Autor Tópico: Os Céticos precisam agir!!!  (Lida 6205 vezes)

Offline SuperTorresmo

• Nível 01
  • *
Os Céticos precisam agir!!!
« Online: 15 de Maio de 2008, 16:12:54 »
Olá pessoal, acabei de me cadastrar neste fórum, pois estou procurando uma comunidade de céticos e essa foi a melhor que eu encontrei.

A sociedade brasileira está vivendo atualmente um surto de crendices e besteirol propagado pela televisão como nunca se viu antes!
Esses dias eu vi na Televisão a propaganda de uma tal de placa púrpura. Uma placa de alumínio pintada de roxo de supostamente curaria doenças, inclusive com uma lista de doenças graves que ela seria capaz de curar. Fiquei indignado com o nível de irresponsabilidade que um canal de televisão pode ter ao vincular esse tipo de propaganda.
Ontem fiquei ainda mais horrorizado quando ao abrir a lista telefônica, descobri que a Unimed cobre tratamentos de Acupuntura!
Quando a sociedade chega num nível que nem um veículo sério, um plano de saúde particular, consegue distinguir entre ciência e pseudociência, alguma coisa tem que ser feita.

Os Estados Unidos e Países Europeus possuem associações com o objetivo de lutar contra a ignorância da sociedade e promover a ciência, além de lutar para manter a separação entre igreja e estado, mas no Brasil estamos a ver navios neste campo.

Procurando na internet eu encontrei a Sociedade da Terra Redonda, mas o website deles já está parado desde 2004. Encontrei também a Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas, mas o website deles nem funciona direito (todos os links levam para a página principal), e parece estar morto também.

Gostaria de saber de vocês se realmente existe alguma sociedade ou associação ativa neste sentido no Brasil.
Se não existe, acho que já era hora de uma ser criada.
O ideal seria uma sociedade dedicada a combater a divulgação de pseudociências através de protestos junto às emissoras, ações judiciais contra a divulgação de tratamentos médicos pseudocientíficos (que podem privar o paciente de um tratamento verdadeiro) além de ações para ampliar a divulgação científica nos meios de comunicação.
« Última modificação: 15 de Maio de 2008, 16:17:19 por SuperTorresmo »

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: Os Céticos precisam agir!!!
« Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2008, 17:00:53 »
Será que a acupuntura não tem mesmo efeitos? Não sei muita coisa sobre isto.

Mas essa da placa púrpura se iguala à Jarra azul e àquele livro de medicina alternativa.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2008, 17:44:11 »
O povo gosta dessas coisas...

É perda de tempo tentar iluminar essas mentes ignorantes. Você fala com eles sobre ciência e eles te respondem falando sobre fé.

Eu desisti de tentar.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2008, 18:02:21 »

É bem simples: a população precisa de algo que apresente resultados ou ao menos se preste a obtê-los. É por essa razão que religiões fazem tanto sucesso. Mas como tem gente que não acha suficiente ir ao culto e ouvir os pastores/padres falarem de milagres/benesses concedidas por santos, é bem interessante utilizar esse tipo de 'terapia alternativa'. Tudo é uma questão de fé...

Exemplo disso: há quem acredite que os cristais ou pedras podem curar...

Assim, como existem pessoas que possuem clarividência (vêem espíritos com a mesma nitidez com que enxergamos pessoas do nosso mundo) e clariaudição (dom de escutar vozes de espíritos), há pedras que vêem e pedras que ouvem. É com base nessa relação que as pedras podem nos curar e nos ajudar no dia a dia.
(...)
Os cristais dentro de casa são utilizados como protetores de ambiente. Junto ao corpo protegem contra vibrações negativas ou para o bom andamento de um problema, para isso é necessário desenvolver a sensibilidade, mentalizar sensações positivas e manter uma relação de amizade com o cristal.

Fonte: http://guardioesdaluz.com.br/cristaisinfoorigens.htm

Essa placa púrpura pra mim é novidade...Não dá pra acompanhar o ritmo das inovações no campo esotérico-curativo-alternativo-etc.  As coisas surgem numa velocidade assustadora... :P

E seja bem vindo ao fórum, SuperTorresmo... Espero que goste das discussões por aqui... :ok:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2008, 18:03:37 »
Já existe uma legislação sobre charlatanismo e curandeirismo. Falta vontade e disposição de por estes vagabundos em cana. Aposto que estes Promotores de Justiça morrem de medo de ir pro inferno também e por isso não abrem processos contra essas Igrejas exorcistas.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2008, 18:17:53 »

Não sei bem se seria medo do inferno ou medo de represálias por parte da sociedade... Basta lembrar que grande parte dos 'tratamentos alternativos' está relacionada à algum tipo de religião ou seita. Diante disso, as ações contra determinados grupos esbarrariam no apelo popular à liberdade de crenças e fé. Há quem acredite realmente que cristais podem remover doenças; há quem acredite em placas púrpuras, jarros azúis, canetas vermelhas, laser rosa, etc etc.

