Autor Tópico: A mais antiga árvore viva do mundo  (Lida 7467 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: A mais antiga árvore viva do mundo
« Resposta #25 Online: 04 de Julho de 2008, 23:13:58 »
Famado, vê só como os caras aqui não sabem nada sobre a Bibilia:

Leia todo esse aqui, se depois disse vc tiver algo para falar, seja específico:

-> ../forum/topic=2755.0.html

../forum/topic=14505.0.html
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #26 Online: 04 de Julho de 2008, 23:36:26 »
mas não entendem de [...] teologia.
E que diferença isso faz?

Não pense em teologia como religião, teologia é a ciência da religião. Ela se propõe a estadá-las.

Ora, e daí? Que diferença isso faz no entendimento de como a evolução se passou, se é que se passou? A "ciência da religião", de útil, nada tem a dizer sobre isso.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 06 de Julho de 2008, 11:18:01 »
Obviamente, meu caro  Tupac, a história da arca de Noé trás consigo uma boa quantidade de simbolismo. A interpretação literal desta história é bastante perigosa. Não me julgue um literalista. Leia cuidadosamente a bíblia e outras coisas mais. Como tenho repetido, pare de ler nada sobre história, folosofia e teologia para deixar de dizer beteiras.

Fui eu que escrevi a respeito do Noé...

O problema é exatamente esse, a Bíblia está cheia de simbolismos que um bando de gente ainda  a leva ao pé da letra, principalmente em se tratando de alguns  puritanos que vivem nos EUA que chegaram a ponto de proibir o ensino da evolução nas escolas públicas de certos estados.

O que não falta na Bíblia é coisa como "Fulano andou sobre as águas, Fulano  multiplicou pães e vinho, Fulano abriu o mar  em duas partes, Fulano passou  40 anos  andando com o povo todo  no deserto enquanto ouvia vozes ( Sintoma de doença mental?)

O que acho engraçado é que certas pessoas ( Não me refiro a ninguém em especial..) querem mil e uma provas  detalhando qualquer teoria científica que apareça mas em se tratando da Bíblia é " Está escrito lá, então é verdade!".

Se  daqui uns 2000 anos encontrarem um livro da Branca de Neve  enterrado, esses puritanos vão pensar que existiu uma bruxa malvada que fazia feitiços mesmo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #28 Online: 06 de Julho de 2008, 14:03:56 »
Estou discutindo religiões e mitos. A discussão está boa lá. Se te interessar, apereça.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #29 Online: 07 de Julho de 2008, 01:46:57 »
Aliás, não sabem nada além de evolucionismo. Alguns talvez tenham algum domínio em suas profissões, mas não passa daí.
E os nossos biologos sao o que? Incompetentes?
"The patient refused an autopsy."

Offline bylex

• Nível 04
  • *
« Resposta #30 Online: 08 de Julho de 2008, 13:47:41 »
Famado,
concordo que se quisermos discutir mitologia cristã e afins, devemos estuda-la. Mas o propósito deste topico não é criar um "debate" entre criacionistas e evolucionistas (na minha opinião isso não é nem digno de ser chamado de um debate considerando os argumentos de ambos os lados).

Acho uma falta de respeito colocar a palavra "Ciência" ao lado de palavras como "Teologia" e "Religião", então por favor tome mais cuidado.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #31 Online: 08 de Julho de 2008, 16:27:25 »
Tem toda razão. Ciência e religião têm objetivos diferentes. Mas teologia não, teologia é ciência. Teologia é o estudo das religiões. Como crêem, como se comportam os fiéis e coisas deste tipo.

Quero esclarecer que tenho freqüentado este fórum apenas para debater assuntos relativos à bíblia. Há tópicos específicos para isso (Religião, crenças e mitos).

Famado,
concordo que se quisermos discutir mitologia cristã e afins, devemos estuda-la. Mas o propósito deste topico não é criar um "debate" entre criacionistas e evolucionistas (na minha opinião isso não é nem digno de ser chamado de um debate considerando os argumentos de ambos os lados).

