Autor Tópico: Pesquisa revela: maioria das pesssoas não sabe nada de Bíblia  (Lida 3105 vezes)

Offline Eu

• Nível 15
  • *
Pesquisa revela: maioria das pesssoas não sabe nada de Bíblia
« Online: 29 de Abril de 2008, 18:28:51 »
29/04/2008
Histórias da Bíblia são pouco conhecidas, diz pesquisa. Você já leu?

A Bíblia, apesar de ser o livro mais difundido e traduzido no mundo, com versões em 2.454 idiomas, continua sendo quase desconhecida em muitos países que se dizem católicos, segundo pesquisa encomendada pela Federação Bíblica Católica apresentada segunda-feira (28) no Vaticano.

Participaram da pesquisa 13 mil pessoas de nove países. Somente 14% dos italianos entrevistados deram respostas corretas a perguntas básicas de conhecimento sobre a Bíblia, como "Os evangelhos são parte da Bíblia?", "Jesus escreveu livros da Bíblia?" e "Quem, entre Moisés e Paulo, era um personagem do Antigo Testamento?".

Os resultados não foram muito melhores nos outros países: 17% souberam as respostas nos Estados Unidos e na Inglaterra, 15% na Alemanha, 11% na França e 8% na Espanha. Os mais bem classificados foram os poloneses, com 20% de respostas corretas, e os piores foram os russos, com 7% de acertos.

Você já leu a Bíblia? Saberia responder as perguntas da pesquisa?

http://forum.cultura.blog.uol.com.br/arch2008-04-27_2008-05-03.html#2008_04-29_17_23_20-8953204-0
« Última modificação: 29 de Abril de 2008, 18:31:41 por Waldon »

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
Re: Pesquisa revela: maioria das pesssoas não sabe nada de Bíblia
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2008, 19:52:15 »
O link não funciona.

Forbidden

You don't have permission to access /arch2008-04-27_2008-05-03.html on this server.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade

Offline Eu

• Nível 15
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2008, 22:14:48 »
Este link é bom, tem além destes dados mais outros:

http://diversao.uol.com.br/ultnot/ansa/2008/04/28/ult5667u77.jhtm

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2008, 18:05:42 »

:lol:

Eu já havia tirado essa conclusão a partir do meu convívio com pessoas religiosas, principalmente católicos. Evangélicos tem uma tendência maior a ler a bíblia e acabar sabendo mais a respeito dela, já que os pastores incentivam as leituras bíblicas e existem grupos de estudo em alguns segmentos evangélicos. Já católicos... Outro dia conversava com um amigo sobre a 'queda da babilônia', 'torre de babel', 'sodoma e gomorra', entre outras coisas. Me surpreendi quando uma prima que se diz altamente católica e religiosa, não sabia do que estávamos falando. O pior é que muita gente que frequenta a religião católica raramente lê a bíblia, ouvindo apenas o que o padre fala nas missas (através daquele folhetinho irritante... |().

Claro, além dos católicos, sempre existem aqueles que se denominam cristãos e usam a bíblia como simples desodorante ou enfeite de estante (reparem como algumas pessoas adoram exibir uma bíblia aberta infestada de poeira sobre a mesa da sala ou sobre a estante... ¬¬).
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2008, 18:36:04 »
Nenhuma novidade e isso não é apenas dentro do cristianismo, já conversei com tudo o que é de pessoas com inumeras "religiosidades" que seu conhecimento mal passava da contra capa de livros que vendiam por ai.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2008, 21:50:40 »
Nunca li, mas acredito que as respostas sejam: não, não, moises.
Estou certo?
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Eu

• Nível 15
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2008, 22:00:53 »
Estou certo?

Errou a primeira, os evangelhos são parte da bíblia.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2008, 22:02:53 »
Estou certo?

Ahhh :P
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2008, 07:28:03 »
Estou certo?

Ele errou só para não dar na cara que leu a bíblia :lol:

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2008, 13:20:53 »
29/04/2008
Histórias da Bíblia são pouco conhecidas, diz pesquisa. Você já leu?

A Bíblia, apesar de ser o livro mais difundido e traduzido no mundo, com versões em 2.454 idiomas, continua sendo quase desconhecida em muitos países que se dizem católicos, segundo pesquisa encomendada pela Federação Bíblica Católica apresentada segunda-feira (28) no Vaticano.

