Autor Tópico: Lei do bebedouro em boates divide opiniões em SP  (Lida 3371 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Lei do bebedouro em boates divide opiniões em SP
« Online: 17 de Maio de 2008, 01:28:14 »
Lei do bebedouro em boates divide opiniões em SP
Empresários teriam medo do prejuízo nos estabelecimentos da capital.
Norma sancionada pelo prefeito exige fornecimento de água gratuito.

Ela mal foi sancionada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e já divide opiniões. Nesta sexta-feira (16), a lei que obriga boates da capital a instalar bebedouros para os clientes foi publicada do Diário Oficial do município. Tem gente que garante que vai respeitar a regra. Outros reclamam do possível prejuízo.

De acordo com Sérgio Marques, diretor-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os empresários têm medo de lucrar menos. Ele afirmou que a lei tende a ser prejudicial até para os clientes. “O preço da água vai acabar sendo embutido na entrada. Alguém vai pagar essa conta”, disse.

Marques prevê queda no faturamento das casas noturnas paulistanas e estima que, ao mês, o consumo de garrafinhas e copinhos de água, represente 15% das vendas. O preço do produto varia de R$ 2 a R$ 5. Para amenizar o possível prejuízo, o diretor-executivo da Abrasel afirma que é necessária uma compensação aos donos das boates.

“Pensamos em pedir ao governo algum benefício, uma contrapartida. Algum incentivo da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), por exemplo”, informou Marques, completando que as casas noturnas poderiam ter abatimento na conta de água ou uma taxa especial de cobrança. Entrar na Justiça contra a aplicação da lei também não é uma medida descartada pelo representante da associação.

Sem problemas

Já o empresário André Almada, um dos sócios da boate paulistana The Week, disse ser a favor da lei. Ainda não calculou se terá prejuízo, mas pensa naqueles que dão lucro às casas noturnas. “Tem gente que não bebe água. Só cerveja e destilados. Depende do público”, afirmou.

Ele acredita que um bebedouro será suficiente para sua boate, que fica na Zona Oeste e tem capacidade para até 3 mil pessoas. “Pretendo respeitar a lei. Se começar a me prejudicar muito e aos outros, aí a gente pode pensar em que medida tomar”.

O projeto de lei foi elaborado pela vereadora Sonia Francine, a Soninha (PPS). Ela justifica a necessidade de bebedouros em boates ao alegar que, em alguns casos, “o copo de água freqüentemente custa tanto quanto uma lata de cerveja”. Há também uma preocupação com a saúde dos “baladeiros”.

A vereadora sustenta que outro objetivo da lei é “propiciar aos usuários de drogas a necessária hidratação com vistas a preservar a integridade física”, segundo consta no site oficial da parlamentar. A medida beneficiaria sobretudo usuários do ecstasy, droga sintética que dá muita sede.

Fonte
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
Re: Lei do bebedouro em boates divide opiniões em SP
« Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2008, 01:28:51 »
Coitadinhos dos drogados.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2008, 01:35:19 »
Engraçado que o governo quer que alguém pague, mas não se dispõe a isso.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2008, 01:43:45 »
Já vi numa reportagem que os donos da boate chegam a fechar o registro do banehiro para os caras não tomarem água da pia. Se não me engano ele chegam a meter a faca no preço da água.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2008, 01:46:00 »
Já vi numa reportagem que os donos da boate chegam a fechar o registro do banehiro para os caras não tomarem água da pia. Se não me engano ele chegam a meter a faca no preço da água.

Isto é normal.

Se os freqüentadores consideram isso um problema sério, qualquer empreendedor que montasse uma boate com bebedouros, ganharia muito dinheiro. (Num cenário no qual não há essa lei que obrigue todas as boates a instalarem bebedouros)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2008, 02:25:58 »
Só que os freqüentadores não estão nem aí. Senão comprariam umas garrafas d'água antes.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2008, 02:44:24 »
Quem tem dinheiro para frequentar boate, tem dinheiro para pagar pela água. Odeio essa gentinha avarenta que briga por qualquer notinha de 5 reais...

E odeio mais ainda essa preocupação com drogados. Eles que morram desidratados. Se drogaram porque queriam. E se tem dinheiro para drogas, tem para água.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2008, 05:03:32 »

nunca vi isso.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2008, 06:07:28 »
Ué? Bem-feito de freqüentar lugares de segunda.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2008, 10:51:29 »
Agora pensem no meu caso, que não bebo nem me drogo e suo bicas. Tenho que me contentar com guaraná a R$6,00 ou água a R$5,00 enquanto eles disponibilizam cinzeiros para os fumantes (que são proibidos por lei federal e municipal de fumar ali dentro)?

