Autor Tópico: Brasil: grande e bobo  (Lida 5027 vezes)

Offline Eu

• Nível 15
  • *
Brasil: grande e bobo
« Online: 15 de Março de 2008, 23:13:26 »
Grande e Bobo
por Peter Hof em 12 de março de 2008

Resumo: Toda vez que o Brasil se vê envolvido em problemas com outro país, faz o papel de anti-herói: apanha na cara e segue dando risadas rídiculas como se fosse o vencedor.

© 2008 MidiaSemMascara.org

Toda vez que vejo o Brasil envolvido em problemas com outros paises me vem à mente o personagem George McFly, o pai do herói no filme De volta ao futuro. E por que isso? Assim como o George McFly, o Brasil é grande, bobo, apanha na cara e segue em frente com um sorriso ridículo de vencedor.

Não é preciso muito esforço nem recuar muito no tempo para lembrar alguns fatos:

Em 1991, as Farc entraram em território brasileiro, atacaram um destacamento militar de fronteira e mataram militares brasileiros. E o que fez o Brasil na ocasião? Nada. Talvez tenha chamado o embaixador daquele país e dado o que se chama de “bronca de otário”.

Quando Fernando Henrique Cardoso era Ministro das Relações Exteriores do governo Itamar Franco, um avião conduzindo garimpeiros brasileiros foi abatido na fronteira do Brasil e Venezuela. Nossos hermanos y vecinos alegaram que o avião fora abatido no espaço aéreo venezuelano. FHC já estava preparado para fazer um pedido formal de desculpas ao governo daquele país e, presumo eu, disposto a mandar as famílias dos garimpeiros pagarem pela munição que os matara. Foi preciso um repórter da TV Globo (Ernesto Paglia, se não me engano) ir ao local e mostrar que o avião fora abatido no espaço aéreo brasileiro.

Em tempos mais recentes, o Brasil, no afã de conquistar o voto chinês favorável a seu pleito de obter um lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU, concedeu à China, em novembro de 2004, o status de economia de mercado. O resultado: a China deu uma sonora banana para as pretensões brasileiras e hoje despeja no nosso mercado toda a sorte de bugigangas baratas e lixo da pior espécie, ao mesmo tempo em que destrói setores outrora pujantes de nossa economia com custos baixos, fruto de mão-de-obra semi-escrava.

Um assunto que ainda está longe de ser solucionado é o problema com a Bolívia. Os bolivianos, aproveitando-se do grande carinho que Lula declarou nutrir por eles, invadiram, manu militari, propriedades brasileiras (Petrobrás) naquele país. O governo boliviano fez uma série de ameaças, inclusive a produtores brasileiros com propriedades na Bolívia e agora, na maior cara-de-pau, vem pedir que a Petrobrás volte a investir na terra do cocalero Evo Morales. Para adicionar insulto à ofensa, os bolivianos acabaram de avisar que não vão cumprir o contratado assinado com o Brasil, pois precisam vender gás à Argentina, que lhes paga mais pelo gás do que nós. Só não se lembram do seguinte: quem investiu pesadamente na prospecção e exploração dos hidrocarbonetos na Bolívia foi o Brasil através da Petrobrás, e não a YPF argentina.

Tomem nota: o próximo da lista a morder um pedaço do patrimônio dos brasileiros será o Paraguai, devido ao contencioso criado por eles em relação à Itaipu.

A questão da vez é o problema dos viajantes brasileiros que passam pela Espanha. Não vou discutir o direito que tem a Espanha de passar os visitantes por um rigoroso escrutínio. O que está em discussão é a forma humilhante como estão tratando brasileiros no aeroporto de Barajas, chamando-os de “cachorros”, e negando-lhes o direito de comunicar-se com o cônsul brasileiro.

Foi revoltante a arrogância do embaixador da Espanha no Brasil, senhor Ricardo Peidró (que me perdoe Sua Excelência, mas não tem um R demais em seu sobrenome?). Ao ser perguntado pela repórter do Jornal da Record de 6/3/08 como a Espanha encararia um revide do mesmo nível do Brasil, o senhor Peidró (todo cuidado é pouco ao escrever o sobrenome de Sua Excelência) respondeu que o Brasil não poderia fazer isso, pois a decisão não era da Espanha e sim de um conjunto de países signatários do chamado espaço Schengen (área de livre circulação dentro da União Européia). Sem problemas, Excelência, vamos aplicar a mesma regra para TODOS os signatários do espaço Schengen.

É interessante notar que dois países têm-se distinguido como cães de guarda da Comunidade Européia: Irlanda e Espanha. Por coincidência, no começo do século XX, esses dois países tinham, como maior item em suas pautas de exportação, cidadãos famintos e sem perspectiva, numa Europa devastada por contínuas guerras. E não eram cientistas, médicos, engenheiros e pessoas da classe média. Eram desassistidos pela fortuna, que vinham a este continente em busca de uma melhor perspectiva de vida para si e seus descendentes. E foram generosamente acolhidos neste país.

