Moralidade é o termo certo que um deísta usa para designar a busca de criação ou formulação do seu próprio conceito de existência divina? Não, nunca foi.
A moralidade passa a partir dos conceitos de responsabilidade pessoal atribuidos a certos atos, moralidade vêm a partir de boas ações e éticas. A Religião é moralmente ética? Christopher Hitchens fala sobre a mesma em dois videos (
aqui e
aqui).
É ético acreditar que seus ''pecados'' serão salvos apenas pela punição de um outro ser? É moralmente ético não pensar criticamente? Todas essas questões são abordadas por Hitchens.
Um Deísta por si exclui certas possibilidades e cria a sua própria levando assim a criação de um Deus sobre seu conceito Auto-Centrista, egoísta e que apenas ele entende o seu conceito divino e só ele pode passar essas informações para seus amigos etc.
Certas idéias Deístas se baseiam em moralidade, algumas dessas com a existência de um ser superior (dentro do conceito de moralidade) que eles preservam das relações humanas e incluem em sua explicação, e só existirá sentido para vida se disso prover dessa existência divina e que é moralmente ético aceitá-la.
Levando em conta essa premissa, é de fato demonstrar que quando se há sentido para a vida carregado aos conceitos de um ser criador, você já nasce com características e objetivos definidos, sem você por sua responsabilidade pessoal ser o criador de seu futuro e de seu próprio sentido a vida.
Mesmo com conceitos de ''livre-arbítrio'' e conceito de liberdade, tudo entra em cotradição com os dogmas e os postulatos religiosos (o livre-arbítrio é um dos) e essa característica de liberdade, ou seja lá como queira falar provem de sua responsabilidade pessoal construir assumindo riscos e problemas cotidianos que o mesmo religioso assume, mas sem assumir o risco, pondo a figura de sua imagem e semelhança um centro de descarrego de seus problemas.
Ele que se considera um pecador e descarrega naquela pessoa que ''existiu'' e ''morreu'' e ''seu pai'' que ''criou'' o universo todas preocupações e pecados. O seu centro de descarrego de seus problemas sabendo que no final poderá ser perdoado pelo castigo desse ser. Aonde se encontra recíproca amorosa?
Por si só se torna um conforto para a pessoa fazer tais atos. Dando um sentido de vida que nunca merecerá ser considerado um sentido com finalidade, valor e objetivos e isso eu me refiro a idéias e contradições religiosas, mas não as pessoas que tentam ajudar, por mais que elas acreditem em existência divina, nada disto se baseia em transcedentalidade e sim em responsabilidade pessoal em ajuda ao próximo.
Um deísta postulando conceitos da existência divina apartir deste que criou o universo através das leis físicas e químicas modernas entra em contradição apartir do ponto de omissão de estudo, logo das leis químicas e físicas cortar hipóteses sobre a existência divina apartir deste ser superior-criador resumir em uma hipótese, nada mais.
A religião e o sentido da existência são falhos em tudo por existir contradições que não podem ser contraditas.