Autor Tópico: Justiça libera aluno de biologia de aulas práticas com animais  (Lida 5123 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Justiça libera aluno de biologia de aulas práticas com animais
« Online: 23 de Maio de 2008, 17:49:55 »
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/05/23/ult5772u13.jhtm

Justiça libera aluno de biologia de aulas práticas com animais
Léo Gerchmann
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
Por questões de consciência, o aluno do curso de biologia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Róber Freitas Bachinski obteve autorização judicial para não assistir às aulas das cadeiras de Bioquímica 2 e Fisiologia Animal B que implicassem a utilização de animais.

A procedência da ação foi concedida pelo juiz da Vara Federal Ambiental, Agrária e Residual de Porto Alegre Cândido Alfredo Silva Leal Júnior.

Bachinski entrou com a ação argumentando justamente "objeção de consciência", em razão de sua visão ecológica, para não precisar participar de tais aulas. O aluno é refratário a sacrifício de animais e a vivissecção durante as aulas práticas do curso.

Em um primeiro momento, o aluno tentou ser dispensado das aulas junto à própria UFRGS. A universidade, porém, não se sensibilizou com a argumentação, recusou o pedido e reprovou o aluno nas cadeiras.

A alegação da UFRGS, dando ao aluno a alternativa de "desistir do curso": "A partir do ingresso no curso, o estudante fica submetido integralmente ao programa de disciplinas e, inclusive, às aulas práticas propostas pelos professores."

De acordo com a sentença, o aluno tem o direito à "objeção de consciência". Para a universidade, pediu que providencie trabalhos alternativos em substituição às aulas práticas, apresentando integral validade para fins de aprovação final, além de assegurar o aprendizado do autor nas disciplinas referentes.

Além disso, a UFRGS, que vai recorrer da sentença, foi condenada pela Justiça gaúcha a reparar o estudante em R$ 1.000 por danos morais.

Em compensação, o juiz negou o pedido genérico do aluno para proibir o uso de animais em aulas práticas do curso. De acordo com ele, não há comprovação de que os procedimentos sejam ilegais ou abusivos.

Como a decisão é de primeira instância, trata-se de um passo a favor do aluno. Mas liminar conseguida pelo mesmo estudante um ano atrás foi cassada pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região (que abrange os Estados do Sul e tem sede em Porto Alegre) em recurso apresentado pela UFRGS com efeito suspensivo. A UFRGS, agora, recorrerá quanto ao mérito.

Aqui na Universidade Federal de Viçosa faz uns anos, o aluno durante a aula de vivissecção ( ou vivissecação, não sei) levantou, pegou o cão que ia ser sacrificado e saiu de sala, inclusive tendo que usar força contra o professor pra sair da sala. Depois, sob a mesma alegação do sujeito do caso presente, ele foi autorizado a não participar das aulas práticas, tendo como alternativa o estudo através de métodos virtuais, com programas de computador.

Não consigo entender a necessidade do sacrifício de animais saudáveis quando já existem alternativas virtuais que ensinam a mesma coisa e têm o mesmo valor didático...  :?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Justiça libera aluno de biologia de aulas práticas com animais
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2008, 18:07:26 »
Vegans..

tsc tsc
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2008, 18:25:33 »
Não consigo entender a necessidade do sacrifício de animais saudáveis quando já existem alternativas virtuais que ensinam a mesma coisa e têm o mesmo valor didático...  :?
É algo a ser debatido mesmo.

Mas acho errado o estudante receber esse arrego por uma "questão de consciência". Ele deve estar ciente do que terá de enfrentar ao ingressar no curso.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2008, 18:43:22 »
É algo a ser debatido mesmo.

Mas acho errado o estudante receber esse arrego por uma "questão de consciência". Ele deve estar ciente do que terá de enfrentar ao ingressar no curso.

Depende muito... não dá pra se considerar "arrego" já que ele vai precisar ralar mais pra conseguir suprir de alguma maneira as aulas práticas dessa disciplina.

Se existe esse material de forma virtual, com simulações do funcionamento dos órgãos internos de animais, ele não vai ficar devendo em nada aos que participarem das aulas com animais reais.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2008, 19:14:37 »
Concordo...é que nem quem vai fazer medicina, vai ficar com frescura pra não mexer em cadáveres e suturar pessoas?

