com ênfase em Física Médica.
Me falaram que "física médica" é uma espécie de "curso superior em radiologia". Isso procede? (É claro que foi forçado, mas queria saber se pelo menos tem alguma relação e tal..)
Bom, relação até existe, mas não dá para dizer que procede. O bacharel em física com especialização em FM, ou o bacharel em física com habilitação (ênfase) em FM pode partir para a pesquisa ou trabalhar direto no hospital. No trabalho hospitalar existem duas áreas de atuação: diagnóstico (radiodiagnóstico e medicina nuclear) e tratamento (radioterapia).
No caso do radiodiagnóstico ("superior em radiologia") o físico desempenha funções técnicas como controle de qualidade do equipamento, levantamento radiométrico e controle dos rejeitos, além de supervisionar o uso e a proteção da radiação.
Eu ainda não posso te esclarecer muito pois estou no primeiro semestre e só verei essas coisas mais adiante, mas creio que respondi tua dúvida. Essa relação entre FM e radiologia é bem evidente pois foi só com a criação do raio-X e às pesquisas sobre radioatividade, desenvolvidos no final do século XIX, que a relação entre a física e a medicina começou a ficar mais estreita e começou a ter necessidade de algum físico em hospital. Mas não dá para dizer que o curso é voltado só para a radiologia pois existem outras opções, não só as que citei como outras.
Isso o que eu falei é mais para o caso do Brasil, em países mais desenvolvidos a situação é mais extensa. Interessante notar que segundo a American Association for Physicists in Medicine, 85% dos físicos médicos formados vão atuar em diversas formas de tratamento e que apenas 10% atuam no diagnóstico por imagem (caso do radiodiagnóstico).
Esses dias eu dei uma incrementada no artigo sobre FM na Wikipédia, se quiser dar uma olhada:
http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%ADsica_m%C3%A9dicaEDIT: Se ficou alguma dúvida pode perguntar que tentarei responder.
EDIT 2: Esqueci de mencionar que a área de radiodiagnóstico é bem ampla envolvendo radiografia, mamografia, ultrassonografia e tomografia. Daí que isso contribui para a idéia de "superior em radiologia".