Acho uma falta de respeito colocar a palavra "Ciência" ao lado de palavras como "Teologia" e "Religião", então por favor tome mais cuidado.

« Última modificação: 08 de Julho de 2008, 16:33:03 por famado »

Offline bylex

• Nível 04
  • *
« Resposta #32 Online: 08 de Julho de 2008, 16:45:29 »
Claro, dizer qualquer coisa a respeito de qualquer coisa sem provas,fatos,etc.. é a essência da verdadeira ignorancia.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 08 de Julho de 2008, 16:46:20 »
eu apenas defendo que para se achar que a bíblia é um livro sem sentido tem-se que estudá-la.

E o Corão? E o Bhagavad Gita? E os Vedas? E os Upanishads? E o I-Ching? E o Talmude? E o Torá? E o Tipitaka? E O Livro dos Espíritos? E O Livro de Mórmon? E o Dianetics? E o Kitáb-i-Aqdas? E o Kitáb-i-Íqán? E os Avestas?

A gente não pode achar nem unzinho deles sequer sem sentido, a não ser que leia de cabo a rabo e escreva uma monografia sobre o assunto? Tudo bem, faz todo sentido, simpatizo com a sua idéia e não vou dizer nada parecido sobre o livro sagrado de nenhuma religião. Mas isso não quer dizer que  seja lá o que for que esteja escrito em qualquer um desses livros seja verdadeiro - e isso vale também para a Bíblia, que não é necessariamente melhor que nenhum dos livros citados ou dos não citados. Por isso que o ônus de mostrar que esses livros fazem sentido cabe a quem crê neles, e esse ônus deve ser pesadíssimo para quem crê em um livro com tantas contradições, tantas inconsistências científicas e históricas e tantas passagens francamente imorais como a Bíblia.

Offline bylex

• Nível 04
  • *
« Resposta #34 Online: 08 de Julho de 2008, 17:17:13 »
eu apenas defendo que para se achar que a bíblia é um livro sem sentido tem-se que estudá-la.

E o Corão? E o Bhagavad Gita? E os Vedas? E os Upanishads? E o I-Ching? E o Talmude? E o Torá? E o Tipitaka? E O Livro dos Espíritos? E O Livro de Mórmon? E o Dianetics? E o Kitáb-i-Aqdas? E o Kitáb-i-Íqán? E os Avestas?

A gente não pode achar nem unzinho deles sequer sem sentido, a não ser que leia de cabo a rabo e escreva uma monografia sobre o assunto? Tudo bem, faz todo sentido, simpatizo com a sua idéia e não vou dizer nada parecido sobre o livro sagrado de nenhuma religião. Mas isso não quer dizer que  seja lá o que for que esteja escrito em qualquer um desses livros seja verdadeiro - e isso vale também para a Bíblia, que não é necessariamente melhor que nenhum dos livros citados ou dos não citados. Por isso que o ônus de mostrar que esses livros fazem sentido cabe a quem crê neles, e esse ônus deve ser pesadíssimo para quem crê em um livro com tantas contradições, tantas inconsistências científicas e históricas e tantas passagens francamente imorais como a Bíblia.

Depois dessa creio que podemos fechar o topico ;)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #35 Online: 08 de Julho de 2008, 19:22:50 »
Tem toda razão. Ciência e religião têm objetivos diferentes. Mas teologia não, teologia é ciência. Teologia é o estudo das religiões. Como crêem, como se comportam os fiéis e coisas deste tipo.

Quero esclarecer que tenho freqüentado este fórum apenas para debater assuntos relativos à bíblia. Há tópicos específicos para isso (Religião, crenças e mitos).

