Autor Tópico: Problemas políticos no mundo...  (Lida 3801 vezes)

Offline Narkus

• Nível 10
  • *
Problemas políticos no mundo...
« Online: 22 de Março de 2008, 18:48:34 »
Bom, o objetivo deste tópico é abordar sobre alguns dos principais problemas mundiais que estamos enfrentando e cada um apresentar alguma "solução própria" aos problemas.

Seria melhor abrir um tópico para cada assunto específico, ou mesmo talvez ressuscitar tópicos antigos sobre tais discussões. Mas acho que podemos criar um tópico geral para pelo menos saber quais são os assuntos mais populares.

Estou tentando acompanhar o caso do Tibete e sempre pensei muito a respeito sobre a questão de Israel.

Podemos até especular quem tá mais certo ou errado nestes conflitos, mas achar uma "solução" para os impasses não é tão simples.

Eu valorizo muito a resolução destes problemas da seguinte forma:

- Israel precisa devolver uma boa parte do território da antiga palestina mas sem que isso pareça uma "derrota para Israel" ou atitude de quem tem medo ou é mais fraco (Nesse caso eu nem tenho qualquer idéia de como solucionar, mas esse é o caminho óbvio que as autoridades não parecem se importar);
- Sou favorável a autonomia do Tibete mas acho que a China precisa tentar ADIAR as negociações. Se agir na força terá problemas internacionais, se ceder a autonomia em meio a essa espécie de "chantagem" de popularidade que o Tibete tá fazendo pode estimular outras províncias a fazerem o mesmo.

E ae?
« Última modificação: 22 de Março de 2008, 18:54:24 por Narkus »

Tarcísio

• Visitante
Re: Problemas políticos no mundo...
« Resposta #1 Online: 22 de Março de 2008, 19:22:10 »
A solução mais simples é apagar tudo e começar de novo.
A solução média é acabar com as "minorias" e ir podando.
A solução menos simples é grande demais e não caberia aqui :D

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Março de 2008, 20:12:48 »
Quando se fala em "solução", a primeira coisa é definir o que se entende por "solução". Geralmente é considerada como uma situação em que todos os lados de um confronto se dêem por satisfeitos e o confronto acaba, o que na minha opinião, nem sempre é possível nos confrontos atuais. Mas duvido que matar minorias seja visto como "solução" séria para ninguém que não seja fascista ou louco (o que é a mesma coisa, no fundo).

Outra coisa interessante seria listar os problemas que o pessoal do fórum acha mais relevantes ou mais se interessa, acho que esse de Israel é um e o Tibet outro, mas duvido que o do Siri Lanka ou o de Myammar estejam entre os Top 10. Seria uma boa para a gente se concentrar em alguns, já que ter uma discussão produtiva sobre todos é bastante improvável, dado o interesse médio do forista típico.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 22 de Março de 2008, 20:16:55 »
Gosto do termo belicismo para definir esses confrontos atuais. É o resultado das divergências culturais e o problema a ser solucionado, para aqueles que se interessam por um mundo em paz. Algo talvez utópico.

E concordo com o Narkus que o problema esteja relacionado com Israel e principalmente por ser um estado religioso, o problema maior que impede o laicismo no mundo, algo muito mais humanitário que as teocracias, convenhamos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4 Online: 22 de Março de 2008, 20:25:33 »
Quais seriam os problemas ? Esses conflitos étnicos/políticos ? Acho que isso não tem fim, é algo chamado 'soberania' que sempre flutua e aparece e desaparece conforme os tempos mudam.

Achei que os problemas eram outros, como intolerância ou fome/doenças extremas a serem erradicadas.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #5 Online: 22 de Março de 2008, 20:32:07 »
O problema é que quando a vida humana fica banalizada através de genocídios e guerras por motivos políticos/étinicos, estes que são os responsáveis pela eliminação da fome e das doenças ficam mais preocupados com a defesa de seus interesses regionais, limitados ao país.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #6 Online: 22 de Março de 2008, 20:34:40 »
Ainda não estamos prontos para um governo mundial, mas é o que deveriamos fazer se estivêssemos mais maduros politicamente falando.
Isto é, encontrar o equilíbrio entre independencia regional e soluções globais.
A ONU ainda é capacho de alguns e do outro lado temos governos totalitários que reclamam uma independência que significa 'deixem que nos matemos entre nós, é nosso direito'.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #7 Online: 22 de Março de 2008, 20:36:04 »
A ONU não vale nada mesmo, os Estados Unidos estão fazendo o que bem entendem em relação as metas ambientais. O problema agora é que a China está forte na parada.

Offline Narkus

• Nível 10
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Março de 2008, 20:40:34 »
O problema é que nestas discussões é extremamente necessário conhecer os fatos e detalhes envolvidos.

