Autor Tópico: O grande desafio tantra!  (Lida 5667 vezes)

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Offline Thufir Hawat

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Re: O grande desafio tantra!
« Resposta #25 Online: 29 de Março de 2008, 18:48:18 »
Ah, e sem contar que a tal "paranormalidade negativa" implica necessariamente assumir uma proporção absurda de paranormais entre os céticos, em detrimento das outras camadas mais crédulas da população: que todo o cético, ou pelo menos todo o cético que já assistiu a uma demonstração de poderes paranormais (obviamente falha...), tem essa tal paranormalidade negativa. Convenhamos... ::)
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
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Re: O grande desafio tantra!
« Resposta #26 Online: 29 de Março de 2008, 18:50:18 »
Adriano, não precisa se calar nem muito menos alegar discriminação pra com a sua moral ou pessoa (onde diria Alenônimo 'pára de ser chorão!').

Estou lhe provando que vc acredita:

-> Que existe paranormalidade
-> Que uma mente 'bloqueia' outra
-> Que céticos tem esse poder de 'bloquear' a paranormalidade alheia

Só isso. Diga 'sim' ou 'não'.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

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Re: O grande desafio tantra!
« Resposta #27 Online: 29 de Março de 2008, 18:52:08 »
Adriano, pára de ser chorão!

Hehehehehehehehehe. :hihi:
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Offline Adriano

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Re: O grande desafio tantra!
« Resposta #28 Online: 29 de Março de 2008, 18:52:37 »
A obviedade faz parte das cosmovisões individuais, que são ainda baseadas em questões epistemológicas diversas.

O próprio entendimento de ciência depende da compreensão sobre filosofia da ciência, que atualmente se embasa em questões sociológicas e históricas.

O grande problema, ao meu ver, é não discutir os axiomas e sim manter a superficialidade da abordagem.

Eu não entendi. Você quer dizer que estou sendo simplista ?
De maneira alguma simplista. Tem uma abordagem bem profunda do tema, com grandes conhecimentos. O que eu queria é ir mais além ainda, sair da superficialidade daquilo que já sabemos sobre a cosmovisão de cada um.


O que (raios) tem a ver alguma questão epistemológica e qual seria ?
A epistemologia é o ramo da filosofia que se debruça sobre a questão da realidade. Por isso é de fundamental importância na filosofia da ciência e na ciência em si.

Nesse caso, não falou sobre o meu argumento e sim sobre ser obvio ou não. Ok, digamos que não é obvio. E agora ?
Não depende de mim. O que eu gostaria é de discutir os alicerces das "crenças" científicas que temos. O empirismo. Estou querendo agora estudar sobre Berkeley, e ele avança nas bases do pensamento cético, e é citado por especialista acadêmico em ceticismo como o maior cético de nosso tempo.

Porém é só uma preferência minha, acho que poderia ser produtivo. O que acha?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

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Re: O grande desafio tantra!
« Resposta #29 Online: 29 de Março de 2008, 18:55:27 »
Ah, e sem contar que a tal "paranormalidade negativa" implica necessariamente assumir uma proporção absurda de paranormais entre os céticos, em detrimento das outras camadas mais crédulas da população: que todo o cético, ou pelo menos todo o cético que já assistiu a uma demonstração de poderes paranormais (obviamente falha...), tem essa tal paranormalidade negativa. Convenhamos... ::)
Seria exatamente isso. Devido ao processo de científicidade do cético. As bases científicas de sua formação não lhe permitem aceitar tais fenômenos como uma realidade possível, sempre buscando as racionalizações dentro de sua aprendizagem. É o que Thomas Kuhn define como paradigma.

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Offline Adriano

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Re: O grande desafio tantra!
« Resposta #30 Online: 29 de Março de 2008, 18:56:16 »
Adriano, não precisa se calar nem muito menos alegar discriminação pra com a sua moral ou pessoa (onde diria Alenônimo 'pára de ser chorão!').

Estou lhe provando que vc acredita:

-> Que existe paranormalidade
-> Que uma mente 'bloqueia' outra
-> Que céticos tem esse poder de 'bloquear' a paranormalidade alheia

Só isso. Diga 'sim' ou 'não'.
Sim.  :vergonha:
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Offline Adriano

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Re: O grande desafio tantra!
« Resposta #31 Online: 29 de Março de 2008, 18:57:38 »
Adriano, pára de ser chorão!

