Autor Tópico: Cálculo e Física  (Lida 4487 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Cálculo e Física
« Resposta #25 Online: 28 de Maio de 2008, 13:10:33 »
Normal.

Eu também odeio minha formação e tenho ódio particular de papel...

Fazer o quê, raros são os hiper contentes com tudo. E quanto a vagabundagem para escrever coisas como monografias, vocês não são os únicos.
Eu não chego a odiar minha formação; mas hoje eu percebo que entrei na computação mais por aptidão do que por gostar mesmo...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 28 de Maio de 2008, 13:19:25 »
Eu ando meio desanimado com a física, pra falar a verdade. Estou gostando muito de algumas coisa na universidade (desde o ambiente até as aulas de cálculo), mas percebo que já senti mais vontade de ser físico...

Procure uma IC. Tá certo que você começou agora e provavelmente só ano que vem vai saber física suficiente para fazer algo que preste na iniciação, mas você já pensou em que área pretende trabalhar? (Lembra das palestras que você assistiu no começo do ano?). Se você assistir aos convites à Física e aos colóquios de quinta, certamente verá algo que o estimule.  E lembre-se do que disse uma vez o Piza: "O aprendizado é uma experiência traumática"

A palestra do Piza no começo do ano foi muito boa!

Eu cheguei a pensar nessa possibilidade, fazer uma IC num laboratório menos exigente lá do IFUSP que aceitasse alguém no começo do curso, mas não sei se seria o ideal. Possivelmente eu vou me inscrever no processo seletivo do CM. Aliás, essa já era a idéia antes mesmo de entrar na USP. Ou, numa outra hipótese, prestar vestibular novamente para outro curso. Eu ainda estou no começo, melhor corrigir possíveis erros de escolha agora do que depois. Nunca se sabe...

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #27 Online: 28 de Maio de 2008, 13:29:09 »
Se eu fosse rico, eu faria filosofia e depois economia. Infelizmente eu não sou... então tenho que ficar no Direito mesmo. (Eu gosto do curso, mas minha motivação principal é o dinheiro que a formação pode me render)
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #28 Online: 28 de Maio de 2008, 13:38:59 »
Normal.

Eu também odeio minha formação e tenho ódio particular de papel...

Fazer o quê, raros são os hiper contentes com tudo. E quanto a vagabundagem para escrever coisas como monografias, vocês não são os únicos.
Eu não chego a odiar minha formação; mas hoje eu percebo que entrei na computação mais por aptidão do que por gostar mesmo...

Todo mundo fala que eu levo jeito para a coisa... Até acho que eu faço bem o que faço, todavia, o interno não corresponde ao externo...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #29 Online: 28 de Maio de 2008, 13:44:24 »
Tem duas tirinhas do PhD Comics em que o Mike finalmente conclui a tese dele e vai entregar na Diretoria Acadêmica. Ele sai de casa e tem uma multidão aguardando, silenciosa. A tirinha seguinte é ele chegando na DAC e a expectativa aumentando.

Eu chorei convulsivamente quando li essas duas tiras, cara.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #30 Online: 28 de Maio de 2008, 13:47:25 »
Eu sinto inveja de vocês, gostaria de poder ter tempo para poder ficar ociosa algumas vezes, mas para quem não tem sorte na vida a solução é ralar muito mesmo! Quem me dera poder cursar física na faculdade. Nem mesmo aulas oferecidas por pessoas aqui do forum eu consigo tempo....trabalho fora, trabalho em casa...

"Tinha que engravidar, criar, envelhercer, morrer... como todos esperavam
Tinha que renunciar, agradar, obedecer, vencer... como todos desejavam "

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 28 de Maio de 2008, 13:51:19 »
Eu sinto inveja de vocês, gostaria de poder ter tempo para poder ficar ociosa algumas vezes, mas para quem não tem sorte na vida a solução é ralar muito mesmo! Quem me dera poder cursar física na faculdade. Nem mesmo aulas oferecidas por pessoas aqui do forum eu consigo tempo....trabalho fora, trabalho em casa...

