Autor Tópico: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina  (Lida 7078 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Herf

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.380
[Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Online: 25 de Maio de 2008, 15:21:34 »
A ideologia da esquerda latina
24 de Maio de 2008
Por Diogo Schelp, de Montevidéu



O Foro de São Paulo foi criado em 1990 como uma resposta de grupos de esquerda latino-americanos ao fim do comunismo – e agora, ao que tudo indica, está querendo ver seu renascimento. O tema da XIV edição do foro, que começou na quinta-feira, dia 22, e vai até domingo, dia 25, em Montevidéu, no Uruguai, é “A esquerda de América Latina e Caribe no Novo Tempo – A riqueza e a diversidade”. A cúpula do foro está convencida de que a esquerda da região venceu uma etapa – a de encontrar um lugar no mundo depois da derrocada da União Soviética.

Por isso, no documento de convocação para o evento em Montevidéu (que pode ser encontrado no site do PT) fala-se no “relançamento do foro”. O texto diz o seguinte: “Que as organizações integrantes do FSP que estão no governo em nível nacional ou regional façam um esforço para conceituar suas conquistas, coordenar suas ações em diferentes níveis, buscar objetivos comuns e transmitir em diferentes e permanentes formas suas experiências aos que lutam para ascender a funções governamentais.”

Essa diretriz fica mais clara quando se observa o sentimento geral que prevalece nas rodinhas de conversa nos corredores do encontro em Montevidéu. Os participantes estão extasiados com o fato de que as organizações políticas de que fazem parte estão no governo de quase metade dos países da América Latina. O objetivo para eles, agora, é dominar o resto. O assustador nesta meta é o tipo de esquerda que a cúpula do foro prefere ver no poder: a ênfase não está em administrações responsáveis como a da presidente chilena Michelle Bachelet (cujo partido também participa do evento), mas em regimes populistas e estatizantes como o de Evo Morales, na Bolívia, e Rafael Correa, no Equador. Bastante revelador foi o discurso do secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo, na cerimônia de abertura do Foro de São Paulo, na noite de ontem, dia 23. Alguns trechos:

“O neoliberalismo perdeu espaço. Nós avançamos, estamos em outro patamar. O PT quer reafirmar seu compromisso com esse foro. Temos a mais absoluta clareza que nossos adversários tentarão nos desunir. Temos a mais absoluta clareza que nossos adversários ideológicos e políticos tentarão nos desintegrar, porque sabem a força do momento que estamos vivendo. Queremos reafirmar: eles não conseguirão nos desunir. Permaneceremos unidos, combatendo o neoliberalismo.”

“É preciso apoiar o governo Evo Morales, na Bolívia. Esse governo tem pela frente uma difícil jornada no referendo convocatório. E nós temos que estar juntos, lutando pela defesa desse governo. Toda solidariedade e todo apoio ao governo [do paraguaio Fernando] Lugo.”

“Temos que combater com muito rigor as iniciativas criminosas de privatização do petróleo no México. (...) O petróleo é dos mexicanos!”

“A solidariedade a Cuba, meus companheiros, é mais importante do que nunca. Não podemos perder a referência histórica e simbólica que representa Cuba para todos nós.”

O discurso de Cardozo, em sintonia com os dos outros oradores da noite, revela alguns dos principais elementos que definem o foro:

A obsessão com o neoliberalismo – Segundo os participantes do foro, a América Latina é o que é hoje – pobre e irrelevante para o resto do mundo – por culpa das políticas de privatizações e de responsabilidade fiscal implementadas na década de 90 e pela ingerência americana nos assuntos internos dos países da região (leia abaixo). O ódio ao neoliberalismo é um recurso cômodo para os ideólogos do foro porque serve para qualquer coisa, mas não vai no cerne da questão. Este seria, na visão do historiador peruano Álvaro Vargas Llosa, o seguinte: as reformas liberais fracassaram na América Latina simplesmente porque foram incompletas, não por estarem equivocadas a priori. Segundo Vargas Llosa, em alguns países, por exemplo, as privatizações foram mal feitas e apenas substituíram o monopólio estatal pelo privado.

