Autor Tópico: 'Terceiro mandato de Lula é plano A', diz petista  (Lida 4294 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: 'Terceiro mandato de Lula é plano A', diz petista
« Resposta #25 Online: 06 de Abril de 2008, 19:20:25 »
E a oposição? Existe?  :|
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 06 de Abril de 2008, 20:47:34 »
Com o apoio maciço que o presidente tem hoje, eu não duvido.

Pois eu duvido e aposto.
Além do mais, o governo não tem maioria no Congresso.

Dinheiro é a maioria no Congresso.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 06 de Abril de 2008, 21:48:08 »
Aquela desgraça. :x
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *

Rhyan

• Visitante
« Resposta #30 Online: 08 de Abril de 2008, 23:27:48 »
Mas se colar ele funciona.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 09 de Abril de 2008, 09:36:18 »
Funciona mesmo, não sei por que.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #32 Online: 09 de Abril de 2008, 10:30:30 »
E a oposição? Existe?  :|

Não existe oposição - existem partidos e pessoas defendendo interesses próprios. De qualquer forma, já não existe a tal democracia que se proclama por aí. É lamentável ler a Constituição Federal e ver que toda aquela história de 'representantes do povo', 'em prol do interesse público', não passam de contos da carochinha. :(
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #33 Online: 09 de Abril de 2008, 11:05:00 »
Lula romperá com PT se houver insistência por 3° mandato, diz Cristovam

O senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) disse nesta terça-feira (8) ter presenciado em uma reunião no Palácio do Planalto nesta tarde uma dura recusa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a hipótese de terceiro mandato.

“Ele (Lula) disse com muita ênfase: se o PT me obrigar ao terceiro mandato eu rompo com o PT”, afirmou Cristovam.

O deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) coleta assinaturas para uma proposta de fim de reeleição que abre brecha para os atuais detentores de mandato concorrerem mais uma vez.

O presidente Lula recebeu a bancada do PDT do Senado sem nenhuma pauta específica em um encontro definido como de “aproximação”. O partido integra a base do governo e ocupa a pasta do Trabalho, mas a bancada do Senado tem uma postura mais independente. Segundo os senadores que participaram do encontro, não houve qualquer pedido de fidelidade da bancada.

Sobre o tema do dossiê com gastos do governo Fernando Henrique Cardoso, o presidente reiterou aos senadores o discurso do governo de que tudo não passa de um vazamento de dados. O presidente teria usado a palavra “artificial” para definir a crise.

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL393091-5601,00.html

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #34 Online: 09 de Abril de 2008, 12:02:22 »
Terceiro mandado já é idolatria ao Lula. Não precisa ele voltar ao governo para o PT dar continuidade aos projetos que tem.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 09 de Abril de 2008, 15:49:53 »
Lula romperá com PT se houver insistência por 3° mandato, diz Cristovam

O senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) disse nesta terça-feira (8) ter presenciado em uma reunião no Palácio do Planalto nesta tarde uma dura recusa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a hipótese de terceiro mandato.

“Ele (Lula) disse com muita ênfase: se o PT me obrigar ao terceiro mandato eu rompo com o PT”, afirmou Cristovam.

O deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) coleta assinaturas para uma proposta de fim de reeleição que abre brecha para os atuais detentores de mandato concorrerem mais uma vez.

O presidente Lula recebeu a bancada do PDT do Senado sem nenhuma pauta específica em um encontro definido como de “aproximação”. O partido integra a base do governo e ocupa a pasta do Trabalho, mas a bancada do Senado tem uma postura mais independente. Segundo os senadores que participaram do encontro, não houve qualquer pedido de fidelidade da bancada.

Sobre o tema do dossiê com gastos do governo Fernando Henrique Cardoso, o presidente reiterou aos senadores o discurso do governo de que tudo não passa de um vazamento de dados. O presidente teria usado a palavra “artificial” para definir a crise.

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL393091-5601,00.html

hm. não sei por que mas fiquei convencido de que ele realmente não quer o 3o mandato...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #36 Online: 09 de Abril de 2008, 16:20:05 »
Deputado coleta assinaturas para projeto que permitiria terceiro mandato

O deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) começa a coletar nesta quarta-feira (9) assinaturas para uma proposta de emenda à Constituição que poderia beneficiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com um terceiro mandato ainda mais extenso do que os dois que se encerrarão em 2010.

