Autor Tópico: Convulsões, Epilepsia e afins  (Lida 14496 vezes)

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
Convulsões, Epilepsia e afins
« Online: 13 de Maio de 2008, 12:39:45 »
Pessoal,

Ontem aconteceu algo que me deixou assustado. Um irmão meu (22 anos) teve uma convulsão, enrolou a língua e tudo o mais, num típico ataque epilético. Não existe nenhum caso destes na minha família e ele mesmo nunca tinha tido nada parecido. O exame de sangue e tomografia não deram nada, e agora ele fará mais alguns adicionais.

Neste dia, notei que ele passou o dia todo vagabundeando deitado na cama jogando um paranóico jogo de Tetris num daqueles pockets-videogames. Será que realmente isso pode induzir uma convulsão? Ele veio a ter isso durante a madrugada.

Alguém tem experiência com casos parecidos? O que realmente acontece no cérebro que gera este tipo de reação extremada no sistema motor?

Não sei se esta é a área correta para postar no Forum.

Abraços!

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
Re: Convulsões, Epilepsia e afins
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2008, 12:46:51 »
Alguns jogos, não estou lembrada se todos, possuem advertência quanto ao uso por pessoas que sofrem deste mal(epilepsia). Os flash's de luz podem provocar ataques.
Sinto muito quanto ao seu irmão, desejo melhoras!

beijos

Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2008, 13:25:18 »
Obrigado Lara.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2008, 16:38:44 »
Iconoclasta , a epilepsia é causada pelo surgimento de uma área no cérebro em que ocorre o disparo anormal de neurônios ( chamado foco irritativo) que pode levar às crises ; quando a atividade neuronal anômala se estende para ambos os hemisférios cerebrais ocorre a crise generalizada havendo perda de consciência e movimentos involuntários ( convulsão) , se a área afetada pela atividade irritativa se restringir a um lobo cerebral ocorre a crise parcial , geralmente sem perda de consciência e com manifestações variáveis de acordo com a área envolvida.
As causas podem ser várias , daí a tomografia e os exames de sangue para determinar se há uma alteração do tecido cerebral ou um distúrbio metabólico (p.ex. níveis baixos de sódio no sangue) como causa ; como você disse que os exames iniciais foram negativos devem estar programados outros exames de imagem ou funcionais para tentar definir o diagnóstico
Em pessoas que apresentem epilepsia luzes piscantes podem , dependendo da frequência , desencadear uma crise.

Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2008, 16:44:23 »
Obrigado pela explicação Luiz.

De fato, o exame de sangue não apresentou nenhuma anomalia e a tomografia tampouco.

Me parece que o próximo exame é um eletro-encéfalograma. Não sei qual a diferença entre tomografia e isto, mas o levarei para fazer tb. No caso do jogador de futebol Ronaldo, me parece que ele teve uma crise antes da final contra a França em 1998, seria possível stress causar uma convulsão?

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2008, 17:23:31 »
Situações de estresse importante podem desencadear crise em quem já é epiléptico e não está com dose adequada de medicação ( o caso do Ronaldo está mal explicado até hoje...)

O eletroencefalograma é o exame que registra a atividade elétrica cerebral e permite detectar se há atividade anormal ( foco irritativo ) em alguma área. A tomografia é um exame de imagem , sáo feitos vários RX sucessivos do cérebro e depois um programa de computador reconstrói a imagem do cérebro através da diferença de penetração da radiação nos diferentes tecidos.

Você pode também acessar a área de informação para leigos da Academia Brasileira de Neurologia para maiores informações http://www.cadastro.abneuro.org/site/publico.asp.

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2008, 17:37:13 »
Ótima a página, a explicação está muito boa para leigos.

Se não houver nenhum foco irritativo no cérebro e todos os demais exames derem resultado normal, há possibilidade da recorrência do ataque?

