Autor Tópico: Contas privadas de Lula pagas com o dinheiro público  (Lida 2404 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Contas privadas de Lula pagas com o dinheiro público
« Online: 25 de Maio de 2008, 14:53:43 »
Reportagem da Folha por Leonardo Souza e Ranier Bragon

O PT bancou, com recursos públicos do fundo partidário, taxas condominiais de uma cobertura usada por familiares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo. O imóvel, de número 121, é no mesmo andar e fica de frente para a cobertura 122, comprada por Lula em 1996, no condomínio Hill House.

Em análise da prestação de contas do PT de 2006, ano de reeleição do presidente Lula, a equipe técnica do Tribunal Superior Eleitoral constatou que o PT gastou R$ 4.536,70 com taxas de condomínio do apartamento 121, "não justificado pelo partido a utilização e finalidade em área residencial". O partido arcou com despesas desse apartamento desde 2003.Três anos depois da revelação do chamado "caso Okamotto", em que o hoje presidente do Sebrae, o petista Paulo Okamotto, assumiu a paternidade do pagamento de uma dívida de R$ 29,4 mil de Lula, uma vez mais despesas relacionadas à vida privada do presidente são bancadas por terceiros -desta vez diretamente pelo PT.A lei (9.096/95) que rege o funcionamento dos partidos políticos não permite a utilização do fundo partidário -dinheiro público repassado mensalmente aos partidos- para custear despesas de caráter pessoal dos dirigentes das legendas.

Por causa dessa e de outras observações, os técnicos sugeriram a rejeição das contas do PT de 2006, o que pode resultar na suspensão do repasse do fundo ao partido. A previsão em 2008 é que o PT receba cerca de R$ 28 milhões dos cofres públicos.A recomendação da área técnica do TSE serve de embasamento ao ministro que relata o processo, Marcelo Ribeiro, que ainda não tem data para levar seu posicionamento à votação em plenário. Ribeiro pode seguir ou não essa orientação.

O Palácio do Planalto confirmou, por meio da assessoria, que o apartamento é "frequentado por pessoas da relação" de Lula, incluindo familiares. Acrescentou, sem informar os valores, que o PT bancou os custos do imóvel de 2003 a 2007 porque a cobertura era usada para guardar arquivos que o presidente doou à legenda quando foi eleito.

O Planalto também admitiu que familiares do presidente podem ter pernoitado eventualmente no imóvel, mas afirma que nunca foi moradia fixa de nenhum parente do presidente.

O partido teria retirado os arquivos de lá em 2007. Agora, o apartamento é bancado pela Presidência da República, sob o argumento de que isso "preenche necessidade de segurança" de Lula.

O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), e o secretário de Finanças do partido, Paulo Ferreira, disseram que só iriam comentar o caso após o parecer do ministro do TSE.Sob a condição de não ter seus nomes revelados, dois funcionários e dois moradores do Hill House, um condomínio de classe média, com dois blocos e 48 apartamentos, concederam entrevistas à reportagem, que esteve em São Bernardo do Campo. Os quatro confirmaram à Folha que o imóvel 121, de 186 m2 de área útil (mesma metragem da cobertura 122), é usado por familiares do presidente.

Os funcionários contaram que os filhos de Lula usam bastante a cobertura 121. Testemunharam vários pedidos de entrega no apartamento, como pizzas e pastéis.

Os dois apartamentos ocupados pela família Lula da Silva estão no bloco "A", também chamado pelos moradores de bloco "1". Contudo, na documentação do imóvel, o edifício é identificado como conjunto "E". Os moradores não souberam explicar porque o primeiro bloco é identificado na escritura como "E", uma vez que só há dois blocos no condomínio.Neste ano, a Presidência da República reservou R$ 8.721 para "locação de imóvel para atender às necessidades da equipe de segurança" do presidente no condomínio Hill House, sem no entanto identificar qual seria o imóvel.

Os funcionários do prédio ouvidos pela Folha disseram que os seguranças ficam numa sala no térreo do edifício. Questionados se não ocupariam também o apartamento 121, disseram que não, reiterando que são os familiares do presidente que usam a segunda cobertura.

