Arcanjo , acho que você está algo equivocado.
Nunca fui pró soviético ( muito pelo contrário) , nunca defendi nada parecido com o dirigismo burocrático de modelo soviético nem cito Cuba como exemplo de eficiência econômica. Na verdade toda a minha formação marxista foi feita CONTRA estes "modelos".
Veja bem , Luiz..
Todo partido da esquerda que conheci, seja lá que denominação tenha,sempre defendeu tudo que abomino como vc já deve ter percebido.
1- Manutenção de empresas estatais que não passam de cabides de emprego usados como mercadoria de troca.
2- Compra de voto disfarçada como ajuda humanitária , melhor sustentar um cara por 50 anos dando cesta básica que fazer ele arrumar emprego. Obrigar eleitor a trabalhar não dá voto.
3- Empreguismo de "Cumpanherus"...não tem vaga? Tudo bem, invento mais um ministério!
E sobre Marx, não levo a sério um cara que criticava os empresários e industriais , mas não trabalhava e era sustentado por um deles. Fora produzir um monte de teorias nunca fez nada que foi posto em prática no mundo real.
Para a corrente antiautoritária do socialismo , a sociedade organizada é que deve decidir os rumos da alocação dos recursos que esta mesma sociedade produz e não deixá-lo à decisão do " mercado". Para existir socialismo é necessária ampla liberdade política , estruturas de poder democráticas e privilegiar as necessidades das populações acima dos lucros privados.
"A sociedade produz"...
Não é a "sociedade" que produz nada, é vc com seu trabalho, eu com o meu trabalho...por que eu preciso que um burocrata ignorante como o Lulla ou outro qualquer que nunca teve uma empresa aberta ou um emprego de verdade para saber o que é pagar impostos no Brasil, venha me dizer onde devo investir o dinheiro que ganhei trabalhando?
Por que preciso me matar de trabalhar para que um cara que não sai do boteco tenha os mesmos direitos ou até mais que eu?
Trabalho, pago metade do que ganho em impostos diretos e indiretos, então que se dane a sociedade já que a minha parte eu faço e não tenho retorno algum por isso.
Não é problema meu que essa mesma sociedade vota em ladrão, reelegem o cara e ainda o aplaudem , que comam capim então...
Para existir socialismo é necessária ampla liberdade política , estruturas de poder democráticas e privilegiar as necessidades das populações acima dos lucros privados.
A maior parte dos países que adotaram a politica da esquerda acabou virando alguma ditadura, como exemplo vc pode ver que estão tentando abrir uma brecha na lei para um terceiro mandato do PT.
Privilegiar as necessidades da população acima dos lucros privados?
Me diga uma coisa, sem a arrecadação atual gerada pelas empresas privadas que bancam o governo, de onde viriam os impostos que bancam os tais "programas sociais" ?
Das empresas estatais deficitárias ?Elas gerariam recursos para sustentar a sociedade?
De um governo que usaria uma moeda que só é aceita dentro de suas próprias fronteiras e não valeria nada no resto do mundo?
Quem sabe se ...sei lá, mande sua sugestão.