Autor Tópico: 'Terceiro mandato de Lula é plano A', diz petista  (Lida 4293 vezes)

Rhyan

• Visitante
'Terceiro mandato de Lula é plano A', diz petista
« Online: 06 de Abril de 2008, 01:40:05 »
05/04/2008 - 18h22
Blog do Josias: 'Terceiro mandato de Lula é plano A', diz petista
da Folha Online

O prefeito de Recife, João Paulo Lima e Silva, membro do diretório nacional do PT, afirmou publicamente que o "plano A" do partido é o "terceiro mandato de Lula", informa o blog do Josias.

Essa foi a terceira vez, em uma semana, que o partido sinalizou uma eventual continuidade de mandato de Lula.

De acordo com o político, tanto ele como seus correligionários trabalham com a perspectiva de poder "apoiar a proposta de emenda constitucional do terceiro mandato". João Paulo acrescenta que o PT também pensa na indicação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para a presidência.

O terceiro mandato foi amplamente comentado por políticos durante esta semana. Além de João Paulo, também falaram sobre o assunto o vice-presidente José Alencar (PRB), o deputado cassado José Dirceu (PT-SP) e o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) --que informou que irá apresentar a emenda da continuidade.

Leia a matéria completa no blog do Josias.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u389350.shtm

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: 'Terceiro mandato de Lula é plano A', diz petista
« Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2008, 07:08:14 »
Não sei se já notaram, mas toda vez que o governo se vê às voltas com ondas de denúncias por parte da mídia alguém ligado ao próprio governo vem com essa de novo.
Pura marola, para desviar a atenção.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2008, 09:30:50 »
Não sei se já notaram, mas toda vez que o governo se vê às voltas com ondas de denúncias por parte da mídia alguém ligado ao próprio governo vem com essa de novo.

Duvído que seja apenas marola para desviar a atenção de algo.

Será mesmo que vão querer largar todo esse esquema de corrupção e empreguismo de "cumpanherus"  apenas por causa de uma coisa inconveniente como uma eleição ?

Já se fala em um acordo com a oposição para estender o mandato do Lullalá , governadores e prefeitos por mais um ano em um projeto que abre uma brecha juridica para mais um mandato depois.

Vou ver se acho o link para postar aqui.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2008, 09:44:23 »
Deve ser através da tal assembléia constituinte que o PT quer fazer, para modificar a própria constituição com legitimidade.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2008, 09:53:40 »
http://www.tiosam.com/noticias/noticias.asp?NOTCod=421512

Notícia de 03 de Abril de 2008

Devanir Ribeiro apresenta na próxima semana proposta para mudar a Constituição e dar mais quatro anos ao presidente Lula

""...deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) afirmou ontem, em conversa com o Correio, que apresentará na próxima quarta-feira uma proposta de emenda constitucional (PEC) permitindo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva candidatar-se a um terceiro mandato nas eleições de 2010. “Já tenho uma minuta do texto pronta. Marquei umas reuniões para este fim de semana, em São Paulo, com o objetivo de discutir alguns pontos com um grupo de constitucionalistas amigos”, contou.

PEC do terceiro mandato necessariamente trará modificações no parágrafo 5º do artigo 14 da Carta (leia quadro). Na redação atual, “o presidente da República, os governadores de estado e do Distrito Federal, os prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subseqüente”. Lula, portanto, está constitucionalmente impedido de concorrer em 2010.

Devanir Ribeiro evita dar detalhes do que tem em mente para abrir a brecha legal para o terceiro mandato. Quando questionado, menciona sempre um plebiscito. Ou a autorização para que o presidente da República convoque plebiscito sobre o tema, atribuição hoje exclusiva do Congresso. Nesse caso, o plebiscito seria apenas uma forma de legitimar politicamente a alteração da Constituição. Do ponto de vista jurídico, ele é desnecessário. ..."

O artigo que pode ser alterado
CAPÍTULO IV

Dos direitos políticos
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

Texto atual
§ 5º O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subseqüente.

Ou seja, querem  um plebiscito para legitimar um golpe de estado com votos de esfomeados do Cesta-Vote-Em- Mim e dos petistas e familiares que ganharam 40.000 empregos públicos  no governo Lulla a títiulo de ocuparem "cargos de confiança " nos quase 40 ministérios e empresas estatais.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2008, 09:57:03 »
Notícia de  Outubro de 2007:

Aliados articulam proposta que abre brecha para 3º mandato de Lula

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u340215.shtml

Ou seja,  estão preparando um golpe de estado há tempos, não é coisa de véspera de escândalo para encobrir falcatrua apenas.

O cara quer ser um novo Fidelzinho comprando um mandato novo com cesta -voto de favelado.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2008, 10:30:44 »
Agora ninguém lembra que isso é também herança de FHC. Quem começou a estender o mandato foi ele. Ou só vale para justificar a continuidade da política econômica?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2008, 10:38:20 »
Agora ninguém lembra que isso é também herança de FHC. Quem começou a estender o mandato foi ele. Ou só vale para justificar a continuidade da política econômica?