Defensor de um terceiro período de governo para Lula, o deputado propõe na PEC o fim da reeleição e a adoção de um mandato de cinco anos para os cargos executivos (presidente, governador, prefeito). O texto não deixa claro qual seria a regra de transição para o atual presidente.

"Eu tenho dúvidas, mas, mudou a Constituição, mudam os parâmetros", disse Devanir Ribeiro à agência Reuters. "Se mudar a Constituição, ele (Lula) pode ser candidato para mais cinco anos se a PEC for aprovada", completou. Segundo o deputado, a interpretação caberá a juristas.

No entendimento de ex-ministros do Supremo Tribunal Federal, a simples proposta de emenda constitucional alterando o mandato presidencial e acabando com a reeleição não inclui a possibilidade de Lula concorrer a um terceiro mandato. Mas avaliam que pode ser criada uma brecha.

"Não existe essa possibilidade, a menos que haja disposição expressa", diz o ex-ministro do STF e da Justiça, Paulo Brossard. "Lula terminaria o mandato dele no prazo para o qual foi eleito e nada tem a ver com o futuro", acrescentou.

O ex-ministro do STF, Maurício Corrêa, compartilha do ponto de vista. Para ele, a mudança não abrangeria o atual presidente. "O princípio constitucional da reeleição impede que (Lula) seja candidato mais uma vez. Só se for criado um mecanismo normativo adequado para isso", disse Corrêa.

Constituição de 1988

Segundo Devanir Ribeiro, o que ele pretende com a proposta é retornar às regras da Constituição de 1988, que previa mandato de cinco anos sem reeleição.

O prazo do mandato foi alterado para quatro anos em 1994. A reeleição recebeu aprovação em 1997 e foi utilizada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e por Lula.

O projeto prevê ainda a realização simultânea das eleições para prefeitos, governadores e presidente. Atualmente, as eleições municipais ocorrem dois anos após a escolha dos governadores e do presidente da República.

A proposta precisa de um mínimo de 171 assinaturas de deputados para ser apresentada na Câmara, enquanto a aprovação exige os votos de 308 dos 513 deputados e de 49 dos 81 senadores, em dois turnos de votação.

"Não vai ser um céu de brigadeiro, mas tem apoio. No PT tem gente contra e a favor, e na oposição também. Estamos conversando", afirmou o deputado, ao prever em uma semana o período de coleta de assinaturas.

Reagindo à suposta declaração de Lula dada a parlamentares do PDT de que romperia com o PT caso o partido insistisse na idéia do terceiro mandato, Devanir Ribeiro disse: "Se ele falou, foi em tom de brincadeira. Lula é o próprio partido, se sair leva todo mundo, eu sou o primeiro que vou."

Para o deputado, há sinalização por parte da população para um terceiro mandato a Lula. Nos últimos dias, a medida foi defendida pelo vice-presidente José Alencar e pelo prefeito de Recife, João Paulo (PT).

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL394219-5601,00.html

Os petistas querem mesmo o 3º mandato... e não é nem mais nos bastidores.

Offline Brutos

• Nível 08
  • *
« Resposta #37 Online: 09 de Abril de 2008, 16:23:01 »
Na verdade isso tudo é um jogo do Lula. Nega, nega, se mostra verdadeiramente contra o 3º mandato, aí o povão: " Nossa, ele é tão bom pra `nóis´, pro país, e mesmo assim tão humilde, que nem quer ficar no poder" ... Assim se dará, a tão sonhada pelos petistas, " ACLAMAÇÃO POPULAR" pró terceiro mandato.
« Última modificação: 09 de Abril de 2008, 16:25:05 por BRUTOS »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 09 de Abril de 2008, 16:32:44 »
Essa estratégia de negar é para ele não se sujar na lama se der errado, é para poder dizer "Eu não queria isso, foi a cumpanherada aloprada que fez tudo!".

Se ele diz "Não" é porque ele quer  dizer "Sim, eu quero!" mas só vai admitir isso quando tiver certeza absoluta de que tem chance real de conseguir.

Vou ver se encontro uma matéria de 2007 em que o presidente da OAB diz que TERCEIRO  MANDATO É GOLPE DE ESTADO.

Gente como ele é tão gananciosa que nunca largará o poder por vontade própria.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #39 Online: 10 de Abril de 2008, 08:34:40 »
O PT não tem outro nome, só resta tentarem um 3º mandato mesmo.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #40 Online: 10 de Abril de 2008, 09:35:37 »
Lula já deu provas que é mentiroso e dissimulado antes, então, todo esse movimento é sim perigoso...

