Autor Tópico: Qual a única coisa que o homem pode e Deus não pode?  (Lida 3209 vezes)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Qual a única coisa que o homem pode e Deus não pode?
« Online: 15 de Abril de 2008, 23:47:41 »
Não sei se isso já foi debatido alguma vez por aqui. Mas vou lançar a questão:

"Plínio considera o poder de se Suicidar como uma vantagem que os homens possuem sobre a própria divindade." (Hume, Do suicídio, pg 813)

"Mesmo que queira, Deus não pode cometer suicídio, a dádiva suprema que ele concedeu ao homem em meio a tantos infortúnios da vida." (Plínio, História Natural, 2.25.27 da edição Loeb)

Será que o suicídio é a única coisa que o homem pode e Deus NÃO PODE?

Se sim, Deus não é onipotente...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Re: Qual a única coisa que o homem pode e Deus não pode?
« Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2008, 01:46:45 »
Tudo que podemos fazer, Deus não pode, a principal delas é existir.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2008, 06:39:04 »
Acho que um teólogo responderia assim.

Deus, sendo um ente absolutamente livre poderia se suicidar no momento que quisesse, no entanto, jamais optaria por isso, pois, movido pelo absoluto intelecto, sendo o mais racional dos seres, saberia que a sua existência sustenta e mantém o mundo, que abandonado por Ele, mergulharia imediatamente no caos e na escuridão, deixando de ser a obra perfeita do mais absoluto e perfeito dos entes. Além do mais, apenas de Deus emana o amor, o próprio Deus o amor absoluto, então, por amor às suas criaturas, por todos os atributos de um ser que é o próprio amor, a bondade, a piedade e todos aqueles sentimentos que poderíamos denominar de belos, Deus jamais se suicidaria. Está em Seu poder, mas não em Seu amor. É uma escolha que Ele pode fazer, mas que não faz por causa de seu intelecto e amor.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2008, 07:31:45 »
Tudo que podemos fazer, Deus não pode, a principal delas é existir.
Já ia postar isso. :histeria:

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2008, 10:07:08 »
O homem pode matar o corpo, mas poderá ele matar a alma?
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2008, 10:18:40 »
"Plínio considera o poder de se Suicidar como uma vantagem que os homens possuem sobre a própria divindade." (Hume, Do suicídio, pg 813)

"Mesmo que queira, Deus não pode cometer suicídio, a dádiva suprema que ele concedeu ao homem em meio a tantos infortúnios da vida." (Plínio, História Natural, 2.25.27 da edição Loeb)

Uma trapalhada semântica.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2008, 17:53:11 »
Para quem acredita, Deus pode tudo.
Para quem não acredita, o homem pode tudo.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2008, 21:27:33 »

Um deus pode se suicidar sim.

Um deus é feito de fé. Sem fé, um deus morre. Temos milhares de exemplos de deuses mortos... ::)

Para um deus se suicidar, bastaria matar todos os seus devotos. :hihi:

Offline Luki4n

• Nível 05
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2008, 23:20:45 »
Acho que um teólogo responderia assim.

Deus, sendo um ente absolutamente livre poderia se suicidar no momento que quisesse, no entanto, jamais optaria por isso, pois, movido pelo absoluto intelecto, sendo o mais racional dos seres, saberia que a sua existência sustenta e mantém o mundo, que abandonado por Ele, mergulharia imediatamente no caos e na escuridão, deixando de ser a obra perfeita do mais absoluto e perfeito dos entes. Além do mais, apenas de Deus emana o amor, o próprio Deus o amor absoluto, então, por amor às suas criaturas, por todos os atributos de um ser que é o próprio amor, a bondade, a piedade e todos aqueles sentimentos que poderíamos denominar de belos, Deus jamais se suicidaria. Está em Seu poder, mas não em Seu amor. É uma escolha que Ele pode fazer, mas que não faz por causa de seu intelecto e amor.

Gostei do raciocínio, é uma boa forma de enrolar e não tenho dúvidas que um teológo usaria um raciocínio parecido para responder.

