Este link responde ao tópico
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/AlusoesCientEscritura-HenryM.htmO Canon é maravilhoso e rico em informação, concentrar os olhos em suas previsiveis contradições é o mesmo que enxergar apenas espinhos entre as flores.
1. A Bíblia possui mais unidade que diversidade, apesar de ter mais de 40 autores vivendo em tempos distintos.
2. Inspiração pra escrever não é o mesmo que ditado verbal, inspiração pra quem já percebeu em vida o que é isso, sabe que é uma forte atuação do Espírito de Deus sobre humanos consagrados e em comunhão com Deus e isso não anula a humanidade, mas apenas potencializa sua espiritualidade e percepção da vontade divina.
3. "Sensus plenior". Os criticos da Biblia em geral nem sabem identificar isso que acontece tão abundantemente em Igrejas quando pessoas consagradas profetizam e falam coisas que não saberiam dizer, as vezes olhando pessoas que se vêem privilegiadamente tocadas por palavras que descrevem tão exatamente sua necessidade.
Mas isso acontece sempre quando alguem está inspirado e fala coisas que acertam sem saber.. como se estivesse profetizando... na Biblia por exemplo, Davi falava da sua culpa quando pecou, mas em dado momento suas metáforas foram inspiradas para antever cenas da crucifixão de Jesus que pagaria suas culpas. Salmo 22
As vezes os profetas estavam testemunhando de problemas de sua época, quando começavam a falar coisas que tinham ue ver com um futuro distante, ou um passado distante. Exemplo: Rei Tiro em Ezequiel 28.
Ocorre que os criticos em geral, mesmo teólogos, inexperientes em coisas espirituais, comentam certas aplicações de certos textos como estando fora de contexto, demonstrando total ignorância dos expedientes que Deus usa.
4. Outras contradições são resolvidas pelo contexto, circunstancia, flexibilização situacional ética presente em toda a Biblia. O que era necessario numa época, em outra já não era mais..a Biblia parece respeitar o andar da carruagem dos costumes, do processo cultural que está inserido um povo...Naamã disse a Eliseu que as vezes teria de dobrar, sem querer, os joelhos a uns deuses de seu povo, Eliseu respondeu: "Vai em paz".
5. Tradução, ainda mais que as linguas antigas eram as vezes pobres (poucas palavras para muitos significados) e rica e distante, (muitos tempos verbais e estrutura mais ampla e complexa, para a gramatica)
Todo este distanciamento de cultura, valores, contextos, lingua, geram, obviamente muitos problemas na tradução.
Uma tradução contemporânea já trás inumeras dificuldades, que dirá uma antiga de linguas mortas....
6. Erros em pormenores..acontece muito..Ex: João descreve a frase de Jesus diferente de Mateus, que é um pouco diferente de Lucas e Marcos...mas o sentido é o mesmo. Os criticos se apegam a estas picuinhas como se fosse um trofeu abacaxi.
Continuaremos a mostrar como estas limitações, se bem compreendidas, não afetam a mensagem inspirada da palavra de Deus.
Reflexões gerais sobre a montagem do Canon Sagrado
1. O assunto da montagem do canon escolhido como sagrado abrange muitas situações, criterios, diversos outros livros concorrendo, sendo escolhidos conforme capacidade de discernimento e iluminação dos que foram estabelecidos para os recomendarem.
A inspiração esta presente em outros livros, em outras poesias, em falas que nunca foram escritas..na propria Biblia Paulo cita poetas de outras culturas, livros que citam outros que não foram escolhidos , e os judeus assimilaram inspiração de outros povos, ve-se Abraão dar dizimos para sacerdotes de outros povos. E Jesus escancarando a salvação de outros reis, do norte, do oriente... Magos orientais se guiando por sabedoria diferenciada, estrelas.... Varios autores sendo geralmente harmonicos, referendam por assim dizer uma liberdade e amplidão de pensamento espiritual..as contradições em menor numero, as vezes exaltadas e agigantadas para se derrubar o todo, não compreendem 0,000001% de sua mensagem.
A escolha de varios livros como sagrados possui amplidão de pensamento tanto cultural como religiosa .
Concede vantagem incrivel porque inibe o autoritarismo de um rei, governo, ou lider espiritual, para por sua vez, conceder e ser pautado pela autoridade de livros de diversos pensadores inspirados em todos os tempos ...a Biblia é um show de democracia espiritual inter-historica.
Um acervo bibliotecario sendo escolhido como norma padrão eh pois uma ideia amplissima , democratica, não somente para com os vivos, mas para com a opinião imortal de celebres mortos que em vida testificaram de seu intimo convivio com o Altissimo.
Criticar esta montagem é o mesmo que desconsiderar as bases fundamentais do dialogo com a historia, com os antepassados, com nossas origens... é o mesmo que criticar uma idéia tão inetligente, tão inspirada, tão divina..devemos valorizar os oráculos sagrados, não dizima-lo, devemos sistematizar a teologia e descobrir "nos ombros de gigantes" novas verdades e não criar verdades não progressivas, não harmonicas com o testemunho historico gratamente nos presenteado.