Ou então alguém que simplesmente está passando mal de calor e ficando desidratado porque o lugar está superlotado e é mal ventilado e precisa enfrentar a bagunça do bar, a cara feia do barman e pagar R$5,00 em 200ml de água, que não são suficientes para melhor sua condição?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2008, 12:43:52 »

[modo paty on]
Não consigo beber água em bebedouros... Podem me chamar de fresca... :vergonha:
[modo paty off]

Quem tem dinheiro para frequentar boate, tem dinheiro para pagar pela água. Odeio essa gentinha avarenta que briga por qualquer notinha de 5 reais...

Essa é a lógica. Quem pode pagar quarenta reais para entrar numa boate, pode gastar 5 reais com água.

No entanto, qual o problema quanto à instalação de bebedouros em boates? Como o Snow disse, existem casos e casos. Tem gente que precisa beber água o tempo todo (pessoas que tem problemas renais, por exemplo), existem os drogados que também precisam se hidratar. Não importa quem vai beber a água, desde que os bebedouros existam e estejam disponíveis. Claro que as boates aumentarão o valor da entrada. Tudo ali precisa dar lucro... Um copinho de água de 200 ml que sai por R$ 4,00 ou 5,00, no mercado custa 0,50 centavos...  :o

nunca vi isso.

Também nunca vi.  :o
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2008, 13:24:57 »
Beber água em bebedouro de boate deve ser a coisa mais nojenta que existe...  :enjoo: imagine quantas bocas não passariam por lá....

Agora pensem no meu caso, que não bebo nem me drogo e suo bicas. Tenho que me contentar com guaraná a R$6,00 ou água a R$5,00 enquanto eles disponibilizam cinzeiros para os fumantes (que são proibidos por lei federal e municipal de fumar ali dentro)?

Ou então alguém que simplesmente está passando mal de calor e ficando desidratado porque o lugar está superlotado e é mal ventilado e precisa enfrentar a bagunça do bar, a cara feia do barman e pagar R$5,00 em 200ml de água, que não são suficientes para melhor sua condição?
A solução para o seu caso é: suco de melancia :P
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2008, 13:54:53 »
Quantas bocas vomitaram alí, você quer dizer...

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2008, 14:54:11 »

Foi lá porque quis. Se está abafado, superlotado, tem preços abusivos e etc., basta ir embora e procurar outra boate melhor. Eu não fico em estabelecimentos com serviço ruim. Aliás, superlotação e ventilação inadequada já são motivos para denunciar a boate e causar o fechamento dela, pois está colocando a vida dos clientes em risco.

Essa é a lógica. Quem pode pagar quarenta reais para entrar numa boate, pode gastar 5 reais com água.

No entanto, qual o problema quanto à instalação de bebedouros em boates?

O problema é uma lei OBRIGANDO a boate a fornecer água gratuitamente. A boate vive de entradas, bebidas (incluindo água) e, em alguns casos, petiscos. Não tem sentido obrigar o estabelecimento a virar uma obra social para os sedentos.

Como o Snow disse, existem casos e casos. Tem gente que precisa beber água o tempo todo (pessoas que tem problemas renais, por exemplo)

Que pague pela água.

existem os drogados que também precisam se hidratar.

Se tem para pagar pela droga, que pague pela água. Incrível como nos últimos tempos está cheio de bons samaritanos querendo defender playboys drogados...

Não importa quem vai beber a água, desde que os bebedouros existam e estejam disponíveis. Claro que as boates aumentarão o valor da entrada. Tudo ali precisa dar lucro... Um copinho de água de 200 ml que sai por R$ 4,00 ou 5,00, no mercado custa 0,50 centavos...  :o

Se o preço é abusivo, basta a pessoa não frequentar a boate.
« Última modificação: 17 de Maio de 2008, 15:22:44 por Orbe »

Offline Marcelo

• Nível 04
  • *
  • - Você é ateu? Claro, até a alma.
« Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2008, 15:21:18 »
Pera lá, calma, o Estado (Municipo) está preocupado com a saúde dos drogados que frequentão danceterias($$$), mas, não tem dinheiro para tomar água??

Seria melhor fazer assim ó... "Eu veradora faluna de tao tenho ( ou algum sobrinho)um fabrica de bebedouros e to precisando de um dinheiro para minha candidatura"

Pq só pode ser isso !!!!
"Quando Deus existir urubu será vegetariano"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Maio de 2008, 15:30:47 »
não é qualquer noturna que pode cobrar R$5 na água. usualmente pelo preço da entrada já se seleciona o tipo de cliente que entra. sujeito que pagou R$50 reais pra entrar não pode reclamar de pagar R$5 na água, até mesmo porque já se sabe de antemão que é este o preço.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Maio de 2008, 15:39:18 »
Pode virar um problema de saúde pública, sei lá, esse negócio de bebedouro em boate. Imagina o antes e depois desse bebedouro na balada.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #17 Online: 17 de Maio de 2008, 17:20:51 »
Citação de: Orbe
Foi lá porque quis. Se está abafado, superlotado, tem preços abusivos e etc., basta ir embora e procurar outra boate melhor. Eu não fico em estabelecimentos com serviço ruim. Aliás, superlotação e ventilação inadequada já são motivos para denunciar a boate e causar o fechamento dela, pois está colocando a vida dos clientes em risco.
Mas eu sempre te digo isso quanto ao mercado e você diz que precisa de leis para controlar, que a população não sabe o que quer, e não sei mais o que...