Discordo.O estudo das religiões se situa na interface entre Sociologia , Antropologia Cultural e História.
A Teologia se dedica ao estudo especificamente de Deus dentro do contexto de uma religião específica e parte do princípio que este existe ( aliás é , junto com a Exobiologia , a única disciplina universitária que procura demonstrar que seu objeto de estudo existe).
Se fosse a religião em geral o objeto da Teologia poderiamos ter teólogos ateus , o que não ocorre. A Teologia é , em ultima análise uma disciplina comprometida com a crença religiosa do teólogo ( o que já depõe contra considerá-la ciência)
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #36 Online: 08 de Julho de 2008, 21:26:50 »

Discordo.O estudo das religiões se situa na interface entre Sociologia , Antropologia Cultural e História.
A Teologia se dedica ao estudo especificamente de Deus dentro do contexto de uma religião específica e parte do princípio que este existe ( aliás é , junto com a Exobiologia , a única disciplina universitária que procura demonstrar que seu objeto de estudo existe).
Se fosse a religião em geral o objeto da Teologia poderiamos ter teólogos ateus , o que não ocorre. A Teologia é , em ultima análise uma disciplina comprometida com a crença religiosa do teólogo ( o que já depõe contra considerá-la ciência)

Vc não deixa de ter razão, mas num curso regular de teologia, vc estuda todas as religiões, sociologia, história, filosofia, antropologia, etc. Obviamente que o curso da PUC deve tender a apoiar as doutrinas da ICAR, um seminário evangélico tenderá a apoiar a igreja que o patrocina e um curso de teologia no munda arabe terá uma ênfase na crença islâmica. Mas o que vc diria de um curso de doutorado em teologia? Do ponto de vista dos órgão de apoio à pesquisa deste país, ele é tratado como um curso de doutorado em física, em engenharia ou qualquer outro em qualquer carreira. Logo, considera-se que Teologia é uma matéria como qualquer outra.
« Última modificação: 09 de Julho de 2008, 11:12:57 por famado »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #37 Online: 09 de Julho de 2008, 10:14:05 »
Pra mim faculdade de teologia é a mesma coisa que fazer uma faculdade sobre Senhor dos Anéis ou Star Wars ....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #38 Online: 09 de Julho de 2008, 11:08:03 »
Vc não deixa de ter razão, mas num curso regular de teologia, vc estuda todas as religiões, sociologia, história, filosofia, antropologia, etc. Obviamente que o curso da PUC deve tender a apoiar as doutrinas da ICAR, um seminário evangélico tenderá a apoiar a igreja que o patrocina e um curso de teologia no munda arabe terá uma ênfase na crença islâmica. Mas o que vc diria de um curso de doutorado em teologia? Do ponto de vista dos órgão de apoio à pesquisa deste país, ele é tratado como um curso de doutorado em física, em engenharia ou qualquer outro em qualquer carreira. Logo, considerace que Teologia é uma matéria como qualquer outra.

Como disse , a Teologia não tem desvinculação de uma crença específica , o que já a elimina do contexto da Ciência que é universal em seu objeto e métodos ( afinal não existe um Física , Química ou Biologia cristã ou islâmica).
Quanto ao fato de serem reconhecidas e terem doutorado não seja por isso: eu posso fazer um mestrado ou doutorado com pesquisa em Homeopatia , que é especialidade reconhecida pelo CFM embora não exista evidência séria de sua eficácia.
As faculdades de Teologia ( assim como os cursos de Homeopatia) existem pelo fato de estarem em atividade desde o século XIX e  terem sido mantidas por uma questão de inércia institucional ( dos orgãos reguladores) associada a um status tradicional , e não por serem científicas.

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #39 Online: 09 de Julho de 2008, 11:14:33 »
Esse pessoal PSOLista é redical mesmo!

Vc não deixa de ter razão, mas num curso regular de teologia, vc estuda todas as religiões, sociologia, história, filosofia, antropologia, etc. Obviamente que o curso da PUC deve tender a apoiar as doutrinas da ICAR, um seminário evangélico tenderá a apoiar a igreja que o patrocina e um curso de teologia no munda arabe terá uma ênfase na crença islâmica. Mas o que vc diria de um curso de doutorado em teologia? Do ponto de vista dos órgão de apoio à pesquisa deste país, ele é tratado como um curso de doutorado em física, em engenharia ou qualquer outro em qualquer carreira. Logo, considerace que Teologia é uma matéria como qualquer outra.