Espero que ele não tenha dinheiro suficiente para comprar os deputados...

Mas provavelmente tem, qualquer merreca é suficiente para comprar boa parte dos deputados sujos, corruptos e parasitas da coisa pública.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Brutos

• Nível 08
  • *
« Resposta #41 Online: 10 de Abril de 2008, 10:06:33 »
Mas pra falar a verdade, mais 4 (ou 5!?) anos com essa praga, eu mudo de país nem que seja pra morar no Suriname.....

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #42 Online: 10 de Abril de 2008, 10:56:58 »

Deputado: Lula "não é obrigado" a se reeleger

O deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) é o autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que pretende acabar com o instituto da reeleição no País. O projeto deve ser apresentado à Câmara na próxima semana. Nesta quinta-feira, 10, o parlamentar deve começar a recolher as 171 assinaturas necessárias para apresentar a emenda à Casa.

Paradoxalmente, no entanto, a matéria contém uma ambigüidade jurídica que pode permitir ao presidente Lula concorrer a um terceiro mandato em 2010. Não há entedimento sobre isso.

Pessoalmente favorável a mais um mandato para o atual presidente, Devanir afirma que Lula "não é obrigado" a disputar uma nova eleição.

- Ninguém pode obrigar ninguém a nada. Se eu não quero, bota outro; não é por causa disso que acabou a história - acredita o deputado.

Devanir prossegue:

- A mesma coisa o presidente, se o presidente não quiser, se ele não aceitar, vai ter um outro petista, uma outra pessoa.

O parlamentar falou a Terra Magazine sobre seu projeto. Ele disse que existe a possibilidade de incluir na proposta um mecanismo que impeça a candidatura do presidente Lula ao terceiro mandato:

Na última terça-feira, o presidente Lula teria dito ao senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que "romperia" com o PT caso haja insistência no tema. Em entrevista Terra Magazine, o presidente do partido, Ricardo Berzoini (SP), disse que a possibilidade de Lula deixar o PT é um "factóide político".

Leia a seguir os principais trechos da conversa com Devanir Ribeiro:

Terra Magazine - Sua proposta prevê que o mandato seja de cinco anos, certo?
Devanir Ribeiro - Isso, é o retorno do texto constitucional que foi aprovado em 1988, mandato de cinco anos sem reeleição.

Mas a proposta permitiria ao presidente Lula concorrer a mais um mandato, não?
Há uma discussão jurídica. Uma ala diz que é possível, outra ala diz que não. Vai depender. Quando eu apresento um projeto, se ele é aceito na Casa, ele deixa de ser meu. Vai receber emendas, aditivos...há uma discussão a ser feita. Minha proposta é o retorno ao texto constitucional de 1988.

Pessoalmente o senhor é favorável à reeleição do presidente Lula?
Eu sou favorável.

O senhor não acha que ao propor isso e deixar uma brecha para o presidente Lula ser reeleito acaba atrapalhando o clima político?
Acho que não. Você sabe a hora que um projeto entra e não sabe a hora que sai. É uma discussão que tem que ser feita. Uma comissão mista do senador Renato Casagrande (PSB-ES) deve ser instalada na semana que vem para discutir a reforma política. Tem várias propostas nesse sentido. O meu projeto ao menos sinalizou para que a Casa se mova.

Não seria mais prático discutir uma proposta unificada de reforma política?
Se a gente não entra com a proposta...nós ficamos desde 2004 discutindo a proposta, aí foi pro plenário e não votou, porque não tinha consenso nem na nossa bancada nem na oposição. É uma questão de ter juízo e bom senso de que a gente pode se juntar lá na frente, eu não sou dono da verdade, ninguém é.

Ao propor isso o PT não estaria mudando a regra do jogo no meio do caminho?
Eu não tô mudando a regra do jogo, eu tô tentando retornar à regra do jogo que o constituinte aprovou. A regra do jogo foi mudada duas vezes: quando eram 5 anos (de mandato), mudaram para 4, porque vislumbravam que o Lula poderia ganhar em 1989. Quando FHC foi eleito, mudaram casuisticamente, que foi aquele escândalo da reeleição. Agora eu quero que retorne ao curso normal, sem criar esses empecilhos todos que foram criados.