O antiamericanismo – Para a cúpula do foro, seus verdadeiros adversários não são os partidos de direita, mas os Estados Unidos. A tese é de que, se não fosse pelo desinteresse político que os americanos demonstraram pela região após a queda da União Soviética, a esquerda jamais teria chegado ao poder em muitos países latino-americanos. Os participantes do foro também estão convencidos de que os Estados Unidos continuam sendo uma ameaça e que por isso a esquerda precisa se unir. Disse Carlos Gaviria, ex-candidato à presidência colombiana, em seu discurso na cerimônia de abertura: “Estamos diante do império mais poderoso que a humanidade conheceu”. Na entrevista a VEJA, na quinta-feira, o secretário-executivo do foro Valter Pomar disse que, para fazer frente a esse império, é preciso “integrar a região latino-americana entre si”, em vez de aliar-se (leia-se: assinar tratados comerciais) com os americanos. No documento de convocação, a falecida Alca (Área de Livre Comércio das Américas) é apresentada como uma “nova forma de colonização e predomínio estadunidense de norte a sul do continente”. Por todo o documento há referências críticas aos Estados Unidos. Alguns exemplos: “a extrema periculosidade do Plano Colômbia, que é parte do orçamento federal dos Estados Unidos”, “a agressão de Colômbia a Equador, efetuada com premeditação e aleivosia mediante elementos de alta tecnologia fornecidos pelos Estados Unidos” e “persistentes agressões imperialistas”.

A solidariedade à ditadura comunista cubana – O discurso de encerramento da cerimônia de abertura – e o mais longo, também – foi feito por Fernando Ramírez, secretário de relações internacionais do Partido Comunista cubano. Sua fala foi permeada por gritinhos entusiasmados vindos da platéia e terminou, sob aplausos, com um retumbante “Viva la revolución! Viva el socialismo! Hacia la vitória, siempre!”.

O foro é um espaço de influência do PT na América Latina – O que o PT tem a ver com as privatizações no México, mesmo? Fundador do Foro de São Paulo, o partido brasileiro desde o início o utilizou para ganhar projeção e influência regional. A estrutura do Grupo de Trabalho (uma espécie de cúpula ideológica do foro) reflete isso. Com a palavra, Valter Pomar: “O Foro de São Paulo não é um conjunto orgânico. Como o próprio nome diz, é um foro que se reúne uma vez ao ano. Temos um Grupo de Trabalho composto por partidos de dezesseis países – basicamente aqueles em que, ao longo dos últimos dezoito anos, a esquerda se consolidou mais ou já tinha alguma força antes. A instituição permanente do Foro de São Paulo, portanto, é o Grupo de Trabalho. Os partidos que o compõem mudaram ao longo dos anos, mas o PT e o Partido Comunista cubano sempre fizeram parte. O Grupo de Trabalho se reúne uma vez a cada quatro ou cinco meses. O Grupo de Trabalho, no segundo ou terceiro foro, não me lembro bem, resolveu constituir uma secretaria-executiva, que é ocupada desde o inicio pelo PT. E o PT convencionou que a função deve ficar a cargo do secretário de relações internacionais do partido.”

