.

Quanto aos editores, está bem claro nas regras; eles são moderadores com algumas responsabilidades adicionais, principalmente no que se refere à parte técnica do fórum.

Pois é, não vejo benefício em um blog coletivo; o formato de fórum me parece em tudo superior.  E o aumento de usuários é desejável, mas a qualidade dos mesmos conta muito.  Eu não sei se queremos atrair mais usuários que não se sintam confortáveis com o formato de fórum PHP.

Mas mais importante, acho que um pouco dessa "imagem" nos grupos "temáticos" como o nosso, e acho que isso talvez afaste pessoas com cabeças legais que tem uma impressão de que somos algo muito mais focado nesse tema do que realmente somos; gente que talvez gostasse de participar de 60% das nossas discussões, mas não tem tanto interesse em ler sobre "100 argumentos contra a existência de Deus", "todas as besteiras sobre a lenda do ET de Varginha", "estatísticas versus astrologia", e etc.

Pois é, esse é um dos benefícios do formato de tópicos de um fórum: permite melhor separação dos assuntos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 17 de Março de 2008, 06:10:22 »

Talvez.  Mas será que isso é um problema?  Afinal de contas, não é apenas algo que dizemos, é um fato fácil de constatar.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Danieli

• Visitante
« Resposta #32 Online: 17 de Março de 2008, 07:54:19 »
Aí é que tá, modas para pegarem tem que ocultar uma face verdadeira, para que as demais pessoas idealizem como algo realmente bom. Ou alguém aqui acha que a moda emocore, é apenas um bando de chorões com maquiagens e cabelos feiosos, e teve início agora nos anos 2000 em diante?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 17 de Março de 2008, 09:59:55 »
Então talvez não seja interessante que haja "moda cética" afinal de contas... popularizar a custo de desapontar depois?  Para que?

Danieli

• Visitante
« Resposta #34 Online: 17 de Março de 2008, 10:49:40 »
Então talvez não seja interessante que haja "moda cética" afinal de contas... popularizar a custo de desapontar depois?  Para que?
É :(
Seria superficial, afinal de contas, e a "moda cética" seria uma segregação da "moda nerd".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 17 de Março de 2008, 14:51:09 »
Eu sei lá. Ainda acho que ceticismo por "moda" não tem problema, ao menos que por isso estejam enxergando algo diferente do que eu estou. Como algo que envolvesse tipos de roupas, estilo musical e sei lá mais o quê. Se for só uma "moda" de ser mais criterioso na avaliação de alegações extraordinárias e etc, não vejo como pode ser ruim de alguma forma. :hein:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #36 Online: 17 de Março de 2008, 17:56:19 »
Eu sei lá. Ainda acho que ceticismo por "moda" não tem problema, ao menos que por isso estejam enxergando algo diferente do que eu estou. Como algo que envolvesse tipos de roupas, estilo musical e sei lá mais o quê. Se for só uma "moda" de ser mais criterioso na avaliação de alegações extraordinárias e etc, não vejo como pode ser ruim de alguma forma. :hein:

Na pior das hipóteses, os seguidores da moda cética vão usar jaleco verde, cabelo espetado pra cima e falar "Zaloom" 4 vezes por hora.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #37 Online: 17 de Março de 2008, 19:02:14 »
Aí é que tá, modas para pegarem tem que ocultar uma face verdadeira, para que as demais pessoas idealizem como algo realmente bom.
Hum... isso é interessante. Quantas vezes nós daqui não tivemos que ocultar ou deixar de exprimir o que pensamos pra evitar conflitos com religiosos? Uma moda que se oponha a isso seria muito interessante, e poderia agradar o público em geral por ser baseada na defesa da liberdade de expressão. Esta moda teria que ser centrada não na liberdade de expressão em geral, mas especificamente na liberdade de se poder discutir até coisas consideradas sagradas.

Elabore-se um estilo visual (e se possível também musical) interessante mas não espalhafatoso pra associar a isso, e pode acabar dando certo.