Sem entrar no mérito do retorno à Constituição, mas o PT foi bastante crítico quando FHC aprovou a emenda da reeleição - pelo fato de algo que já estava previsto ter sido alterado no meio do caminho.
Isso é...eu encaro como normal, eu sou fundador do partido, da direção do partido. Isso não tem problema. Às vezes as pessoas criticam sem saber o conteúdo da proposta. Por quê? A bancada e o partido nunca me convocaram para discutir isso. Eu entendo que eu tô solto para apresentar e discutir na Casa aquilo que eu acho que é correto.

Essa proposta é consensual dentro do PT?
Consenso ela nunca vai ter. Tem gente que pensa A, que pensa B, tem gente que não pensa nada (risos), isso é normal da vida.

O presidente Lula teria dito em conversa com o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que "romperia" com o PT se a proposta do terceiro mandato fosse aprovada. Como o senhor vê isso?
Primeiro, a minha proposta não tem isso. Segundo que eu não acredito que o presidente falou isso, se falou foi num sentido jocoso, de brincadeira. É uma pessoa muito afável, é muito brincalhão. Ele tem esse estilo. Deve ter falado num tom de brincadeira; ele não falou para mim, não me ligou. Estamos trabalhando dessa forma. Eu conversei com o João Paulo, nosso prefeito em Recife, nós vamos nos encontrar aqui no dia 13. Ele também tem a mesma proposta, o vice-presidente da República tem outra, e nós vamos discutindo.

O senhor disse que existe uma ambigüidade jurídica na sua proposta que pode permitir a reeleição do presidente Lula. Se essa possibilidade for confirmada, o senhor poderia inserir um mecanismo para impedir a reeleição?
Tem, dá pra fazer. Agora, tem o seguinte: ninguém obriga ninguém a nada. A minha proposta original era fazer um plebiscito, mas aí fui bombardeado. O plebiscito não quer dizer que se está nomeando ninguém, ele sinaliza naquele momento uma proposta, não é automático. Outra: tem vários prefeitos do meu partido, por exemplo, que tem direito à reeleição e não querem disputar a reeleição. Quem vai obrigar alguém? Se (a possibilidade de reeleição) tiver no texto e o presidente disser "eu não quero", quem vai obrigá-lo? Ninguém pode obrigar ninguém a nada. Se eu não quero, bota outro; não é por causa disso que acabou a história. A mesma coisa o presidente, se o presidente não quiser, se ele não aceitar, vai ter um outro petista, uma outra pessoa...

Mas aí criaria um confronto entre a vontade dele e a vontade do PT.
Não, não...se ele não sair (candidato) e disser: "eu não saio e apóio tal candidato", melhor ainda. Para quem for candidato, né? Eu não sou, porque eu não sou candidato a presidente.

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2734831-EI6578,00.html

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #43 Online: 10 de Abril de 2008, 15:22:11 »

Marta: ‘Lula fica bravo quando se fala em terceiro mandato’

A ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), afirmou nesta quinta-feira (10), durante o programa “Bom Dia Ministro”, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quer um terceiro mandato. “Acho que ele conseguiria esse terceiro mandato. Mas vou te falar sinceramente: o presidente não quer o terceiro mandato e fica muito bravo quando se fala nisso.” As informações são da Agência Brasil.

Marta voltou a dizer que tem até 5 de junho para decidir se vai concorrer à Prefeitura de São Paulo. “O presidente [Lula] me deu liberdade para poder tomar a decisão até o dia 5 de junho e eu estou usando esse tempo”, disse.

Pesquisa Ibope divulgada no início desta semana aponta Marta como líder nas intenções de voto, com 31%, à frente de Geraldo Alckmin (PSDB), com 23%, e do atual prefeito Gilberto Kassab (DEM), com 14%.

Dengue

A ministra disse também, durante a entrevista, que a epidemia de dengue no Rio de Janeiro tem prejudicado o turismo no estado. Marta isentou de culpa o governador do estado, Sérgio Cabral (PMDB), da base aliada do governo, e culpou o prefeito de oposição Cesar Maia (DEM).

"Fui prefeita e, para ser sincera, sei exatamente como é a responsabilidade. Isso é responsabilidade de prefeitura. Estou falando isso para o Rio de Janeiro, mas estou falando porque muitas cidades estão nos escutando. Você, prefeito, vista a camiseta e pegue o sábado para tocar a campainha dos lugares onde tem foco.”

