Autor Tópico: Bichos  (Lida 2974 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Bichos
« Resposta #25 Online: 06 de Abril de 2008, 11:16:47 »
Nada absurdo, afinal, na USP tem uma comissão anti trote violento e os bichos recebem um adesivo enorme com o telefone para onde ligar caso se sintam assediados.

Pintar o corpo/roupas, cortar cabelo, elefantinho, pedágio, deitar no chão dentro e um desenho de corpo feito com giz e posar pra fotos trepando com o desenho do chão, coisas assim. Mas tudo perguntando primeiro se pode.

Tem trotes idiotas mas que são inofensivos, e tem quem não se importa de tomá-los. Desde que tenha como se defender caso se sinta assedidado (às vezes na hora errada, o garoto só quer ir para casa e fica zunzando a tarde inteira), o que acho perigoso é pegar um bando de 20, 25 meninos de 18,19 anos e colocá-los nos faróis. É desumano, perigoso, sem falar na humilhação.

Quanto a humilhação, sabemos bem que sempre tem quem é mais fraco e não terá coragem sequer para denunciar seu veterano, então mepergunto até que ponto passar um telefone anti-trote funcionaria.

Eu fiz trote, pedimos dinehrio na calçada e fomos beber todos, veteranos e calouros, inclusive a conta ficou maior e acabamos todos (os que tinham algum dinheiro) rachando a conta. Nada contra confraternização, mas tem coisas que vejo que, se isso for confraternização, os presidiários são super confraternizados com carcereiros...

Mas estou falando nos homo sapiens sapiens, o DiegoJaf não conta, tudo bem, ele é de outra espécie 'homo muitu machus porradus' vulgo 'Homem de Massaranduba', eles associam treinamento com humilhação há milênios, desde antes dos '300 de Esparta' até hoje, então não é a mesma coisa.   :hihi:

"DiegoJaf, um exemplo a ser seguido"... o slogan taí, nós votamos em você .. !
« Última modificação: 06 de Abril de 2008, 11:19:28 por JCatino »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #26 Online: 06 de Abril de 2008, 14:55:29 »
Nunca participei de trote em meu tempo de faculdade.

Não vejo sentido nesse tipo de ritual.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 06 de Abril de 2008, 15:28:01 »
Não me lembro de nenhum ritual com sentido.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #28 Online: 06 de Abril de 2008, 16:06:17 »
Sentido: Se divertir as custas dos bichos
Não deseje.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #29 Online: 06 de Abril de 2008, 16:16:12 »
Sentido: Se divertir as custas dos bichos

Diversão de gente medíocre.

Há coisas infinitamente mais divertidas e que não envolvem humilhação e espancamento.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #30 Online: 06 de Abril de 2008, 17:06:30 »

Não vejo sentido nesse tipo de ritual.
É o que dizem.
 :hihi:

Por outro lado, tem quem goste disso entre os bixos. Tem gente que se diverte em participar desse tipo de coisas, que espera isso até com alguma ansiedade após ser aprovado no vestibular, e a maioria dos bixos sabe impor limites quanto ao que está disposto a fazer. Assim como a maioria dos veteranos, seja por consciência, seja por medo, respeita esses limites.

Quando há consenso, e as brincadeiras não são perigosas, o trote é uma tradição. Que realmente não tem sentido, nem utilidade prática, nem precisa ter.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 07 de Abril de 2008, 00:00:24 »
Eu vejo como uma boa oportunidade de integração entre quem está entrando e quem já está a mais tempo no curso, assim como para já ir quebrando o gelo entre os bixos.

Pelo menos comigo foi assim.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #32 Online: 07 de Abril de 2008, 14:39:44 »
Eu vejo como uma boa oportunidade de integração entre quem está entrando e quem já está a mais tempo no curso, assim como para já ir quebrando o gelo entre os bixos.

No mundo civilizado, fazemos festas para integrar novatos e veteranos.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 07 de Abril de 2008, 16:06:17 »

O trote é uma festa.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #34 Online: 07 de Abril de 2008, 16:41:25 »

O trote é uma festa.

Nossos conceitos de "festa" são completamente diferentes.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #35 Online: 07 de Abril de 2008, 16:55:42 »

Nem eu.