Participaram da pesquisa 13 mil pessoas de nove países. Somente 14% dos italianos entrevistados deram respostas corretas a perguntas básicas de conhecimento sobre a Bíblia, como "Os evangelhos são parte da Bíblia?", "Jesus escreveu livros da Bíblia?" e "Quem, entre Moisés e Paulo, era um personagem do Antigo Testamento?".

Os resultados não foram muito melhores nos outros países: 17% souberam as respostas nos Estados Unidos e na Inglaterra, 15% na Alemanha, 11% na França e 8% na Espanha. Os mais bem classificados foram os poloneses, com 20% de respostas corretas, e os piores foram os russos, com 7% de acertos.

Você já leu a Bíblia? Saberia responder as perguntas da pesquisa?

http://forum.cultura.blog.uol.com.br/arch2008-04-27_2008-05-03.html#2008_04-29_17_23_20-8953204-0

Eu achei as perguntas da pesquisa muito fracas. Elas poderiam ser facilmente respondidas por pessoas que nunca leram a bíblia mas tem televisão em casa. ::)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 15 de Maio de 2008, 07:21:39 »
Eu achei as perguntas da pesquisa muito fracas. Elas poderiam ser facilmente respondidas por pessoas que nunca leram a bíblia mas tem televisão em casa. ::)
Elas têm que ser fáceis, caso contrário não provam nada. Se são fáceis, todo mundo deveria saber a resposta.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #12 Online: 15 de Maio de 2008, 11:53:05 »
Será que isso é bom? Quem sabe se conhecessem de fato largavam o osso...

Podem ver que os padres não incentivam a leitura bíblica em casa...

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Maio de 2008, 12:29:10 »
Excelente ponto Amenemés... nunca havia pensado nisso.
Campanha que precisamos fazer: Se você é crente, leia a Biblia.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Maio de 2008, 14:21:37 »
Excelente ponto Amenemés... nunca havia pensado nisso.
Campanha que precisamos fazer: Se você é crente, leia a Biblia.

Crentes (no sentido de evangélico), lêem a bíblia. Pelo menos a maior parte dos que eu conheço (batistas, tj, presbiterianos, assembleanos, adventistas). E como foi dito mais acima, a grande maioria dos padres (99%) não incentivam a leitura da bíblia. É interessante como, em pleno século XXI, a ICAR ainda pretenda deter o monopólio da interpretação bíblica - é a única conclusão que posso tirar, levando em conta aqueles folhetinhos irritantes distribuídos nas missas e o não incentivo à leitura bíblica por parte dos padres e missionários.
« Última modificação: 15 de Maio de 2008, 14:23:51 por Lua »

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #15 Online: 15 de Maio de 2008, 17:11:51 »
Mas mesmo assim acho que os evangélicos lêem muito pouco a bíblia, geralmente nao se deparam com as as contradições e barbaridades

Mas,  quando se deparam, tentam criar malabarismos teológicos para disfarçar ou amenizar a demência que existe em muitos textos da bíblia, por isso nao largam o osso

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Maio de 2008, 18:08:51 »

Na verdade, os evangélicos que costumam ler a bíblia são aqueles que tem um grau mínimo de instrução. Grande parte dos que pertencem às denominações mais populares (universal, assembléia, etc) acabam se pautando exclusivamente nas coisas que o pastor diz. E quando lêem a bíblia, encaram o que é dito ao pé da letra e não interpretam/avaliam o que é dito lá. Basta ter uma noção mínima do Velho Testamento para visualizar um deus rancoroso, mesquinho, arrogante... Apesar disso, muita gente acha o máximo deus ter resolvido testar a fé de Abraão mandando ele sacrificar o próprio filho Isaque. Que deus é esse?  :o

E outra, Andre... Cristão quando nota contradição ou barbaridade na bíblia desce o joelho no chão e ora... só pode ser tentação do diabo (e das mais pesadas, levando em conta que a bíblia é o livro da Verdade... ::))...