Hehehehehehehehehe. :hihi:
É melhor chorar do que brigar e depois ser enjaulado pela moderação.

Mas nem vem, é que vou fundo na questão. O objetivo de discutir é esse não é?
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Offline Thufir Hawat

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Re: O grande desafio tantra!
« Resposta #32 Online: 29 de Março de 2008, 18:58:11 »
Ah, e sem contar que a tal "paranormalidade negativa" implica necessariamente assumir uma proporção absurda de paranormais entre os céticos, em detrimento das outras camadas mais crédulas da população: que todo o cético, ou pelo menos todo o cético que já assistiu a uma demonstração de poderes paranormais (obviamente falha...), tem essa tal paranormalidade negativa. Convenhamos... ::)
Seria exatamente isso. Devido ao processo de científicidade do cético. As bases científicas de sua formação não lhe permitem aceitar tais fenômenos como uma realidade possível, sempre buscando as racionalizações dentro de sua aprendizagem. É o que Thomas Kuhn define como paradigma.
E apesar disso, a estatística continua dizendo que a "paranormalidade" de alguma maneira preferiria céticos à pessoas mais crédulas...
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Re: O grande desafio tantra!
« Resposta #33 Online: 29 de Março de 2008, 19:00:43 »
Ah, e sem contar que a tal "paranormalidade negativa" implica necessariamente assumir uma proporção absurda de paranormais entre os céticos, em detrimento das outras camadas mais crédulas da população: que todo o cético, ou pelo menos todo o cético que já assistiu a uma demonstração de poderes paranormais (obviamente falha...), tem essa tal paranormalidade negativa. Convenhamos... ::)
Seria exatamente isso. Devido ao processo de científicidade do cético. As bases científicas de sua formação não lhe permitem aceitar tais fenômenos como uma realidade possível, sempre buscando as racionalizações dentro de sua aprendizagem. É o que Thomas Kuhn define como paradigma.
E apesar disso, a estatística continua dizendo que a "paranormalidade" de alguma maneira preferiria céticos à pessoas mais crédulas...
Não entendi isso. Os fenômenos chamados paranormais são muito comuns na população.

O que eu cito de paranormalidade negativa é o fato do povão ver tudo o que acontece de diferente, e daí acreditar nisso, mas os céticos nunca conseguirem comprovar nada.

Mas é só uma especulação, uma hipóse de algo que li. Não precisa levar a sério.  :ok:
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Re: O grande desafio tantra!
« Resposta #34 Online: 29 de Março de 2008, 19:04:10 »
Ah, e sem contar que a tal "paranormalidade negativa" implica necessariamente assumir uma proporção absurda de paranormais entre os céticos, em detrimento das outras camadas mais crédulas da população: que todo o cético, ou pelo menos todo o cético que já assistiu a uma demonstração de poderes paranormais (obviamente falha...), tem essa tal paranormalidade negativa. Convenhamos... ::)
Seria exatamente isso. Devido ao processo de científicidade do cético. As bases científicas de sua formação não lhe permitem aceitar tais fenômenos como uma realidade possível, sempre buscando as racionalizações dentro de sua aprendizagem. É o que Thomas Kuhn define como paradigma.
E apesar disso, a estatística continua dizendo que a "paranormalidade" de alguma maneira preferiria céticos à pessoas mais crédulas...
Não entendi isso. Os fenômenos chamados paranormais são muito comuns na população.

O que eu cito de paranormalidade negativa é o fato do povão ver tudo o que acontece de diferente, e daí acreditar nisso, mas os céticos nunca conseguirem comprovar nada.

Mas é só uma especulação, uma hipóse de algo que li. Não precisa levar a sério.  :ok:
E de acordo com essa idéia de "paranormalidade negativa", a paranormalidade teria que ser incomunmente muito mais presente na porção cética da população do que é na população em geral, apesar de não haver, em princípio, motivo pra tanto..

E não são os céticos que têm que comprovar coisa alguma, mas quem afirma que tais coisas existem de fato. Ônusa da prova, lembra?

 :ok:
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Re: O grande desafio tantra!
« Resposta #35 Online: 29 de Março de 2008, 19:07:54 »
Esse tal desse mago é um amador, o erro é claro! Ele proferiu o seguinte mantra:

Citar
Om lingalingalinalinga, kilikili

Na verdade o correto é "Om lUngalingalinalinga, kilikili!

Se ele fosse realmente um grande mestre da magia negra tântrica, seja lá o que for isso, ele não cometeria um erro tão grosseiro!