Acho que o maior problema dos tratamentos alternativos (e incluo aqui as supostas curas realizadas por muitos grupos evangélicos) é o apelo psicológico e um estado de cegueira que parece se instalar naqueles que recorrem a tais métodos: abandona-se tratamentos médicos reconhecidos em busca de uma cura através algo que não tem qualquer embasamento científico. O resultado disso é agravamento de doenças ou mortes. E não estou desconsiderando os índices que demonstram que a fé/crença em determinado ente/objeto pode trazer resultados práticos. :p

Rhyan

• Visitante
« Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2008, 18:18:50 »
Que falta que faz uma ONG cética.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2008, 19:27:01 »
SuperTorresmo, renda-se perante a superioridade numérica dos religiosos. :umm:

O Brasil é e sempre será um país onde a supera a razão e o povo brasileiro se orgulha disso.

Esconda-se deles e jamais diga a alguém que é cético. Haverá represálias que só vão estragar ainda mais a sua vida. :(

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Maio de 2008, 22:58:38 »

O Brasil é e sempre será um país onde a supera a razão e o povo brasileiro se orgulha disso.

Esconda-se deles e jamais diga a alguém que é cético. Haverá represálias que só vão estragar ainda mais a sua vida. :(

Os seus problemas acabaram: http://www.churchofreality.org/wisdom/welcome_home/

Lancei um tópico para quem quiser comentar a respeito.
« Última modificação: 15 de Maio de 2008, 23:17:20 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2008, 03:32:38 »
Ué? Livre mercado. Pode vender cristal com cura milagrosa, panaca quem comprou.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2008, 03:53:56 »

Mais um motivo pelo qual o livre mercado não pode ser tão "livre" quanto você prega.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2008, 04:34:02 »
Claro que não é livre, Deus obriga os fiéis a irem dar o dízimo.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #12 Online: 16 de Maio de 2008, 08:12:39 »
Olá pessoal, acabei de me cadastrar neste fórum, pois estou procurando uma comunidade de céticos e essa foi a melhor que eu encontrei.

SuperTorresmo, eu mentenho um site que tem um certo bom acervo de textos sobre ceticismo, http://acoruja.net, mas desde o começo do mes houve um problema e estou levantando ele novamente. QUando estiver no ar novamente o convido, que tem bastante coisa que pode ser publicada por lá; recentemente tinha publicado uma tradução de um texto do 'Bad Science' (do Ben Goldacre, que escreve uma coluna de ciência do 'The Guardian'), que dividi em dois textos sobre homeopatia.

Estou sempre precisando de ajuda para traduções, postagem de textos, etc.

Um site sempre bom e atualizado é o CeticismoAberto, mas há outros também.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2008, 08:15:49 »

Isso é bom comentar: u não me rendo, assim como não creio que tenhamos que ver as coisas dessa forma. Trinta anos atrás seria impensável um RIchard Dawkins estar nos mais lidos não só nos EUA, como nas livrarias de todo o Brasil com 'Deus , um delírio'.

E o fato não é se a maioria tem cabresto ou não, e sim publicar nosas opiniões sim. Após muita insistência e explicação sobre 'hoaxes', por exemplo, qualquer um está muito mais esperto antes de mandar e-mails de correntes, ou de fontes não fidedignas, e isso foi um trabalho de educação 'internetéria' a partir de céticos de plantão, ativos, chatos, rabugentos e ruidosos :)

Agora, se ficar na mesmice, mesmice vai ficar.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline SuperTorresmo

• Nível 01
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Maio de 2008, 08:39:02 »

Não acredito que acho um fórum de céticos e a primeira coisa que encontro é conformismo!

Se ninguém fizer nada, o Brasil não vai mudar nunca! Não é por ser minoria que não se pode fazer as coisas acontecerem!

Já existem instituições lutando pela preservação do laicismo com bons resultados, como a Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania, mas falta uma que lute contra a ignorância.

Voltando ao exemplo da placa púrpura, eles anunciam que ela pode curar doenças, entre elas eplepsia, doença grave! Eles podem ser processados judicialmente por isso, mas eu como pessoa, só posso no máximo denunciar eles para a saúde pública (o que fiz), mas provavelmente minha denúncia vai cair em ouvidos surdos, mais um serviço público do governo que não funciona.
Entretanto, uma Associação pode ter acesso a advogados, e pode fazer a diferença!!
Hoje em dia, esses curandeiros podem dizer o que querem com a certeza da impunidade, se existisse alguém fiscalizando, eles não poderiam fazer esse tipo de declaração a menos que seu produto tivesse efetividade comprovada!!!!

