Vou tentar encontrar um menos genérico. Depois da pra trocar? Antes de mais nada, muitas muitas congratulações pelo site.
Esse é um dos principais testes de qualidade de uma moral; uma moral inferior valoriza isso de "meus valores", uma moral de boa qualidade não perde muito tempo com essas coisas
A moral superior na prática é a minha. É fácil entrar em uma discussão sobre "é errado por uma burka em alguém", é fácil falar "atentados terroristas são errados". O difícil é viver na faixa de gaza, sem perspectiva e com um ambiente conspirando contra a sua qualidade de raciocínio.
Há duzentos anos atras, era natural eu escravisar alguém. Em tempos de grande stress (uma guerra), eu vou achar natural matar alguém. Grand stress não é apenas uma guerra. Vc na etiópia teria uma moral bem diferente, e não porque ela é inferior, e sim a possível.
Não entendi. Como se poderia separar moral de religião? Ou, principalmente, religião de moral?
Não é minha intensão separar e entraríamos em um ciclo exaustivo sem nexo. O que disse foi exatamente uma resposta para quem queria separar as duas. E argumentei que para nós céticos, essa divisão entre um preceito religioso (não pode usar camisinha) e um ético/moral (cite suas fontes) é bem distinta.
Visão um tanto niilista essa. A moral existe PORQUE há situações de conflitos e decisões difíceis - se não houvesse, ela seria desnecessária. E não é por algum defeito que ela muda; moral não é cega às mudanças de circunstâncias, nem deveria tentar ser.
Moral não existe para suportar conflitos e decisões difíceis. Ela existe e é variável em situações de guerra. Um judeu na alemanha nazista tinha um excelente vizinho ariano, até mudar o contexto, e ele achar que o judeu é um rato...
Os alemães não eram diferentes de nós