De acordo com a declaração de bens de Lula enviada ao TSE em 2006, o apartamento 122 foi comprado por R$ 189 mil. Tem sala com dois ambientes, três dormitórios (uma suíte), um quarto reversível, copa, cozinha, lavanderia e uma escada em caracol que leva a um salão de festas privativo. Lula comprou-o em junho de 96, de Luiz Roberto Satriani, inadimplente, a ele apresentado pelo advogado Roberto Teixeira, amigo de longa data do presidente. Lula morou durante anos numa casa em São Bernardo emprestada a ele por Teixeira.Comentando em tese sobre o uso de dinheiro do fundo partidário para fins particulares, dois ex-ministros do TSE afirmaram que isso é motivo para rejeição das contas. "É descumprimento da lei e é motivo para rejeição das contas. Eventualmente, pode resultar em uma cobrança de ressarcimento do valor usado", disse Fernando Neves. "O fundo partidário é um grande privilégio que os partidos têm. Ele [o partido] não pode desviar os recursos oriundos do fundo para atividades outras que não aquelas especificadas. O partido político é a entidade, dentro do regime democrático, da maior importância, talvez a mais relevante de todas. Qualquer violação a um preceito por parte dos partidos políticos tem que ser severamente punida", afirmou Pedro Gordilho.

http://otambosi.blogspot.com/2008/05/famlia-lula-pode-tudo.html

http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2008/05/o-boa-vida-1-lula-o-nosso-monarca.html

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Contas privadas de Lula pagas com o dinheiro público
« Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2008, 16:33:45 »
Mentira, Lula é o presidente dos pobres, ele se põe para passar fome de propósito.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2008, 17:58:26 »
Eles esqueceram da conta do buteco da esquina de R$ 23,56 que o PT bancou da pinga que o Lula tomou...

Olha... quando esse jornal não tem o que falar... é foda...

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2008, 18:50:04 »
Eles esqueceram da conta do buteco da esquina de R$ 23,56 que o PT bancou da pinga que o Lula tomou...

:histeria:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2008, 21:05:48 »
Pois é, não se pode nem fazer uns desviozinhos de verba, comprar uma pinguinha, um apartamentinho de cobertura... essas pessoas anti-PTistas são muito radicais. ::)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2008, 21:08:38 »
Pois é, não se pode nem fazer uns desviozinhos de verba, comprar uma pinguinha, um apartamentinho de cobertura... essas pessoas anti-PTistas são muito radicais. ::)

Não é caso de Petismo ou anti-Petismo.

Investiga-se, apura-se, constata-se a irregularidade, aplica-se a Lei, seja ela qual for, doa a quem doer.
"Por quê?"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2008, 21:21:53 »
Também penso assim, só que o comentário do Hugo me pareceu como aquelas complacências partidaristas, como umas que ouvi há algum tempo, que minimizavam coisas como o caso da Land Hover de presente como intromissão na vida pessoal das pessoas, e chegavam a criticar até vaias, como "falta de respeito"... parece coisa de "1984"...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2008, 21:26:57 »
Se você der uma olhada nos relatórios do TSE sobre as contas dos Partidos Políticos, vai ficar dias e dias lendo irregularidades e mais irregularidades, a maioria mais escabrosas que essa daí do condomínio de um apartamento.

A pergunta é: porque apenas essa veio ter destaque no noticiário???
"Por quê?"

Chaves

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2008, 21:56:24 »
Se você der uma olhada nos relatórios do TSE sobre as contas dos Partidos Políticos, vai ficar dias e dias lendo irregularidades e mais irregularidades, a maioria mais escabrosas que essa daí do condomínio de um apartamento.

A pergunta é: porque apenas essa veio ter destaque no noticiário???
Pelo mesmo motivo que apenas as irregularidades dos outros aparecem nos outros veículos: quase sempre os jornais e as revistas pendem para um lado.