Eu nunca me sinto muito seguro em discussões como essas porque não tenho muito conhecimento de história. Mas facilmente percebo alguns erros de lógica na resolução de alguns dos problemas.

Sempre enxerguei a ONU como fantoche dos interesses dos EUA ao não fazer uso de sua autoridade para reprimir ações ofensivas dos EUA e Israel.

Enxergo Israel como um erro histórico. Salvar os judeus não implica em criar uma nação judaica que nem sequer existia antes da II Guerra. Eu sei que os judeus (hebreus) povoaram a região da palestina na antiguidade, mas poxa vida, isso foi há uns 2000 anos atrás, antes de Roma forçá-los a abandonar a região. Judeus passaram quase 2000 anos como nômades.

Daí, por causa de um massacre, em que a palestina nada tinha a ver, criaram um estado em pleno oriente médio, desocupando terras da palestina que já não lhe pertenciam mais. Ainda por cima a palestina ainda não é reconhecida como um país pela ONU.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #9 Online: 22 de Março de 2008, 20:42:56 »
E sobre o Tibete, o que vc diria ?
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Narkus

• Nível 10
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Março de 2008, 20:48:47 »
No caso do Tibete...

Estou sentindo que o clima entre as potências pode esquentar.
EUA e Europa certamente vai se intrometer diretamente nesta questão e acho que não vão querer favorecer os chineses. Essa revolta dos tibetanos é um insulto a soberania chinesa. A invasão chinesa ao Tibete durante o regime de Mao foi condenável e as consequencias disso vemos agora com essa migração de chineses para a região do tibete excluíndo da sociedade os próprios tibetanos nativos. É o que ocorreu em vários países no passado, mas é uma situação difícil de aceitar nos dias de hoje.

Sou a favor da autonomia do Tibete mas sou contra esse oportunismo exagerado dessa revolta em plena época de olimpíadas. A reação da China pode não ser das melhores e a repercussão pior ainda. Eu espero que a China adie as negociações com o Tibete, mas mostre preocupação em resolver a questão, já que é pouco provável que concedam a autonomia nestas condições. Ninguém gosta de ser chantageado e a China é poderosa.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #11 Online: 22 de Março de 2008, 20:55:00 »
Eu nunca me sinto muito seguro em discussões como essas porque não tenho muito conhecimento de história.
E história é fundamental, por isso quem devia guiar esse tipo de discussão é o Partiti, ele é reconhecidamente o mais entendido de história mundial do fórum.

Offline Narkus

• Nível 10
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Março de 2008, 21:46:32 »
ok

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #13 Online: 22 de Março de 2008, 21:47:51 »
Só uma sugestão, o tópico é seu.  :P

E tem que ver o interesse do Partiti nisso.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #14 Online: 22 de Março de 2008, 21:58:59 »
Quem se importa com o Tibete? Ninguém se importa, aliás, podem até importar, mas não há país no mundo que vai se indispor com a China por causa de uma província rebelde, vide Taiwan.

Infelizmente o Tibete está condenado a fazer parte da China

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Março de 2008, 22:44:03 »
Hey, virei expert em história, legal...

Seguinte, quanto ao Tibet, esquece, não vai acontecer nada além de umas condenações bobas da ONU ou coisa do tipo, embargo na China é algo impensável, além de uma total irresponsabilidade em tempos de recessão mundial. Mesmo assim, independência é algo difícil, o Tibet é parte da China desde o começo do século XVIII, no máximo haveria uma autonomia regional.

Mas o maior entrave para essa solução é a grande quantidade de não-tibetanos que se estabeleceram na região depois de 49, bem similar aos assentamentos juddaicos, só que com bem mais laços culturais. A causa é na verdade encampada no ocidente mais por motivos religiosos que outra coisa, também bem similar à evidência que o problema Israelita tem no ocidente.

É interessante perceber que a grande maioria dos conflitos mais citados hoje em dia são os que ocorrem em áreas com alguma relevância cultural para a sociedade ocidental atual. Talvez a saída para os problemas da África seja inventar uma religião e tentar converter parte do ocidente e virar moda... :roll:
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Março de 2008, 23:24:15 »
Sempre enxerguei a ONU como fantoche dos interesses dos EUA ao não fazer uso de sua autoridade para reprimir ações ofensivas dos EUA e Israel.
não é bem assim. a onu não é fantoche de ninguém, e inúmeras vezes esteve contra os interesses dos eua de israel. o problema (ou será salutar?) da onu é esse, a onu não pode nada.

de qualquer forma, abrir um tópico pra discutir a questão palestina e o tibete não faz muito sentido, são duas coisas diferentes e essa busca de uma universalidade nelas não ajuda a chegar a qualquer lugar.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #17 Online: 22 de Março de 2008, 23:27:00 »
Na minha opinião as duas situações tem em comum aspectos religiosos que embasam as diferenças étnicas e culturais. Esse é o ponto chave, que somente uma visão laica pode ir além.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #18 Online: 22 de Março de 2008, 23:27:38 »
Isso é muito verdade Partiti

A imagem criada sobre o Dalai Lama é muito forte, tão forte que ele tem a simpatia de quase todo o mundo ocidental, pelo menos daqueles mais 'intelectuais'(?), como se o Tibet fosse um local mágico e onde não haveria violência ou coisas do tipo, tudo isso levando-se em conta o curriculum de seu maior representante. Só que esquecem que o Tibet é formado por pessoas normais, e não por monjes budistas.