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2008, 22:05:57 »
Se não me engano , mesmo com exames normais se mantem uma observação por um período ( um ano talvez) pela possibilidade de haver uma lesão abaixo do nível de detecção que possa causar recaída. Mas o neurologista que avalia o caso pode dar uma informação mais precisa.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2008, 22:54:03 »
Também tinha uma dúvida sobre o assunto: vez ou outra (tipo uma ou duas vezes por ano) eu tenho uns tremeliques (estilo choque de desfibrilador), sempre quando estou quase dormindo. Tinha medo que fosse epilepsia mas nunca tinha levado o caso a um médico :sorry:

Quando ví o post pensei em abusar da boa vontade do Luiz mas acabei fazendo uma pesquisinha no Google e achei isto:

Abalo Mioclônico Noturno é a mais comum forma de mioclonia. Tem um caráter marcantemente benigno e costuma se manifestar quando as pessoas estão iniciando o sono. Os abalos costumam ser exacerbados por excesso etílico ou ansiedade importante. Virtualmente 100% da população apresentará este transtorno episódicamente ao longo da existência e não raramente, pernadas e braçadas recebidas por um dos parceiros conjugais, durante o sono, será motivo de consulta médica.
:yahoo:
« Última modificação: 16 de Maio de 2008, 22:31:51 por Donatello van Dijck »

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2008, 15:02:52 »
Certo Luiz, vou aguardar a avaliação.

Donatello, eu também tenho esses "abalos" nas fases iniciais do sono. Mas isso eu já vi tantas pessoas tendo que nunca me ocorreu ser alguma espécie de epilepsia. Geralmente é por ansiedade.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #10 Online: 15 de Maio de 2008, 16:24:21 »
Provavelmente será feito um eletroencefalograma com privação de sono (24 horas sem dormir) isso aumenta a chance de ocorrer um disparo, ainda que não perceptível fora do registro do EEG.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2008, 03:09:33 »
As vezes eu tenho um chiliques, por um segundo eu preciso fazer um movimento brusco descoordenado, e a sensação que tenho é de estar sendo cutucado no ouvido.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Maio de 2008, 23:00:35 »
Estímulos periódicos podem provocar ataques de epilepsia. Lembro da história de uma estrada reta e plana com uma plantação de eucaliptos. A estrada ficava na direção norte-sul e a plantação de eucaliptos ficava a oeste. Uma característica dessa plantação é que as árvores ficavam todas alinhadas e igualmente espaçadas. Observou-se que havia uma quantidade anormal de acidentes de trânsito naquele trecho, sempre entre 6 e 7 da noite. Constatou-se que nesse horário, pôr-do-sol, formava-se um padrão de luz e sombra periódico. O estímulo visual periódico nos motoristas que viajavam a velocidade constante pela estrada parecia causar ataques epilépticos que fazia os motoristas perderem o controle do veículo. Com o plantio desordenado de árvores à margem da rodovia, o problema foi solucionado.

Essa história normalmente aparece em cursos de caos e sistemas dinâmicos, mas eu não tenho fontes...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2008, 15:00:14 »
Na década de 70 estavam desenvolvendo uma arma anti-massas chamada photic driver, era uma luz vermelha piscando 10 a 30 vezes por segundo. Consta que disparava focos epilépticos em até 10% das pessoas que nunca tiveram histórico de epilepsia.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 18 de Maio de 2008, 12:03:22 »
Eu tive um ataque epiléptico quando tinha 16 anos, até os 8 anos, tinha com certa frequência, mas quando aconteceu aos 16 foi do nada, no meio de um churrasco, minha língua enrolou, comecei a convulsionar e após o ataque, não conseguia mover meu braço esquerdo e nem sentia ele. Depois de uns minutos, tudo voltou ao normal. O eletroencefalograma não deu nenhuma alteração 'preocupante' (palavras do neurologista) e nunca mais tive nenhum problema. No dia não tinha consumido bebida alcólica, fumado, nem nada. Estava relaxado e me divertindo...

E meus velhos amigos nunca me deixam esquecer do episódio... |(
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #15 Online: 18 de Maio de 2008, 18:13:52 »
E meus velhos amigos nunca me deixam esquecer do episódio... |(
Fico imaginando as piadinhas, o pessoal é cruel mesmo...    :histeria:

Numa terapia em grupo que fazia, tinha um paciente que tinha muitas convulções, mas as dele eram bem fortes. Ele tomava diversas medicações e nada resolvia.