Não deviam ter permitido isso na época tb, é absurdo um cara  ocupar um cargo público e mudar a lei para concorrrer de novo se favorecendo com o uso dos recursos que o cargo lhe oferece.

Só para constar, na época o Lullalá tb era contra  o direito à reeleição proposto por FHC e se  opôs a isso.

Agora gostou tanto que quer um terceiro  mandato ou até mesmo se perpetuar como o Chapolim fez, isso é um  golpe de estado mesmo.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2008, 11:05:43 »
Agora, qual o problema em propor???

Um grupo de pessoas que eu conheço estão articulando uma maneira de alterar os prazos para 5 anos de mandato para qualquer cargo executivo, federal, estadual e municipal.
Faz parte do jogo político.
"Por quê?"

Chaves

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2008, 11:10:53 »

Um grupo de pessoas que eu conheço estão articulando uma maneira de alterar os prazos para 5 anos de mandato para qualquer cargo executivo, federal, estadual e municipal.

Qual o problema em propor?

Qual seria o problema em propor então no fim do terceiro mandato que se mude a lei para permitir um quarto mandato? Ou um quinto , um sexto...?

Qual seria então o problema em permitir um mandato eterno sem precisar passar por uma chateação como uma eleição periódica?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2008, 11:11:57 »
Vamos fazer  como em Cuba, que tal uma eleição a cada  5 anos com apenas um nome na cédula eleitoral para legitimar  tudo?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Abril de 2008, 11:18:43 »
Vamos fazer  como em Cuba, que tal uma eleição a cada  5 anos com apenas um nome na cédula eleitoral para legitimar  tudo?

Arcanjo, se você se dedicar a algumas leituras básicas da Constituição Brasileira, verá que isso que você fala não pode nem mesmo ser proposto.

Já o que eu falei, falei em tom de seriedade: mesmo porque eu também apoio isso, e com a consciência tranquila de que será melhor para a democracia brasileira.
"Por quê?"

Chaves

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 06 de Abril de 2008, 11:26:30 »
Bom, governos passando  por cima da Constituição já viraram rotina no Brasil, então não pense que eles tem alguma restrição moral contra fazer isso novamente.

Sou contra o direito a reeleição para qualquer cargo, para qualquer candidato de qualquer partido.

Leu o link que postei em outro tópico ainda hoje?

Do modo que irão propor um aumento para cinco anos  nos mandatos deixarão   uma brecha jurídica para o terceiro mandato do Lullalá.

Pode conferir isso.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 06 de Abril de 2008, 11:34:01 »

Se a proposta excluisse o atual ocupante do cargo, sendo válida para quem ganhar depois, nenhum problema. Não foi o que aconteceu com FHC, por exemplo, que conseguiu mudar a regra do jogo e se beneficiar dela. E isso foi errado, não deveria ter acontecido.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Abril de 2008, 11:47:15 »

Se a proposta excluisse o atual ocupante do cargo, sendo válida para quem ganhar depois, nenhum problema. Não foi o que aconteceu com FHC, por exemplo, que conseguiu mudar a regra do jogo e se beneficiar dela. E isso foi errado, não deveria ter acontecido.

Mas naturalmente que exclui.
No caso de FHC, a lei nova previu um direito, no caso, o da reeleição.

No caso em questão, o que esse pessoal prevê, são cinco anos a partir de quem for eleito nas próximas, sem reeleição.
"Por quê?"

Chaves

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Abril de 2008, 12:04:48 »

Mas naturalmente que exclui.
No caso de FHC, a lei nova previu um direito, no caso, o da reeleição.

No caso em questão, o que esse pessoal prevê, são cinco anos a partir de quem for eleito nas próximas, sem reeleição.

Não deixei claro, mas me referia mais a proposta de terceiro mandato presidencial, que viesse a favorecer o Lulla.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 06 de Abril de 2008, 12:31:40 »
Sobre terceiro mandato, não acho que tenha acolhida na sociedade.
Pesquisa recente do DataFolha já demonstrou isso.
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Abril de 2008, 15:26:11 »

a mim parece mais preparação de terreno. a idéia vai sendo jogada por alguém do pt, o presidente nega, então alguém fala de novo, e o presidente nega, então alguém fala de novo, e o presidente nega, até que eventualmente a coisa não pareça tão chocante.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 06 de Abril de 2008, 15:29:05 »

a mim parece mais preparação de terreno. a idéia vai sendo jogada por alguém do pt, o presidente nega, então alguém fala de novo, e o presidente nega, então alguém fala de novo, e o presidente nega, até que eventualmente a coisa não pareça tão chocante.
Estratégia. É a tecnica conhecida popularmente como morde e assopra 

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #19 Online: 06 de Abril de 2008, 15:33:12 »
Com o apoio maciço que o presidente tem hoje, eu não duvido.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 06 de Abril de 2008, 15:35:06 »
Com o apoio maciço que o presidente tem hoje, eu não duvido.

