Autor Tópico: oq a ciência acha da bíblia?  (Lida 3369 vezes)

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
oq a ciência acha da bíblia?
« Online: 22 de Junho de 2005, 12:19:26 »
ola amados,
gostaria de saber oq a ciencia acha da biblia, sobre a sua historias??
 :shock:  :lol:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: oq a ciência acha da bíblia?
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2005, 13:35:01 »
a bíblia não é objeto de estudo das ciências exatas. é mitologia, tem tanta importância quanto o bhavagad gita dos hindus, o alcorão ou mitologia grega. talvez tenha alguma importância para a História ou outras ciências humanas...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Anonymous

• Visitante
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2005, 14:42:27 »
Que a biblia não é um tratado de ciências. Ela afirma que a Terra é plana e que é possivel nascerem animais com riscas (como as zebras) se antes do nascimento plantarmos uma estaca qualquer ao pé do animal que vai nascer.

O Genesis também diz que a vida surgiu ao terceiro ou quarto dia depois do Big bang (da luz). A ciência acha que aparecer vida 3 ou 4 dias depois do Big bang é muito loco...

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2005, 15:20:00 »
Historinha..
tanto qt qualquer mitologia como a grega, fenícia, egípcia e por ai vai

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
Re: Re.: oq a ciência acha da bíblia?
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2005, 10:36:42 »
Citação de: Pak
Que a biblia não é um tratado de ciências. Ela afirma que a Terra é plana e que é possivel nascerem animais com riscas (como as zebras) se antes do nascimento plantarmos uma estaca qualquer ao pé do animal que vai nascer.

O Genesis também diz que a vida surgiu ao terceiro ou quarto dia depois do Big bang (da luz). A ciência acha que aparecer vida 3 ou 4 dias depois do Big bang é muito loco...

vc pode me mostrar aond fala isso na bíblia???

Anonymous

• Visitante
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2005, 11:21:52 »
Não me lembro. Mas está lá. Sobre a terra ser Plana acho que é em Isaias. A outra não sei. Procura...

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2005, 11:56:47 »
Citação de: Pak
Não me lembro. Mas está lá. Sobre a terra ser Plana acho que é em Isaias. A outra não sei. Procura...

po vei, fui num site q tem bíblia online e digitei terra plana e ele só achou isso...

Sal 143:10 -  Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2005, 13:46:15 »
está escrito cheio de rodeios (como tudo na bíblia).
o kunde que manja de bíblia, mas não vejo ele faz tempo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2005, 14:56:10 »
Este link responde ao tópico

http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/AlusoesCientEscritura-HenryM.htm

O Canon é maravilhoso e rico em informação, concentrar os olhos em suas previsiveis contradições é o mesmo que enxergar apenas espinhos entre as flores.

1. A Bíblia possui mais unidade que diversidade, apesar de ter mais de 40 autores vivendo em tempos distintos.

2. Inspiração pra escrever não é o mesmo que ditado verbal, inspiração pra quem já percebeu em vida o que é isso, sabe que é uma forte atuação do Espírito de Deus sobre humanos consagrados e em comunhão com Deus e isso não anula a humanidade, mas apenas potencializa sua espiritualidade e percepção da vontade divina.

3. "Sensus plenior". Os criticos da Biblia em geral nem sabem identificar   isso que acontece tão abundantemente em Igrejas quando pessoas consagradas profetizam e falam coisas que não saberiam dizer, as vezes olhando pessoas que se vêem privilegiadamente tocadas por palavras que descrevem tão exatamente sua necessidade.

Mas isso acontece sempre quando alguem está inspirado e fala coisas que acertam sem saber.. como se estivesse profetizando... na Biblia por exemplo, Davi falava da sua culpa quando pecou, mas em dado momento suas metáforas foram inspiradas para antever cenas da crucifixão de Jesus que pagaria suas culpas. Salmo 22

As vezes os profetas estavam testemunhando de problemas de sua época, quando começavam a falar coisas que tinham ue ver com um futuro distante, ou um passado distante. Exemplo: Rei Tiro em Ezequiel 28.

Ocorre que os criticos em geral, mesmo teólogos,  inexperientes em coisas espirituais, comentam certas aplicações de certos textos como estando fora de contexto, demonstrando total ignorância dos expedientes que Deus usa.

4. Outras contradições são resolvidas pelo contexto, circunstancia, flexibilização situacional ética presente em toda a Biblia. O que era necessario numa época, em outra já não era mais..a Biblia parece respeitar o andar da carruagem dos costumes, do processo cultural que está inserido um povo...Naamã disse a Eliseu que as vezes teria de dobrar, sem querer, os joelhos a uns deuses de seu povo, Eliseu respondeu: "Vai em paz".

5. Tradução, ainda mais que as linguas antigas eram as vezes pobres (poucas palavras para muitos significados) e rica e distante, (muitos tempos verbais e estrutura mais ampla e complexa, para a gramatica)

Todo este distanciamento de cultura, valores, contextos, lingua, geram, obviamente muitos problemas na tradução.

Uma tradução contemporânea já trás inumeras dificuldades, que dirá uma antiga de linguas mortas....