Como disse , a Teologia não tem desvinculação de uma crença específica , o que já a elimina do contexto da Ciência que é universal em seu objeto e métodos ( afinal não existe um Física , Química ou Biologia cristã ou islâmica).
Quanto ao fato de serem reconhecidas e terem doutorado não seja por isso: eu posso fazer um mestrado ou doutorado com pesquisa em Homeopatia , que é especialidade reconhecida pelo CFM embora não exista evidência séria de sua eficácia.
As faculdades de Teologia ( assim como os cursos de Homeopatia) existem pelo fato de estarem em atividade desde o século XIX e  terem sido mantidas por uma questão de inércia institucional ( dos orgãos reguladores) associada a um status tradicional , e não por serem científicas.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #40 Online: 09 de Julho de 2008, 18:51:31 »

Um conselho camarada, famado (nao sou da moderaçao): ad hominens nao sao tolerados aqui no CC.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 09 de Julho de 2008, 18:57:55 »

Um conselho camarada, famado (nao sou da moderaçao): ad hominens nao sao tolerados aqui no CC.

Acho que isso não é exatamente um ad hominem, foi mais um comentário:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_hominem

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #42 Online: 09 de Julho de 2008, 19:14:34 »

Sim , com isso concordo.
Ser radical , etimologicamente ,é ir na raiz das coisas e por isso sempre me pergunto o que há sob a aparência dos eventos.
Daí que simplesmente algo ser aceito com disciplina acadêmica, como a Teologia , não é para mim suficiente para justificá-la.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #43 Online: 09 de Julho de 2008, 19:26:22 »
Pra mim faculdade de teologia é a mesma coisa que fazer uma faculdade sobre Senhor dos Anéis ou Star Wars ....
:hehe: :hehe:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 09 de Julho de 2008, 19:41:10 »

Acho que isso não é exatamente um ad hominem, foi mais um comentário:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_hominem

É, mas de qualquer forma, a orientaçao política do forista nao tem nada a ver com o tópico.

P.S. Tem gente que estuda seriamente o Senhor dos Anéis, As Crônicas de Narnia e Star Wars. Eles se chamam críticos
literários. Talvez a teologia no final das contas seja só isso: crítica literária.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 09 de Julho de 2008, 19:44:40 »
Citação de: Dr. Manhattan link=topic=16056.25.html#msg338738
P.S. Tem gente que estuda seriamente o Senhor dos Anéis, As Crônicas de Narnia e Star Wars. Eles se chamam críticos
literários. Talvez a teologia no final das contas seja só isso: crítica literária.

Tem gente que estuda seriamente o Senhor dos Anéis, As Crônicas de Narnia e Star Wars. Eles se chamam nerds.

:P

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 09 de Julho de 2008, 19:56:08 »
E nerds muitas vezes conseguem ser mais chatos que teólogos! :hihi:

Alan Watts

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #47 Online: 09 de Julho de 2008, 20:09:55 »
Existem duas formações de nivel superior nessa área: Teologia e CiÊncias da Religião, sei disso porque conheço pastores formados em teologia e pelo menos um formado em ciências da religião, este é também professor de hebraico antigo numa universidade em SP e tem doutorado em Antigo Testamento.
O curso de teologia á mais confessional mesmo, não tão comparativo quanto pareceria pelos comentários acima.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #48 Online: 09 de Julho de 2008, 20:16:22 »
Muitas coisas:

O método de datação errou é a primeira contra-argumentação;
A arvore não é muito fininha não, para ter 9.550 anos?

Será que nenhum animal estúpido quis comer esta árvore?
Será que as intempéries não quiseram destruir esta maldita árvore?

Eu sou mesmo um homem de neanderthal imbecil!

“Primeiramente, essas árvores são capazes de desenvolver um novo tronco a partir das raízes assim que o anterior morre”, explica Kullman.
O tronco fino está explicado, o que me intriga é que tenham usado datação por 14C numa árvore viva. Nos tecidos vivos a datação por decaimento de 14C deve dar idade recente. Teriam que achar pedaços mortos dos primeiros anos da árvore para ter essa datação antiga.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 09 de Julho de 2008, 21:31:21 »
E nerds muitas vezes conseguem ser mais chatos que teólogos! :hihi:

:x

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!