Mas sempre tem vagabundo aluno que goste. ::)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #36 Online: 08 de Abril de 2008, 09:49:21 »
Tudo bem que existem trotes entre os militares, mas acho que isto é mais comum hoje em dia entre os praças do que nas escolas de oficiais. ( AMAN, AFA, ITA, IME, Escola Naval etc,etc,..)

Acho que este esteriotipo de que todo militar é um brutamontes-desmiolado-conservador-de extrema direita é algum tipo de ranço devido aos tempos da ditadura

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
"
« Resposta #37 Online: 08 de Abril de 2008, 10:26:08 »
Acho que este esteriotipo de que todo militar é um brutamontes-desmiolado-conservador-de extrema direita é algum tipo de ranço devido aos tempos da ditadura

Normal... eu ainda me divirto quando em uma abordagem ou blitz, o abordado solta o "Eu sou estudante de Direito!!!" e recebe como resposta: "Sério? Legal... então somos 4... 10º, 9º, 8º períodos... e você??" e o cara... "Errr... 3º...  :vergonha: "

O que pouquíssimas pessoas entendem é que hoje ninguém mais quer ser prego e a maioria esmagadora corre atrás pra virar martelo... um levantamento na minha companhia mostrou que 40% do efetivo está cursando o superior (3 deles em medicina, pra quem pensa que todo mundo faz Direito) e 15% já possuem algum curso superior...

O cara hoje que passa em algum concurso público que não paga tão bem, não quer ficar só nisso e vai sim batalhar por algo melhor... onde trabalho tem uma galera fazendo cursinho preparatório pro concurso PF...

Eu mesmo já desisti de debater serviço de polícia com "paisano"... não vale o esforço pra botar na cabeça de alguém o que é necessário se fazer pra trabalhar nesse tipo de serviço no Brasil porque nunca dá em nada...

E quanta à questão de ser brutamontes, truculento... entendam como quiserem, eu mesmo demorei pra aceitar isso, mas é sim necessário em alguns casos... o problema é que não são vocês que vão definir quando é ou não necessário abordar um veículo com armas apontadas pros ocupantes, porque não serão vocês que irão correr o risco desse veículo estar ocupado por traficantes, sequestradores, etc... nós corremos o risco, nós definimos a forma mais segura de se trabalhar... e se o cidadão se sente ofendido em sua dignidade quando isso acontece, paciência, ele iria se sentir bem diferente se os outros 4 ocupantes do carro fossem assaltantes que estão mantendo ele como refém...

E essa birra é do pessoal de História e Filosofia... por que será... ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #38 Online: 08 de Abril de 2008, 10:51:31 »

Normal... eu ainda me divirto quando em uma abordagem ou blitz, o abordado solta o "Eu sou estudante de Direito!!!" e recebe como resposta: "Sério? Legal... então somos 4... 10º, 9º, 8º períodos... e você??" e o cara... "Errr... 3º...  :vergonha: "

O que pouquíssimas pessoas entendem é que hoje ninguém mais quer ser prego e a maioria esmagadora corre atrás pra virar martelo... um levantamento na minha companhia mostrou que 40% do efetivo está cursando o superior (3 deles em medicina, pra quem pensa que todo mundo faz Direito) e 15% já possuem algum curso superior...

O cara hoje que passa em algum concurso público que não paga tão bem, não quer ficar só nisso e vai sim batalhar por algo melhor... onde trabalho tem uma galera fazendo cursinho preparatório pro concurso PF...

Eu mesmo já desisti de debater serviço de polícia com "paisano"... não vale o esforço pra botar na cabeça de alguém o que é necessário se fazer pra trabalhar nesse tipo de serviço no Brasil porque nunca dá em nada...

E quanta à questão de ser brutamontes, truculento... entendam como quiserem, eu mesmo demorei pra aceitar isso, mas é sim necessário em alguns casos... o problema é que não são vocês que vão definir quando é ou não necessário abordar um veículo com armas apontadas pros ocupantes, porque não serão vocês que irão correr o risco desse veículo estar ocupado por traficantes, sequestradores, etc... nós corremos o risco, nós definimos a forma mais segura de se trabalhar... e se o cidadão se sente ofendido em sua dignidade quando isso acontece, paciência, ele iria se sentir bem diferente se os outros 4 ocupantes do carro fossem assaltantes que estão mantendo ele como refém...