"Tinha que engravidar, criar, envelhercer, morrer... como todos esperavam
Tinha que renunciar, agradar, obedecer, vencer... como todos desejavam "

beijos

Pior que eu tenho muito para fazer... mas me ferro completamente em razão da letargia... o resultado são coisas acumulando e eu fazendo tudo em cima da hora como um lunático, quando não há mais alternativa.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #32 Online: 28 de Maio de 2008, 13:58:55 »
No meu caso eu poderia dizer que é o trabalho com coisas fora da Física, o que é apenas parcialmente verdade -- o fato é que Procrastinação é uma patologia e que se não for tratada leva a muita dor de cabeça e frustração.

:-(

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #33 Online: 28 de Maio de 2008, 13:59:20 »
Bom, neste caso, então não sinto inveja de você Amenemés, apenas desejo melhoras para você....

beijão bem gostoso pra ti :beijos:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 29 de Maio de 2008, 22:53:35 »
O Ricardo M já falou praticamente tudo. Eu só queria colocar que gosto muito do Eisberg para entender alguns conceitos físicos. Reitero também que o Moysés é excelente, mas apesar das ressalvas ao Halliday, ele é útil em alguns "primeiros passos".

De cálculo eu tenho gostado muito do Courant.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 29 de Maio de 2008, 23:05:12 »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 29 de Maio de 2008, 23:16:09 »
:vergonha:  :)

Cuidado que isso é crime E pecado :twisted:

Voltando ao papo sério: O Eisberg é um terror. Ele conta historinha e tudo mais, mas a edição do livro é horrível. Além disso, um livro chamado FÍSICA QUÂNTICA que tem a solução do poço infinito quadrado unidimensional num apêndice é no mínimo duvidoso ;)

Eu acho que o problema é com o Resnick: todo mundo xinga o Eisberg e o Halliday, por serem superficiais demais, for dummies. Como o Resnick está na intersecção dos dois, deve sobrar pra ele...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 29 de Maio de 2008, 23:19:33 »
Possivelmente eu vou me inscrever no processo seletivo do CM.

É uma boa, mas estude! CM é um curso interessantíssimo.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 30 de Maio de 2008, 00:09:14 »
O Ricardo M já falou praticamente tudo. Eu só queria colocar que gosto muito do Eisberg para entender alguns conceitos físicos. Reitero também que o Moysés é excelente, mas apesar das ressalvas ao Halliday, ele é útil em alguns "primeiros passos".

Você está cursando física também, Fernando?

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #39 Online: 30 de Maio de 2008, 13:24:12 »
Citação de: SnowRaptor
Cuidado que isso é crime E pecado  :twisted:

Tá....não entendi....é piada interna aqui do forum?....E se beijar é crime vou pegar prisão perpétua, eu amo beijar!.....

beijos ;=)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 30 de Maio de 2008, 13:27:16 »
Citação de: SnowRaptor
Cuidado que isso é crime E pecado  :twisted:

Tá....não entendi....é piada interna aqui do forum?....E se beijar é crime vou pegar prisão perpétua, eu amo beijar!.....

beijos ;=)

É nada! ele é invejoso  :)

Snowraptor :beee:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #41 Online: 30 de Maio de 2008, 13:41:34 »
:vergonha:  :)

Cuidado que isso é crime E pecado :twisted:

Voltando ao papo sério: O Eisberg é um terror. Ele conta historinha e tudo mais, mas a edição do livro é horrível. Além disso, um livro chamado FÍSICA QUÂNTICA que tem a solução do poço infinito quadrado unidimensional num apêndice é no mínimo duvidoso ;)

Eu acho que o problema é com o Resnick: todo mundo xinga o Eisberg e o Halliday, por serem superficiais demais, for dummies. Como o Resnick está na intersecção dos dois, deve sobrar pra ele...

Atualmente dou aula para a turma da Física usando o Sears e Zemansky, com uma boa dose de Moysés e uma pitada de Feynman
para complementar.

