Autor Tópico: Cálculo e Física  (Lida 4486 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Cálculo e Física
« Online: 28 de Maio de 2008, 00:12:52 »
Pretendo fazer vestibular no final do ano para algum curso da área de exatas. Como estou com um tempo livre, quero aproveitar para me introduzir no tão temido Cálculo, que costuma pegar muita gente de surpresa no primeiro semestre.

Queria saber do pessoal de exatas o livro de Cálculo e o de Física mais adequado para quem quer estudar essas matérias sozinho. Há algum melhor que os do Howard Anton? E, no caso da Física, ouvi falar que os livros do autor Alaor Chaves são muito bons, e que os do Halliday são horríveis. Procede?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re: Cálculo e Física
« Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2008, 00:32:07 »
Em física básica, já que você vai estudar sozinho, vale dar uma olhada nas Feynman lectures. São três volumes introdutórios muito bons. O Alaor eu não conheço suficientemente. Muita gente recomenda o Moysés. Ele é mais rigoso que o Halliday, mas aí depende de que tipo de interesse você tem com a física. O mesmo raciocínio vale para os livros de cálculo. Existem alguns bastante formais em termos matemáticos (Apostol, Courant, Spivak), outros nem tanto (Guidorizzi) e outros bem menos, que acabam tentando explorar de uma forma mais intuitiva e menos matematicamente rigorosa (Stewart, acho que o próprio Anton que você citou). Vai depender dos caminhos que você quer dar pra sua formação. Mais do que isso, estudar sozinho cria uma dependência grande do livro, fazendo com que você realmente precise ter uma relação boa com ele.

Dizem que livro é que nem mulher, cada um gosta de um jeito, mas se é muito mal falada é bom tomar cuidado.  :D
« Última modificação: 28 de Maio de 2008, 00:35:26 por Ricardo M »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2008, 00:35:10 »
Para cálculo, pegue o livro do Granville. É simplesmente maravilhoso, e faz a matéria parecer a coisa mais elementar do mundo.

É bem antigo, aliás, mas você pode encontrar um .pdf legalizado aqui.

Para Física eu recomendo a excelente coleção do Moysés Nussensveig, da UFRJ. Eu prefiro a versão com a tipografia manuscrita, mas não tem exercícios.

O texto do Halliday-Resnick-Walker realmente não é muito bom, mas os exercícios são interessantes para quem começa.

A Coleção de Física de Berkeley é antiga também, mas vale muito a pena. E se você estiver se sentindo ousado, sempre tem o Feynman Lectures, que é delicioso. Mas meio assustador pro calouro.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2008, 00:41:33 »
O Ricardo citou uns muito bons (tá aprendendo, garoto! :)), só gostaria de acrescentar aos de cálculo o livro do Piskunov, que como outros autores da escola russa é bem técnico, mas é ótimo pra treinar. E eu, em particular, acho o Anton muito bobinho...

De Física, só queria lembrar que o Feynman Lectures é muito bom (e se não me engano acabou de sair uma edição em português) e instrutivo, mas como livro-texto prefira outro, mais "padrão", como os do Moysés. Muito bons também são os dois volumes do Alonso & Finn, na minha opnião melhores que os do Moysés.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2008, 00:42:40 »
Muito obrigado! :)

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2008, 00:45:28 »
Eu ando meio desanimado com a física, pra falar a verdade. Estou gostando muito de algumas coisa na universidade (desde o ambiente até as aulas de cálculo), mas percebo que já senti mais vontade de ser físico...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2008, 00:47:42 »
Você pode sair da Física, mas a Física jamais vai abandonar você :lol:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Maio de 2008, 00:59:21 »
Eu ando meio desanimado com a física, pra falar a verdade. Estou gostando muito de algumas coisa na universidade (desde o ambiente até as aulas de cálculo), mas percebo que já senti mais vontade de ser físico...
Sabe que estou sentindo a mesma coisa?

Eu já senti coisa parecida antes; mas normalmente isso decorre de algum outro problema, comigo (e com alguns amigos que já falei) normalmente é medo do futuro ou a pressão atual pelas provas, trabalhos, etc... Cobrança é foda, sempre desanima a gente. Faz a gente perceber que a área não é como imaginávamos...

O fato é que normalmente todo mundo se sente desanimado do curso em algum momento dele e quer mudar... A boa notícia é que na maioria das vezes isso é passageiro...

Para vocês terem uma idéia, atualmente está me dando vontade de mandar tudo para o inferno, aprender a tocar piano e viver de música...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 28 de Maio de 2008, 09:13:25 »
Bom, então vou confessar uma coisa para vocês: apesar do meu entusiasmo pela Física não ter diminuído nem um pouco, estou um bocado desanimado. Tenho que re-ordenar as equações da minha Monografia, escrever um Abstract e colocar um gráfico - trabalho para menos de duas horas - e estou enrolado faz 3 meses. As razões para isso são várias, que não convém mencionar agora, mas o ponto é: não se pode desistir. Se DEPOIS a vida nos levar para outra carreira, ou outra atividade, então tudo bem. Mas que se conclua o que está fazendo, agora que falta tão pouco :-)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #9 Online: 28 de Maio de 2008, 11:13:56 »
Muito obrigado! :)

Sempre achei que você faria economia...