E essa birra é do pessoal de História e Filosofia... por que será... ::)

Certo, e estes caras nao duram meia hora em uma escola militar de nivel superior  :hihi:

E existe muito preconceito academico contra militares, principalmente sobre assuntos militares, a maioria te olha torto em universidades por ai

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 08 de Abril de 2008, 10:55:02 »
Essa é a versão brasileira da Lei de Godwin: quando as pessoas ("acadêmicos"* comunistóides anacrônicos) percebem que seu argumento está falhando, eles logo fazem comparações com a ditadura.

* acadêmicos o c&r&lh$. São baderneiros que mamam nas tetas do Estado e mantém-se matriculados em algum curso para ter uma desculpa para mamar. Acadêmicos produzem.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #40 Online: 08 de Abril de 2008, 12:35:34 »
E quanta à questão de ser brutamontes, truculento... entendam como quiserem, eu mesmo demorei pra aceitar isso, mas é sim necessário em alguns casos...

Eu sei as necessidades dos 'homo muitchus matchus' :)
Falando sério, não tem como comparar treinamento de militar com estudante de faculdade onde não há hierarquia, não há necessidade de filtrar os que não aguentem a pressão, etc. Pareça ou não truculento faz sentido que o calouro de um curso militar pase por isso, está mais por treinamento, embora eu tenha as minhas ressalvas, 'faz parte'.

O escopo numa faculdade de engenharia, arquitetura, sistemas, humanas, literatura é outro completamente diferente e era disso que falava.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 08 de Abril de 2008, 14:11:14 »

Nem eu.

Mas sempre tem vagabundo aluno que goste. ::)
Em muitos casos o trote é realizado fora do horário de aula.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #42 Online: 08 de Abril de 2008, 17:46:55 »
E quanta à questão de ser brutamontes, truculento... entendam como quiserem, eu mesmo demorei pra aceitar isso, mas é sim necessário em alguns casos...

Eu sei as necessidades dos 'homo muitchus matchus' :)
Falando sério, não tem como comparar treinamento de militar com estudante de faculdade onde não há hierarquia, não há necessidade de filtrar os que não aguentem a pressão, etc. Pareça ou não truculento faz sentido que o calouro de um curso militar pase por isso, está mais por treinamento, embora eu tenha as minhas ressalvas, 'faz parte'.

O escopo numa faculdade de engenharia, arquitetura, sistemas, humanas, literatura é outro completamente diferente e era disso que falava.
Eu discordo de qualquer diferenciação do trote militar com o estudantil. Na minha opinião é tudo uma regressão de bases religiosas e místicas, a tal da iniciação.

Para mim em ambos os casos o que deve contar é a parte tecnica, a do conhecimento, que vai conferir o vies prático.

Tenho uma péssima impressão dessa tradição na polícia militar, e entendo que existem as pessoas afinizadas com esse tipo de "brincadeira", mas eu nunca gostei dessa imposição, dessa obrigatoriedade, como costuma acontecer.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #43 Online: 08 de Abril de 2008, 21:59:56 »
Eu estou tentando diferenciar oportunidade de humilhar alguém com (algum tipo de) treinamento numa estrutura hierárquica como a militar.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 08 de Abril de 2008, 22:34:59 »
Eu discordo de qualquer diferenciação do trote militar com o estudantil. Na minha opinião é tudo uma regressão de bases religiosas e místicas, a tal da iniciação.

Para mim em ambos os casos o que deve contar é a parte tecnica, a do conhecimento, que vai conferir o vies prático.

Tenho uma péssima impressão dessa tradição na polícia militar, e entendo que existem as pessoas afinizadas com esse tipo de "brincadeira", mas eu nunca gostei dessa imposição, dessa obrigatoriedade, como costuma acontecer.

