Autor Tópico: QI baixo?  (Lida 2289 vezes)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
Re: QI baixo?
« Resposta #25 Online: 09 de Maio de 2008, 16:31:30 »
Lua, eu acho que os baianos (sem generalizar, claro) estão com uma mentalidade compatível com uma  possível época futura em que tudo será produzido pelas máquinas e administrado por computadores, cabendo às pessoas apenas procurarem coisas interessantes para fazer.
Eles estão muito à frente desse tempo!  :lol:

:histeria: :histeria:

Muuuuito à frente, sem dúvida...  :hihi:

Pelo visto, são 3 baianos no fórum: Eu, o Orbe e você?
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #26 Online: 09 de Maio de 2008, 16:39:06 »
Conheço professores de universidades (UFBA e UEFS) que notaram uma queda no desempenho não em razão do baixo QI ou incompetência dos alunos cotistas, mas principalmente, em razão dos custos que alguns cursos apresentam.

Tem que tomar muito cuidado com professores que creditam a queda de desempenho dos cursos aos alunos. Principalmente se forem professores de universidades públicas. Em geral, fazem isso para encobrir sua própria incompetência ao ensinar para diferentes públicos.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #27 Online: 09 de Maio de 2008, 16:45:49 »
Conheço professores de universidades (UFBA e UEFS) que notaram uma queda no desempenho não em razão do baixo QI ou incompetência dos alunos cotistas, mas principalmente, em razão dos custos que alguns cursos apresentam.

Tem que tomar muito cuidado com professores que creditam a queda de desempenho dos cursos aos alunos. Principalmente se forem professores de universidades públicas. Em geral, fazem isso para encobrir sua própria incompetência ao ensinar para diferentes públicos.

Sem dúvida... Muitos são incompetentes e outros não adaptam os métodos de ensino aos diferentes tipo de aluno que chegam às salas de aula. Mas a queda na qualidade do ensino não acontece apenas em faculdade públicas... Acho que há uma queda no nível de interesse e aprendizado gerais - tanto em faculdade públicas quanto em particulares...

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #28 Online: 09 de Maio de 2008, 17:10:26 »
Concordo. O interesse maior, pelo menos na graduação, atualmente, é pegar o diploma. Aprender algo durante os cursos está ficando em segundo plano.

É como se as pessoas tivessem deixado de dar valor ao ensino superior. Acho que ter uma faculdade em cada esquina, muitas delas vendendo os diplomas, vulgarizou muito a graduação. Só espero que esse "fenômeno" não chegue ao mestrado e doutorado.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #29 Online: 09 de Maio de 2008, 17:13:01 »

Verdade. Se por um lado o acesso facilitado às universidades colocou muita gente capaz no mercado, por outro, também vulgarizou o ensino superior. Existem faculdades por aqui que são uma verdadeira piada e ainda assim, funcionam livremente...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #30 Online: 09 de Maio de 2008, 17:28:21 »
Claro que não são todos os baianos e todos os cariocas. Conheço alguns que não são assim. Contudo, a maioria é assim e a imagem que eles passam do Estado é exatamente a que eu descrevi. E a Lua que mora lá confirmou que o povo faz muita festa mesmo...

Ainda bem que não moro na Bahia. O estresse seria grande...

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #31 Online: 09 de Maio de 2008, 17:40:29 »

Lamentável, mas não vou discordar. É essa a imagem que passamos e é essa a imagem que o governo vende aos turistas... ¬¬

E quanto ao stress... É sempre bom fugir de Ssa nos dias de festa - tentar garantir a sanidade mental e manter seus ouvidos distantes de músicas de péssima qualidade é uma atitude corretíssima. Mas nem sempre dá pra fugir... Agora tem um vizinho ouvindo 'ele gosta, ela gosta, todo mundo gosta, de levar... pancadinhaaaa'. Eu sofro.... :(

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #32 Online: 17 de Maio de 2008, 22:34:28 »
Déficit de QI baiano é verdade
Por Gilberto Dimenstein

Criou-se uma imensa polêmica em torno do suposto "déficit de inteligência" do baiano para explicar por que os alunos da Faculdade de Medicina da UFBA foram tão mal nas provas nacionais. A polêmica foi tão grande que o autor da frase e então coordenador do curso, Antônio Dantas, renunciou ao cargo. Há mesmo um déficit de inteligência baiano. Mas muito longe daquele citado pelo professor.

O déficit de inteligência da Bahia é, na verdade, a avassalodora perda de cérebros que, por falta de alternativa, se mudam para outras cidades do Brasil e do exterior.

Há uma leva crescente de empresários, executivos, médicos, publicitários, engenheiros, designers ou produtores culturais. Uma série de ícones da publicidade paulistana é baiana. Nizan Guanaes é apenas a estrela mais reluzente de uma crescente constelação de migrantes.

É gente formada, em geral, nas boas escolas e, como é normal entre os imigrantes, são empreendedores e esforçados. Alguns montam seus próprios negócios e ajudam a inovar e gerar empregos. Vejo como muitos deles prosperam rapidamente, beneficiados pela criatividade baiana combinada com a disciplina paulistana.

Quando se estuda por que determinada empresa, cidade ou país prospera e se destaca sempre vamos encontrar os inovadores. Os inovadores gostam de estar com outros inovadores pela simples razão de que detestam a repetição e a mediocridade.

Quando estudamos porque uma empresa, cidade ou país entra em decadência, vamos encontrar também a fuga ou o sufocamento de seus inovadores esse é o custo do déficit de inteligência.

O que é um superávit extraordinário para São Paulo é um tenebroso déficit para quem exporta essa mão-de-obra.

O que me deixa perplexo é que, na Bahia, quase ninguém parece perplexo com esse déficit de inteligência, o que acaba estimulando um círculo vicioso do baixo capital humano. Isso vai a tal ponto que um professor, baiano, chega dizer que seus conterrâneos são burros o que, além do estúpido preconceito, simboliza uma auto-depreciação.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/gilbertodimenstein/ult508u398811.shtml
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #33 Online: 18 de Maio de 2008, 01:45:03 »
Dados sobre o QI da população? Nenhum...

Dados sobre migração? Nenhum...

Dados sobre motivos das migrações? Nenhum...

Conversa fiada? MUITA...

Falácias? MUITAS...

Deve ser mais uma coluna de jornal patrocinada pelo gerador de lero-lero.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!