Os representantes do PT no foro não se preocupam em defender os interesses brasileiros no exterior – A referência a Evo Morales e a Fernando Lugo são claras. Ambos têm como bandeira o nacionalismo energético, contra os interesses brasileiros. O documento de convocação do foro vai além: “A oligarquia de Santa Cruz [na Bolívia] e outros departamentos limítrofes organizam febrilmente um referendo ilegal, de caráter abertamente separatista, que aponta à divisão do país e à perda de sua unidade territorial com o propósito de manter em suas mãos a riqueza em hidrocarbonetos e gás e a grande propriedade latifundiária.” Primeiro, há nesse trecho uma distorção da realidade. O referendo de Santa Cruz, em que ganhou o “sim”, pedia para o departamento uma autonomia administrativa semelhante à que os estados têm no Brasil. Não tem nada a ver com separatismo. Segundo, o texto demonstra o desprezo do foro pelos bem-sucedidos produtores rurais de Santa Cruz, a esmagadora maioria deles brasileiros.

A reunião é um saco de gatos – A preocupação de Cardozo com a desunião dos membros do foro faz sentido: além do ódio irracional ao neoliberalismo, do antiamericanismo e da solidariedade à ditadura cubana, não há muitas outras idéias que unam os participantes do encontro. Há, por exemplo, o caso do Chile, que tem no foro um partido que está no comando do país e outro que lhe faz oposição. O secretário-executivo do Foro de São Paulo, o petista Valter Pomar, chamou a isso de “pluralidade” na entrevista que concedeu a VEJA, no primeiro dia do evento: “Se você me perguntar: o Foro de São Paulo é socialista? Vou dizer: não. O Foro inclui partidos de esquerda, com certeza, e muitos deles são socialistas. Outros são progressistas, que não escrevem o socialismo como tal em sua sigla. A idéia é de nos agruparmos com muita pluralidade, com uma crítica muito forte do neoliberalismo e na busca por uma alternativa.”

Fonte: Veja.com

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2008, 15:26:28 »
A obsessão com esse tal Foro beira a paranóia.

Um balaio de gatos desses, sem representatividade nenhuma.  :(

Esse tipo de reunião não passa de desculpa pra cachaçada.  :P
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2008, 15:58:17 »
O pessoal acha que a esquerda é unida e que o Foro é uma versão da Internacional Comunista :D
No final das contas é como disse o HSette , um balaio de gatos ,porque na hora do  vamos ver cada um segue a diretriz que quer e não avisa aos outros. Mas alguma vez uma reunião de organizações de esquerda foi diferente?
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Rhyan

  • Visitante
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2008, 20:22:16 »
Imagina se fosse o PSBD que tivesse reuniões com grupos terroristas...

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2008, 20:27:34 »
Imagina se fosse o PSBD que tivesse reuniões com grupos terroristas...


Por mim... podem fazer reunião até com o capeta.

Aproveitam e ficam lá pelo inferno mesmo.  :twisted:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2008, 20:46:31 »
Imagina se fosse o PSBD que tivesse reuniões com grupos terroristas...

Grupos terroristas ?  :?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2008, 21:10:37 »
Citar
Segundo os participantes do foro, a América Latina é o que é hoje – pobre e irrelevante para o resto do mundo – por culpa das políticas de privatizações e de responsabilidade fiscal implementadas na década de 90 e pela ingerência americana nos assuntos internos dos países da região (leia abaixo). O ódio ao neoliberalismo é um recurso cômodo para os ideólogos do foro porque serve para qualquer coisa, mas não vai no cerne da questão.

Vixe, esse povo vive em outro planeta...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2008, 21:11:47 »
Imagina se fosse o PSBD que tivesse reuniões com grupos terroristas...

Grupos terroristas ?  :?

ele se refere às farc.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2008, 21:14:32 »
Mas onde está isso ?  :hmph:
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #11 Online: 25 de Maio de 2008, 21:29:03 »
menos cinismo, hsette, sim?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #12 Online: 25 de Maio de 2008, 21:31:02 »
Cinismo porque?
Pirou meu chapa?
Você me parece meio paranóico.

A página do Pravda abriu normal aqui.