Não sei como são os treinamentos da PM, mas, no exército, a humilhação do período básico (nove semanas) era feita sem distinção, todo mundo "pagava o pato" pela bizonhice do companheiro. Segundo os mais graduados, isso era uma maneira de fortalecer o espírito de corpo, o companheirismo; afinal, pagando pelos erros do seu colega, mais tarde, você mesmo iria policiá-lo para não cometer tais erros.
Essa explicação justifica toda a "sugação" desse período? Não, eu mesmo chorei de raiva do tanto que um sargento me pentelhou no acampamento, porém, graças a ele, descobri como é gostoso um colchão de esterco de vaca.
Agora, vamos ser sinceros, estávamos sendo treinados para matar (exército não prende, exército mata), será que haveria lugar, nesse ambiente, apenas para o treinamento e seu embasamento teórico?
O preparo psicológico também contava, nós tinhamos de estar preparados para matar, denunciar, punir, vigiar quem quer fosse, até nosso companheiro de caserna.
Nos tornamos duros, desconfiados e cruíes, se houvesse uma guerra naquele momento teríamos ido alegremete para ela.
Levou algum tempo para esquecer esse treinamento.

« Última modificação: 08 de Abril de 2008, 22:40:48 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #45 Online: 08 de Abril de 2008, 23:19:12 »
Eu estou tentando diferenciar oportunidade de humilhar alguém com (algum tipo de) treinamento numa estrutura hierárquica como a militar.
Essa é a distinção mais adequada mesmo. O que eu cito é a questão da humilhação, como no caso de jogar a gente num lago, apenas como forma de batizo.

Não sei como são os treinamentos da PM, mas, no exército, a humilhação do período básico (nove semanas) era feita sem distinção, todo mundo "pagava o pato" pela bizonhice do companheiro. Segundo os mais graduados, isso era uma maneira de fortalecer o espírito de corpo, o companheirismo; afinal, pagando pelos erros do seu colega, mais tarde, você mesmo iria policiá-lo para não cometer tais erros.
Essa explicação justifica toda a "sugação" desse período? Não, eu mesmo chorei de raiva do tanto que um sargento me pentelhou no acampamento, porém, graças a ele, descobri como é gostoso um colchão de esterco de vaca.
Agora, vamos ser sinceros, estávamos sendo treinados para matar (exército não prende, exército mata), será que haveria lugar, nesse ambiente, apenas para o treinamento e seu embasamento teórico?
O preparo psicológico também contava, nós tinhamos de estar preparados para matar, denunciar, punir, vigiar quem quer fosse, até nosso companheiro de caserna.
Nos tornamos duros, desconfiados e cruíes, se houvesse uma guerra naquele momento teríamos ido alegremete para ela.
Levou algum tempo para esquecer esse treinamento.

Tinhamos um intrutor, sagento, que sempre foi muito duro e rígido, mas durante as aulas mesmo, através do treinamento normal.

Mas eu sempre fui chato com esses tipos de rituais de zoação.  :P

No meu pelotão tinha uns caras que jogavam outros na bosta de cavalo, eu rasgava o pano. Não é por eu ser mais nerd que ia deixar me zoar. Até porquê sempre tinha uns espertinhos que lideravam e que ficavam ilesos. Preferi ser assim também, apesar de não me envolver zoando outros, não deixei me zoarem.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #46 Online: 15 de Abril de 2008, 12:13:39 »
O treinamento do exercito não tem nada de humilhante.

Atualmente o treinamento está muito leve, o exercito está querendo recuperar sua imagem de bonzinho perante a sociedade.

Como vamos mandar soldados que querem dormir 8 horas por dia, não passar frio
nem fome para uma guerra ? É necessário um treinamento ainda mais pesado do que o atual.
Não deseje.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #47 Online: 15 de Abril de 2008, 12:21:59 »
O treinamento do exercito não tem nada de humilhante.

Atualmente o treinamento está muito leve, o exercito está querendo recuperar sua imagem de bonzinho perante a sociedade.

Como vamos mandar soldados que querem dormir 8 horas por dia, não passar frio
nem fome para uma guerra ? É necessário um treinamento ainda mais pesado do que o atual.
Concordo.

Também não acho abuso, é com a prática que se aprende algumas coisas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!