São diversas gradações de epilepsia, desde as mais simples que somem naturalmente até desse meu amigo. Igual acontece com a doença bipolar, no meu caso o carbolitium resolve, que é o remédio básico, mas o psiquiatra já tinha me dito que tem pessoas que tomam diversos remédios e mesmo assim ainda tem dificuldade para controlar a situação.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #16 Online: 18 de Maio de 2008, 18:15:35 »
Adriano, a bipolaridade ainda está em discussão... hoje é moda todo psicanalista diagnosticar bipolaridade. Não vai nessa...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #17 Online: 18 de Maio de 2008, 18:18:52 »
Já estudei muito o assunto, na época foi muito útil e já fiz um teste de tentar eliminar a medicação e tem efeitos negativos isso. Então prefiro usar a medicação de forma preventiva, que é o indicado mesmo.

Porém o que estudei é que explicam a doença como problemas de deficiencia dos neurotransmissores, o carbolitium faz essa reposição. E sem essa comunicação interneuronial não tem jeito do cérebro funcionar a contento.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #18 Online: 19 de Maio de 2008, 11:15:54 »
Minha filha tinha uma forma muito branda de epilepsia, não tinha convulsões, apenas "ausências" de 3 a 10 segundos em que o olhar ficava ao longe, com as pálpebras meio caídas, e fazendo um murmúrio repetitivo. Passado esse tempo ela voltava ao normal e muitas vezes pergntando "o que?" como se apenas tivesse ficado distraída.
O eletro com privação de sono detectou o problema, foi tratada por quase dois anos com ácido valpróico e assim que acertaram a dose os episódios desapareceram. Depois de quase dois anos foram reduzindo a dose agora está livre, nunca mais se repetiu.
Engraçado que agora ela toma o mesmo remédio para outro problema, enxaquecas frequentes, e está funcionando bem.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #19 Online: 20 de Maio de 2008, 23:03:03 »
E quando a pessoa está dormindo, mas está desperta e não consegue "acordar o corpo"? Minha amiga disse que é desesperador, porque segundo ela dá impressão que se vai morrer...

Já ouviram falar?

A mesma pessoa que me narrou este problema tem enxaquecas. Será que está relacionado?
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #20 Online: 20 de Maio de 2008, 23:10:28 »
E quando a pessoa está dormindo, mas está desperta e não consegue "acordar o corpo"? Minha amiga disse que é desesperador, porque segundo ela dá impressão que se vai morrer...

Já ouviram falar?
Parece paralisia do sono.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #21 Online: 20 de Maio de 2008, 23:15:12 »
Foi o que imaginei... pelo o que ela fala, fica paralisada mesmo.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 11 de Janeiro de 2009, 13:42:29 »
Uma vez vi um cara cair próximo a mim e o socorri. Nunca tinha visto algo parecido, antes de cair percebi que ele não estava bem, passou a mão no peito e logo em seguida caiu da cadeira. Ao bater no chão começou uma forte convulsão. Segurei ele e virei a cabeça dele para o lado, já que babou um bocado.... :)

Algumas pessoas que se amontoaram próximo, disse que para eu sair de perto, pois poderia me "infectar"...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Janeiro de 2009, 14:40:15 »
Algumas pessoas que se amontoaram próximo, disse que para eu sair de perto, pois poderia me "infectar"...

Viva a sabedoria popular. |(
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 11 de Janeiro de 2009, 18:48:38 »

Viva a sabedoria popular. |(

Até que o pessoal tá bem informado sobre primeiros socorros desde que a ordem seja: NÃO TOQUE NA VÍTIMA. Faz coisa de um mês, um senhor de 87 anos foi atropelado na frente da loja de um amigo meu. O velho caiu de cara no meio fio e como estava chovendo, a cabeça dele se enfiou dentro da água de uma poça e aquele monte de sangue vazando. Eu corri, segurei a cabeça dele e com a ajuda de um amigo meu, virei o corpo dele inteiro, evitando ao máximo mover o pescoço dele ou a coluna pra colocar ele numa posição menos desconfortável.

Enquanto fazíamos isso, um cara pôs a mão em mim e mandou eu largar ele do jeito que tava, se afogando no meio da água e do sangue porque se mexesse no cara, eu ia ser preso. A cara que eu fiz pra ele bastou pra ele parar de encher o saco... |(
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!