Para mim pelo menos, em nada difere o ideal separatista tibetano do checheno.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Março de 2008, 02:02:42 »
Ah, Chechenia é algo BEM diferente, com um componente muito mais religioso que étnico, sem contar que historicamente a autonomia no caucasso é bem mais recente. Ali a coisa tem mais a ver com povos na fronteira em região montanhosa que eram deixados meio de lado, algo como os Bascos, só que diferente.

No fundo o Bruno está certo, a grande maioria dos conflitos no mundo não tem nada a ver com os outros, mas sim com circunstâncias históricas e geográficas próprias... 

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #20 Online: 23 de Março de 2008, 07:41:16 »
Então deixa eu fazer uma pergunta, sobre os armamentos nucleares. Este é realmente um problema sério, cuja intervenção americana no Iraque ajudou a conter o ímpeto até mesmo dos indianos, ou é tudo balela mesmo e os Estatos Unidos são sabem o que fizeram, meteram os pés pelas mãos, numa guerra sem sentido?

Offline Narkus

• Nível 10
  • *
« Resposta #21 Online: 23 de Março de 2008, 08:26:06 »
To achando que esse tópico não vai dar muito certo... Muitos assuntos misturados, vai dar rolo isso daqui hehehe...

O que eu acho que está faltando é algum material que explique resumidamente e logicamente os principais problemas políticos do mundo atual. As fontes me parecem muito parciais... Parece que os fatos ocorridos são relatados de forma a sugerir uma conclusão tendenciosa.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #22 Online: 23 de Março de 2008, 08:53:17 »
Os fatos principais são os econômicos mesmo, aqueles que existem um entendimento maior da conjuntura histórica e geográfica como o Partiti apontou.

Nisso volta o que o JCatino citou, que seriam a resolução do problema da fome e de saúde no mundo. Ao mesmo tempo que se conecta com os conflitos culturais.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 23 de Março de 2008, 18:11:01 »
To achando que esse tópico não vai dar muito certo... Muitos assuntos misturados, vai dar rolo isso daqui hehehe...

O que eu acho que está faltando é algum material que explique resumidamente e logicamente os principais problemas políticos do mundo atual. As fontes me parecem muito parciais... Parece que os fatos ocorridos são relatados de forma a sugerir uma conclusão tendenciosa.

qualquer problema político acaba necessariamente sendo exposto de maneira parcial, até mesmo, diga lá, na wikipedia.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #24 Online: 23 de Março de 2008, 21:40:17 »
Então deixa eu fazer uma pergunta, sobre os armamentos nucleares. Este é realmente um problema sério, cuja intervenção americana no Iraque ajudou a conter o ímpeto até mesmo dos indianos, ou é tudo balela mesmo e os Estatos Unidos são sabem o que fizeram, meteram os pés pelas mãos, numa guerra sem sentido?

Ah, balela, o Iraque não tinha nada, e mesmo depois disso a Coréia do Norte foi lançar míssil nuclear, a invasÃo do Iraque foi uma coisa meio que no impulso, tanto que quase todas as explicações atuais do governo só foram enunciadas a posteriori. E sem sentido no fundo toda guerra é, mas esta foi até demais.

Ih, quem vai dizer quais são os problemas principais? Por mim são todos em princípio igualmente importantes, mas se for olhar pessoalmente eu vejo com mais atenção os desdobramentos na Somália, em Myammar e no Turcomenistão, mas nunca conheci uma pessoa que sequer saiba a capital desses países todos de bate-pronto.

Querer as coisas meio mastigadas é duro, tem que navegar nas fontes parciais mesmo e tentar tirar as suas própias conclusões. Isso vale para tudo na vida, na verdade, especialmente se tratando de história e atualidades.

Nisso volta o que o JCatino citou, que seriam a resolução do problema da fome e de saúde no mundo. Ao mesmo tempo que se conecta com os conflitos culturais.

Fome e saúde é um problema infinitamente mais complexo, se a gente já sofre no nosso país, que é um dos mais estáveis da América Latina, imagina nos países da África? Eu já acho que querer discutir uma solução para todas as guerras do mundo um objetivo alto demais para esse tópico, imagina acabar com a fome e a miséria?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!