Autor Tópico: 'Economist' pergunta por que crescimento do Brasil fica atrás da Argentina  (Lida 1743 vezes)

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
Re:'Economist' pergunta por que crescimento do Brasil fica atrás da Argentina
« Resposta #25 Online: 21 de Abril de 2014, 12:14:00 »
O aumento do PIB no caso brasileiro não deve estar ligado a aumento de produtividade. Está ligado a mais gente consumindo.

A questão é que agora o modelo "mais gente consumindo" para aumentar o PIB esbarrou na baixa produtividade e infra-estrutura.

Pra que essa conta fosse totalmente verdade teríamos que ter um aumento de algumas vezes na população.

Já falei, a produtividade não é a conta do PIB per capta. Veja:

Para quem não sabe inglês, o gráfico mostra o PIB, corrigido pela inflação e poder de compra, dividido pelo número de pessoas empregadas. E vejam que o problema do Brasil vem desde a década de 80, não é coisa de governo X ou Y.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 21 de Abril de 2014, 20:26:29 »
list=PLKD2IXQoBJAinBOqSTiLSoqRmbkmIWx-a&index=2

Bom vídeo para esclarecer alguns conceitos.  Aqui fica claro o que é produtividade e deixa claro que não privilegiamos a produtividade como parte da  equação fundamental do desenvolvimento.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 21 de Abril de 2014, 20:27:41 »
O aumento do PIB no caso brasileiro não deve estar ligado a aumento de produtividade. Está ligado a mais gente consumindo.

A questão é que agora o modelo "mais gente consumindo" para aumentar o PIB esbarrou na baixa produtividade e infra-estrutura.

Pra que essa conta fosse totalmente verdade teríamos que ter um aumento de algumas vezes na população.
Não entendi
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #28 Online: 21 de Abril de 2014, 21:33:55 »
Acredito que a maioria dos brasileiros irá preferir ser da forma como são (meio sem foco, informais, meio descompromissados, com reuniões fora de hora e cheias de assuntos fora da pauta e sem relação com a empresa) ao serem como alemães, japoneses ou chineses, disciplinados, focados e objetivos, com crescimento econômico consistente, mas com vidas que a maioria dos brasileiros repudiam e que julgam não vale r apena não importa o dinheiro que entre no caixa.

Na minha opinião ganhar dinheiro e conquistar coisas materiais são coisas que o brasileiro gosta, no entanto, outras coisas tem importância parecida e não estão dispostos a se esforçar demais em sacrifício destas outras coisas.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 21 de Abril de 2014, 21:52:31 »
Resumindo:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #30 Online: 22 de Abril de 2014, 13:04:22 »
Eu acho que um meio termo de ambos é o mais adequado. Um trabalho que dê para ter um carro na garagem, pagar a parcela do apartamento e viajar pelo mundo durante as férias é o ideal para mim. Nada menos que isso e também não faço nenhuma questão de abdicar de algumas coisas para ter mais que isso. A vida é curta e eu não vou levar o dinheiro para o paraíso. Melhor conhecer o mundo e não me estressar por bobagem enquanto estou por aqui.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 22 de Abril de 2014, 13:28:58 »
Economist soltou mais uma sobre o Brasil ontem.. Acho que aderiram ao PiG.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 22 de Abril de 2014, 13:53:59 »
Eu acho que um meio termo de ambos é o mais adequado. Um trabalho que dê para ter um carro na garagem, pagar a parcela do apartamento e viajar pelo mundo durante as férias é o ideal para mim. Nada menos que isso e também não faço nenhuma questão de abdicar de algumas coisas para ter mais que isso. A vida é curta e eu não vou levar o dinheiro para o paraíso. Melhor conhecer o mundo e não me estressar por bobagem enquanto estou por aqui.

2
"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 22 de Abril de 2014, 16:01:38 »

Certo.

Mas tudo isto é possível ao mesmo tempo que se cumprem prazos e metas pré-estabelecidas.
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 22 de Abril de 2014, 16:04:24 »

Certo.

Mas tudo isto é possível ao mesmo tempo que se cumprem prazos e metas pré-estabelecidas.

Com certeza. Eu quero um trabalho que me dê as vantagens acima, mas em troca tenho a obrigação de cumprir horários, metas e prazos, sem dúvida.
"Deus prefere os ateus"

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #35 Online: 22 de Abril de 2014, 16:05:35 »
Absolutamente. Até seria difícil manter um padrão assim sendo um profissional que não cumpre prazos ou metas.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline alersson

• Nível 10
  • *
« Resposta #36 Online: 23 de Abril de 2014, 20:42:21 »
Absolutamente. Até seria difícil manter um padrão assim sendo um profissional que não cumpre prazos ou metas.
isso só é valido para os pobres mortais, prazos e metas são coisas irrelevantes para os puxa-sacos do governo  :hmph:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!