Entretanto, se você pode fazer uma escolha, mas você sabe que nunca a faria, será que pode-se dizer que você realmente tem direito de escolha? (pergunta filosófica =P)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 17 de Abril de 2008, 09:34:12 »
Deus não pode se matar, mas o homem pode. O homem também pode matar deus... Basta parar de falar sobre ele e pum... Cabô deus.   :lol:

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2008, 13:42:04 »
Deus não pode se matar, deus não podê trazer o padre voador de volta, deus não pode nada, deus é um bosta mesmo.
rs...rs...rs....
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2008, 13:49:35 »

Se sim, Deus não é onipotente...
Mas a premissa é que ele _é_ onipotente... Assim, ele pode tudo, inclusive, tudo... Ele pode não-poder sem deixar de ser onipotente, também.

(Este post não foi sarcástico)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2008, 12:34:05 »
Poder não poder...? Poder é poder, ora. Se não pode, então não pode.... Deixa de poder... Hã...?  :?  :hihi:

Offline de Castro

• Nível 02
  • *
« Resposta #13 Online: 06 de Maio de 2008, 23:10:42 »
para eu conseguir debater sobre isso,primeiro eu tenho que me convencer que deus existe...não muito obrigado :ok:
A vida é simples,a gente que complica ela

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 09 de Maio de 2008, 14:10:11 »
Poder não poder...? Poder é poder, ora. Se não pode, então não pode.... Deixa de poder... Hã...?  :?  :hihi:
Bem, onipotência é a habilidade de fazer TUDO, sim? Poder fazer algo impossível está dentro de TUDO, não está? Então, é isso. Por que um atributo naturalmente metafísico deveria se limitar a fazer sentido para nossa imaginação?
« Última modificação: 09 de Maio de 2008, 14:14:10 por Oceanos »

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #15 Online: 09 de Maio de 2008, 14:59:01 »
Boa pergunta, mas acho que isso daria margem para qualquer outra coisa, mesmo que faça "sentido"

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Maio de 2008, 15:07:17 »
Pode elaborar mais, Andre?

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #17 Online: 09 de Maio de 2008, 16:54:48 »
Nao, deu tilt aqui  :)

Ainda nao consegui fazer com que um atributo meramente metafico deixe de ser limitado apenas a minha imaginação

A impressão que eu tenho é que estamos discutindo sobre os poderes de um super herói sem tentar entende-los, sem esquentar a cabeça do "como funciona"

Por exemplo, eu posso alegar com um atributo meramente metafisico, que deus por ser onipotente pode deixar de existir e voltar a existir no momento em que quiser.

O problema agora é tentar explicar isso.

Pois faz "sentido " apenas na minha imaginação

Caramba, o que que eu estou falando, agora saiu fumaça da minha cabeça  :hihi:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Maio de 2008, 17:50:17 »
Bem, onipotência é a habilidade de fazer TUDO, sim? Poder fazer algo impossível está dentro de TUDO, não está? Então, é isso. Por que um atributo naturalmente metafísico deveria se limitar a fazer sentido para nossa imaginação?

Mas daí ele não estaria não podendo alguma coisa resultando na prova de que ele não é onipotente...?

Ô papo tosco....  :lol:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Maio de 2008, 13:44:05 »
Nao, deu tilt aqui  :)

Ainda nao consegui fazer com que um atributo meramente metafico deixe de ser limitado apenas a minha imaginação

A impressão que eu tenho é que estamos discutindo sobre os poderes de um super herói sem tentar entende-los, sem esquentar a cabeça do "como funciona"

Por exemplo, eu posso alegar com um atributo meramente metafisico, que deus por ser onipotente pode deixar de existir e voltar a existir no momento em que quiser.

O problema agora é tentar explicar isso.