Mas isso não faz do comentário do Hugo algo menos infeliz.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2008, 22:38:39 »
Posso estar ficando louco. Mas a folha detonava o FHC o tempo todo na época dele. O Clovis Rossi só não falava mal do governo na segunda, porque ele não escreve neste dia. A acusação de compra de votos para a releição, o Gaspari com o termo privataria, cunhado creio por ele mesmo.
E os Petistas não reclamavam disso, ainda ajudavam na malhação (vide Eduardo Jorge, e o Dirceu reconhecendo que malharam ele excessivamente)

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2008, 22:43:03 »
Posso estar ficando louco. Mas a folha detonava o FHC o tempo todo na época dele. O Clovis Rossi só não falava mal do governo na segunda, porque ele não escreve neste dia. A acusação de compra de votos para a releição, o Gaspari com o termo privataria, cunhado creio por ele mesmo.
E os Petistas não reclamavam disso, ainda ajudavam na malhação (vide Eduardo Jorge, e o Dirceu reconhecendo que malharam ele excessivamente)

Quem tá reclamando de que onde?

Fato 1: houve uma irregularidade. Puna-se

Fato 2: a mídia brasileira, em sua maioria, é, sempre foi, e tudo indica que continuará sendo, altamente sencionalisata.

Enquanto não surge um novo caso Nardoni.........
"Por quê?"

Chaves

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Maio de 2008, 22:47:46 »
H7, vc é petista? Nem sabia...

Se vc é, saiba que não dou a minima para PT ou PSDB (ja votei em pessoas dos dois, e ja me arrependi com pessoas dos dois), alias como vc ja deve ter percebido no tópico das diferenças entre os dois governos, que praticamente não as vejo salvo o comportamento do PT de culpar as elites e a midia burguesa.

Agora, vc deve ter ouvido muitos petistas reclamando da perseguição da midia, não?

Alias, concordo com o fato de a midia ser sensacionalista, para um ou outro governo. Fator que aumenta a sensação de impunidade.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2008, 07:25:35 »
H7, vc é petista? Nem sabia...

Não. Não sou. Mas também não tenho nenhuma ojeriza especial em relação ao PT, assim como a qualquer outro partido.

Se vc é, saiba que não dou a minima para PT ou PSDB (ja votei em pessoas dos dois, e ja me arrependi com pessoas dos dois), alias como vc ja deve ter percebido no tópico das diferenças entre os dois governos, que praticamente não as vejo salvo o comportamento do PT de culpar as elites e a midia burguesa.

Eu também não dou a mínima. Só são dois porque em um só não cabe todo mundo. :biglol:

Agora, vc deve ter ouvido muitos petistas reclamando da perseguição da midia, não?

Alias, concordo com o fato de a midia ser sensacionalista, para um ou outro governo. Fator que aumenta a sensação de impunidade.

A mídia brasileira está sempre batendo na bola da vez. O santo de hoje é o capeta de amanhã e vice-versa.
"Por quê?"

Chaves

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2008, 07:27:25 »
Eu detesto o PT e sua corja.Admiro o bom governo Lula no campo econômico, mas lamento suas cagalhofanças no campo político.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Maio de 2008, 07:47:11 »

Acontece que o PT não bancou nada, isso é dinheiro público desviado que saiu do bolso de todos nós para sustentar a família  de um vagabundo.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Maio de 2008, 21:14:01 »
Também penso assim, só que o comentário do Hugo me pareceu como aquelas complacências partidaristas, como umas que ouvi há algum tempo, que minimizavam coisas como o caso da Land Hover de presente como intromissão na vida pessoal das pessoas, e chegavam a criticar até vaias, como "falta de respeito"... parece coisa de "1984"...

Não, não... não me entendam mal.

O que queria dizer é a falta de um "fato político". É como se faltasse ar para a mídia_anti_petista um "fato político".

O Pt poderá provar que não houve desvio e tal... mas a notícia veiculada já é dada como VERDADEIRA. Vide os dolares nas garrafas de run vinda de Cuba, e outras tantas...

POr que a mídia não fala mais do suposto dossiê dos cartões? é claro que quem vendeu para a mídia foi um Senador que é acobertado por ela. Pufff... a notícia morreu... vamos procurar outra, rápido...

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Maio de 2008, 21:22:33 »
Acho que são duas coisas distintas.