6. Erros em pormenores..acontece muito..Ex: João descreve a frase de Jesus diferente de Mateus, que é um pouco diferente de Lucas e Marcos...mas o sentido é o mesmo. Os criticos se apegam a estas picuinhas como se fosse um trofeu abacaxi.

Continuaremos a mostrar como estas limitações, se bem compreendidas, não afetam a mensagem inspirada da palavra de Deus.

Reflexões gerais sobre a montagem do Canon Sagrado

1. O assunto da montagem do canon escolhido como sagrado abrange muitas situações, criterios, diversos outros livros concorrendo, sendo  escolhidos conforme capacidade de discernimento e iluminação  dos que foram estabelecidos para os recomendarem.

A inspiração esta presente em outros livros, em outras poesias, em falas que nunca foram escritas..na propria Biblia Paulo cita poetas de outras culturas, livros que citam outros que não foram escolhidos , e os judeus assimilaram inspiração de outros povos, ve-se Abraão dar dizimos para sacerdotes de outros povos. E Jesus escancarando a salvação de outros reis, do norte, do oriente... Magos orientais se guiando por sabedoria diferenciada, estrelas.... Varios autores sendo geralmente harmonicos, referendam por assim dizer uma liberdade e amplidão de pensamento espiritual..as contradições em menor numero, as vezes exaltadas e agigantadas para se derrubar o todo, não compreendem 0,000001% de sua mensagem.

A escolha de varios livros como sagrados possui amplidão de pensamento tanto cultural como religiosa .

Concede vantagem incrivel porque inibe o autoritarismo de um rei, governo, ou lider espiritual, para por sua vez, conceder e ser pautado pela autoridade de livros de diversos pensadores inspirados em todos os tempos ...a Biblia é um show de democracia espiritual inter-historica.

Um acervo bibliotecario sendo escolhido como norma padrão eh pois uma ideia amplissima , democratica, não somente para com os vivos, mas para com a opinião imortal de celebres mortos que em vida testificaram de seu intimo convivio com o Altissimo.

Criticar esta montagem é o mesmo que desconsiderar as bases fundamentais do dialogo com a historia, com os antepassados, com nossas origens... é o mesmo que criticar uma idéia tão inetligente, tão inspirada, tão divina..devemos valorizar os oráculos sagrados,   não dizima-lo, devemos sistematizar a teologia e descobrir "nos ombros de gigantes" novas verdades e não criar verdades não progressivas, não harmonicas com o testemunho historico gratamente nos presenteado.
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

victor

• Visitante
« Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2005, 15:14:16 »
Link interessante acerca do assunto do tópico e que faz menção à questão da terra plana.

Anonymous

• Visitante
« Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2005, 15:15:20 »
Sodré. A unidade da Biblia é interessante. Mostra que que os textos posteriores foram feitos por quem já conhecia os anteriores. É apenas continuidade teológica. Mas é bom não esquecer que a Biblia é uma compilação arbirtrária de textos religiosos. Milhares de páginas de textos religiosos ficaram de fora da Biblia porque compremetiam a sua unidade. Como por exemplo os evangelhos gnósticos...

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Junho de 2005, 15:27:15 »

Sodré. A unidade da Biblia é interessante. Mostra que que os textos posteriores foram feitos por quem já conhecia os anteriores. É apenas continuidade teológica. Mas é bom não esquecer que a Biblia é uma compilação arbirtrária de textos religiosos. Milhares de páginas de textos religiosos ficaram de fora da Biblia porque compremetiam a sua unidade. Como por exemplo os evangelhos gnósticos...

ops! peraí!
nem sempre os escritores seguintes conheciam o que os anteriores haviam escrito.....  vide Jeremias 07:22 onde se lê " Pois não falei a vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios." contrariando o que estava escrito na lei de moisés.... vide também salomão, que fez imagens de diversos animais para seu templo, contrariando os dez mandamentos (I Reis 7:29)....

Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Junho de 2005, 15:28:44 »
não há unanimidade nem nos 4 evangelhos, que possuem cerca de 300 contradições.
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Anonymous

• Visitante
« Resposta #13 Online: 23 de Junho de 2005, 15:42:34 »
Citação de: expastorx

Certo! E o Deus nem sequer é o mesmo no princípio e fim da Biblia. No princípio é um Deus de ação, vingativo e nacionalista. No fim é um deus passivo (que sofre pelos homens), misericordioso e universal.  :o

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Junho de 2005, 17:27:53 »
Citação de: expastorx

300??
Achei que tivesse uma casa decimal a mais...
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #15 Online: 24 de Junho de 2005, 19:58:10 »
300? Também acho que é pouco.

O Pensador

• Visitante
« Resposta #16 Online: 25 de Junho de 2005, 18:45:33 »
ex pastor K:
não há unanimidade nem nos 4 evangelhos, que possuem cerca de 300 contradições

Nâo há contradiçâo entre os Evangelhos e sim complementaçâo.

