Autor Tópico: Faculdades de Economia  (Lida 3088 vezes)

Offline Peezah

• Nível 10
  • *
Faculdades de Economia
« Online: 30 de Abril de 2008, 10:43:12 »
Após um frustrante exame de vista no HASP(Hospital de Aeronáutica de São Paulo), o medico me falou que talvez eu não poderia mais seguir minha carreira como Piloto Civil, nada oficial foi só um palpite dele, mas na duvida não posso ficar esperando pelo pior. Então pensei em começar uma faculdade de Economia, e gostaria de saber se vocês recomendão alguma aqui em São Paulo.  :ok:
« Última modificação: 02 de Maio de 2008, 09:52:49 por Peezah »

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Faculdades de Econômia
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2008, 10:51:00 »
Tranquei Eng da Computação no 3º ano, e pretendo começar economia este ano!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2008, 10:53:52 »
O problema é achar emprego depois... Mas se você tiver um bom capital e adquirir know-how para operar no mercado financeiro é uma boa saída...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2008, 10:55:37 »
Para seguir uma linha mais neoclássica e voltada ao emprego de ferramental econométrico mais intenso, ou seja, com uma carga de matamética grande, a melhor é a USP.

A Unicamp tem uma linha de pesquisa mais heterodoxa, basta saber que muitos professores de lá foram compor o governo Lula. Eles tem uma visão mais marxista, ou melhor dizer, mais dialética e histórica, questionando muito dos fundamentos da economia neoclássica.

É o que conheço desses dois que são os maiores centros de economia do estado.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Peezah

• Nível 10
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2008, 11:22:11 »
O problema é achar emprego depois... Mas se você tiver um bom capital e adquirir know-how para operar no mercado financeiro é uma boa saída...

Achei que fosse o oposto, pelo menos eu escuto muito os bancários falando que essa faculdade é o carro chefe pra subir lá dentro.

Para seguir uma linha mais neoclássica e voltada ao emprego de ferramental econométrico mais intenso, ou seja, com uma carga de matamética grande, a melhor é a USP.

A Unicamp tem uma linha de pesquisa mais heterodoxa, basta saber que muitos professores de lá foram compor o governo Lula. Eles tem uma visão mais marxista, ou melhor dizer, mais dialética e histórica, questionando muito dos fundamentos da economia neoclássica.

Obrigado pela explicação Adriano.

Um amigo me recomendou a PUC-SP e a FGV, alguem conhece?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2008, 11:25:30 »
Exatamente... estagiei 2 anos no Banco do Brasil e gostei muito do que vi.
Isso foi um dos grandes motivos pra perder o tesão pela engenharia e começar a me interessar pela economia.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 30 de Abril de 2008, 11:34:17 »

Obrigado pela explicação Adriano.

Um amigo me recomendou a PUC-SP e a FGV, alguem conhece?

A FGV é excelente, a restrição principal seria a mensalidade que é alta. Isso me lembrou da Ibemec, que é mais nova que as demais porém tem uma boa estrutura educacional, tanto infraestrutura física quanto de professores qualificados.

A PUC eu conheço pouco, mas tem boa reputação também. O que penso sobre o mercado de trabalho é que cursando nessas universidades é muito mais fácil o acesso, sendo os alunos disputados a tapa pelas empresas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2008, 15:06:35 »
Diego, foram só 2 anos de estágio no BB que fizeram vc mudar de idéia?! Economia e Administração possuem um mercado muito mais disputado, é o que me desanima um pouco.

Faço Adm na Unesp e muitas vezes fico pasmo ao ver a facilidade que meus amigos que fazem cursos relacionados à informática têm de arrumar um emprego sem muita pressão e com um bom salário logo após sair da universidade. Dava até vontade de ir pra essa área...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2008, 15:13:08 »
Diego, foram só 2 anos de estágio no BB que fizeram vc mudar de idéia?! Economia e Administração possuem um mercado muito mais disputado, é o que me desanima um pouco.

