Autor Tópico: Justiça libera aluno de biologia de aulas práticas com animais  (Lida 5124 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Justiça libera aluno de biologia de aulas práticas com animais
« Resposta #25 Online: 26 de Maio de 2008, 15:15:43 »
Olha, eu nunca vi um animal ser sacrificado sem necessidade. Nem em aula prática, nem em pesquisa.

Gostaria que vocês me mostrassem onde está toda essa matança despropositada.

Eu acho importante o contato prático sim. Evita coisas do tipo:

Numa aula de especialização em morfofisiologia uma aluna que fez graduação em Ciências com habilitação em Biologia (curso que tem bem menos aulas práticas e menor carga horária total do que Ciências Biológicas), durante a dissecação de um peixe fez a inteligente pergunta: "Mas professor, onde está o pulmão?"

Se para conseguir biólogos de qualidade é preciso ensinar usando cobaias, certamente o ganho para sociedade será bem maior fazendo-os dissecar os animais do que poupando algumas pombas.

Quem não quer contato com animais, tem a opção de fazer outros cursos. Tem até graduação em ecologia hoje em dia, para aqueles com tendências ecobobas.

E tem outra coisa... para ciências moleculares animações computacionais são interessantes sim. Para morfofisiologia não serve. Isso porque você não tem como ver uma polimerase agregada ao mRNA sintetizando proteínas. Mas na morfofisiologia as coisas não são iguais em todos os animais. Em mamíferos medula óssea produz sangue... em peixes o órgão hematopoiético é o rim. Cada grupo tem uma anatomia diferente, e normalmente, cada família tem suas peculiaridades. E cada indivíduo tem suas diferenças anatômicas. O aluno deve estar preparado para ensinar sobre todos os grupos e para taxidermizar todo tipo de animal caso necessário. Sem aulas práticas isso é impossível.

E tem mais... muito cheio de blá, blá, blá esse cara. Na minha turma se formou uma guria (infelizmente, pq não tinha condições de ser chamada bióloga) que NUNCA TOCOU NUM ANIMAL PORQUE TINHA NOJO. As amigas fizeram as práticas, mas ela ficou na dela, quieta.

Isso aí me cheira a "bicho grilo" querendo polemizar.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #26 Online: 26 de Maio de 2008, 15:18:11 »
Eu tenho um amigo meu que cursa medicina que desmaia se ver sangue... ::)
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #27 Online: 26 de Maio de 2008, 15:23:54 »
Boiol...:P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 26 de Maio de 2008, 15:41:29 »
Eu também não, mas não sou médico.

Por questões de consciência, o aluno do curso de biologia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Róber Freitas Bachinski obteve autorização judicial para não assistir às aulas das cadeiras de Bioquímica 2 e Fisiologia Animal B que implicassem a utilização de animais.

No caso específico das duas matérias  não creio que o sacrifício animal fosse indispensável: provavelmente seria usado para demonstrar o que se pode obter nas aulas teóricas. Quando tive aula de sistema locomotor no 2º período da faculdade em uma das aulas um coelho era sacrificado para , em preparado do músculo , visualizarmos a atividade das proteínas contráteis; foi um experimento que em nada acrescentou ao que já tinhamos visto nas aulas teóricas. 

Porém em se tratando de estudo anatômico não há como fugir , sem estudo na peça  você não adquire o conhecimento da anatomia ( sem falar das inúmeras variações anatômicas) , mesmo que tenha o melhor atlas ou livro texto.

Não embarco no discurso que quer negar o uso de animais em experimentações ,desde que estas realmente sejam necessárias , o problema é que em muitas aulas da graduação a utilização de experimento animal não faz diferença no final das contas.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #29 Online: 26 de Maio de 2008, 15:51:40 »
Também não sou médica, mas tive eula em cadáver (anatomia humana).

Eu fiz aulas práticas muito boas... dissecar uma cascavel e ver os ovinhos no oviduto foi muito legal... Mas eu dispensava dissecar a barata... na verdade, acho que nesta aula eu faltei... a aula de crustáceos também foi muito boa...

E cada peixe que abro é diferente... olhe as diferenças que há entre um cascudo e um lambari, um acará e uma morenita...e o muçum então!! Suas anatomias são completamente diferentes... inclusive os vermes dos seus intestinos são diferentes... :hihi:

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #30 Online: 26 de Maio de 2008, 20:34:04 »
No curso de biologia raramente tem aulas práticas sacrificando animais, o pouco que tem já é suficiente pra dar noção das coisas, não vejo problema nenhum do cara assistir umas poucas aulas práticas com animas num período de 4 anos, sendo que nem todas usam ratos então acho que o cara é um baita encrenqueiro e boiola.  lol
mUKA

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #31 Online: 26 de Maio de 2008, 21:00:36 »
Pelo menos agora a notícia é que foi dissecada. Não tinha noção de como funcionava isso num curso de biologia. Sei que existe muito exagero ambientalista, porém tem os sensatos também.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 29 de Maio de 2008, 10:33:58 »
Para pesquisa de novos remédios e testes de medicamentos, apoio o uso [...]

"Pergunte para os vivisseccionistas por quê eles experimentam em animais e eles responderão: "Porque os animais são como nós". Pergunte aos vivissecccionistas por quê é moralmente 'OK' experimentar em animais e eles responderão: "Porque animais não são como nós". A Experimentação animal apoia-se em contradição de lógica." - Professor Charles R.Magel (1920)

Recomendo: http://www.apasfa.org/futuro/frases.shtml

Abraço.
« Última modificação: 29 de Maio de 2008, 10:38:58 por Fabulous »
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #33 Online: 29 de Maio de 2008, 12:11:24 »
É claro, o "são" tem exatamente o mesmo significado nas duas situações...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #34 Online: 29 de Maio de 2008, 14:20:17 »
Faltaram algumas palavras. O texto mais condizente com a realidade seria "Porque alguns animais são fisiologicamente como nós" e "Porque vários destes animais não são como nós em inúmeros outros aspectos das suas biologias".