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Maio de 2008, 11:15:26 »
Sabe que estou sentindo a mesma coisa?

Eu já senti coisa parecida antes; mas normalmente isso decorre de algum outro problema, comigo (e com alguns amigos que já falei) normalmente é medo do futuro ou a pressão atual pelas provas, trabalhos, etc... Cobrança é foda, sempre desanima a gente. Faz a gente perceber que a área não é como imaginávamos...

O fato é que normalmente todo mundo se sente desanimado do curso em algum momento dele e quer mudar... A boa notícia é que na maioria das vezes isso é passageiro...

Para vocês terem uma idéia, atualmente está me dando vontade de mandar tudo para o inferno, aprender a tocar piano e viver de música...

Normal.

Eu também odeio minha formação e tenho ódio particular de papel...

Fazer o quê, raros são os hiper contentes com tudo. E quanto a vagabundagem para escrever coisas como monografias, vocês não são os únicos.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 28 de Maio de 2008, 11:19:33 »
É que no meu caso chega a ser patológico. É sério, falta algo como duas horinhas de trabalho e continuo enrolando. É quase como se eu não quisesse me formar.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Maio de 2008, 11:44:11 »

Procure uma IC. Tá certo que você começou agora e provavelmente só ano que vem vai saber física suficiente para fazer algo que preste na iniciação, mas você já pensou em que área pretende trabalhar? (Lembra das palestras que você assistiu no começo do ano?). Se você assistir aos convites à Física e aos colóquios de quinta, certamente verá algo que o estimule.  E lembre-se do que disse uma vez o Piza: "O aprendizado é uma experiência traumática"
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Maio de 2008, 11:47:29 »
É que no meu caso chega a ser patológico. É sério, falta algo como duas horinhas de trabalho e continuo enrolando. É quase como se eu não quisesse me formar.

:ok:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #14 Online: 28 de Maio de 2008, 11:58:31 »
Mike Slackenerny foi inspirado em mim...  :chorao: :hihi:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Maio de 2008, 12:23:15 »

Essa é a graça do PHD :histeria:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Maio de 2008, 12:25:31 »

Sei como é. Pretendo ir num médico para ver se é possível acelerar meu metabolismo de reptil.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Maio de 2008, 12:27:35 »
Pretendo ir num médico para ver se é possível acelerar meu metabolismo de reptil.

Experimente tomar sol. Funciona com répteis.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Maio de 2008, 12:29:24 »
Pretendo ir num médico para ver se é possível acelerar meu metabolismo de reptil.

É...mas pior que estou falando sério. Eu sinto sono todo o dia e uma letargia que toma conta de mim. Eu não gasto meu tempo com outras coisas, eu gasto não fazendo nada. Eu consigo ficar parado por horas sem fazer e nem pensar em nada.

Por isso quer ver se existe alguma razão física para isso. Por que na base da vontade eu não consigo superar, já tentei o que deu...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #19 Online: 28 de Maio de 2008, 12:31:03 »

Essa é a graça do PHD :histeria:

Pois é. O legal é que muitas das tirinhas são baseadas em "fatos reais". Por exemplo:

Isso já aconteceu comigo...  :vergonha:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Maio de 2008, 12:32:42 »
No meu caso eu consigo perder horas e horas esperando e-mails chegarem para respondê-los. Toda manhã, depois que acordo (normalmente às 9:30), fico 2 horas na frente do micro esperando e-mails chegarem e respondendo a eles (normalmente são notificações de resposta a tópicos daqui...) e enqünato isso peu penso coisas do tipo "eu devia estar fazendo tal coisa..."
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 28 de Maio de 2008, 12:34:57 »
Pois é. O legal é que muitas das tirinhas são baseadas em "fatos reais".
É claro que são, olha como funciona:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #22 Online: 28 de Maio de 2008, 12:36:08 »

É...mas pior que estou falando sério. Eu sinto sono todo o dia e uma letargia que toma conta de mim. Eu não gasto meu tempo com outras coisas, eu gasto não fazendo nada. Eu consigo ficar parado por horas sem fazer e nem pensar em nada.

Por isso quer ver se existe alguma razão física para isso. Por que na base da vontade eu não consigo superar, já tentei o que deu...

Já ouvi dizer que isso pode ser causado por uma alimentação pobre em proteínas. Algumas vezes, depressão também pode se
manifestar dessa forma (sem necessariamente causar tristeza excessiva).

(E eu que pensava que era o único que perdias horas por dia na web... Bom saber que não sou o único vagabundo preguiçoso
adepto do ócio criativo.  :hihi:)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #23 Online: 28 de Maio de 2008, 13:03:58 »
Perder horas preciosas na internet é o mal do século.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Maio de 2008, 13:08:33 »
Um amigo (aliás, é o worf daqui) me recomendou um livro de auto-ajuda chamado Getting Things Done, parece ser bom para procrastinadores como nós... Mas vencer a procrastinação para ler o livro está difícil...
« Última modificação: 28 de Maio de 2008, 13:12:26 por Oceanos »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!