Pois faz "sentido " apenas na minha imaginação

Caramba, o que que eu estou falando, agora saiu fumaça da minha cabeça  :hihi:
Mas é, mas é!!! É quase disso que estou falando! É como entender a idéia de infinito: qual a idéia mais lógica para se definir infinito? Você consegue formar uma imagem na cabeça do infinito? Consegue fazer com que essa idéia faça sentido? Pode desenhar? A gente pensa apenas no "que ele não é": Pense em uma reta. Pegue qualquer ponto dessa reta. É o fim dela? Não. Ande de forma computacionalmente imensurável: chegou o fim? Não. Ande 10 vezes essa distância. Você ainda não chegou no fim. O infinito é isso: algo que não tenha fim.

Pensando em onipotência, podemos traçar um paralelo: onipotência é o poder de fazer tudo, absolutamente tudo. Você não está limitado a não poder fazer nada. Um ser onipotente pode voar? Sim. Pode voar sem fazer esforço? Sim. Pode criar uma pedra tão pesada que nem ele pode levantar? Sim, afinal, a própria premissa nos dá essa resposta: ele pode fazer tudo, sem qualquer limitação.

(Ergh.. É difícil explicar isso, por isso o tom está meio de "pregação". O que eu espero é que você leia o que eu escrevi e simplesmente se identifique com o que eu escrevi :lol: )

Mas daí ele não estaria não podendo alguma coisa resultando na prova de que ele não é onipotente...?
Nope, porque ele é onipotente e pode tudo: inclusive fazer o impossível e o ilógico. Afinal, onipotência é isso, não é?

Ô papo tosco....  :lol:
Essas masturbações com lógica são legais.. hehe

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #20 Online: 12 de Maio de 2008, 15:38:59 »
É, mas continua sendo pura viagem

Ele pode fazer tudo, mas nem sabemos o que é o tudo.

Pois um ser tao fodao assim nem sequer precisaria fazer experiências, ficar brincando de criar universos, ele nem sequer poderia se sentir solitário, ele poderia ser muito bem a qualquer instante ser seis bilhões de humanos ou qualquer outra coisa.

Por isso acho melhor descartar coisas assim

Pois dai vira várzea , vale tudo , eu ja vi malucos dizendo que somos uma imaginaçao de um deus, e que nem sequer existimos.

Seria apenas ele "viajando" em sua onipotência

:lol:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 12 de Maio de 2008, 16:34:01 »
A semântica permite muitos malabarismos teóricos/lógicos  :lol:

A questão que mais me pega em relação a deus é o conceito de criação. Nessa assepção da palavra deus o significado de criador é o mais intenso na fé dos indivíduos.

Tal situação ocorre por partir da premissa de que sendo deus o criador, então todo o universo é sua criação e portando qualquer objeto ou realidade do universo é uma prova empírica da existência de deus, nesse contexto.

Por isso que muitos teístas falam da natureza para evidenciar a criação e conseguentemente a necessidade lógica de um criador para esta.

Sendo assim eu diria que a criação é um aspecto unicamente humano, tendo o homem criado deus. Como deus é uma ficção humana, então este não pode criar nenhuma realidade, apenas viver no simbolismo cultural da humanidade. A única coisa que o homem pode e deus não pode  :)

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Maio de 2008, 21:24:06 »
Nope, porque ele é onipotente e pode tudo: inclusive fazer o impossível e o ilógico. Afinal, onipotência é isso, não é?
Se ele fizer algo inimaginável, mostra sua onipotência. Porém conseguir não conseguir essa suposta tarefa, a qual lhe fará onipotente por milésimos de segundos, quando passa esse mínimo período, prova sua não-onipotência, ora.  :lol:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Maio de 2008, 13:10:13 »
É, mas continua sendo pura viagem
Não é viagem, é filosofia...

Ele pode fazer tudo, mas nem sabemos o que é o tudo.
Não precisamos saber, assim como nossa definição do infinito: algo que não tem fim.

Se ele fizer algo inimaginável, mostra sua onipotência. Porém conseguir não conseguir essa suposta tarefa, a qual lhe fará onipotente por milésimos de segundos, quando passa esse mínimo período, prova sua não-onipotência, ora.  :lol:
Mas isso entraria em contradição com a premissa que estipulamos: ele é onipotente. :p

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Maio de 2008, 19:28:04 »
Mas é isso que estou dizendo. Se pode não poder, prova que não é onipotente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!