Primeiro com nossos partidos não podemos inocentar ninguém a priori também. Depois dos dolares na cueca e mensalão (PT), escandalo da reeleicão (PSDB), o que não podemos fazer é achar estranho uma noticia desta na midia.

Agora, os jornais várias vezes se atropelam para dar uma noticia sem os padrões de qualidade corretos... No final, mídia , partidos, etc.. são amostras de nós mesmos, brasileiros, e seria uma surpresa ter uma instituição muito melhor do que outra.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Maio de 2008, 21:28:57 »

Acontece que o PT não bancou nada, isso é dinheiro público desviado que saiu do bolso de todos nós para sustentar a família  de um vagabundo.

Qual a certeza que voce tem disso? onde está seu exercício cético?

Onde voce tirou essa conclusão? dos relatórios do TJE, do Ministério Público, ... ou de um jornal tendencioso que busca incansavelmente um golpe midiático?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Maio de 2008, 21:33:30 »
Hugo,

creio que o racional é o seguinte:

Partido X recebe dinheiro(1) do governo, o fundo partidario.
Partido X tem uma receita, venda de artigos(2), doações(3) e etc..
Partido X paga para o partidario Y uma casa.

Então, dificil falar que Y não recebeu o 1. Uma vez o montante no caixa, dinheiro é dinheiro, então a conclusão que Y recebeu 1 é razoável.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Maio de 2008, 21:37:31 »
Hugo,

creio que o racional é o seguinte:

Partido X recebe dinheiro(1) do governo, o fundo partidario.
Partido X tem uma receita, venda de artigos(2), doações(3) e etc..
Partido X paga para o partidario Y uma casa.

Então, dificil falar que Y não recebeu o 1. Uma vez o montante no caixa, dinheiro é dinheiro, então a conclusão que Y recebeu 1 é razoável.

Entendi. O danado é que esse 1 nunca acaba, é dinheiro demais... (se voce soubesse quanto é... hehehe).

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Maio de 2008, 21:41:06 »
Olha aí a turma reunida.  :?

26/05/2008 - 19h37
Executiva do PT autoriza aliança com PSDB, PPS e DEM em 12 municípios
Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

A Executiva Nacional do PT aprovou nesta segunda-feira que o partido se alie ao PSDB, PPS e DEM em 12 municípios em todo país.
"Por quê?"

Chaves

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Maio de 2008, 21:42:56 »
Pronto, agora tamo f... de vez :histeria:

quer dizer
 :chorao:

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Maio de 2008, 21:50:45 »
Olha aí a turma reunida.  :?

26/05/2008 - 19h37
Executiva do PT autoriza aliança com PSDB, PPS e DEM em 12 municípios
Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

A Executiva Nacional do PT aprovou nesta segunda-feira que o partido se alie ao PSDB, PPS e DEM em 12 municípios em todo país.

Parece um contra senso, mas a política municipal, principalmente do interiorzão do Brasil é atípica mesmo.

Esses 12 municípios estão na exceção à regra. Aqui na Paraíba já vi muitas aberrações em se tratando de alianças.

Se há um candidato de um partido, sei lá, PRdoPQP que é muito ruim (ladrão, etc...) o PSDB se alia com o PT para ver se coloca um menos pior...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Maio de 2008, 21:56:20 »
O bicho tá pegando aqui em BH.

O prefeito Fernando Pimentel (PT) e o governador Aecinho (PSDB) já teceram uma aliança. A Executiva do PT veta alegando que isso terá implicações na eleição presidencial de 2010.

O atual prefeito tá de olho no Palácio da Liberdade. Já o Aecinho, não precisa nem dizer.
"Por quê?"

Chaves

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Maio de 2008, 22:15:23 »
Em SP também ta pegando.

O Kassab tem o apoio do PV, PMDB, etc..
O Alckimin (acho) PTB, etc..

O Serra apoia o Kassab. Com essa informação, interpreto assim: Se o Kassab é indicado para a reeleição na prefeitura, sobra o Alckimin, que em 2010 vai querer concorrer a governador, empurrando o Serra para concorrer a presidente (fazendo Alckimin se aliar com o Serra), derrubando o Aécio, pois se o Aécio for para presidente, Serra fica para governador sobrando o Alckimin.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!