Esse buá buá...animais fofinhos... não me convence... ::)
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2008, 22:43:36 »
Por questões de consciência, o aluno do curso de biologia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Róber Freitas Bachinski obteve autorização judicial para não assistir às aulas das cadeiras de Bioquímica 2 e Fisiologia Animal B que implicassem a utilização de animais.

No caso específico das duas matérias  não creio que o sacrifício animal fosse indispensável: provavelmente seria usado para demonstrar o que se pode obter nas aulas teóricas. Quando tive aula de sistema locomotor no 2º período da faculdade em uma das aulas um coelho era sacrificado para , em preparado do músculo , visualizarmos a atividade das proteínas contráteis; foi um experimento que em nada acrescentou ao que já tinhamos visto nas aulas teóricas. 

Porém em se tratando de estudo anatômico não há como fugir , sem estudo na peça  você não adquire o conhecimento da anatomia ( sem falar das inúmeras variações anatômicas) , mesmo que tenha o melhor atlas ou livro texto.

Não embarco no discurso que quer negar o uso de animais em experimentações ,desde que estas realmente sejam necessárias , o problema é que em muitas aulas da graduação a utilização de experimento animal não faz diferença no final das contas.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 24 de Maio de 2008, 06:04:19 »
Concordo...é que nem quem vai fazer medicina, vai ficar com frescura pra não mexer em cadáveres e suturar pessoas?

No caso de medicina, os objetos de estudo estão mortos, o que não é o caso presente...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2008, 13:46:56 »

No caso de medicina, os objetos de estudo estão mortos, o que não é o caso presente...
É mesmo? então quando as pessoas chegam no hospital com cortes profundos e jorrando sangue e são "costuradas", na verdade... elas estão mortas? Que maneira ortodoxa de estar morto, não acha?

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2008, 17:02:10 »

É mesmo? então quando as pessoas chegam no hospital com cortes profundos e jorrando sangue e são "costuradas", na verdade... elas estão mortas? Que maneira ortodoxa de estar morto, não acha?

Estamos falando da didática em sala de aula durante o curso. Óbvio que o veterinário irá trabalhar em animais vivos feridos, mas ele pode muito bem aprender como tratar desses animais em cadáveres e simulações por computador em alternativa a vivisecções.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 24 de Maio de 2008, 18:39:31 »
Sem dúvida, diante da tecnologia atual, o uso de animais vivos é uma situação imoral. Até mesmo a lei, se não me engano, prevê a possibilidade de uso de cobaias, porém no caso de não existir alternativas viáveis.

E essa é a grande questão moral, já que tal tecnologia computacional ainda é caro e o uso de cobaias vivas é fácil de adquirir.

O exemplo desse aluno que atuou contra esse uso desnecessário de animais faz com que se torne cada vez mais caro, em termos de imagem, para as instituições que não dão o devido valor a vida animal.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Maio de 2008, 19:01:51 »
Acredito que num futuro mais ou menos distante teremos tecnologia o suficiente para eliminarmos cobaias vivas.

Utilização de animais só se esses estivessem mortos. Partes do corpo para aulas de anatomia, por exemplo.

O que acho mais difícil é eliminar os animais em testes que envolvam demonstrações de ações de medicamentos.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #11 Online: 24 de Maio de 2008, 22:50:55 »

Estamos falando da didática em sala de aula durante o curso. Óbvio que o veterinário irá trabalhar em animais vivos feridos, mas ele pode muito bem aprender como tratar desses animais em cadáveres e simulações por computador em alternativa a vivisecções.
Sim, você está falando disso, mas eu to falando disso:
Se o cara não quer mexer com animais, então ele que faça sociologia, física, jornalismo, direito, matemática... algo que não precise mexer com animais...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Maio de 2008, 23:06:32 »
Para pesquisa de novos remédios e testes de medicamentos, apoio o uso, com o maior respeito possível ao animal, seguindo rigidamente procedimentos que deveriam ser criados (estão?) para protege-los de sofrimentos desnecessários.