Vamos lá pessoal, quem aqui apoiaria a criação de uma sociedade assim?

PS. Acupuntura é pseudo-ciência sim!
Temos uma ferramenta em nossas mãos em caso de dúvida: o dicionário do cético. Quem tiver curiosidade pode consultar o verbete sobre Acupuntura: http://brazil.skepdic.com/acupuntura.html

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Maio de 2008, 13:27:45 »

Não acredito que acho um fórum de céticos e a primeira coisa que encontro é conformismo!

Se ninguém fizer nada, o Brasil não vai mudar nunca! Não é por ser minoria que não se pode fazer as coisas acontecerem!

Já existem instituições lutando pela preservação do laicismo com bons resultados, como a Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania, mas falta uma que lute contra a ignorância.

Voltando ao exemplo da placa púrpura, eles anunciam que ela pode curar doenças, entre elas eplepsia, doença grave! Eles podem ser processados judicialmente por isso, mas eu como pessoa, só posso no máximo denunciar eles para a saúde pública (o que fiz), mas provavelmente minha denúncia vai cair em ouvidos surdos, mais um serviço público do governo que não funciona.
Entretanto, uma Associação pode ter acesso a advogados, e pode fazer a diferença!!
Hoje em dia, esses curandeiros podem dizer o que querem com a certeza da impunidade, se existisse alguém fiscalizando, eles não poderiam fazer esse tipo de declaração a menos que seu produto tivesse efetividade comprovada!!!!

Vamos lá pessoal, quem aqui apoiaria a criação de uma sociedade assim?

PS. Acupuntura é pseudo-ciência sim!
Temos uma ferramenta em nossas mãos em caso de dúvida: o dicionário do cético. Quem tiver curiosidade pode consultar o verbete sobre Acupuntura: http://brazil.skepdic.com/acupuntura.html

Primeira coisa? Mas a minha resposta é de número 7! ::)

Mas sério: sim, há orgãos que lutam pelo laicismo, principalmente no judiciário. Porém não é uma braço tão forte quanto deveria ser, e perde força a medida que o fundamentalismo crava raízes na política e na cultura.

E como eu não sou nem da área de jurídicas, não posso fazer muita coisa além de denunciar alguma coisa que esteja muito errada. E ainda assim tenho que o fazer no anonimato da rede... :umm:

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Maio de 2008, 13:41:58 »
Que falta que faz uma ONG cética.

Que falta faz um Bill Gates para financiar uma ong cética. ::)
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #17 Online: 16 de Maio de 2008, 14:20:43 »
O que uma ONG cética poderia fazer?

Como iria agir?

Offline SuperTorresmo

• Nível 01
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Maio de 2008, 15:03:39 »
Uma ONG cética poderia agir abrindo processos jurídicos em nome da sociedade brasileira processando empresas que comercializam produtos da área médica que não tem eficiência comprovada (como a supracitada placa púrpura).

Também poderia promover o conhecimento científico, elaborando e divulgando material científico, na forma de revistas, documentários, etc.
Existe muito material pronto nesse sentido, que só precisa de tradução para o português.

Poderia também criar campanhas de conscientisassão, para desmentir os absurdos que a televisão espalha. (Por exemplo: Não, celular não causa câncer, as pedras não curam, novela não faz bem pro cérebro, e etc..)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #19 Online: 16 de Maio de 2008, 15:07:50 »
Financiar testes, ter um banco de dados com advogados, biólogos, físicos, astrônomos para a inverstigação dos absurdos do cotidiano new-age, ter um programa brasileiro à la Penn & Teller, várias coisas...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #20 Online: 16 de Maio de 2008, 15:26:50 »
Deixa eu passar no concurso da promotoria que eu vou pegar no pé dessa gente.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Maio de 2008, 18:39:33 »

Cada um sabe bem onde gastar seu dinheiro: se acha válido gastá-lo comprando cristais, placas púrpuras ou o que mais for, é um problema pessoal. Tem gente que que doa 10% pra igreja e pede empréstimos para quitar dívidas pq ficou sem dinheiro... Antes endividado na terra do que no céu... :P

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Maio de 2008, 18:45:23 »
Você é a primeira pessoa no mundo que eu vi que quer ter o direito de ser enganado.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #23 Online: 16 de Maio de 2008, 18:48:55 »
Mas eu quero. Posso não ter muita preferência por ser enganado, mas ao menos quero garantir o direito.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Maio de 2008, 18:59:59 »
Ok. Ham, tipo assim, você disse que não tem muita preferência por ser enganado, então é pouca. Pode citar algum caso comercial em que você prefira ser enganado a ter que lidar com a verdade?
« Última modificação: 16 de Maio de 2008, 19:02:11 por Oceanos »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!