O cético indiano deu muita sorte, escapou por pouco. Eu poderia fazer o encanto e despachar esse maldito incréu, mas lembrei agora que só funciona na conjuntura de saturno com júpiter e na quinta lua cheia de um ano bissexto. Esses céticos são mesmo muito sortudos! :hmph:

Que lingalinga que nada! O melhor método de se despachar alguem é mostrar o texto da minha assinatura.

(E se houver algum alemao por aqui, entao leiam com atençao. Vocês vao adorar!  :twisted:)


Essa é em homenagem a minha ex que mora em Munique!

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Re: O grande desafio tantra!
« Resposta #36 Online: 29 de Março de 2008, 19:22:21 »
Citar
A epistemologia é o ramo da filosofia que se debruça sobre a questão da realidade. Por isso é de fundamental importância na filosofia da ciência e na ciência em si.

Eu sei, só queria saber o seu interesse nela, neste tópico. Mas agora entendi.


Citar
Não depende de mim. O que eu gostaria é de discutir os alicerces das "crenças" científicas que temos. O empirismo. Estou querendo agora estudar sobre Berkeley, e ele avança nas bases do pensamento cético, e é citado por especialista acadêmico em ceticismo como o maior cético de nosso tempo.

Porém é só uma preferência minha, acho que poderia ser produtivo. O que acha?

Ok, mas esse seria um outro assunto, em outro tópico ;)
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Re: O grande desafio tantra!
« Resposta #37 Online: 29 de Março de 2008, 19:36:53 »
Ah, e sem contar que a tal "paranormalidade negativa" implica necessariamente assumir uma proporção absurda de paranormais entre os céticos, em detrimento das outras camadas mais crédulas da população: que todo o cético, ou pelo menos todo o cético que já assistiu a uma demonstração de poderes paranormais (obviamente falha...), tem essa tal paranormalidade negativa. Convenhamos... ::)
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E apesar disso, a estatística continua dizendo que a "paranormalidade" de alguma maneira preferiria céticos à pessoas mais crédulas...
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O que eu cito de paranormalidade negativa é o fato do povão ver tudo o que acontece de diferente, e daí acreditar nisso, mas os céticos nunca conseguirem comprovar nada.

Mas é só uma especulação, uma hipóse de algo que li. Não precisa levar a sério.  :ok:
E de acordo com essa idéia de "paranormalidade negativa", a paranormalidade teria que ser incomunmente muito mais presente na porção cética da população do que é na população em geral, apesar de não haver, em princípio, motivo pra tanto..

E não são os céticos que têm que comprovar coisa alguma, mas quem afirma que tais coisas existem de fato. Ônusa da prova, lembra?

 :ok:
O ônus da prova é, digamos, um conceito um tanto controvertido, envolve muito a questão da linguagem, as afirmativas e proposições linguísticas.

Faz parte de dicas de evitação de falácias propostas por Carl Sagan no seu livro O mundo Assombrado pelos demônios.

Tenho grande admiração por Sagan, mas não devo acatar tudo que ele diz em seu livro como sendo as tábuas da verdade cética.

Entendo o ceticismo a partir da filosofia cética, muito mais ampla e mais extensa que apenas os autores mais recentes.

E a parte científica, do assim chamado ceticismo científico, recorro a epistemologia dos grandes filósofos da ciência, composta também por muitos cientístas que entraram para essa área por darem avanços significativos em pról do saber científico.

Tem lógica?
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Re: O grande desafio tantra!
« Resposta #38 Online: 30 de Março de 2008, 10:11:31 »
Sim, inclusive é o que o coelhinho da páscoa me diz toda vez. Da última vez foi assim :

"Coelhinho da páscoa, o que traz para mim ?"

E ele respondeu:

"Um enigma, um paradoxo, uma dúvida, assim..."

"Peraí, coelhinho!", interrompi. "Você deveria me trazer ovos e não coisas sem sentido como paradoxos e dúvidas, e sei-lá--mais-o-quê..."

"Mas se eu não existo, como é que você pode me dizer o que devo trazer ?"

E "plop!" desapareceu como se nunca tivesse existido.
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« Resposta #39 Online: 30 de Março de 2008, 10:18:31 »
Por isso para mim é importante perguntar. Ter um feedback instantâneo. É sempre melhor.

Obrigado pela resposta, mesmo com esse tom escrachado.  :ok:
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