Achei até isso por lá:



Não sei não, mas esse negócio de ser guerrilheiro até que deve ser interessante!  :biglol:


PS: vai ver seu micro tem algum tipo de preconceito contra determinadas páginas.  :histeria:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #13 Online: 25 de Maio de 2008, 21:33:44 »
se eu lhe acuso de algo e você age de acordo com a acusação, então não há muito o que dizer, há?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #14 Online: 25 de Maio de 2008, 21:38:00 »
se eu lhe acuso de algo e você age de acordo com a acusação, então não há muito o que dizer, há?

Cara, tu tá muito estressado com esse negócio de Foro de São Paulo.
Vou sair do Tópico, pois não estou a fim de atrito por pouca coisa (ou nada mesmo, que é o que eu acho sobre isso).

Sinceramente, não tive a menor intenção de ser cínico. Felizmente esse não está entre meus defeitos que são muitos. Só tentei colocar um pouco de descontração.

Se fui mal compreendido, sinto muito e desculpo-me.

Fui!  :ok:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #15 Online: 25 de Maio de 2008, 22:40:25 »
Mas então tiveram reunião com 'o espírito' de grupos terroristas ... palavras do escritor da matéria ! :)

Bom, eu também não estou afim de voltar ao assunto de tooooodos os tópicos com cheiro a comunismo-PT-esquerda-FARC.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #16 Online: 26 de Maio de 2008, 09:43:11 »
Imagina se fosse o PSBD que tivesse reuniões com grupos terroristas...

Grupos terroristas ?  :?

O próprio PT ué. Terrorismo não é só jogar avião em prédios...

Quanto as FARC, os esquerdistas mais fanáticos, que são muitos, sempre flertaram com estes terroristas, todo mundo sabe disso.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #17 Online: 26 de Maio de 2008, 11:06:58 »
Também sou do time dos que acham que esse fórum é mais um pretexto para discursos vazios regados a uísque...

Por outro lado, o que me irrita e preocupa mesmo é a atitude dos petistas envolvidos: eles realmente demonstram não ter os
interesses dos brasileiros em mente, e ao contrário preferem defender uma ideologia utópica. Isso é inadmissível em um partido
que se diz sério e que além disso está no poder.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #18 Online: 26 de Maio de 2008, 12:10:27 »
Citar
Também sou do time dos que acham que esse fórum é mais um pretexto para discursos vazios regados a uísque...


Desculpe, mas não dá para achar que é só um grupo de bêbados amigos do Lullalá se reunindo em um boteco imundo.

Todo mundo sabe que as FARCS sobrevivem do tráfico de drogas, todo mundo sabe que as FARCS recebem apoio de grupos armados, todo mundo sabe que gente como o Chapolim Colorado apóia esses grupos armados, todo mundo sabe que gente do PT se reúne com as FARCS  .

Corrupção, tráfico de drogas, financiamento de campanhas politicas feitas com dinheiro de drogas, desvio de verbas públicas  comprando decisões da justiça...não te preocupa saber que o ilustre presidente da República é amigo desse pessoal?

Desculpem o palavreado, mas o Lullalá parece cavalo de desfile de Sete de Setembro: Caga e anda enquanto o público continua aplaudindo.
« Última modificação: 26 de Maio de 2008, 12:27:14 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Iconoclasta SP

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 376
  • Sexo: Masculino
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #19 Online: 26 de Maio de 2008, 12:32:10 »
Este Foro pode até pretender criar uma nova União Soviética na América Latina, a questão é: querer é uma coisa, fazer é outra.

O engraçado é que, segundo alguns malucos, estamos "à véspera de uma Revolução Comunista no Continente" e só eles sabem disso. As privatizações no Brasil continuam, os organismos de avaliação econômica colocam o Brasil em condição de país confiável para investimentos, o Partido Republicano americano, através da figura do Presidente dos USA, G. Bush, estabelece parcerias para desenvolvimento estratégico de biocombustíveis com o Lula (totalmente na contra-mão do interesse Venezuelano) e o PT tem poucas condições de conseguir um terceiro mandato consecutivo.

