Autor Tópico: Medo  (Lida 4413 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Medo
« Resposta #25 Online: 26 de Março de 2008, 09:06:03 »
Sim, o discurso dele inclusive me lembra muito da tosqueira que é a Thelema: muita bravata, amplo aproveitamento do espaço de intersecção entre a arrogância e o papel de vítima, e uma necessidade mal disfarçada de causar incômodo nos outros para se sentir vivo.

O que é Thelema, Dantas?

É uma seita ocultista,
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #26 Online: 26 de Março de 2008, 09:28:16 »
Ahh, sim, Alesteir Crowley. Agora me recordo. Mas será que tem a ver com o colega, mesmo?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 26 de Março de 2008, 09:31:36 »
Ahh, sim, Alesteir Crowley. Agora me recordo. Mas será que tem a ver com o colega, mesmo?

Não. Isso seria elaborado demais para a cabeça dele...

Ele é só um mané...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #28 Online: 26 de Março de 2008, 09:41:22 »
Não superestime os Thelemitas, Amenemés. :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #29 Online: 26 de Março de 2008, 09:43:31 »
Dantas, você passou maus bocados com ocultistas, não é? :lol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 26 de Março de 2008, 09:46:08 »
Ocultistas em si, até que não.  Até já fui um, pelo menos tecnicamente (via "Gnosis de Samael Aun Weor").

Só que eu tenho critérios, por mais que tenha custado tempo para formá-los... e Thelema é coisa que, empiricamente, só vi sendo usada por escória.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #31 Online: 26 de Março de 2008, 09:49:55 »
Ocultistas em si, até que não.  Até já fui um, pelo menos tecnicamente

Yup, eu imaginava... e mais uma coisa em comum entre nós ;-)

Luz

• Visitante
« Resposta #32 Online: 26 de Março de 2008, 09:51:49 »

Você foi ocultista, Dbohr? Se importa de comentar a respeito?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #33 Online: 26 de Março de 2008, 10:06:39 »
Nem um pouco :-)

Comecei com uma espécie de clubinho de quatro colegas na escola, lá pela sétima série. Estudávamos tudo o que caía nas nossas mãos (e mais um pouco) sobre ciências ocultas, astrologia, quiromancia, tarô, astrologia, magia, o raio que os parta.

O legal é que tínhamos uma certa postura "cética" -- no sentido que achávamos que para todos esses supostos efeitos paranormais existia uma explicação lógica. O problema era que a explicação lógica que a gente bolava era geralmente tão ou mais estapafúrdia que o fenômeno paranormal em si! Em magia mesmo, no duro... eu confesso que não sei dizer até hoje se acreditava.

Enfim. Conforme eu fui pulando de tradição em tradição, de ritual em ritual e fui vendo que era só um monte de patacoada, larguei mão. E vi que a ciência dava respostas muito mais consistentes e compreensíveis do que o misticismo.

Curioso foi a trajetória dos outros três amigos. Um abraçou o catolicismo familiar e virou juiz - e está muito bem de vida. Outro formou-se dentista e vai emigrar para o Quebéc ainda este ano, mas ainda se diz "bruxo". Eu estou aqui, aos trancos e barrancos conseguindo meu Bacharelado. E o último, bem... ele nunca largou o misticismo, continua "trabalhando sua espiritualidade" e continua encrencado na vida.

Luz

• Visitante
« Resposta #34 Online: 26 de Março de 2008, 10:15:01 »

Eu acho que tenho uma veia para o misticismo, ainda não resolvi direito esse meu lado oculto.  :D  Sinto fascínio por histórias que envolvem magia... ah, as bruxas... ::)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 26 de Março de 2008, 12:09:22 »
Toda vez que encontro alguém insinuando constantemente que tem "respostas importantes" e fazendo pouco caso dos outros de forma arrogante sinto cheiro de thelemita.

Resumindo, se achando o bonitão da bala chita.

MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 26 de Março de 2008, 14:24:15 »

Você foi ocultista, Dbohr? Se importa de comentar a respeito?

Alguem não foi ocultista aqui???

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #37 Online: 26 de Março de 2008, 14:38:59 »
Você perdeu o memo? Todo ateu, agnóstico ou não-cristão é ou foi um ocultista revoltado ;-)

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #38 Online: 26 de Março de 2008, 14:51:49 »
Nem um pouco :-)

Comecei com uma espécie de clubinho de quatro colegas na escola, lá pela sétima série. Estudávamos tudo o que caía nas nossas mãos (e mais um pouco) sobre ciências ocultas, astrologia, quiromancia, tarô, astrologia, magia, o raio que os parta.

O legal é que tínhamos uma certa postura "cética" -- no sentido que achávamos que para todos esses supostos efeitos paranormais existia uma explicação lógica. O problema era que a explicação lógica que a gente bolava era geralmente tão ou mais estapafúrdia que o fenômeno paranormal em si! Em magia mesmo, no duro... eu confesso que não sei dizer até hoje se acreditava.

Enfim. Conforme eu fui pulando de tradição em tradição, de ritual em ritual e fui vendo que era só um monte de patacoada, larguei mão. E vi que a ciência dava respostas muito mais consistentes e compreensíveis do que o misticismo.

Curioso foi a trajetória dos outros três amigos. Um abraçou o catolicismo familiar e virou juiz - e está muito bem de vida. Outro formou-se dentista e vai emigrar para o Quebéc ainda este ano, mas ainda se diz "bruxo". Eu estou aqui, aos trancos e barrancos conseguindo meu Bacharelado. E o último, bem... ele nunca largou o misticismo, continua "trabalhando sua espiritualidade" e continua encrencado na vida.

