Autor Tópico: Estudo inédito revela que os índios são selvagens  (Lida 2980 vezes)

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
Re: Estudo inédito revela que os índios são selvagens
« Resposta #25 Online: 09 de Maio de 2008, 21:42:36 »
Citação de: Copenhagen
Para que serve um índio?
Pra mesma coisa que os brancos, negros, asiáticos e mestiços. Eu acho... ::)

Mas nem todos esses precisam tanto espaço para não fazer nada.

Se esses índios sobreviverem de caça e pesca, vão precisar mesmo do que você chama de "tanto espaço".

Se a reservas forem criadas pra preservar a cultura 'original', compras no mercado é que eles não poderão fazer... :p  E do jeito que andam nossas matas, haja espaço para os índios 'voltarem aos velhos tempos'.

Por que essa insistencia para eles "voltarem aos velhos tempos". Culturas morrem para dar lugar a outras mais desenvolvidas. Acho muito "bunitinha" a historia do indio pescando e caçando, as penas, a mandioca e os peitos caidos. Gosto tanto que icentivo qualquer um a fazer um documentario sobre isso, para arquivar, e depois construir uma hidroeletrica.

Mas um detalhe que eu queria ressaltar: o humanismo não estaria em levar os indios ao desenvolvimento? Inves de icentivar-los a regredir?
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 09 de Maio de 2008, 22:13:40 »
Concordo com a Nohai no sentido que tem um grande sentido antropológico o registro da vida dos indios.

Não sei se eles tem escolha ou um caminho fácil para a vida urbana. No meu ponto de vista, se estou no meio do mato sem agua encanada nem remédio e alguém me mostra um caminho para a civilização... fui.
Agora não sei no ponto de vista deles. Acho que deveria haver um programa para aos poucos ir levando os índios a uma vida mais urbana, os filhos mais novos estudando em escolas na cidade, etc..
Acho que o investimento gera retorno rápido, poucos indios, se educados desde jovens, iriam escolher ficar no mato.

Os mais velhos tem que ter direito de escolha. Não dá para trocar de mundo assim, de uma hora para outra.

Quanto ao infanticidio. Lei é Lei. Se alguém vai fazer um trabalho em uma tribo e um indio o mata, cana para ele também.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #27 Online: 09 de Maio de 2008, 22:45:29 »
Não sei se eles tem escolha ou um caminho fácil para a vida urbana. No meu ponto de vista, se estou no meio do mato sem agua encanada nem remédio e alguém me mostra um caminho para a civilização... fui.
Agora não sei no ponto de vista deles. Acho que deveria haver um programa para aos poucos ir levando os índios a uma vida mais urbana, os filhos mais novos estudando em escolas na cidade, etc..
Acho que o investimento gera retorno rápido, poucos indios, se educados desde jovens, iriam escolher ficar no mato.

É o mesmo que esta acontecendo com os esquimos. São raros os jovens hoje que querem se tornar caçadores de focas, tendo em vistas as vantagens e o conforto da civilização.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!