Autor Tópico: Astronauta realiza experiência com bumerangue no espaço  (Lida 3579 vezes)

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
Re: Astronauta realiza experiência com bumerangue no espaço
« Resposta #25 Online: 27 de Março de 2008, 12:12:14 »
Não, Buckaroo Banzai, não estou negando o efeito aerodinâmico para com o bumerangue, apenas minha duvida está se, veja bem, se também a diferença de distribuição de massa não causa o mesmo efeito no vácuo, com menor intensidade então. O exemplo da bola é tosco, a do halteres é melhor, sem dúvida!

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #26 Online: 27 de Março de 2008, 12:18:23 »
Tá, uma bola daquelas bem furrecas de bazar de festa de igreja com um chumbo daqueles que meu pai coloca aos milhares no pneu do nosso fusquinha colado com uma fita "durex" bem na linha imaginária do equador e colocada na nave extra-terrestre que os militares acharam em no interior de Minas Gerais programada para entrar em dobra espacial e parar somente quando orbitar à uns 163.256 Km da terra, um voluntário escolhido por livre opressão lança esta bola no espaço fazendo antes com que ela gire no próprio eixo, a bola vai para frente(força mecânica) e girando(idem força) mas não faria uma curva depois de algum tempo graças ao peso? Ou isto depende também da aerodinâmica?

Há duas grandezas que se conservam: o momento linear (ou "quantidade de movimento"), que é o produto da inércia (massa) pela velocidade do corpo; e o momento angular intrínseco (ou seja, momento angular de rotação), que é o produto do momento de inércia do objeto pela sua velocidade angular.

Na ausência de forças externas de torques externos, um objeto conservará os seus momentos linear e angular, pela Segunda Lei de Newton. Assim, uma bola com ou sem pesinho de chumbo posta a girar no vácuo e lançada para a frente continuará girando e andando para a frente sem voltar ao ponto de partida  :-)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #27 Online: 27 de Março de 2008, 12:23:59 »
E só para constar, isso vale para os halteres também :-)

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #28 Online: 27 de Março de 2008, 12:51:17 »
Puxa, valeu amado Dbohr! Fico muito grata mesmo! A confusão toda começou na minha cabeça quando insisti em associar a força da gravidade à massa mal distribuida do objeto em questão. A atração da terra ou da lua no bumerangue, na minha conclusão, somaria a força de movimento do bumerangue e a parte com maior massa seria mais afetada pela atração gravitacional e na minha cabecinha dura, isto equivaleria ao mesmo fenômeno da aerodinâmica...ahhh...sem contar que esqueci que a aceleração da gravidade não mudaria por ser esta de maior ou menor massa, já que a soma é equilibrada pela inércia que tende a ser maior em maior massa e menor em menor massa!
Sem palavras para te agradecer!

100 GeV de potência em beijos para você!
Porque concluir é melhor que acreditar!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!