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #18 Online: 17 de Maio de 2008, 19:00:51 »
Mas eu sempre te digo isso quanto ao mercado e você diz que precisa de leis para controlar, que a população não sabe o que quer, e não sei mais o que...

Eu não estou querendo a eliminação das leis que obrigam o estabelecimento a controlar a lotação, a ter extintores de incêndio (e até uma brigada, em alguns casos), a ter ventilação adequada... Isso é o tipo de coisa que VOCÊ quer.

O que eu acho absurdo é obrigar um estabelecimento a fornecer um produto gratuitamente, sendo que ele vive de vender esse produto seus clientes podem pagar. Mas as leis da vigilância sanitária sobre venda e armazenamento da água ainda devem continuar valendo. Se vender água mineral contaminada, por erro humano na manipulação das garrafas dentro da boate, por exemplo, o cliente lesado deve ter a quem recorrer.

Percebe a diferença?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 17 de Maio de 2008, 19:48:06 »

Pensando a respeito, revi minhas posições: não tem sentido uma lei municipal que obrigue boates a fornecerem água de graça aos seus clientes...

Vamos lá... Como o Orbe disse e repetiu várias vezes, vou ser franca: quem pode ir à uma boate, pode sim pagar pela água, pouco importando se ela custa 5 ou dez reais. Outra coisa: não consigo visualizar muita gente se dirigindo a um bebedouro para matar a sede em uma boate. Exagero meu? Eu não beberia água num bebedouro desses, como também não bebo água em qualquer lugar (de jeito nenhum).  ::) E realmente, quem anda em boates e pode pagar por uma pílula de ecstasy (ou qualquer outro tipo de droga), não vai se incomodar em gastar cinquinho se a sede apertar... :hihi:

Honestamente, existem coisas mais importantes a serem tratadas/inibidas/incentivadas pela via legal. Quando você vai à um restaurante, barzinho, cinema, casa de shows, etc etc, você também não bebe água de graça, porque na boate você passaria a ter direito a isso?
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #20 Online: 17 de Maio de 2008, 20:19:41 »
Eu não estou querendo a eliminação das leis que obrigam o estabelecimento a controlar a lotação, a ter extintores de incêndio (e até uma brigada, em alguns casos), a ter ventilação adequada... Isso é o tipo de coisa que VOCÊ quer.

O que eu acho absurdo é obrigar um estabelecimento a fornecer um produto gratuitamente, sendo que ele vive de vender esse produto seus clientes podem pagar. Mas as leis da vigilância sanitária sobre venda e armazenamento da água ainda devem continuar valendo. Se vender água mineral contaminada, por erro humano na manipulação das garrafas dentro da boate, por exemplo, o cliente lesado deve ter a quem recorrer.

Percebe a diferença?
Extintor de incêndio sai de graça? E por um acaso água para drogados não é também uma medida de segurança com a saúde?

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #21 Online: 18 de Maio de 2008, 01:51:28 »
Extintor de incêndio sai de graça?

Não. Mas ajuda garantir a segurança do estabelecimento, de seus frequentadores e dos estabelecimentos vizinhos. Construir/montar a boate saiu de graça? Não. Mas ainda assim o empresário o fez. Manter funcionando sai de graça? Não. Ele paga impostos, funcionários...

E por um acaso água para drogados não é também uma medida de segurança com a saúde?

Que saúde? Drogado tem saúde? Drogado quer ter saúde? Drogado não tem dinheiro para pagar pela água? Se pagou pelo ecstasy não pode pagar pela água? Poupe-me...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #22 Online: 18 de Maio de 2008, 02:27:04 »
Drogados (como você diz) que vão em estabelecimento parecem quererem segurança?

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #23 Online: 18 de Maio de 2008, 02:29:46 »
Eles são os únicos frequentadores?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #24 Online: 18 de Maio de 2008, 02:31:29 »
Quem frequenta boate de drogados parece querer segurança?

Aliás, pensando bem, extintor serve mais para garantir o próprio estabelecimento, já os clientes vão sair correndo. Não serve para rebaixar um paredão de fogo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!