Autor Tópico: Falsa moralidade na religiões  (Lida 3273 vezes)

Offline Joe Edward

• Nível 07
  • *
Falsa moralidade na religiões
« Online: 22 de Março de 2008, 12:17:17 »
Moralidade é o termo certo que um deísta usa para designar a busca de criação ou formulação do seu próprio conceito de existência divina? Não, nunca foi.

A moralidade passa a partir dos conceitos de responsabilidade pessoal atribuidos a certos atos, moralidade vêm a partir de boas ações e éticas. A Religião é moralmente ética? Christopher Hitchens fala sobre a mesma em dois videos (aqui e aqui).

É ético acreditar que seus ''pecados'' serão salvos apenas pela punição de um outro ser? É moralmente ético não pensar criticamente? Todas essas questões são abordadas por Hitchens.

Um Deísta por si exclui certas possibilidades e cria a sua própria levando assim a criação de um Deus sobre seu conceito Auto-Centrista, egoísta e que apenas ele entende o seu conceito divino e só ele pode passar essas informações para seus amigos etc.

Certas idéias Deístas se baseiam em moralidade, algumas dessas com a existência de um ser superior (dentro do conceito de moralidade) que eles preservam das relações humanas e incluem em sua explicação, e só existirá sentido para vida se disso prover dessa existência divina e que é moralmente ético aceitá-la.

Levando em conta essa premissa, é de fato demonstrar que quando se há sentido para a vida carregado aos conceitos de um ser criador, você já nasce com características e objetivos definidos, sem você por sua responsabilidade pessoal ser o criador de seu futuro e de seu próprio sentido a vida.

Mesmo com conceitos de ''livre-arbítrio'' e conceito de liberdade, tudo entra em cotradição com os dogmas e os postulatos religiosos (o livre-arbítrio é um dos) e essa característica de liberdade, ou seja lá como queira falar provem de sua responsabilidade pessoal construir assumindo riscos e problemas cotidianos que o mesmo religioso assume, mas sem assumir o risco, pondo a figura de sua imagem e semelhança um centro de descarrego de seus problemas.

Ele que se considera um pecador e descarrega naquela pessoa que ''existiu'' e ''morreu'' e ''seu pai'' que ''criou'' o universo todas preocupações e pecados. O seu centro de descarrego de seus problemas sabendo que no final poderá ser perdoado pelo castigo desse ser. Aonde se encontra recíproca amorosa?

Por si só se torna um conforto para a pessoa fazer tais atos. Dando um sentido de vida que nunca merecerá ser considerado um sentido com finalidade, valor e objetivos e isso eu me refiro a idéias e contradições religiosas, mas não as pessoas que tentam ajudar, por mais que elas acreditem em existência divina, nada disto se baseia em transcedentalidade e sim em responsabilidade pessoal em ajuda ao próximo.

Um deísta postulando conceitos da existência divina apartir deste que criou o universo através das leis físicas e químicas modernas entra em contradição apartir do ponto de omissão de estudo, logo das leis químicas e físicas cortar hipóteses sobre a existência divina apartir deste ser superior-criador resumir em uma hipótese, nada mais.

A religião e o sentido da existência são falhos em tudo por existir contradições que não podem ser contraditas.
''A nossa única grande vantagem, o segredo do nosso sucesso, é o pensamento — o pensamento caracteristicamente humano. Temos capacidade para pensarmos profundamente nas coisas, imaginarmos acontecimentos que ainda estão para vir, encontrar soluções. Foi assim que inventámos a agricultura e a civilização. O pensamento é a nossa bênção e a nossa maldição e faz de nós aquilo que somos. '' (Carl Sagan, Aborto: Pró-Vida ou Pró-Escolha?)

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
Re: Falsa moralidade na religiões
« Resposta #1 Online: 25 de Março de 2008, 12:22:05 »
É ético acreditar que seus ''pecados'' serão salvos apenas pela punição de um outro ser?

Mas alguma religião "moderna" diz isso?

É moralmente ético não pensar criticamente?

Absolutamente não. Esta é a maior falha de caráter que vejo em pessoas extremamente crédulas, a covardia intelectual.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Março de 2008, 12:27:38 »
É ético acreditar que seus ''pecados'' serão salvos apenas pela punição de um outro ser?
Os cristãos acreditam que o sacrifício de Cristo apagou nossos pecados e que nosso sacrifício pode levar Deus a perdoar alguém.

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Março de 2008, 12:30:36 »
Vero... Não tinha feito a associação.

Realmente, eticamente questionável.

Os cristãos acreditam que o sacrifício de Cristo apagou nossos pecados e que nosso sacrifício pode levar Deus a perdoar alguém.

Offline Joe Edward

• Nível 07
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Março de 2008, 13:50:16 »
Iconoclasta,

Você leu os links que estão no meu texto?
''A nossa única grande vantagem, o segredo do nosso sucesso, é o pensamento — o pensamento caracteristicamente humano. Temos capacidade para pensarmos profundamente nas coisas, imaginarmos acontecimentos que ainda estão para vir, encontrar soluções. Foi assim que inventámos a agricultura e a civilização. O pensamento é a nossa bênção e a nossa maldição e faz de nós aquilo que somos. '' (Carl Sagan, Aborto: Pró-Vida ou Pró-Escolha?)