Faço Adm na Unesp e muitas vezes fico pasmo ao ver a facilidade que meus amigos que fazem cursos relacionados à informática têm de arrumar um emprego sem muita pressão e com um bom salário logo após sair da universidade. Dava até vontade de ir pra essa área...

Imagino... só ver pela quantidade de profissionais formados.
A média na minha faculdade era de menos de 10 formandos em Eng da Computação. E nas outras faculdades não é diferente.

Mas eu não tenho perfil de engenheiro. Não sentia mais vontade de ir pra aula... não aguentava ver as aulas dos professores.

Sei que o mercado é mais concorrido, mas imagino que tenho muito mais chances de me dar bem em uma área que eu goste, porém mais concorrida ao invés de uma área menos concorrida e ser um péssimo profissional.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2008, 15:18:52 »
O pessoal de engenharia e demais exatas dominam os concursos públicos e muitas vezes no mercado financeiro. Basta ver aqui no fórum o Partiti que tem formação em engenharia e manda muito bem em economia e finanças.

O SnowRaptor já me falou de amigos deles que esturam econofísica, economia com física, que acabam por desenvolver uma abordagem diferenciada na área.

Pelo que já li a respeito, as explicações para isso são o grande raciocínio lógico dos cursos de exatas, enquanto em ciências sociais aplicadas (economia e administração entre outras) as vezes se perdem em questões teóricas que não tem muita relação com o mercado de trabalho, como muitas discussões entre direita e esquerda.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Maio de 2008, 14:18:25 »
Isso foi um dos grandes motivos pra perder o tesão pela engenharia e começar a me interessar pela economia.

Bem parecido comigo, estagiei em consultoria estratégica por um ano e fui seguir carreira no Itaú. Larguei engenharia, como a grande maioria larga. No mercado financeiro você tem desafios maiores, utiliza até mais raciocínio matemático e ganha bem mais que sendo um projetista em alguma empresa por aí.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Peezah

• Nível 10
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Maio de 2008, 14:19:53 »

Bem parecido comigo, estagiei em consultoria estratégica por um ano e fui seguir carreira no Itaú. Larguei engenharia, como a grande maioria larga. No mercado financeiro você tem desafios maiores, utiliza até mais raciocínio matemático e ganha bem mais que sendo um projetista em alguma empresa por aí.

Mas você chegou a fazer econômia?

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2008, 14:23:36 »
Não, engenharia. Eu recomendo uma engenharia de produção da vida se você manjar exatas e tal. Mas se você tem um viés um pouco mais para humanas, ou não quer ter que fazer engenharia, economia é legal sim, eu faria.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Maio de 2008, 22:51:27 »

Nada pessoal, mas eu tenho um ódio muito particular contra o Itaú... E acredite, não são poucos...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Maio de 2008, 22:56:50 »
Por qual motivo?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Maio de 2008, 23:17:43 »
Por que essa insistência em escrever econômia?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #16 Online: 01 de Maio de 2008, 23:31:40 »
Por que essa insistência em escrever econômia?
:histeria:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Faculdades de Economia
« Resposta #17 Online: 02 de Maio de 2008, 13:30:39 »
Por qual motivo?

Pra mim é o pior banco do país. Tem o pior atendimento de todos e muitíssimo pouco funcionários. As agências são atoladas em filas (mas em quase todo banco é assim), e quase ninguém para atender e quando atendem, atendem mal. São extremamente burocratas e não estão, necessariamente, interessados em solucionar seu problema. É do tipo, minha caneta esta sob a mesa, todos sabem que é minha, mas para me devolverem, é necessário centenas de protocolos e taxas antes.