Pois eu duvido e aposto.
Além do mais, o governo não tem maioria no Congresso.
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 06 de Abril de 2008, 15:39:49 »
mais determinante do que a base governista seria o 'sim' no plebiscito, sem o qual a coalizão relativamente incoesa que dá maioria ao governo no congresso não seria de muito uso.

"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 06 de Abril de 2008, 15:41:20 »
mais determinante do que a base governista seria o 'sim' no plebiscito, sem o qual a coalizão relativamente incoesa que dá maioria ao governo no congresso não seria de muito uso.

Plebiscito, pela Lei, só com anuência do Congresso antes.
Então... nada feito.
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 06 de Abril de 2008, 15:49:17 »

Plebiscito, pela Lei, só com anuência do Congresso antes.
Então... nada feito.

a diferença é que uma emenda constitucional exige maioria qualificada, ao passo que para a realização do plebiscito basta a anuência de um terço dos congressistas.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #24 Online: 06 de Abril de 2008, 17:01:55 »
Do Blog do Josias

`Terceiro mandato de Lula é plano A’, diz petista

Membro do diretório nacional do PT, o prefeito de Recife, João Paulo Lima e Silva, já se anima a dizer em público algo que um número crescente de companheiros de partido sussurram entre quatro paredes: “O terceiro mandato de Lula é o plano A; Dilma é o plano B; e o plano C é quem Lula indicar.”

Expressando-se no plural, João Paulo afirma: “Trabalhamos com a perspectiva de que podemos apoiar a proposta de emenda constitucional do terceiro mandato, que será fundamental para o Brasil [...]. Vamos apoiar um terceiro mandato para o presidente Lula, para dar continuidade à grande revolução social que ele está fazendo.”

Em menos de uma semana, o prefeito petista é o quarto personagem a desfraldar, nos arredores de Lula, a bandeira do terceiro mandato. O primeiro foi o vice-presidente José Alencar (PRB). Depois dele, o deputado cassado José Dirceu (PT-SP). Na seqüência, o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) voltou à boca do palco para informar que apresentará, nos próximos dias, a emenda que abre uma janela para a continuidade.

João Paulo preside a FNP (Frente Nacional de Prefeitos). Nesta sexta (4), a frente realizou, em Niterói (RJ), sua 52ª Reunião Geral. Foi o repórter Ricardo Miranda, que acompanhava o encontro para o diário Correio Braziliense (só para assinantes) quem ouviu o prefeito petista sobre Lula e 2010. Vai abaixo a entrevista, veiculada neste sábado (5):

- O senhor defende o terceiro mandato?
Trabalhamos com a perspectiva de que podemos apoiar a PEC do terceiro mandato, que será fundamental para o Brasil. Acho que foi normal quando se defendeu um segundo mandato para Fernando Henrique Cardoso, por isso vamos apoiar um terceiro mandato para o presidente Lula para dar continuidade à grande revolução social que ele está fazendo.
- A bandeira é luta isolada de algumas poucas pessoas dentro do partido ou já conta com apoios de peso?
Não tratei disso diretamente com o presidente Lula em nossa conversa (semana passada, em Recife). Mas acredito que, pelo momento extraordinário que o Brasil está vivendo, pelo nível de estabilidade, não podemos arriscar perder este momento da história política e econômica do Brasil. Um filho do povo fazendo uma extraordinária gestão, dando estabilidade financeira ao Brasil, gerando empregos, levando o desenvolvimento a patamares que há muito não se via.
- Já combinaram isso com o presidente?
O presidente até hoje tem se colocado como um soldado do partido e tem o sentido de missão. Acredito que ele será sensível ao clamor não apenas do PT, mas dos partidos que essencialmente formam sua frente. Entendemos que a Presidência da República tem um nível de stress muito grande, muita tensão, onde se percebe claramente o que nós chamávamos na ditadura militar de “ódio de classe”, onde se vê setores do DEM e do PSDB com o preconceito estampado em cima do presidente.
- Fala-se que a ministra Dilma seria o nome favorito do partido.
O partido ainda não acumulou uma discussão mais profunda sobre esse tema. Mas o terceiro mandato de Lula é o plano A; Dilma é o plano B; e o plano C é quem Lula indicar.
- Um terceiro mandato agora não seria um golpe?
Golpe “eles” deram na ditadura militar, aquilo era golpe. Se o terceiro mandato fosse um golpe, golpe maior teria sido o segundo mandato de Fernando Henrique. Qual a diferença? Não podemos fazer política com dois pesos e duas medidas.

http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2008-03-30_2008-04-05.html#2008_04-05_18_46_27-10045644-0

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!