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Maio de 2008, 20:33:05 »
O bom da bíblia é o papel, ele é meio de seda, o que é bom para limpar a bunda. Nisso ela tem mais eficiência que o papel higiênico, algumas vezes, é bom deixar claro.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Eu

• Nível 15
  • *
« Resposta #18 Online: 15 de Maio de 2008, 20:49:56 »

Na verdade, os evangélicos que costumam ler a bíblia são aqueles que tem um grau mínimo de instrução. Grande parte dos que pertencem às denominações mais populares (universal, assembléia, etc) acabam se pautando exclusivamente nas coisas que o pastor diz. E quando lêem a bíblia, encaram o que é dito ao pé da letra e não interpretam/avaliam o que é dito lá. Basta ter uma noção mínima do Velho Testamento para visualizar um deus rancoroso, mesquinho, arrogante... Apesar disso, muita gente acha o máximo deus ter resolvido testar a fé de Abraão mandando ele sacrificar o próprio filho Isaque. Que deus é esse?  :o

E outra, Andre... Cristão quando nota contradição ou barbaridade na bíblia desce o joelho no chão e ora... só pode ser tentação do diabo (e das mais pesadas, levando em conta que a bíblia é o livro da Verdade... ::))...

Muitos dizem que Deus mandou Abraão sacrificar o filho e impediu como forma de condenar o sacrificio humano.

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #19 Online: 15 de Maio de 2008, 20:53:31 »

Muitos dizem que Deus mandou Abraão sacrificar o filho e impediu como forma de condenar o sacrificio humano.

Na verdade a explicação crente mais dada para essa passagem não tem muito a ver com sacrifício humano. Na verdade fica mais para um teste de Deus com Abrãao, que ele demonstrou que sua fé por Deus estava acima da vida do proprio filho. O sacrifício foi impedido pq ele era em si desnecessario.

Bem, foi que me explicaram.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #20 Online: 15 de Maio de 2008, 21:41:20 »
Por isso que eu leio a bíblia!

Até Dawkins no "Deus, um Delírio" defende a leitura da bíblia.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #21 Online: 15 de Maio de 2008, 22:09:10 »
Protestantes tradicionais lêem a bíblia e assumem o compromisso de ensinar os filhos a lê-la, depois da reforma isso foi um fator que diferenciou o grau de alfabetização entre países católicos e reformados.
Em algumas igrejas até se faz um estudo bíblico com fundo histórico e literário, procurando conhecer o contexto histórico em que foi escrita cada parte, reconhecendo as contradições como resultado de ser uma obra escrita ao longo de séculos por autores com diferentes vivências.
Mas é claro que estas igrejas são minoria e vistas com maus olhos pelos fundamentalistas.

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #22 Online: 15 de Maio de 2008, 23:08:19 »
Na verdade a explicação crente mais dada para essa passagem não tem muito a ver com sacrifício humano. Na verdade fica mais para um teste de Deus com Abrãao, que ele demonstrou que sua fé por Deus estava acima da vida do proprio filho. O sacrifício foi impedido pq ele era em si desnecessario.

Bem, foi que me explicaram.

Para mim, o motivo foi outro. Basta ver a história de Jefté, que incinerou a própria filha como promessa à javé. O fato é que o filho de abraão era um homem, e jefté tinha uma filha, uma moça. No caso de abraão, foi oportuna a intervenção de javé, porque Isaac era homem, ele tinha um pau no meio das pernas. Já a moça... Bem, ela não valia a pena intervir, afinal era uma mulher.
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Maio de 2008, 07:45:56 »
Para mim, o motivo foi outro. Basta ver a história de Jefté, que incinerou a própria filha como promessa à javé. O fato é que o filho de abraão era um homem, e jefté tinha uma filha, uma moça. No caso de abraão, foi oportuna a intervenção de javé, porque Isaac era homem, ele tinha um pau no meio das pernas. Já a moça... Bem, ela não valia a pena intervir, afinal era uma mulher.
É, mas a Bíblia faz questão de lembrar que ela era virgem, o que significa que o pai perdeu os 50 sheckels de prata do dote que ela ganharia se se casasse.

Discuti com uma crente no Ateus do Brasil e ela se recusou a admitir que a filha de Jefté foi sacrificada, nem mesmo postando o trecho inteiro.

Também disse que Javé impediu o sacrifício do filho de Abraão para mostrar que não aprovava sacrifícios.

Fé cega é isso aí...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Maio de 2008, 07:46:43 »
Protestantes tradicionais lêem a bíblia e assumem o compromisso de ensinar os filhos a lê-la, depois da reforma isso foi um fator que diferenciou o grau de alfabetização entre países católicos e reformados.
Idem, idem os islamitas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!