A CIA e os órgãos de inteligência e segurança dos Estados Unidos não sabem de nada , a Rússia não sabe de nada e exporta capitalistas e lobbistas para o Brasil ao invés de guerrilheiros, as Bolsas de Valores não sabem de nada, os avaliadores de risco não sabem de nada, enfim, só quem sabe que uma nova União Soviética está por surgir é o Olavo de Carvalho e seus seguidores. Isso é subestimar demais as fontes de informação dos grandes capitalistas e dos serviços de inteligência.

Obviamente não se trata de uma reunião para tomar uísque, o que eles decidem por lá pode ter implicações nas questões de fronteira e demais aspectos estratégicos. Não nego que é importante saber de tudo o que acontece neste tipo de reunião, porém dar todo este poder ao Foro de São Paulo é mais do que saudosismo da Guerra Fria, é psicose pura.

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #20 Online: 26 de Maio de 2008, 12:35:22 »
Sendo que a Revolução Comunista Latino-Americana está para ocorrer semana que vem há mais de 50 anos... é por isso que eu não levo essas notícias do FSP a sério.

Offline Nightstalker

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.354
  • Sexo: Masculino
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #21 Online: 26 de Maio de 2008, 12:40:22 »
A Revolução não é mais marxista, eles fazem uso de um aparato ideológico mais sofisticado, agora a Revolução é "de dentro para fora" como diria Gramsci.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #22 Online: 26 de Maio de 2008, 12:45:04 »
Tão sofisticada que agora eles se utilizam do aparato capitalista, defendem bandeiras desenvolvimentistas, querem quebrar barreiras protecionistas lá fora, etc. Deve ser uma vertente do capitalis... comunismo chinês :-)

Aliás, já disse várias vezes aqui que o problema do Brasil não é ser Social-Democrata ou Liberal -- é ter o PIOR dos dois sistemas mesclados.

Offline Iconoclasta SP

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 376
  • Sexo: Masculino
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #23 Online: 26 de Maio de 2008, 12:54:45 »
Lenin falou que antes de matar o capitalismo é necessário engordá-lo. Alguns acham que é isso que está sendo aplicado pelo PT.

Gostaria de saber quem é que consegue engordar um porco tirando 40% da sua ração sob a forma de impostos. O Brasil não precisa de revolução socialista, o Estado já é o dono da situação. Tenta abrir e fechar uma empresa e, depois de todo o procedimento, diga o que você acha do capitalismo no Brasil.

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: [Foro de São Paulo] A ideologia da esquerda latina
« Resposta #24 Online: 26 de Maio de 2008, 13:05:12 »
Lenin falou que antes de matar o capitalismo é necessário engordá-lo. Alguns acham que é isso que está sendo aplicado pelo PT.

Quem diz isso ou é paranóico, ou não conhece a Hidra de Sete Cabeças que são os partidos de esquerda -- o PT em particular. Lá dentro encontra-se tantas divergências, tantas correntes que é surpreendente que não tenham rachado ainda mais do que racharam depois do episódio do Mensalão e de outros escândalos.

Às vezes eu acho que a única coisa que mantém os velhos companheiros unidos é exatamente isso: eles passaram pela Ditadura juntos e não querem se separar, apesar de terem ideologias e programas diametralmente opostos, muitas vezes.

Citar
Gostaria de saber quem é que consegue engordar um porco tirando 40% da sua ração sob a forma de impostos.


Exatamente... e ainda querem ressucitar a CPMF, depois de mais uma arrecadação recorde :hmph:

Citar
O Brasil não precisa de revolução socialista, o Estado já é o dono da situação. Tenta abrir e fechar uma empresa e, depois de todo o procedimento, diga o que você acha do capitalismo no Brasil.

Vide meu último comentário. A gente paga imposto de Social-Democracia, tem burocracia Socialista e recebe serviços de Lassez-Faire.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!