Para aulas deveria ser uma excessão, principalmente após ouvir o que falou o Luiz Souto.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Maio de 2008, 18:45:11 »
Para pesquisa de novos remédios e testes de medicamentos, apoio o uso, com o maior respeito possível ao animal, seguindo rigidamente procedimentos que deveriam ser criados (estão?) para protege-los de sofrimentos desnecessários.

Para aulas deveria ser uma excessão, principalmente após ouvir o que falou o Luiz Souto.
Que eu saiba toda experiência que envolva animas precisa ser aprovada antes por uma comissão de ética, ou algo parecido. Isso para pesquisas em universidades públicas, no setor privado não sei como é.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #14 Online: 25 de Maio de 2008, 19:03:13 »
Ridículo, o cara deveria ter consciência do conteúdo do curso, eu até concordo que existem casos onde abrir animais pra mostrar certos processos fisiológicos é 100% substituível por outros métodos didáticos, eu mesmo já participei de aulas onde animais foram sacrificados apenas para mostrar um movimento muscular mas, nada substitui o conhecimento prático, imagine um médico fazer uma cirurgia baseado apenas em conhecimento teórico, antes de abrir uma pessoa é preciso abrir trocentas cobaias, coelhos, cães, porcos, etc, o que tiver disponível pra estudo. Nenhum material didático em vídeo, animação 3D, fotos, cadáveres, etc, vai ensinar de verdade como lidar com a situação real do animal vivo ali na sua frente, é preciso colocar a mão na massa, pegar um bisturi e fazer vc mesmo na raça pra aprender.
« Última modificação: 26 de Maio de 2008, 00:26:24 por mUKA »
mUKA

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #15 Online: 25 de Maio de 2008, 20:09:40 »
Citação de: mUKA
Ridículo, o cara deveria ter consciência do conteúdo do curso, eu até concordo que existem casos onde abrir animais pra mostrar certos processos fisológicos é 100% substituível por outros métodos didáticos, eu mesmo já participei de aulas onde animais foram sacrificados apenas para mostrar um movimento muscular mas, nada substitui o conhecimento prático, imagine um médico fazer uma cirurgia baseado apenas em conhecimento teórico, antes de abrir uma pessoa é preciso abrir trocentas cobaias, coelhos, cães, porcos, etc, o que tiver disponível pra estudo. Nenhum material didático em vídeo, animação 3D, fotos, cadáveres, etc, vai ensinar de verdade como lidar com a situação real do animal vivo ali na sua frente, é preciso colocar a mão na massa, pegar um bisturi e fazer vc mesmo na raça pra aprender.
Excelente! O conhecimento prático dessas aulas vale muito mais que "as alternativas em vídeo". E há motivos para serem animais sacrificados e não morto faz uma semana.

Como disse a Fabi: se o cara não quer mexer com animais, então ele que faça sociologia!

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #16 Online: 25 de Maio de 2008, 20:58:04 »
Nenhum material didático em vídeo, animação 3D, fotos, cadáveres, etc, vai ensinar de verdade como lidar com a situação real do animal vivo ali na sua frente, é preciso colocar a mão na massa, pegar um bisturi e fazer vc mesmo na raça pra aprender.
Me parece que está subestimando a grande capacidade de simulação virtual da informática. Tanto que serve para uso como simuladores de vôo, para maquinistas e até mesmo para a reabilitação de pacientes com problemas de memórias simulando situações sociais em que estes ficarim intimidados se cometessem erros em ambientes reais.

O  que me parece é que a sociedade cada vez mais vai ignorar essas expressões do senso comum como mão na massa e fazer na raça, dado a similitude técnica proporcionada pela virtualidade computacional. O que vai valer mais é a vida dos animais, sendo estendido o direito a vida dos seres humanos para as demais espécies, diminuindo assim o antropocentrismo.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Maio de 2008, 21:57:25 »

No caso específico das duas matérias  não creio que o sacrifício animal fosse indispensável
Pois é, e desde que se aceite que todos os alunos de um determinado curso sejam submetidos às mesmas condições, ao mesmo rigor, mesmos testes etc, então é o caso de transformar estas aulas práticas em aulas meramente optativas para todos, e não apenas para aqueles que alegarem "objeção de consciência".

