Ilovefoxes, meu caro Sodré dos sistemas econômicos!
Menos, Sodré Jr., menos.
Você quer que a gente reconheça que o capitalismo interferiu e interfere nos bens de produção que temos? Ok, não discordo. Mas, ao menos, seja um mínimo coerente, e não lembre só do capitalismo. Lembre do feudalismo, do escravagismo*, do tribalismo, do nomadismo...
...e entretanto, não vi você defender nenhum desses sistemas até agora.
Ou você quer vender ao capitalismo como se vende a um candidato? Estamos falando de sistemas econômicos; não estamos falando de uma pessoa, ou de um cão, para justificar reações emotivas.
Esse tipo de reação emotiva a uma abstração útil me lembra muito, na época da dita-mole, a propaganda oficial "Brasil, ame-o ou deixe-o". Em ambos os casos, há
-emotividade aonde não deveria estar;
-falsa dicotomia;
-ligação irracional a uma abstração (neste caso, "nação"; no outro, "sistema econômico").
*obs: não confundir "escravagismo" com "escravidão", "escravagismo" é o sistema econômico de p.ex. Roma clássica. O nome é uma merda, não me xinguem, eu não achei nome melhor então uso o que Marx usava mesmo.
Agora, respondendo à sua pergunta, Sodrézinho:
O xadrez foi um mero exemplo. Se existiria fora do feudalismo? Pode até ser, mas seria substancialmente diferente. E, os mesmos dados que reforçariam ou refutariam a afirmação "xadrez somente poderia surgir no feudalismo" fariam o mesmo com as afirmações "computador somente poderia surgir no capitalismo", "agricultura somente poderia surgir no tribalismo".
Ou seja, questão de historicismo versus antihistoricismo. Pessoalmente, sou historicista, mas se você é antihistoricista, só peço-te um favor: leia Popper antes de tentar argumentar algo quanto a isso.
De boa, se o capitalismo caísse agora, sabe o que eu faria? Ia pilhar tudo que tivesse de interessante nele e cair fora do barco antes que pulasse afundasse.
Nada que a burguesia ascendente não fizera com o feudalismo.