As lectures do Feynman são ótimas, mas a maioria dos alunos não tem inglês suficiente para lidar com elas. Mas saiu uma nova
edição em português recentemente, com capa dura e tudo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 30 de Maio de 2008, 13:43:17 »

beijos ;=)
Ele está com ciúmes. Afinal, você está roubando o Amenmeeenmesés dele.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 30 de Maio de 2008, 13:49:24 »

beijos ;=)
Ele está com ciúmes. Afinal, você está roubando o Amenmeeenmesés dele.

Outro invejoso!  Criador de intrigas! :beee:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 30 de Maio de 2008, 13:57:15 »
As lectures do Feynman são ótimas, mas a maioria dos alunos não tem inglês suficiente para lidar com elas. Mas saiu uma nova
edição em português recentemente, com capa dura e tudo.

Sim, um dos professores que traduziu foi meu orientador, o outro é orientador de um amigo. Ambos muito competentes. Já perante a terceira tradutora eu tenho minhas reservas...

Mas tenho certeza da competência dos dois na tradução desse trabalho.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 30 de Maio de 2008, 13:57:48 »
Tsc tsc... td isso por causa de uma piadinha com a idade da moça...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 30 de Maio de 2008, 14:01:30 »

Você está cursando física também, Fernando?
Sim... com ênfase em Física Médica.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 30 de Maio de 2008, 17:18:22 »
com ênfase em Física Médica.
Me falaram que "física médica" é uma espécie de "curso superior em radiologia". Isso procede? (É claro que foi forçado, mas queria saber se pelo menos tem alguma relação e tal..)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 30 de Maio de 2008, 17:26:21 »
Outro invejoso!  Criador de intrigas! :beee:
É que eu também não queria te perder. :(

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 30 de Maio de 2008, 23:14:39 »
com ênfase em Física Médica.
Me falaram que "física médica" é uma espécie de "curso superior em radiologia". Isso procede? (É claro que foi forçado, mas queria saber se pelo menos tem alguma relação e tal..)
Bom, relação até existe, mas não dá para dizer que procede. O bacharel em física com especialização em FM, ou o bacharel em física com habilitação (ênfase) em FM pode partir para a pesquisa ou trabalhar direto no hospital. No trabalho hospitalar existem duas áreas de atuação: diagnóstico (radiodiagnóstico e medicina nuclear) e tratamento (radioterapia).

No caso do radiodiagnóstico ("superior em radiologia") o físico desempenha funções técnicas como controle de qualidade do equipamento, levantamento radiométrico e controle dos rejeitos, além de supervisionar o uso e a proteção da radiação.

Eu ainda não posso te esclarecer muito pois estou no primeiro semestre e só verei essas coisas mais adiante, mas creio que respondi tua dúvida. Essa relação entre FM e radiologia é bem evidente pois foi só com a criação do raio-X e às pesquisas sobre radioatividade, desenvolvidos no final do século XIX, que a relação entre a física e a medicina começou a ficar mais estreita e começou a ter necessidade de algum físico em hospital. Mas não dá para dizer que o curso é voltado só para a radiologia pois existem outras opções, não só as que citei como outras.

Isso o que eu falei é mais para o caso do Brasil, em países mais desenvolvidos a situação é mais extensa. Interessante notar que segundo a American Association for Physicists in Medicine, 85% dos físicos médicos formados vão atuar em diversas formas de tratamento e que apenas 10% atuam no diagnóstico por imagem (caso do radiodiagnóstico).

Esses dias eu dei uma incrementada no artigo sobre FM na Wikipédia, se quiser dar uma olhada:
http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%ADsica_m%C3%A9dica

EDIT: Se ficou alguma dúvida pode perguntar que tentarei responder.

EDIT 2: Esqueci de mencionar que a área de radiodiagnóstico é bem ampla envolvendo radiografia, mamografia, ultrassonografia e tomografia. Daí que isso contribui para a idéia de "superior em radiologia".
« Última modificação: 30 de Maio de 2008, 23:54:18 por Fernando »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!