Realmente é um caminho trilhado por quase todos nós. Se não caminhamos pelo ocultismo, caminhamos pelo misticismos religioso padrão.
Temos que ter muita fé e força de vontade para ao longo de nossas vidas para continuar a seguir certas sandices que são pregadas mundo a fora.
Acho que acontece a msms coisa com quem anda pelos caminhos do comunismo.

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #39 Online: 26 de Março de 2008, 17:26:35 »
Não se pode negar que pelo menos ele escreve bem.
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 26 de Março de 2008, 17:51:30 »
Não se pode negar que pelo menos ele escreve bem.

Não acho. Não há correlação lógica do início do texto com a conclusão. No início ele ataca os fóruns e o comportamento dos seus membros, dá certa ênfase ao nosso fórum por ser composto de céticos falsos, na opinião dele, e depois conclui pondo a culpa na TV...

O texto está mal construído. Estão misturados vários temas sem a devida separação e conclusão para cada um deles.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #41 Online: 26 de Março de 2008, 19:47:13 »
Ocultistas em si, até que não.  Até já fui um, pelo menos tecnicamente (via "Gnosis de Samael Aun Weor").

Só que eu tenho critérios, por mais que tenha custado tempo para formá-los... e Thelema é coisa que, empiricamente, só vi sendo usada por escória.

Caramba , Samael Aun Weor , criminologista mexicano e Arcanjo do Planeta Marte!
Tinha até me esquecido que na adolescência gastava mesada comprando os livros dele pelo Correio! :)
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #42 Online: 26 de Março de 2008, 20:22:31 »
Meu tempo como gnosticista, ou seja lá qual for o nome, foi importante.  Tanto pelo que aprendi quanto pelo que aprendi errado... :)

Valeu mais foi como experiência de vida mesmo.  Mas só "lá fora" percebi o quanto os conceitos eram mal assimilados e mal empregados: a definição de "bodisatva" da Gnose é impressionante pelo exotismo - chega a parecer que escolheram essa palavra (que tem um sentido bem específico no budismo) aleatoriamente.
« Última modificação: 26 de Março de 2008, 20:24:49 por Luis Dantas »

Luz

• Visitante
« Resposta #43 Online: 26 de Março de 2008, 21:12:04 »

Estou me sentindo excluída novamente. Será que só eu não tive um pé no ocultismo?  :?   

Até me interesso pelo assunto, leio textos aqui e ali. Acho que o meu problema é discuplina, eu me interesso por tudo, mas não tenho disciplina para seguir quase nada. Não consigo adotar esse rigor de seguir uma determinada linha, filosofia, ideologia...  :|  sei-lá-mais-o-quê... desde sempre.

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #44 Online: 26 de Março de 2008, 22:07:35 »
ehhehehe. Parece que isso é recorrente mesmo.
Como todo quase todo mundo, tive aquela boa e velha criação católica do mundo. Quando passamos pelo período da revolta da adolescência, encaramos alguma idéia, seja politica ou religiosa. E defendemos e acreditamos piamente nelas. Com o tempo vem a maturidade e a experiencia. Começamos a ler outras ideias, até ter contatos com filosos e escritores de verdade e vemos o quão tolo eram aqueles ditos seres iluminados.

Minha literatura era os bons e velhos gnosis e teosofia. Hj nem sei como milhares de pessoas poderiam ter levado a  serio certas coisas, principalmente quando vc vê o que da "autoridade" e justificação a elas e também quando vc vai a fonte e percebe que o quão errado é os conceitos  defendido por eles. 

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 26 de Março de 2008, 22:11:11 »
Até me interesso pelo assunto, leio textos aqui e ali. Acho que o meu problema é discuplina, eu me interesso por tudo, mas não tenho disciplina para seguir quase nada. Não consigo adotar esse rigor de seguir uma determinada linha, filosofia, ideologia...  :|  sei-lá-mais-o-quê... desde sempre.

Para achar que isso é um problema, realmente você não foi ocultista :)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 26 de Março de 2008, 22:21:39 »

Eu acho que tenho uma veia para o misticismo, ainda não resolvi direito esse meu lado oculto.  :D  Sinto fascínio por histórias que envolvem magia... ah, as bruxas... ::)

Ahhh fala sério! Eu prefiro contos eróticos.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 26 de Março de 2008, 22:29:31 »

Estou me sentindo excluída novamente. Será que só eu não tive um pé no ocultismo?  :?   

Não, eu também não tive.
E, se é que isso serve de consolo, também sou indisciplinado.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #48 Online: 26 de Março de 2008, 22:34:00 »
De onde vocês tiraram a idéia de que ocultistas são disciplinados? :)

Luz

• Visitante
« Resposta #49 Online: 26 de Março de 2008, 22:44:18 »
De onde vocês tiraram a idéia de que ocultistas são disciplinados? :)

Eu penso que para seguir qualquer coisa, por um curto tempo que seja, há que se ter uma certa dsiciplina. Abraçar a idéia, a causa, a crença ou sei-lá-mais-o-quê. É esse tipo de atitude a que me refiro.

Nunca consegui ter o entusiásmo necessário para "mudar" assim, abruptamente, por uma causa. Eu nunca tive uma "fase" de deslumbre duradoura. As coisas sempre aconteceram de forma lenta, numa transição, sem que eu própria me desse conta. Aliás, elas ainda acontecem dessa forma.

De repente me pego questionando determinadas coisas e só então percebo que elas começaram há muito tempo. Eu certamente tenho uma certa influência do ocultismo e outras correntes que nem mesmo me dou conta, mas não posso dizer que tenha sido adépta assídua do quer que fosse - ao menos, que me lembre.
« Última modificação: 26 de Março de 2008, 22:47:49 por Luz »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!