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 26 de Maio de 2008, 00:03:22 »

No caso específico das duas matérias  não creio que o sacrifício animal fosse indispensável
Pois é, e desde que se aceite que todos os alunos de um determinado curso sejam submetidos às mesmas condições, ao mesmo rigor, mesmos testes etc, então é o caso de transformar estas aulas práticas em aulas meramente optativas para todos, e não apenas para aqueles que alegarem "objeção de consciência".
Esse é o obejetivo político por tráz de uma objeção de consciência. Mostrar a necessidade de métodos mais ecológicos segundo a visão do aluno que está protestando.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #19 Online: 26 de Maio de 2008, 00:50:53 »
Nenhum material didático em vídeo, animação 3D, fotos, cadáveres, etc, vai ensinar de verdade como lidar com a situação real do animal vivo ali na sua frente, é preciso colocar a mão na massa, pegar um bisturi e fazer vc mesmo na raça pra aprender.
Me parece que está subestimando a grande capacidade de simulação virtual da informática. Tanto que serve para uso como simuladores de vôo, para maquinistas e até mesmo para a reabilitação de pacientes com problemas de memórias simulando situações sociais em que estes ficarim intimidados se cometessem erros em ambientes reais.

O  que me parece é que a sociedade cada vez mais vai ignorar essas expressões do senso comum como mão na massa e fazer na raça, dado a similitude técnica proporcionada pela virtualidade computacional. O que vai valer mais é a vida dos animais, sendo estendido o direito a vida dos seres humanos para as demais espécies, diminuindo assim o antropocentrismo.

Simuladores são instrumentos didáticos nesses casos e não substituem a prática do mesmo jeito, nenhum piloto de avião vai ser aprovado para pilotar simplesmente pq estudou num simulador, faz parte do aprendizado e não é o aprendizado em sí, todo piloto tem que cumprir horas de vôo para ser aprovado, com instrutor, com a mão na massa, na raça! No caso de pilotos, usa-se simulador, não pq não querem sacrificar os aviões, rs, mas, pq é um recurso limitado. Os que são contra uso de animais em pesquisa que adotem e levem pra casa os animais usados em laboratório. rs

Nada contra o uso de simuladores, ao contrário, 100% a favor mas, mesmo se/quando existir um magnífico simulador de procedimentos cirúrgicos onde vc faz as incisões nos tecidos, realiza suturas, reage a "imprevistos" simulados, etc, após praticar muito nesse simulador a palavra final do aprendizado ainda vai ficar com a lição dada pelo ser vivo, o sangue jorrando e os eventos realmente imprevisíveis que vão ocorrer na realidade é que vão dar excelentes lições e não serão as últimas.
mUKA

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #20 Online: 26 de Maio de 2008, 10:45:27 »

Para uma cirurgia a quantidade de conhecimentos é assombroso, o cirurgião não deveria de aprender na hora que for fazer sua primeira cirurgia. Uma cirurgia, acima de tudo, é habilidade manual, muitos comparam com um escultor. Enquanto um avião, a única habilidade manual é apertar botões, pois até as informações do pouso são obtidas por computadores.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 26 de Maio de 2008, 11:36:20 »
Ainda insisto na subestimação dos recursos virtuais. A simulação computacional é imensa. E no caso da reportagem o aluno alegou isso. Eu concordo.

Mas deixo claro que em casos que a didática exige realmente o uso de cobaias sou a favor. Delimitar isso que me parece o mais complexo. Essa é a questão polêmica. Ningúem quer prejudicar pesquisas nem o ensino assim como ningúem quer ver animais sendo mortos inutilmente, penso eu.  :?

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Maio de 2008, 12:01:52 »
Que beleza de biológo esse aí vai ser!!!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #23 Online: 26 de Maio de 2008, 14:09:31 »
Que beleza de biológo esse aí vai ser!!!

Não acho que isso intervirá na sua capacidade profissional, ainda mais para biólogo.

Em tempo acho que há abuso sim o no uso de cobaias. Muitos animais são sacrificados sem necessidade. Eles deveriam ser usados em casos estritamente necessários somente.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Maio de 2008, 14:45:09 »
2
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!