Pena que o Duda Mendonça não faz parte do fórum ::)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #38 Online: 17 de Março de 2008, 19:48:54 »
A moda cética é a camisa do CC, litelmente. É pra quem vesta a camisa do clube.  :hihi:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #39 Online: 19 de Março de 2008, 12:15:07 »
Citação de: Buckaroo Banzai
Nesses fóruns, geralmente há uma considerável parte das discussões que não é sobre discos voadores, chupacabras e fantasmas, mas sobre coisas mais importantes e de interesse para quem não dá bola para esses assuntos mais "fetichistas" do ceticismo. Estou falando de política, educação e coisas de ciências um pouco mais relevantes do que vida ET e abduções.

Eu frequento esse forum principalmente por isso. Por haver uma quantidade incomum de pessoas sensatas e críticas reunidas no mesmo lugar. O CC às vezes abre minha mente para coisas que estavam cristalizadas em minhas idéias, e aposto que faz isso com muita gente.

Muitas coisas que se aprende aqui vc nunca irá aprender de maneira agregada em uma universidade, por exemplo. São muitas experiências e livros/artigos/revistas diferentes lidos pelos membros que são debatidos/confrontados.

Citação de: Herf
Eu até concordo. Se tivesse uma eleição, eu votaria em um nome tipo "pensamento crítico".

Somos dois. Eu votaria em algo dessa linha....

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #40 Online: 19 de Março de 2008, 12:16:30 »
Se uma mudança no nome atrair mais gente interessante para as discussões, não vejo pq não mudar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 03 de Junho de 2008, 15:59:56 »
Retomando o tópico por causa de um súbito pensamento, especificamente apenas sobre isso:

Não sei porque essa blogofebre de achar que simplesmente porque o mesmo conteúdo é apresentado em forma de blog ele vai ser mais difundido.

A princípio eu até penso que não faz muito sentido, por outro lado... imagino algo como comparar duas realidades altarnativas hipotéticas.... um fórum de biologia e ceticismo/ateísmo adminstrado pelo P. Z. Myers, e o seu blog real, o Pharyngula. Acho que deve se ter exemplos parecidos no mundo da física, como aquele "Cocktail Party Physics"...

Talvez os donos/adrministradores fossem só um dentre tantos outros cientistas que postam em fóruns de ciência "genéricos" se tivessem criado fóruns, em vez dos blogs, que penso, que por algum motivo qualquer (talvez só uma moda besta, ou talvez haja algum componente mais importante no formato blog), lhes trouxeram mais notoriedade.

Mas sei lá, é só especulação, nem sei se os blogs que acabaram sendo hospedados pela Seed tem maior audiência do que fóruns sobre o mesmo assunto....

... por outro lado... posts de blogs comumente viram tópicos em fóruns...... mas o contrário me parece mais raro (ainda que os comentários sejam um tipo de "fórum")

....

De qualquer forma, um blog justificaria melhor o título "editores", ficaria atribuido à uma função mais claramente relacionada a isso :D

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 03 de Junho de 2008, 21:37:28 »
Como todos sabem, gosto muito do CC.
Mas acho que os idealizadores poderiam se beneficiar mais da sua alta quantidade de acesso e qualidade de suas postagens e pessoas debatendo.
E se beneficiar digo financeiramente mesmo, o que possibilitaria que investissem mais tempo no site (talvez artigos, blogs, etc..), melhorando o site para todos nós, trazendo mais pessoas... círculo virtuoso.

Este é um site onde as pessoas passam horas e é bastante visitado, por pessoas de um nível social relativamente alto, será que não tem um raio de um business case que pode sair disso??

Neste contexto, se for uma mudança de nome que venha junto com um algumas iniciativas para fazer o site mais atraente, dentro de um contexto de um business case, acho que vcs deveriam faze-lo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 03 de Junho de 2008, 23:12:54 »
Bem, temos banners. :)

Já tentamos vender camisetas (que quase todo mundo disse que ia comprar e quase ninguém comprou) e as visitas do fórum são sempre pelas mesmas pessoas: o povo é tão mal-interessado em contribuir de outra-forma senão postando (eu incluso) que tinhamos uma Wiki com apenas uns 4 artigos (tá certo: demoramos 10 anos para fazer uma página inicial para o fórum, e quando fizemos, foi depois de desistirem da Wiki... Mesmo com a idéia da página sendo por causa da Wiki) ... Duvido muito que tenha alguma forma de ganhar dinheiro com isso aqui...
« Última modificação: 03 de Junho de 2008, 23:19:20 por Oceanos »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!