O Pensador

• Visitante
« Resposta #17 Online: 25 de Junho de 2005, 18:49:54 »
ex pastor K:
ops! peraí!
nem sempre os escritores seguintes conheciam o que os anteriores haviam escrito..... vide Jeremias 07:22 onde se lê " Pois não falei a vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios." contrariando o que estava escrito na lei de moisés.... vide também salomão, que fez imagens de diversos animais para seu templo, contrariando os dez mandamentos (I Reis 7:29)....

"Texto fora de contexto é pretexto",diz o ditado.A exegese do capítulo inteiro e,de preferência,de todos os textos correlacionados,deve ser levada em consideraçâo.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #18 Online: 25 de Junho de 2005, 23:35:35 »
Citação de: O Pensador
ex pastor K:
não há unanimidade nem nos 4 evangelhos, que possuem cerca de 300 contradições

Até alguns teólogos concordam que não há unanimidade. E realmente isto é bem explícito.

O Pensador

• Visitante
« Resposta #19 Online: 26 de Junho de 2005, 07:58:50 »
Rhyan:
Até alguns teólogos concordam que não há unanimidade. E realmente isto é bem explícito

Natural que nâo haja unanimidade entre os testemunhos de circunstantes distintos.Se houvesse unanimidade poderia-se argumentar que seria plágio.Testemunhas oculares  distintas supervalorizam alguns aspectos que julgam mais importantes e subvalorizam outros que julgam menos relevantes de acordo com  ss suas preferências individuais e com a diferença de personalidades.E embora  nâo haja unanimidade,e até porque nâo há unanimidade, há complementaçâo entre os Evangelhos.

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #20 Online: 27 de Junho de 2005, 15:27:45 »

Peraí, então me explica quais foram as últimas palavras de Jesus?
Mateus 27 - 45 E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona. 46 Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

Marcos 16:34 E, à hora nona, bradou Jesus em alta voz: Eloí, Eloí, lamá, sabactani? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

Não se empolgue dizendo que foi a mesma coisa, veja o que diz os outros 2 evangelhos:

Lucas 23:45 e rasgou-se ao meio o véu do santuário. 46 Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.

Veja que em Lucas ele disse algo completamente diferente e o veu do templo rasgou antes, e em mateus depois dele dizer.

João 19:30 Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

E então, cade a complementação dos evangelhos? Qual foi a ultima coisa que Jesus falou?

Isto é só um exemplo, estude nos evangelhos e veja como Jesus foi sepultado que terá visoes diferentes, bem como para quem Jesus apareceu primeiro ao ressuscitar? A figueira sem fruto fora da epoca secou na hora ou no outro dia?  A propósito, quem foi o avô de Jesus?

Pesquise em sua biblia e divirta-se com as incoerencias...

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #21 Online: 30 de Junho de 2005, 09:52:36 »
expastorx,

como eu posso saber kual foi a ultima palavra q Jesus falow, isso não me interessa....
vc fala q era pastor, certo? fala q Deus não existe, fala que Deus nunca falow com vc... certo? bom a minha pergunta é, vc já recebeu o batismo com o Espirito Santo????
 :?

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Junho de 2005, 11:20:46 »
citaçao do cristão

expastorx,

como eu posso saber kual foi a ultima palavra q Jesus falow, isso não me interessa.... vc fala q era pastor, certo? fala q Deus não existe, fala que Deus nunca falow com vc... certo? bom a minha pergunta é, vc já recebeu o batismo com o Espirito Santo????
Confused

Realmente, não dá pra voce saber, pois Jesus foi um personagem mitologico, e mesmo que houvesse existido, voce não estava lá..... não é?

Eu pensava e acreditava que deus falava comigo, mas era eu mesmo (meu cérebro) que me iludia com isto.  Já recebí sim, mas, acreditando que aquela manifestação era de Deus e que era o Espírito Santo que estava em mim, mas paulatinamente descobri que eu (e os demais também) é que estava me enganando, com uma ilusão que parecia tão real, e por mais que eu insistisse para ser real, era previsível e somente mostrava que eu é quem estava me enganando...

A propósito, voce já prestou atencao na minha assinatura logo abaixo? Eu insisti para que fosse verdade, mas a verdade é que isto tudo é mitologia e assim como os deuses gregos, teve seu inicio, meio e fim, e o cristianismo está entrando ou já entrou neste terceiro estágio: fim.  Veja que somente no mundo subdesenvolvido as igrejas prosperam... veja na europa, o censo de quantos % da população vão as igrejas.... o ceticismo é grande e é grande também o numero de pessoas que buscam religioes alternativas.... veja o crescimento de religioes orientais no mundo, e elas são melhores opçoes, pois nao sao exclusivistas e nem manda todos que não crerem como se manda o cristianimos para o inferno eterno de tormente criado pelo deus de amor.....

Analise suas crençãs e veja por si mesmo o que é real e o que é ilusão de auto-ilusão.....

Viva e seja feliz, sem medos impostos pelos outros e principalmente por vocÊ

um abraço.
:D

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Junho de 2005, 13:04:06 »
meu vc não me convenceu, comigo foi ao contraria kuando comecei eu queria que não existisse mas a verdade e q existe.... vc falava em línguas estranhas???

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Junho de 2005, 13:15:25 »
Cristão,  você tá com cara de ser o sodré? Qual sua religião?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!