Mais uma vez a Polícia Federal merece aplausos, tomando a iniciativa de aplicar a lei brasileira que nos permite mostrar a esses senhores do mundo que não precisamos nos esconder detrás de nenhum tratado, para mandar de volta estrangeiros indesejáveis.

Só esperamos que as autoridades brasileiras, que sempre têm demonstrado excessivo carinho e complacência com as molecagens que outros paises nos aplicam, não venham punir os rapazes da PF de Salvador.

Se essa atitude de pouca tolerância com quem nos visita tivesse sido tomada há mais tempo, muito possivelmente não teríamos tido aqui a tragédia do Bateau Mouche que, por uma incrível coincidência, era propriedade de um grupo de espanhóis...

O autor é administrador de empresas e escritor. 

http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=6440&language=pt

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Re: Brasil: grande e bobo
« Resposta #1 Online: 15 de Março de 2008, 23:29:55 »
OUTRO NOVO TÓPICO DO WALDON!!!  :?

MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 15 de Março de 2008, 23:31:54 »
ARGH!  MEUS OLHOS!

Alguém por favor denuncie esta imagem!
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Danieli

• Visitante
« Resposta #3 Online: 15 de Março de 2008, 23:49:18 »
Amarelo e roxo combina poxa. :)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #4 Online: 16 de Março de 2008, 00:23:04 »
O Waldon é o Steve/Al.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Eu

• Nível 15
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Março de 2008, 00:27:54 »

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #6 Online: 16 de Março de 2008, 00:28:53 »
O Waldon é o Steve/Al.

Steve?

haha

Estou brincando, é que no RV havia um forista que era muito semelhante a você.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #7 Online: 16 de Março de 2008, 15:31:30 »
Fabulous Wins. Fatality!!

:histeria:

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #8 Online: 17 de Março de 2008, 08:06:32 »
Em 1991 quando as Farcs atacaram um destacamento brasileiro a reaçao foi imediata, Forças Especiais entraram em territorio colombiano e mataram os caras

De la pra cá houve encontros esporadicos

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #9 Online: 17 de Março de 2008, 12:30:06 »
Eu não gosto desse toma lá da cá que está acontecendo com os espanhóis que desembarcam por aqui, afinal oque eles tem a ver com a palhaçada das autoridades da Espanha? Nosso exemplo deve ser o melhor possível para mostrar o quanto somos maduros por aqui....aii...ou não? :vergonha:

beijo
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #10 Online: 17 de Março de 2008, 16:22:18 »
Eu acho que já não seria demonstração de maturidade e sim de sangue de barata.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 17 de Março de 2008, 16:26:08 »
Verdade.... seria uma imensa demonstação de bananice........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #12 Online: 17 de Março de 2008, 16:43:33 »
Eu não gosto desse toma lá da cá que está acontecendo com os espanhóis que desembarcam por aqui, afinal oque eles tem a ver com a palhaçada das autoridades da Espanha? Nosso exemplo deve ser o melhor possível para mostrar o quanto somos maduros por aqui....aii...ou não? :vergonha:

beijo

Eles estão apenas aplicando a lei lá e nós estamos aqui. Não há retaliação. O que ocorria era que lá e aqui davam uma chance ou faziam vistas grossas a certas requisitos exigidos em lei. Lá eles pararam com a vista grossa e começaram a aplicar literalmente o que diz lei. Cumpridou as exigências legais entra, não cumpriu, volta para casa. Estão agora fazendo o mesmo aqui.

O que deve ser apurado são os supostos maus-tratos com os viajantes...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Março de 2008, 19:12:22 »

beijo

Eles estão apenas aplicando a lei lá e nós estamos aqui. Não há retaliação. O que ocorria era que lá e aqui davam uma chance ou faziam vistas grossas a certas requisitos exigidos em lei. Lá eles pararam com a vista grossa e começaram a aplicar literalmente o que diz lei. Cumpridou as exigências legais entra, não cumpriu, volta para casa. Estão agora fazendo o mesmo aqui.

O que deve ser apurado são os supostos maus-tratos com os viajantes...

Correto! :ok:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #14 Online: 20 de Março de 2008, 16:33:59 »
Se bem que são casos diferentes, 80% das prostitutas lá são brasileiras, quantas prostitutas espanholas nós temos aqui?Quantos espanhóis ilegais nós temos?Quem perde com isso é o turismo brasileiro, que ja é pobre.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #15 Online: 20 de Março de 2008, 17:04:05 »
Se bem que são casos diferentes, 80% das prostitutas lá são brasileiras, quantas prostitutas espanholas nós temos aqui?Quantos espanhóis ilegais nós temos?Quem perde com isso é o turismo brasileiro, que ja é pobre.

Pode ser. Mas os espanhois têm muito dinheiro investido aqui. Então é interessante para eles um bom relacionamento com nosso país. Não sabemos também quantos espanhois podem estar aqui ilegalmente.