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL395792-5601,00.html

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #44 Online: 11 de Abril de 2008, 09:48:49 »

Discutir reeleição é 'falta de assunto' e 'bobagem', diz Lula

O presidente Luiz Inácio qualificou nesta sexta-feira de "bobagem" e "falta de assunto da oposição" a discussão sobre um eventual terceiro mandato.

Em uma longa entrevista a jornalistas brasileiros na cidade de Haia, sede do governo holandês, onde está em visita oficial, Lula disse que oito anos "são suficientes para executar qualquer programa de governo", em uma série de declarações sobre temas domésticos, que incluíram de cortes no orçamento ao aumento da inflação.

"Posso dizer a vocês uma coisa de coração: eu acho uma bobagem e uma falta de assunto da oposição ficar discutindo o terceiro mandato", disse Lula, respondendo a uma pergunta sobre o que ele acha de se candidatar para um novo mandato em 2010.

"Não me interessa, não é prudente, a legislação brasileira já prevê apenas uma reeleição", ele explicou nesta sexta-feira.

"Obviamente, para quem é político, é muito melhor você sair pra rua com as pessoas gritando 'Fica Lula' que com algumas dizendo 'Fora o candidato'. Agora, oito anos de governo é tempo suficiente para a gente executar um programa de governo."

Ataque

Em um dos ataques à oposição, Lula disse que "os que estão agora preocupados com o terceiro mandato são os mesmos que aprovaram a reeleição em 1994. São os mesmos que no ano passado achavam que eu não ia conseguir terminar o meu mandato".

Mais adiante, Lula acrescentou: "São as pessoas que não achavam ruim quando os militares ficaram 23 anos de poder. Aliás, usufruíram muito desses 23 anos".

O presidente brasileiro disse que a democracia é um valor "incomensurável", e que a alternância de poder é "extremamente saudável". "Os países vão experimentando, experimentando e experimentando, e aí um dia conseguem eleger uma pessoa cada vez melhor que a outra, e o país vai progredindo com isso."

Ele descartou que o assunto possa ser decidido por um plebiscito. "Eu acho que o plebiscito pode servir para muitas coisas, para discutir células-tronco, aborto, pena de morte... Agora, eu acho que qualquer pessoa que se acha imprescindível, ele começa a colocar risco à democracia."

"Pobre do governante que começa a achar que é imprescindível ou insubstituível. Está nascendo dentro dele uma pequena porção de autoritarismo ou de prepotência. E isso eu não carrego na minha bagagem política."

Lula está na Holanda para o segundo e último dia de uma visita oficial a convite da rainha Beatrix. Nesta sexta-feira, ele participa de um almoço oferecido pelo primeiro-ministro, Jan Peter Balkenende, e encerra um seminário de oportunidades para investimentos no Brasil.

À noite, Lula embarca para a República Checa, que visita em caráter oficial no sábado, antes de retornar a Brasília.

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL396859-5601,00.html

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 11 de Abril de 2008, 12:24:27 »
O presidente brasileiro disse que a democracia é um valor "incomensurável", e que a alternância de poder é "extremamente saudável". "Os países vão experimentando, experimentando e experimentando, e aí um dia conseguem eleger uma pessoa cada vez melhor que a outra, e o país vai progredindo com isso."

Ele tb disse que na Venezuela existe excesso de democracia,que Cuba é uma democracia, em certa visita à Africa queria aprender com um certo  ditador africano "Como se fica quase 40 anos no poder"...

Nunca vi um sujeito tão imundo e duas caras, no Youtube tinha dois vídeos e em um deles Lullalá falava em campanha que NÃO faria a transposição do rio São Francisco , no outro filmado dias depois na mesma campanha ele falava que "Faria a transposição do São Francisco porque isso acabaria com  a seca ..."

Ele quer um terceiro mandato sim, mas só vai admitir isso quando tudo estiver armado a seu favor.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 11 de Abril de 2008, 12:48:13 »
Ele é um palhaço estrategista. Desgraçado.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #47 Online: 22 de Abril de 2008, 21:21:14 »
Eu gosto dele. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 22 de Abril de 2008, 21:51:35 »
E eu gostaria de passar com um blindado de 30 ton sobre ele.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #49 Online: 22 de Abril de 2008, 22:02:00 »
:histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!