Autor Tópico: Mostra suíça reúne fotos que causaram polêmica  (Lida 3518 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Mostra suíça reúne fotos que causaram polêmica
« Online: 11 de Abril de 2008, 20:55:49 »
Atenção: Algumas fotos contém imagens fortes.

Citar
Mostra suíça reúne fotos que causaram polêmica; veja
 
Uma galeria em Lausanne, na Suíça, reuniu 80 das fotografias mais polêmicas de todos os tempos na mostra Controvérsias – Uma História Ética e Jurídica da Fotografia.

A mostra traz imagens de meados do século 19 até os dias atuais e foram selecionadas pelo caráter polêmico, seja pelo conteúdo ou pelas questões legais levantadas pelas fotografias.

Uma das imagens mais antigas da exposição, por exemplo, é o retrato do escritor inglês Oscar Wilde feito em 1882 por Napoleon Sarony. A imagem foi reproduzida em um anúncio publicitário de 1884 sem a autorização de Sarony, que processou a empresa Burrow-Giles. O caso, analisado pela Suprema Corte dos EUA, foi pioneiro na legislação sobre direitos autorais no país.

As imagens que causaram mais furor, entretanto, são as de contúdos controversos. Um dos exemplos é a fotografia de uma freira beijando um padre, de autoria de Oliviero Toscani, usada em um anúncio da empresa italiana Benetton.

Ainda com a temática religiosa, a mostra Controvérsia traz a fotografia Piss Christ, de Andrés Serrano, que mostra um crucifixo imerso em um copo com a urina do artista.

Imagens que causaram polêmica por causa de referências sexuais não poderiam faltar na mostra. Uma das mais famosas é a da atriz Brooke Shields feita por Garry Gross quando a atriz tinha apenas 10 anos. Na foto, ela aparece nua e com maquiagem carregada.

O co-curador da mostra Daniel Girardin explica que intenção da exposição é mostrar como a sociedade se relaciona com as imagens em um dado momento histórico.

"A mostra é uma tentativa de demonstrar como estas representações foram percebidas, as interpretações que foram dadas e, finalmente, compreender como estas questões estão associadas com a imagem fotográfica", disse.

A exposição Controvérsias fica em cartaz no Musée de l’Elysée, em Lausanne, até o dia 1º de junho.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/04/080409_galeriacontroversia_np.shtml

--------------


Na foto de Frank Fournier, a menina Omayra Sanchez, de 13 anos, está presa em entulhos depois da erupção de um vulcão na Colômbia, em 1985.


A foto de Oliviero Toscani criada para uma campanha publicitária da marca Benetton é uma das muitas imagens produzidas pelo fotógrafo para a empresa italiana que causaram polêmica.


A foto de Todd Maisel mostra uma mão, arrancada do corpo de uma das vítimas dos atentados de 11 de setembro nos EUA. A foto causou controvérsia quando foi publicada no New York Daily News.


A foto de Andres Serrano mostra um crucifixo imerso na urina do fotógrafo. A imagem causou polêmica nos EUA em 1989 pelo conteúdo e porque o trabalho havia sido patrocinado pelo governo.


Em 1960, Garanger fotografou várias argelinas a pedido do governo francês para os documentos de identidade. Ele encontrou oposição das retratadas, acostumadas a esconder o rosto com véus.


O retrato de Oscar Wilde feito por Sarony em 1882 causou polêmica quando foi reproduzido sem autorização em um anúncio em 1884. O caso iniciou o debate sobre direitos autorais na Justiça.


A imagem de Michael Light mostra um dos testes nucleares realizados pelo governo americano entre 1945 e 1962. A foto faz parte da série 100 Sóis que traz uma centena de imagens dos testes.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!