Nossa economia é maior que a deles além do fato da Espanha etsar enfrentando uma recessão, logo, é estigma que só brasileiro vai para Espanha para tentar a vida.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #16 Online: 20 de Março de 2008, 23:43:26 »

Até aí tudo bem. Mas fazer o pré-julgamento de que todo brasileiro que viaja a Espanha está envolvido com prostituição e/ou com alguma forma qualquer de ilegalidade é forçar a barra e ser tremendamente preconceituoso. E, mesmo sendo realmente verificado a situação irregular do viajante, isso em nada autoriza a utilização de meios vexatórios e subumanos como os frequentemente relatados pelos brasileiros que tiveram a entrada proíbida.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 20 de Março de 2008, 23:51:09 »

Até aí tudo bem. Mas fazer o pré-julgamento de que todo brasileiro que viaja a Espanha está envolvido com prostituição e/ou com alguma forma qualquer de ilegalidade é forçar a barra e ser tremendamente preconceituoso. E, mesmo sendo realmente verificado a situação irregular do viajante, isso em nada autoriza a utilização de meios vexatórios e subumanos como os frequentemente relatados pelos brasileiros que tiveram a entrada proíbida.

Todos os países são preconceituosos em suas fronteiras.Porque você acha que os voôs vindos da China recebem fiscalização especial?Porque você acha que Érabes são melhores revistados e checados nos EUA?

Sequerem culpar alguém por essa  situação, culpem os brasileiros que foram pra Espanha aprontar.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #18 Online: 20 de Março de 2008, 23:55:05 »
E quem alicia as prostitutas brasileiras e levam pra Espanha? ::)
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 21 de Março de 2008, 00:03:35 »

E?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #20 Online: 21 de Março de 2008, 00:06:47 »

E?
E os criminosos são os brasileiros.... ::) Deixa eu ver...os espanhóis vem pro Brasil aliciar brasileiras, depois que chega na espanha eles deixam elas presas como escravas sexuais....e os criminosos são elas? Que coisa...

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #21 Online: 21 de Março de 2008, 00:12:54 »
E elas foram lá pra ser o que?Vendedoras da Avon?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #22 Online: 21 de Março de 2008, 00:23:03 »
Não... mas o que eu quero dizer que a culpa de ter 80% de prositutas brasileiras lá na Espanha é dos espanhóis mesmo...são eles que vem buscar as mulheres aqui e são eles que lucram... e também, quem garante que elas vão lá pra serem prostitutas mesmo...? Eles vão nas regiões pobres e prometem mundos e fundos...e elas chegam lá na espanha e a história é outra...

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #23 Online: 21 de Março de 2008, 00:32:22 »

Todos os países são preconceituosos em suas fronteiras.Porque você acha que os voôs vindos da China recebem fiscalização especial?Porque você acha que Érabes são melhores revistados e checados nos EUA?

Sequerem culpar alguém por essa  situação, culpem os brasileiros que foram pra Espanha aprontar.

Cada país é soberano e tem o direito de barrar quem queira. Mas daí a manter as pessoas vários dias detidas em uma sala pequena sem as mínimas condições de higiene pessoal, a pão e água, confiscar seus celulares para que não fotografem as instalações em que se encontram, e ainda chamá-las de "cachorro" e enxotá-las fazendo uso de termos pejorativos como "volte ao seu país de merda", etc., há uma distância muito grande.

Não estou tirando a culpa dos que não respeitam a lei. Se o cara não anda na linha tem que responder mesmo, seja aqui ou onde for. Coisa que infelizmente não ocorre nesse país e aí certas pessoas acham que podem fazer lá fora o mesmo que fazem aqui.

O que acontence é que eu não posso dizer que toda brasileira que vai Espanha é prostituta, da mesma forma que não posso dizer que todo carioca é traficante e maconheiro. É uma simples questão de bom senso. Agir de forma contrária é ser preconceituoso.

E mesmo que sejam encotradas pessoas em situação irregular, seja qual for a nacionalidade, é inadmissível que sejam tratadas da forma como descrita acima. O que se discute não é o direito da espanha de impedir a entra de brasileiros, nem a má fama que os brasileiros têm no exterior, mas sim a forma como vêm sendo tratados pelas autoridades espanholas em Barajas.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 21 de Março de 2008, 00:37:22 »
Não... mas o que eu quero dizer que a culpa de ter 80% de prositutas brasileiras lá na Espanha é dos espanhóis mesmo...são eles que vem buscar as mulheres aqui e são eles que lucram... e também, quem garante que elas vão lá pra serem prostitutas mesmo...? Eles vão nas regiões pobres e prometem mundos e fundos...e elas chegam lá na espanha e a história é outra...

É o que eu disse ,foram porque queriam,não foram sequestradas aqui,se acontece de serem escravas lá, ai é  outro problema,mas o fato é que foram para se prostituirem, tanto as mulheres como muitos homens também.

Dizer que a culpa é dos espanhóis é a mesma coisa que dizer que a culpa a imigração dos mexicanos é dos americanos por terem um país melhor.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!