Eu queria era mudar ESTE país...
Eu também queria ter um harém composto por cinco mulheres: tipo Luisa Micheletti, Gisele Bünchen, Taís Araújo, Liv Tyler e Halle Berry (com direito a fazer substituições a cada dois anos).
Não, brincadeirinha... eu não sou nem um pouco nacionalista, mas também não sou "anti-brasileirista", no sentido de ficar dizendo que "Esta merda não tem solução. Isto aqui é um enorme rabo de cavalo: só cresce pra baixo!".
Também acho que o país pode ser mudado (mesmo que não de uma hora pra outra) e que só pode ser mudado pela gente.
Acontece que se fosse para escolher um lugar para viver seria por motivos bem egoístas mesmo: um lugar onde dirigir embriagado não fosse a regra, desviar dinheiro público não fosse a regra, sonegar impostos não fosse a regra. E me parece que este paraíso fica entre o Estreito de Gibraltar e os Urais. Então se eu conseguisse uma graninha boa (o que não deve acontecer tão cedo, e provavelmente nunca) eu partia prasoropa sem pensar mais que uma vez.
Tenho raízes e bens aqui, por hora, seria inviável mudar-me. Não tenho bom conhecimento de como são as coisas no exterior. Mas é certo que seria mais um brasileiro parasita aos olhos de muitos estrangeiros lá fora e isso pesa muito.
Sim, mas estrangeiro é mal visto em qualquer lugar, inclusive os que vêm para o Brasil. E muitas vezes com razão.
Até porque esta aversão que se tem por imigrantes tem muito de reação. Pelo menos em relação aos orientais que vejo aqui no Rio... parece que eles tem raiva de mim. É muuuuuuuuuiiiiiiiiitttttoooo raro eu chegar numa pastelaria deles e ser atendido com o mínimo de fineza, e sinceramente: pode ser neura, pode ser que os orientais sejam menos sorridentes mesmo e que não tenha nada a ver comigo, mas há vezes em que eu me sinto vítima de xenofobia na minha própria terra..
E uma coisa que reforça esta minha percepção é a forma como os angolanos são tratados por aqui. Eles são bem mais afáveis com a gente e me parece que acabam sendo bem melhor recebidos.
Eu acho que muita gente migra já com raiva da população nativa, tipo vou praquela terra de filhos da puta que são culpados deu não conseguir me dar bem por aqui... muita gente que vai tentar a sorte nos EUA, por exemplo, tem espírito anti-estadunidense, e parece que isso é relativamente comum em migrantes.
Quanto a mim, dificilmente eu me mudaria de país para "tentar a sorte". Se eu me mudasse seria já tendo condições de me estabilizar por lá (ou então pra estudar e voltar). E seria para algum país cuja sociedade me desse inveja: EUA? Japão? Israel? De jeito nenhum.