Entre usar cobaias humanas ou animais, eu usaria cobaias animais.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 31 de Maio de 2008, 14:07:04 »
Para pesquisa de novos remédios e testes de medicamentos, apoio o uso, com o maior respeito possível ao animal, seguindo rigidamente procedimentos que deveriam ser criados (estão?) para protege-los de sofrimentos desnecessários.

Para aulas deveria ser uma excessão, principalmente após ouvir o que falou o Luiz Souto.

Você e o Souto estão cobertos de razão com uma cereja no topo.

Edit:(depois de ler as mensagens da Nina)
Talvez sem a cereja no topo, porque como bem colocou a Nina, 'as vezes tem de ser no bicho vivo. Aí é melhor mesmo que seja no animal em vez de no homem. Sem contar que os animais usados nesse provesso foram criados pra isso. A Nina nunca vai furar o olho do Ozzie pra combinar DNA dos peixes dela com os da retina do gato e ver  que dá.

Minha visão de físico, entretanto, não me permite deixar de observar que algumas coisas poderiam ser testadas em amostras de tecidos cultivadas in vitro.

Será que esses ecochatos sentem dozinha de um peixe que eles têm de cortr no meio para poder alimentar um peixe maior, mas com a boca não tão grande?
« Última modificação: 31 de Maio de 2008, 14:15:13 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline ThePlaceboBoy

• Nível 10
  • *
  • Love will tear us apart.
« Resposta #36 Online: 11 de Junho de 2008, 00:58:40 »

"Aqui na Universidade Federal de Viçosa faz uns anos, "

Vc falou Viçosa? Faz algum curso aqui na UFV?
Your GOD device is unspecified or not detected. Cannot sync. Faith panic.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #37 Online: 11 de Junho de 2008, 16:46:32 »

"Aqui na Universidade Federal de Viçosa faz uns anos, "

Vc falou Viçosa? Faz algum curso aqui na UFV?

Desculpe, o que eu quis dizer foi "Aqui (em Minas Gerais) na Universidade Ferderal de Viçosa faz uns anos"... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #38 Online: 11 de Junho de 2008, 16:53:34 »
Infelizmente, foi esse tipo de procedimento que possibilitou a descoberta e a cura de diversas doenças, sem contar a infinidade de vantagens obtidas pelos estudos mediante experimentação com animais (vivos ou não). Quem se submete a determinados cursos precisa estar preparado para lidar com determinadas situações: lembrando que (teoricamente falando) é na faculdade que aprenderão como lidar com situações emergenciais da vida real.

Nos casos em que a vivisecação for abusiva, outros procedimentos poderão ser utilizados, claro. No entanto (não sou dessa área e posso estar falando demais), existem casos que precisam ser estudados a partir de uma avaliação do procedimento como um todo - não bastando a exposição teórica ou simulações por computador.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #39 Online: 24 de Junho de 2008, 18:26:08 »
Gente, na época que eu fazia Química, eu cheguei a assistir uma aula de Fisiologia com o pessoal da Farmácia. Por acaso, foi a aula prática de anatomia, na qual você abre um ratinho e vai analisando suas partes. Então, talvez a visão que eu tive, como alguém de fora, seja útil no tópico.

Pra começar, a professora deixou os ratinhos numa cuba de dissecação de vidro, com umas gotinhas de éter. Eram cinco ratos, para uns 20 alunos. Esperamos uns... 10 minutos? para ter certeza que os ratinhos já estavam dopados, chapados, asfixiados, e completamente mortos.

Então, cada grupo de 4 alunos pegou um rato, colocou em sua bancada, e começou a cortá-lo. Tive oportunidade de ver como era um fígado, um cérebro, um intestino, enfim, tudo. Sem ter náuseas devido ao formol, sem os órgãos estarem semi-apodrecidos.

Aos que falam de "sangue", quase não houve sangramento, pois houve a)a certeza que o rato estava morto, e b)o cuidado para não se cortar uma veia ou uma artéria sem necessidade.

Eu aprendi pra caralho com aquela aula, e imagino que os alunos da Farmácia também. E, considerando que um rato e um ser humano são idiotamente parecidos, aprendemos por extensão anatomia humana.

Eu já tinha visto pedaços de mamíferos em formol, já assisti vídeos de autópsias, mas o que aprendi mesmo foi em ver o rato sendo cortado na minha frente. Então, avalio as aulas práticas com animais como algo extremamente útil para entender a anatomia.

Na questão ética, há o dilema se se deve matar o coitado apenas por conhecimento ou não. Pensemos o seguinte:
1)Ratos não fazem planos ao futuro;
2)Você não está ameaçando uma espécie a ser extinta;
3)Mais hora, menos hora, o rato ia morrer mesmo... nem que seja de velhice.
4)Ninguém reclama (ou melhor, poucos reclamam) de se matar bois e porcos (e, sinceramente, eu me preocuparia mais com um porco que com um rato, mesmo adorando toucinho);
5)Na natureza, a chance do rato morrer de formas cruéis, sangrentas, dolorosas, seria gigantesca.

Então, defendo aulas com roedores sim.

Quanto a primatas hominídeos (todos os descendentes do ancestral comum de humanos e orangotangos), defendo somente pesquisas sobre comportamento, não-dolorosas à cobaia. (Meu motivo? Nepotismo).
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!