A despeito de todas as dificuldades para fazer cumpir uma proibição da produção, comércio e consumo de bebidas alcoólicas, você acha que bebidas alcoólicas deveriam ser proibidas?
Dificuldades, vírgula; impossibilidade.
Quer fazer álcool em casa? Qualquer um faz. Fermento de pão, frutas, água, coloca um tubinho na boca que forme um U e coloca um pouco de água no tubinho, pro ar não entrar. Deixe fermentar umas duas semanas, se você mora em local frio, mais tempo. Se quiser fazer destilada (pinga, mesmo), é só improvisar um aparelho de destilação caseiro usando uma chaleira, mangueirinhas e uma garrafa. Destile de 80 a 90°C. Só lembre de descartar o começo e o finzinho da destilação, que tem gosto ruim e dizem ter metanol.
(Sim, já fiz isso em casa.)
Eu acho que algo parecido deveria ser feito apenas em nível individual. Se o Fulano bebeu e aprontou, vai ficando registrado em sua ficha policial, e depois de N pontos, fica sendo proibido vender/fornecer álcool para ele (e para ele consumir). Precisaria de algo como ter que apresentar a identidade ou algo assim, e o vendedor checar num computador.
Um computador com internet decente em cada boteco. Não funciona porque esse tipo de sistema de informação requer grana, a fiscalização é pouca e o que ia que ia ter de gente tacando água na vodka pra vendê-la aos da lista negra ia ser foda.
Gente, o negócio é o seguinte: probir gera tráfico ilegal (vide lei seca, Al Capone, et al), aumenta a criminalidade, e ainda por cima ferra com o prazer de quem usa álcool responsavelmente.
A questão é essencialmente cultural, como Buckaroo e Rodion disseram. E me lembra de um texto que li sobre terem proibido o café na época dos tsares - se juntava o povão na casa de um, enchia a cara de café, ficava hiperativo e saía destruindo o que via na rua.
[Não sei se é verídico, carece de fontes. Mas serve como exemplo, ainda que anedótico.]
E SE UM FILHO DE UMA VIVÍPARA ME PROIBIR DE TOMAR MEU CABERNET SAUVIGNON, EU VOU MOSTRAR PRA ELE A PORTA PRO PASSADO-SEM-FUNDO!!!