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Março de 2008, 14:06:40 »
Agora que eu vi que tinham links!

A cor do texto do hyperlink é quase igual a cor do corpo do texto.

:|

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 25 de Março de 2008, 19:57:58 »
Se formos pensar na etica da Bíblia....até que os cristões hoje em dia estão bem legais.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Março de 2008, 20:01:09 »
Se formos pensar na etica da Bíblia....até que os cristões hoje em dia estão bem legais.

Uh... legal heim.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 25 de Março de 2008, 22:43:15 »
Pois é. Legal da parte deles de não nos matarem. ¬¬
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #9 Online: 25 de Março de 2008, 22:54:31 »
Faz algum sentido expressões do tipo "x é moralmente ético" ?

Offline Joe Edward

• Nível 07
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Março de 2008, 23:06:49 »
Faz algum sentido expressões do tipo "x é moralmente ético" ?

Ainda está vago.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 25 de Março de 2008, 23:11:05 »
Acho estranho focalizar "pecados" quando se fala em moralidade; pecados, pelo que entendo, são por assim dizer "tropeços".  Moralidade não lida com intenções e valores em vez de tropeços?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Março de 2008, 01:12:07 »
É acho que sim. Mas quem comete pecado, alguns deles, também atingem a moralidade.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Março de 2008, 06:54:55 »
Acho estranho focalizar "pecados" quando se fala em moralidade; pecados, pelo que entendo, são por assim dizer "tropeços".  Moralidade não lida com intenções e valores em vez de tropeços?
A minha definição de "pecado" é "descumprimento de um preceito religioso". Dependendo da religião, uma mesma coisa pode ser certa ou errada.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 26 de Março de 2008, 08:33:18 »
Correto, o que é pecado depende da religião que define esse pecado.  É pelo menos parcialmente um conceito arbitrário.  Já moralidade, segundo alguns (inclusive eu) tem pelo menos potencialmente uma natureza universal.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #15 Online: 26 de Março de 2008, 09:31:56 »
Eu já acreditei numa moral universal... agora não tenho tanta certeza. Acho mesmo que existem certas tendências naturais - à empatia, à repulsa ao assassinato, etc. Mas diferentes culturas realizam essas tendências de diferentes maneiras. O melhor que podemos fazer nesses tempos de aldeia global é tentar estabelecer um consenso com todo mundo. Mas até isso é complicado... infelizmente.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 26 de Março de 2008, 09:40:43 »
Consenso não sei, mas diálogo certamente é algo a ser buscado.  A idéia de que grupos com valores diferentes não devem tentar se entender sempre me pareceu ingênua e nociva.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #17 Online: 26 de Março de 2008, 09:51:59 »
Mais nociva do que ingênua, eu acho :-)

Reconhecer que existem diferenças é óbvio e fácil. Trabalhar em harmonia com elas é que é o grande pulo do gato.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 26 de Março de 2008, 09:58:37 »
Difícil, sim, mas muito construtivo.  Não se pode respeitar nada sem ter um certo grau de entendimento.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #19 Online: 26 de Março de 2008, 10:17:19 »
Deve ser por isso que alguns crentes saem daqui cheios de Divina Indignação... :-P

Luz

• Visitante
« Resposta #20 Online: 26 de Março de 2008, 10:31:20 »
Deve ser por isso que alguns crentes saem daqui cheios de Divina Indignação... :-P

E outras vezes deixam alguns indignados.  ::)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 26 de Março de 2008, 12:03:11 »
Mas em alguns casos aprendem coisas úteis.  E nós com eles.

:)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Março de 2008, 12:17:23 »
Correto, o que é pecado depende da religião que define esse pecado.  É pelo menos parcialmente um conceito arbitrário.  Já moralidade, segundo alguns (inclusive eu) tem pelo menos potencialmente uma natureza universal.
O pecado tem a ver com algo que um deus proibiu, ainda que a proibição não faça sentido.
Já a moralidade, ainda que varie com a época, o lugar e o grupo social, costuma ter uma explicação compreensível (ainda que inaceitável por outros).

Offline Joe Edward

• Nível 07
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Março de 2008, 18:20:12 »

A moralidade é muito individual, varia muito de pessoas e geralmente há um consenso entre medir atos exageradamente incongruentes o que se pegaria a analisar eticamente também. O que você disse sobre a moralidade ter pelo menos uma natureza universal foi relacionado as leis e direitos do cidadão?

Offline Joe Edward

• Nível 07
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Março de 2008, 18:24:12 »
Consenso não sei, mas diálogo certamente é algo a ser buscado.  A idéia de que grupos com valores diferentes não devem tentar se entender sempre me pareceu ingênua e nociva.

Um dos exemplos que é não é algo a se dizer moralmente ético. Você percebe claramente que pode ser nocivo tal ato, porque há dentro desse comando de ''povos não tentarem se comunicar com outros'' uma conclusão aceita por eles, sem nenhuma justificação lógica e sim metafisica, pondo assim um preconceito à frente de uma prévia comunicação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!