Trabalho com outros bancos e são bem mais eficientes e melhores nestes aspectos.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Maio de 2008, 14:02:19 »
Bom, atendimento em agência nunca foi muito o forte do Itaú, apesar de se tentar mudar um pouco isso ultimamente. O ponto forte lá que eu vejo é a internet e outros meios de fazer transações. Quanto a burocracia, até agora só precisei ir na agência para abrir conta, o resto faço pela net. Isso sem querer defender o Itaú, mesmo porque eu não trabalho com agência, trabalho com cartões de crédito.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Maio de 2008, 14:08:32 »
Eu também vejo pouquíssima necessidade de comparecer em agência. Só fui à fila do caixa quando constava explicitamente nas instruções que deveria obrigatoriamente ser na boca do caixa.

Eu realmente não entendo as filas desesperadas que se formam nos bancos em dia de pagamento. O povo tem medo que apareça mais um Collor, é?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Maio de 2008, 14:13:03 »
Lembro um dia que fui a um barzinho com um amigo e o sistema de cartão estava fora do ar (crédito e débito)
Eu fui num caixa automático do Banco do Brasil, saquei um dinheiro e tudo certo.
Meu amigo cliente do itaú não conseguiu sacar pq ele tem uma regra que não pode sacar dinheiro depois das 22 horas.
Achei um absurdo!
Situações como essa e uma emergência onde vc necessite de uma pequena quantia de dinheiro de madrugada podem acontecer, e como fica??

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #21 Online: 02 de Maio de 2008, 14:22:05 »
Bom, eu já consegui sacar depois das 10 normalmente, tem um limite de uns 100 reais, mas isso é todo banco hoje em dia, no Santander era assim também.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 02 de Maio de 2008, 14:49:09 »
Bom, atendimento em agência nunca foi muito o forte do Itaú, apesar de se tentar mudar um pouco isso ultimamente. O ponto forte lá que eu vejo é a internet e outros meios de fazer transações. Quanto a burocracia, até agora só precisei ir na agência para abrir conta, o resto faço pela net. Isso sem querer defender o Itaú, mesmo porque eu não trabalho com agência, trabalho com cartões de crédito.

Bem isso que eu detesto. Tudo eles forçam a ser feito pelça internet e eu não gosto disso. Substituem empregados por softwares, que, obviamente, não podem resolver problemas detalhados. Talvez para um consumidor individual sirva. Mas aqui temos um escritório de contabilidade e precisamos resolver problemas cabeludos das empresas todos os dias. Internet serve apra ver salfo e fazer transferências, só. Problemas de empresas tem de ser resolvidos na agência e por seres humanos e isso não é nada fácil no Itaú.

Quando uma empresa nova entra aqui há uma condição: você trabalha com o Itaú? Nós aceitamos a contabilidade,d esde que você mude de banco ou tenha as operações principais em outro, do contrário será uma eterna dor de cabeça e muito tempo perdido.

Nos trabalhamos, principalmente, com a Caixa Econômica, que além de ser um banco público, é enorme. Em tese deveria ser bem mais burcrático e letargico que um banco privado e enxuto, mas não é. Tem um monte de mazelas, mas para empresas você consegue resolver as coisas. Se você quer falar com o gerente, você consegue sem problemas.

Eu fico realmente espantado com as sucessivas divulgações de lucro recorde do Itaú. Não me entra na cabeça esse banco crescer desta forma sendo tão ruim.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Maio de 2008, 14:50:22 »
Bom, eu já consegui sacar depois das 10 normalmente, tem um limite de uns 100 reais, mas isso é todo banco hoje em dia, no Santander era assim também.

Caixa econômica é R$ 400,00 depois das 22h. Durante o dia o limite é R$ 1.000,00 em caixas eletrônicos.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Maio de 2008, 14:52:33 »

O Santander daqui tem máquinas tão dinossáuricas que ele não aceita depositos e nem saques de R$ 5,00. Os aposentados que recebem quebrado (ex: R$ 505,00) recebem num mês R$ 500,00 e no outro R$ 510,00. Na verdade, os R$ 5,00 ficam na conta, por que a máquina não saca nota de R$ 5,00. Acho um absurdo. Para quem ganha mal, R$ 5,00 pode significar aquele remédio para a pressão.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!