O evolucionismo torna menos necessária a existência de um ser sobrenatural para explicar a formação das espécies.
PS.: Duran, apesar de estar citando seu trecho da mensagem, ela não é dirigida especificamente a voce, não estou argumentando com você, até porque acho que deve concordar com bastante disso que eu disse/direi. Só estou tentando deixar bem claro certas coisas
Não diria que diminui a necessidade de "um ser" sobrenatural - como algo análogo a uma pessoa, como se essa fose a unica alternativa possível. Torna "desncessária" qualquer explicação sobrentatural, mágica, contendo ou não deuses ou outros tipos de seres. Não dá para se distinguir entre elas, e dizer que era necessário "um ser". Se há a observação X, cuja explicação natural se desconhece, se propomos o fenômeno sobrenatural Z, cuja propriedade, por definição, é causar X, então isso é tudo o que é "necessário". Dizer que Z é um ou outro deus, ou uma ou outra força mágica são afirmações nulas a partir daí, não tem como provar.
Mas também acho um tanto inadequada a colocação "tornar desnecessário" algum fator sobrenatural como explicação, a partir do momento que se tem a explicação natural.
Porque o sobrenatural nunca é "necessário" para explicação, pela simples razão de que nunca é explicação alguma. Como algo que não explica absolutamente nada pode em qualquer momento ser "necessário" para explicar?
Porque, com eu disse anteriormente, pode-se tanto dizer "foi vontade de Javé", "foi a força Jedi", "foi a força dos cristais", "foi a conjunção das energias dos astros", "foram os duendes", ou simplesmente, foi uma mágica que tem como resultado esse fenômeno (a mais parcimoniosa das "explicações") - qualquer uma dessas "explica" igualmente. Uma não é melhor que a outra.
A evolução é meramente uma explicação natural, testável e atestada para a origem das espécies. Assim como a gravidade é para os movimentos dos planetas. Isso não significa que a evolução é igualzinha a gravidade, e que deveria então ser capaz de prever com precisão a futura evolução das espécies tal qual se pode prever a futura posição dos planetas, por favor. Há muito mais variáveis envolvidas no caso da evolução. Eu já vi gente fazendo esse tipo de afirmação, não sei se por burrice, falta de pensar, ou só implicância mesmo.